Juventude Leonina

Absolutamente triste o que estão a dizer á juve Leo!
Esses "marginais"como alguns aqui o dizem , são aqueles que vão a qualquer canto do país/Europa ,faça chuva ,frio sol o que seja acompanhar o Sporting clube de Portugal!
São eles que levam a equipa á vitória,são eles que são a maior claque de Portugal,e sim é sempre bonito ver as tochas e criar aquele ambiente e etc !
O problema é que em Portugal é crime ,noutros países é considerado algo perfeitamente normal,são coisas que só em Portugal mesmo !
Mas mais respeito pela juve Leo e as restantes claques .

1 Curtiu

aproveitando o tópico e a titulo de curiosidade (não sei se na altura foi falado aqui), alguém por dentro do assunto sabe-me dizer quais foram os reais motivos para os duxxi não terem voltado à sul? foram as discordâncias com a juve ou a direção?
ouvi ambas as versões mas dos jogos fora a que fui na época passada a sincronização entre duxxi e juve manteve-se

Meia dúzia de ovos podres não fazem a JL, é muito mais do que a tentam pintar.

Faz parte da nossa História. E assim é que deve ser.

A posição da Direcção é completamente oposta ao que deveria realmente fazer, sentar-se à mesa com as claques, de forma honesta e sem interesses velados; e o que realmente quer é o que os croquetes fazem, primeiro adoçam, depois usam e finalmente descartam e cospem fora quando já não lhes serve o propósito, ou este último como instrumento político para o que vai mal no Clube.

@Yorda9, grato pela correcção, sabia que haviam recusado um protocolo, mas não que haviam assinado outro no pós-titulo de 22.

6 Curtiram

Pelo que sei e mediante as divergências com a direção e com a implementação do ZCAP, os DUXXI optaram por voltar ao seu lugar de sempre ou seja na Norte.

Mas mesmo quando estavam todos na SUL, muitas vezes o apoio era bastante descordenado, bastava estar na SUL B e de um lado ouvias um cântico do outro lado outro cântigo até os tambores cada um tocava conforme o cântico que estavam a efetuar.

Fora é natural que assim seja, estando as claques juntas o apoio é mais unido e mais sincronizado, o exemplo perfeito disso foi na época passada no dragay, os nossos adeptos / ultras estiveram simplesmente brilhantes a todos os níveis!

1 Curtiu

A JL não tem está ao nível do que já foi, sem dúvida. Mas e os adeptos “normais” estarão? Tire-se a JL e DUXXI de alvalade e parece mais o Politeama. Tudo de cadeirinha, batendo palmas às substituições e respondendo ao Botas. Que falta de paixão, sentimento e envolvimento no ambiente de jogo.

7 Curtiram

Pergunto-me se tens noção do quão ridículo isso soa?

Não sabia que agora havia um manual de conduta/instruções em “como ser adepto do SCP”.
Sempre a aprender. :laughing:

O pessoal só não gosta das claques de há meia dúzia de anos para cá. Não há tantos anos eram um orgulho e uma bandeira do clube.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

7 Curtiram

Também acho que há uma inércia generalizada no público.

1 Curtiu

São os varandettes. Uma espécie de casta sportinguista, que se reproduz muito desde 2018. Nao sabem nada da história do Sporting Clube de Portugal, mas acham se muito bem informados, porque lêem o Record e vêem a CMTV. Segundo eles, as claques do Sporting foram criadas pelo belzebu Bruno de Carvalho para comer criancinhas ao pequeno almoco e bater nos jogadores do Sporting. Mas varandas salvou-os da morte certa e tem resistido heroicamente contra as forcas do mal.
Nao gostam das claques porque estas fazem muito barulho no estádio e perturbam a sua concentraçao. Mas batem palminhas no final e dizem "bravo ambrósio. Fora nunca vao, porque está frio e coiso.

7 Curtiram

Depois de ler o que foi escrito, é isto que tenho a dizer:
1 - Toda a gente sabe que as claques pré 2018 tinham muito mais regalias e que hoje não as têm e isso sinceramente não me parece errado, embora ache que devesse haver um protocolo de cooperação e responsabilização sobre materiais de apoio, materiais pirotécnicos, deslocações e ATÉ a meu ver deveria incluir bilhetes para o pavilhão João Rocha!;
2 - as pessoas que defendem o fim das claques são uma minoria no Sporting (existem em TODOS os clubes) e nunca vão deixar de existir. Tal como as claques, nunca vão deixar de existir;
2 - cada um vê o jogo como quiser, na bancada que quiser, sentado, de pé ou deitado e não é por isso que deixa de ser mais ou menos Sportinguista que ninguém, por isso deixem-se dessa medição de Sportinguismo;
3 - a discussão aqui começou, pela critica da postura da Juve Leo nesta situação da saída da casinha, e quanto a mim é só isso que critico. Basta olhar para o exemplo da Torcida Verde que já estão a sair, sem entrar em rota de colisão com o clube/direção;
4 - engraçado como toda e qualquer discussão mais acesa neste fórum vai parar á mesma conversa de sempre! Não se cansam?

É por este tipo de discurso de gente que se acha inteligente que cada vez mais… menos faltam fazem.

Tão espertos e vêm o mundo com 2 palas.

4 Curtiram

Sim, eu fiz referência a isso e não critico quem escolhe viver o Sporting de outra maneira. Ninguém é obrigado a seguir o clube para todo o lado, agora também não me parece justo reduzir as claques a um mero cancro que só faz merda quando, se calhar, nem 20% das pessoas que estão nas claques fazem qualquer tipo de atividade criminosa e estão lá apenas para apoiar e também não se envolvem em guerrinhas. Espero que também percebas isso.

Lê outra vez o que eu escrevi.

Tens razão, é completamente falso que se cante mais contra os rivais, aliás os cânticos anti-benfica ou anti-porto só são cantados basicamente em clássicos ou em jogos antes de clássicos, de resto, são basicamente inexistentes e eu posso falar com conhecimento porque vou para o A14 sei bem o que se canta lá. Agora, também é verdade que os cânticos podiam ser melhores. Penso que o grande problema está em maior parte do cânticos virem lá de cima e não do Samico. Pelo menos, na minha opinião os cânticos que o Samico dá para cantar costumas ser melhores.

E mesmo assim está-se a tentar passar uma ideia de ódio às claques que não existe em maior parte dos adeptos. Muitas vezes estou nas roulottes e ouço pessoas a dizer que gostavam de comprar bilhetes para a Curva Sul e não conseguem, ou ver a quantidade de pessoas com produtos da Juve Leo fora da curva.

1 Curtiu

Mais uma multa o que vale é que é pouco , ate acho estranho a liga multar em tao poucos euros sorte a nossa

1 Curtiu

Again, isso é extremar aquilo que foi escrito.
Desde o post ontem do comunicado, tivemos aqui variadíssimos pontos de vista sobre as claques, em particular sobre a JL.

Naquilo que me assiste, o papel da claque será sempre apoiar a equipa.
Havendo de certeza até dentro da própria claque, pessoas com pontos de vista diferentes sobre a política do clube. Isso é natural.

Ainda não li aqui ninguém “reduzir a claque a um cancro”, mas sim apontar o que tem, E DEVE ser apontado. Sem demagogias. Sem cinismos.
O que a JL fez foi gravíssimo, e comprometeu em larga medida a sua relação com o resto dos adeptos e com o clube…e as restantes claques acabaram por levar por tabela.
E pode e deve ser falado. E criticado. Quando assim for justificado.
Como é o caso, como até já foi referido, a TOR VER tb recebeu guia de marcha e bazaram sem levantar ondas. Isso sim é trabalhar em prol do clube.

A JL é importante para o Sporting, sem dúvida. Mas não está cima do clube, nem os seus elementos estão acima dos demais adeptos/sócios/simpatizantes.

E parece haver gente que fica ofendida quando lê isto.

1 Curtiu

Tu literalmente disseste “como outro cancro que são as claques” e “eles tornaram-se uma liability” e "“O clube não pode NEM VAI andar refém de uns marginais sem ocupação, porque eles assim decidiram”. Então eu estou a extremar aquilo que foi escrito ou foi ISSO exatamente o que TU escreveste. Desculpa, podes ter a tua posição, mas não tentes atirar areia para os olhos dos outros. Eu não posso concordar com o que estás a dizer e acho que estás a desvalorizar e muito o papel da Juve Leo sem esquecer que estás a reduzir os membros da claque todos a marginais quando como eu disse nem 80% estão lá só para apoiar e vivem vidas normalíssimas e eu sei isso porque estou no A14 e conheço pessoas que também frequentam aquele setor.

1 Curtiu

Ou não te apercebes do que escreves ou então reages com tanta sede que acabas por te contradizer.

6 Curtiram

Nem todos os que tiveram no ataque academia e foram detidos eram da JV ou das claques… alguns eram meros adeptos (se calhar a maioria dos detidos). Portanto pela tua teoria todos os 3M de adeptos do Sporting fizeram algo gravíssimo e prejudicaram imenso o clube.

3 Curtiram

Tens razão, escrevei sim e tudo contextualizado - no caso de “como outro cancro que são as claques”, vem no seguimento de “o cancro que tb são os croquettes”. Não estava a isolar a JL.

Acho que fui bastante claro naquilo que escrevi.

A versão da JL que protagonizou aquele episódio negro na historia do clube, é um cancro.
E claro que se tornaram uma liability - a partir do momento em que agem por iniciativa de 10 ou 15 elementos, em função de decidir os destinos do clube. A bom exemplo daquilo que se viu na assembleia dos corruptos. Mesma merda.

Se queremos agora entrar em “versões” da JL, a pré-2018 era só artistas, mas a versão da JL que ficou do pós Alcochete tb não era melhor. Não quando tens uma pessoa como o Mustafa na liderança.
E é óbvio que quando se fala da claque, se usam essas pessoas como referência. Não é usar o Joaquim ou o Zé Carlos, que são uns bacanos e têm empregos, etc… Para bom entendedor basta.

Eu não estou a tentar atirar areia para os olhos de ninguém, muito pelo contrário.
Sinceramente acho que estás muito mais tu a tentar atirar areia para os olhos, não sei bem de quem…
Cada um tem a sua visão do assunto, e direito a tirar as suas elações, mas eu não escrevi nada que não seja factual.

1 Curtiu

Cancro - não me tinha apercebido de inicio da expressão “são um cancro” mas já expliquei isso no post anterior. Vem no seguimento de qualificar os croquettes como cancro.

Bairro social - entrada do estádio

Marginais - Líderes históricos e recentes da JL - tudo gente séria…sqn.

Nunca largaram a teta - mais evidências fosse preciso.

Todas contextualizadas. Não altero uma vírgula. Tudo factual.

Agora claro, vocês podem achar que aquilo que se apresenta nas escadinhas de Alvalade " é buéda fixe"… claro que podem. Podem continuar a romantizar a ideia da JL, claro que podem.
Cada um na sua.

1 Curtiu

qual teoria?