Línguas estrangeiras

Pequeno inquérito, curiosidade minha, espero que achem que tem algum interesse.

1. Têm outra língua nativa, em conjunção com o Português ou substituindo esta?

2. Tirando o Português e alguma outra lingua referida em 1., que outras línguas falam e / ou escrevem?

3. Qual consideram a língua mais bela do mundo?

Primeira resposta do curioso de serviço :P:

1. Tenho o Português como única língua materna.

2. Falo e escrevo Francês e Inglês fluentemente, e tenho conhecimentos básicos de Espanhol (vou a meio do segundo Quadrimestre). Conhecimentos das duas primeiras adquiridos na escola, em Institutos (Francês) e “in loco”.

3. Para mim o Francês. Sem dúvida escrever bem é bastante difícil, a Gramática não é demasiado complicada (por comparação com a Portuguesa, que não é propriamente fácil), mas os verbos são uma chatice, sobretudo os tempos passados que só se usam na escrita e não na oralidade. Mas a falar, nada se aproxima desta língua em termos de graciosidade e entoação. Em termos de musicalidade, acho que só o Português falado no Brasil se aproxima.

1. Nope

2. Fluentemente, só mesmo o Inglês. Ainda arranho um bocadinho (a cada dia que passa, menos) de Francês e de Alemão, sendo que também nunca tive problemas em comunicar em Castelhano, no entanto, neste último caso nunca tive qualquer formação.

3. Er… Talvez o Italiano.

1. Ingles.

2. Brasileiro :lol:, Frances…mas ja muito mal.

3. Italiano…sem duvida!!

1. Somente Português
  2. Inglês
  3. Talvez… Italiano.
  1. A minha lingua materna é o Português (como sabem só tenho a Nacionalidade Portuguesa; os meus pais sao ambos portugueses e eu sou portanto Luso-Descendente que optou pela Nacionalidade Lusa visto que me sinto só e exclusivamente Português). Pode-se qualificar o Alemao como a minha segunda lingua “materna” visto que nasci cá e tive aqui toda a minha formacao escolar do 1° ao 13° Ano inclusivé agora a Faculdade.

2. Também falo e escrevo fluentemente o Francês e o Inglês e para pôr mais uma Cereja em cima do Topo do Bolo o Espanhol também faz parte desse Lote de Linguas estrangeiras que domine na oral e na escrita. Confesso é que o Francês ficou um bocado para trás. Na altura optei por aprender o Espanhol visto que para a média final me dava mais garantias na Escola. E teve resultado. Portanto falo 5 línguas fluentemente e posso ir quase para qualquer canto do Mundo. Estou a equacionar ainda vir a aprender Chinês daqui para a frente.

3. Para mim o Francês das línguas que falo e domino é a mais complicada. E isso é mesmo devido à tal chatice dos verbos. Enfim. O Espanhol muito parecido ao Português acho bastante interessante. Na altura quando optei pelo Francês a alternativa teria sido o Latim … mas como é uma língua “morta” e o Francês era mais fácil de aprender para um Latino, a opcao explica-se por aí.

Sem dúvida que abrirá ainda mais possibilidades - caso consigas aprender alguma coisa que se veja de Mandarim antes da reforma! :smiley:

Pelo que sei por quem já tenha tentado aprender as duas, os verbos alemães são ainda mais difíceis, muitas irregularidades e muitas excepções. Obviamente que quem viveu desde criança e foi educado em Alemão não notará assim tanto! :wink:

E acabaste por não dizer qual achas a mais bela, se calhar foi para não ferir susceptibilidades. 8)

1. Não.

2. Não consigo falar condignamente mais nenhuma além do português, mas leio bem o inglês e razoavelmente o francês.

3. Escrita: sem dúvida nenhuma o português (ler Camilo Castelo Branco). Cantada: o francês pelo Serge Gainsbourg e pelo Benjamin Biolay. Falada: mais difícil… mas há-de ser alguma coisa algures entre o castelhano dos sul-americanos, o português dos brasileiros, o italiano dito por vozes lânguidas de divas nos filmes do Antonioni e do Fellini, e o inglês com o sotaque da aristocracia britânica.

Bem é como tu acabaste de dizer Angel como eu vivo aqui desde crianca e já lá vao quase 22 anos por cá isto para mim nao tem dificuldade. Mas confesso que se formos para “escrever” mesmo o Alemao ou o Português eu prefiro a Língua de Camoes. Atencao que a educacao alema a que te referes é mais escolar porque em casa a educacao foi mais Portuguesa mas posso dizer que com algumas Influências alemas.

You can call it a real Mix ;). A mais bela para mim hmm… para ser sincero eu tenciono po’ que é nosso. O Português apesar de achar a língua Italiana também porreira pela sonora!

Eu falo e escrevo português (obviamente), inglês, francês e alemão. Também falo razoavelmente italiano e alguma coisa de espanhol. Mas só tenho uma língua materna, que é o português e que é (naturalmente) a que considero mais bela. Mas tenho um fetiche pelo gaélico (que não sei falar), porque nada se pronuncia como está escrito e para aí metade das letras de uma palavra são mudas.

1.Apenas português
2. Fluentemente falo apenas o inglês. Conhecimentos básicos(muito básicos mesmo) de francês. Não tenho dificuldade em falar com castelhanos, mas é mais por proximidade entre as duas línguas.
3. Inglês, sem dúvida!

1. Só português

2. Nunca fui muito de aprender muitas lnguas, mas a prática levou-me a ter um inglês evoluido, e tenho um francês que só apendi na escola e que a minha professora de francês na altura me dizia “pareces o Mário Soares a falar francês” :rotfl: . EStou a aprender espanhol agora nos tempos livres. E gostava de falar alemão talvez um dia tente mas parece-me que seja uma lingua que demorará vários anos até ter um nível minimamante aceitável…

3. Português, coisa mais linda deste mundo.

1. Só Português

2. Inglês - escrevo e falo fluentemente
    Francês e Espanhol - falo razoavelmente, mas escrever mal

3. Italiano

1. Só e apenas português.

2. Falo e escrevo fluentemente em inglês. Também possuo algumas aptidões em Francês e Espanhol mas não é nada do outro mundo, apenas o básico e algo mais.

3. Na minha opinião, alemão. Um dia ainda vou tirar um curso intensivo de alemão :mrgreen:

1. Nop , apenas português .

2. Fluente (tanto escrito como falado) em inglês , percebo bem o francês mas tenho algumas limitações na sua escrita … e “arranho” muito pouco em alemão (falado , porque escrito não dou uma pá caixa) , de resto … não é dificil (ao menos para mim) perceber o espanhol e o italiano a dificuldade tá mesmo é na escrita .

3. Italiano , sem qualquer duvida .

1. Não

2. Leio, escrevo e falo inglês sem problemas. Francês e Alemão só o básico: “Wie heisse du”, “Coment tu t’appelle” e por aí fora.

3. Pergunta difícil…O italiano é uma língua esteticamente muito apelativa pela sua expressividade e abertura dos sons, pelo que é mesmo capaz de ser a língua mais bela do Mundo. Mas ninguém pode ficar indiferente às línguas Khoisan e Xhosa, com os seus estalidos:

[youtube=425,350]- YouTube

:mrgreen:

Uma vez vi um programa sobre esses dialectos mais antigos que usam estalidos , tem mesmo a ver com a altura em que apareceram , quando o cerebro humano estava ainda a desenvolver o mecanismo da linguagem , como não saíam muitos sons correspondentes a letras dum alfabeto , saíam os estalidos.

1. Têm outra língua nativa, em conjunção com o Português ou substituindo esta?
Não, apenas o Português.

2. Tirando o Português e alguma outra lingua referida em 1., que outras línguas falam e / ou escrevem?
Inglês e Sueco faladas e escritas, aproximadamente ao mesmo nível. De resto, o Francês da escola (já praticamente não consigo falar, mas ainda dá para ler), o Espanhol na Universidade (dá para ler na perfeição, falar é que já é portunhol :P). Devido ao Sueco já consigo perceber por vezes algumas coisas do alemão escrito.

3. Qual consideram a língua mais bela do mundo?
Gaélico e Élfico - Sindarin e Quenya escritos em Tengwar

1. Só se for o Português de Biseu. :mrgreen:

2. Inglês , falo bem , mas falta-me a prática do dia-a-dia , leio e escrevo bem , quanto a outras línguas , leio e percebo o Francês , Espanhol , Italiano

3. Quanto à língua mais bela , gosto de ouvir o italiano , mas não sei se será a mais bela , porque não conheço as línguas todas.

Curiosamente há dias “comprei” na net , o Pinsleur para aprender Russo , Ucraniano e Romeno , já passei pela 1ª lição de Romeno , e não é que o método que a Pinsleur usa , parece bom.

Inteligetse Romanestes? - Compreende romeno.

Bem a propósito, para além desse programa (que já andei a googlar para ver o que era), que programas ou sites bons conhecem para aprender línguas?