Juvenis: Sporting 3 - FC Porto 2 (Crónica)

Foi uma manhã de grandes emoções na Academia Sporting. Esteve muito calor e o céu encontrava-se praticamente limpo. Não admira que a bancada estivesse muito bem composta, onde a esmagadora maioria era adepta da equipa leonina.

Estiveram presentes, da parte do Sporting Clube de Portugal, Jean Paul, José Manuel Torcato, Pedro Mil-Homens, o júnior Marco Lança, o nosso ex-jogador juvenil Ruben Gravata (actualmente júnior do União da Madeira), o nosso ex-jogador e campeão em 2001/02 Diogo Matos, bem como vários iniciados que, na véspera, bateram o Benfica por 1-0. Destaque na equipa do FC Porto para o seu lateral direito, Valter Fernandes, que trocou o Sporting pelo clube portuense, no início desta temporada.

Do Fórum SCP estiveram presentes, para além dos repórteres de serviço, o Jubaverde, o Jubi e o Avantix.

O nosso capitão de equipa, Bruno Matias, durante a escolha de campo e bola.

Da esquerda para a direita, Bruno Matias, André Martins, Adrien Silva, André Cacito, André Santos, Diogo Amado, Jorge Abreu, Flávio Pina, Vivaldo Arrais, Rui Figueiredo e Tiago Pedrosa.

O Sporting apresentou-se em 4-4-2, com André Martins na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa como dupla de centrais e Flávio Pina a defesa esquerdo. O quarteto do meio campo foi composto por Diogo Amado a trinco, Adrien Silva mais à sua frente, André Santos sobre a direita e Vivaldo Arrais descaído sobre o lado esquerdo. Na frente estiveram André Cacito mais fixo junto à área e Bruno Matias mais móvel em toda a largura do campo. No entanto, este 4-4-2 variava para um 4-3-3 em situações de ataque, com Vivaldo Arrais a ocupar a faixa direita do ataque, Bruno Matias no lado esquerdo e André Cacito no meio. No banco estiveram o guarda-redes André Marques, os médios Diogo Rosado, Rui Lopes, Sílvio Pires e José Mário e os avançados Helmut Calvete e Rui Fonte. O trio de arbitragem veio do Algarve.

A partida começou muito disputada a meio campo e com os jogadores do FCP a exercerem muita pressão, marcando em cima os adversários que transportassem a bola. O Sporting, a pouco e pouco, foi desenvolvendo algumas iniciativas de ataque e, aos oito minutos, inaugurou o marcador. Vivaldo Arrais fez um belo cruzamento da esquerda e André Cacito, livre de marcação, saltou muito bem e com um gesto técnico primoroso, cabeceou certeiro e com força para o fundo das redes azuis e brancas, fazendo o 1-0.

André Cacito (primeiro do lado esquerdo) radiante de alegria.

Nos festejos, André Cacito saltou em direcção à bancada onde nos encontrávamos e abraçou-se ao seu pai, comemorando o golo juntos. Entretanto, a euforia tomou conta do banco de suplentes e o n.º 16 Rui Lopes pegou numa garrafa de água e molhou o companheiro, atingindo também alguns dos espectadores, nomeadamente o Avantix, que viu deste modo a sua estreia na Academia ser acompanhada por um verdadeiro baptismo. :mrgreen:

O FC Porto tentou reagir de pronto e conquistou um canto, do qual não criaria perigo. Vivaldo Arrais, aos 13 minutos, tentou novo cruzamento da esquerda, desta vez sem consequências. O FC Porto começava a acercar-se mais da nossa baliza e empatou aos 16 minutos, num remate de fora da área que tabelou num jogador da nossa defesa. André Martins ainda chegou a tocar na bola mas não evitou o 1-1. O Porto encheu-se de confiança, tentando controlar as operações a meio campo. Aos 19 minutos, André Martins fez uma defesa segura a um cruzamento perigoso do lado direito.

O Sporting tentou contrabalançar este pendor ofensivo do adversário e aos 21 minutos fez dois remates consecutivos à baliza portuense. André Santos rematou rasteiro, a bola veio devolvida e, na recarga, Tiago Pedrosa rematou fraco e à figura. À passagem do minuto 28, Vivaldo Arrais teve uma iniciativa no lado esquerdo que originou um canto. Bruno Matias encarregou-se da sua cobrança e endossou a bola para o lado oposto da grande área onde apareceu Vivaldo Arrais a rematar mas sem perigo. O SCP insistia para chegar à vantagem e conseguiu-o aos 34 minutos. No seguimento de um livre directo, André Santos rematou de fora da área, a bola tabelou num defesa do Porto e ficou fora do alcance do guardião azul e branco. Era o 2-1.

Os festejos do 2º golo.

Sobre o intervalo, o mesmo André Santos isolado perante o guarda-redes, rematou a rasar o poste, perdendo-se uma boa ocasião para dilatar o marcador.

No segundo tempo, o FCP entrou um pouco mais forte e dispôs de uma excelente ocasião para igualar a partida mas o seu avançado perdeu imenso tempo, permitindo a intervenção de André Martins que resolveu o lance. No seguimento, o Sporting em contra-ataque, através de Vivaldo Arrais e André Cacito, chegaria ao golo mas o mesmo foi anulado por suposto fora de jogo. Este golo anulado a André Cacito deixou-nos algumas dúvidas. Aos 49 minutos, Bruno Matias quase que marcava num canto directo mas o guarda-redes defendeu, cedendo novo canto.

O FC Porto tentou novamente pegar no jogo e sempre que se aproximava da área leonina, conseguia criar alguns calafrios ao nosso sector mais recuado. Mesmo assim, a defesa ia resolvendo como podia. Aos 56 minutos, Diogo Amado isolou Rui Figueiredo na área, sobre o lado direito, mas o guarda-redes do Porto chegou primeiro à bola. Ao minuto 61, o Porto fez o 2-2, a partir de um cruzamento do lado esquerdo em que a nossa defesa e o nosso guarda-redes não estiveram à altura, permitindo o cabeceamento à vontade do dianteiro adversário. O empate não nos servia de modo nenhum e havia que tentar chegar à vitória nos minutos que restavam.

João Couto procedeu então às alterações. Aos 66 minutos, saiu André Cacito e entrou Rui Fonte, numa alteração que nos pareceu pouco ousada, já que trocou um ponta de lança por outro. Dois minutos depois saíram Flávio Pina e André Santos (tinha saído do campo lesionado) e entraram para os seus lugares Diogo Rosado (encarregou-se de fechar o flanco esquerdo) e Rui Lopes (para o meio campo). Temos ainda que fazer um pequeno apontamento sobre as substituições. Pouco depois das mesmas terem sido efectuadas, os suplentes não utilizados Helmut Calvete e André Marques, com o jogo ainda empatado e a decorrer, abandonaram o banco de suplentes e foram-se embora do recinto. A menos que haja uma justificação plausível que desconheçamos, parece-nos de muito mau tom não ficar a apoiar os companheiros de equipa até ao desfecho do encontro.

Aos 69 minutos, Bruno Matias isolou Rui Fonte mas este rematou à figura. Dois minutos depois, Rui Lopes bateu um livre directo frontal, a bola bateu na barreira e sobrou para Bruno Matias que, isolado e só com o guarda-redes pela frente, rematou fraco, gorando-se mais uma oportunidade. O mesmo jogador viria a redimir-se pouco depois, fazendo o 3-2 que nos daria a vitória. Depois de ser bem desmarcado por Vivaldo Arrais, aos 74 minutos, o jovem avançado fez um chapéu perfeito, não dando hipóteses de defesa. Era a loucura na Academia que já desesperava.

Bruno Matias a festejar o tento da vitória.

O Sporting encheu-se de brio para tentar garantir esta vitória. Enquanto Diogo Amado e Adrien Silva controlavam as iniciativas do FCP a meio campo, ainda houve oportunidades para dilatar mais o marcador. Aos 78 minutos, Rui Fonte rematou à figura. No período de 5 minutos de descontos, Rui Lopes tentou um pontapé de bicicleta após cruzamento da direita de Bruno Matias e, quase no final, Vivaldo Arrais tentou um chapéu que foi defendido a dois tempos pelo guarda-redes do Porto.

Os nossos jogadores cumprimentando o público presente na Academia e que muito os apoiou.

Vitória justa e sofrida do Sporting por 3-2.

As apreciações:

Trio de Arbitragem – Teve uma actuação regular com algumas falhas do ponto de vista técnico. Cometeu alguns equívocos na marcação de algumas faltas e no julgamento de alguns foras de jogo. Do ponto de vista disciplinar não precisou de mostrar cartões.

FC Porto – Tem uma equipa muito combativa e que exerce muita pressão sobre o adversário. O guarda-redes, o extremo esquerdo e o extremo-direito Coelho foram dos melhores elementos.

Sporting – Fez uma exibição claramente melhor que a da semana passada. O jogo esteve sempre mais perto de ser ganho por nós do que pelo FC Porto. No entanto, passámos por algumas dificuldades escusadas, dada a pouca eficácia do sector defensivo na hora de resolver as situações com que se deparam. O meio campo e o ataque estiveram bem e revelaram hoje um melhor entendimento.

André Martins – Voltou a sofrer dois golos, onde poderia ter feito mais qualquer coisa, sobretudo no segundo em que nem se fez ao lance. Parece-nos algo inseguro nos cruzamentos e pontapés de canto. Nas saídas perante jogadores isolados mostra mais à-vontade.

Rui Figueiredo – Fez um jogo regular, tentando travar as investidas do ataque portista. Não foi muito atrevido a subir, limitando-se a defender.

Jorge Abreu – Resolveu algumas situações de modo eficaz mas noutras esteve inseguro e precipitado. Podia ter feito mais no lance do 2º golo do Porto.

Tiago Pedrosa – À semelhança do seu companheiro de sector alternou entre o bom e o menos bom. Corta alguns lances com eficácia mas outras vezes coloca a bola nos adversários.

Flávio Pina – Esteve certinho defensivamente. Embora também não se tenha aventurado muito pelo seu flanco, teve um par de boas iniciativas ofensivas.

Diogo Amado – O MVP!! =D> =D> Corre do primeiro ao último minuto com a mesma garra e querer. Recupera inúmeras bolas e sabe sair com a bola controlada para a frente. Nunca dá um lance por perdido, lutando sempre pela posse da bola. Foi o verdadeiro dínamo da equipa na hora de defender e de sair para o ataque.

Adrien Silva – É um jogador de fino recorte técnico e grande entrega, tendo auxiliado Diogo Amado nas tarefas do meio campo. Abusou de um certo individualismo nalguns lances mas cotou-se como um dos melhores em campo. :smiley:

André Santos – Mais discreto que os companheiros do sector, fez uma boa exibição, coroada com o segundo golo do Sporting. Tem boa visão de jogo e boa capacidade de passe. :slight_smile:

André Cacito – Foi a primeira vez que o vimos jogar. Esteve bem, sobretudo durante o 1º tempo. Marcou um golo de belo efeito e foi alvo de alguma marcação cerrada por parte da defensiva portista.

Bruno Matias – Não fez uma exibição muito conseguida, muito devido ao facto de estar a recuperar de uma lesão. No segundo tempo subiu um pouco de rendimento e acabou por ser uma das figuras do encontro, procurando sempre servir os companheiros em melhor posição. Tem bons pormenores técnicos e sentido de baliza, tendo criado algumas iniciativas. Marcou o golo da vitória de forma exemplar. :slight_smile:

Vivaldo Arrais – Outra das boas exibições de hoje. Fez as assistências para os 1º e 3º golos do SCP. Esteve muito interventivo no jogo da equipa e também muito rematador. :smiley:

Rui Fonte – Entrou para a frente de ataque e fez-se notar através de um par de remates à baliza.

Diogo Rosado – Encarregou-se de fechar o flanco esquerdo e a verdade é que o Porto deixou de atacar tanto por aquele lado. Cumpriu.

Rui Lopes – Foi para o meio campo a tempo de intervir no último esforço do Sporting para chegar à vitória. Participou em alguns dos lances mais perigosos desse período.

Um grande obrigado ao Avantix pela cedência das 3ª, 5ª e 7ª fotos. :wink:

Vá lá que nos Juvenis não parece haver nenhum jogador parecido com o João Pereira! :lol:

Obrigado pela reportagem.

Mais uma vitória. Contou-me agora o Rui Lopes, jogador dos juvenis por MSN que foi grande loucura na Academia e riu-se quando lhe disse que molhou o Avantix. Obrigado pela reportagem Coração de Leão :wink: :lol:

Obrigado mais uma vez.

Sao sempre muito boas as tuas reportagens.
Mas com vitorias do Sporting sabem sempre melhor. =D> =D> =D>

Grande vitória. Valeu a pena o escaldão. :smiley:

Quanto à equipa gostei muito do numero 6 (Diogo Amado), 8 (Adrien) e 10 (Bruno Matias). Jogadores que prometem muito.

Foi uma manhã muito agradável, na companhia de Sportinguistas de eleição que fiz a minha estreia na Academia!

Do que tive oportunidade de ver, excelentes instalações, numa zona bem interessante e calma.

Já sabia pelas cronicas do nosso Coração de Leão que muita gente se desloca a academia para assistir aos jogos, mas não esperava ver tanta gente. Gostei do ambiente, gostei de ver o nosso futuro a jogar futebol e a responder com muita dignidade e respeito a todas as incidências do jogo.

Foi optimo ter sido abençoado por aquela água nos festejos do 1º golo, uma vez que estava um calor de doidos. Só tive pena de não ter acontecido nos outros golos. Aliás penso que estavamos todos desejosos por mais golos apenas por causa da água :wink:

Resumindo, gostei muito da minha estreia, gostei muito de ver o nosso futuro ali a jogar, gostei de ver o investimento que foi feito para melhorar o nosso grandioso clube. Espero voltar lá para festejar mais vitórias dos nossos jovens jogadores na companhia de amigos sportinguistas.

Gostava mesmo de ver muitos membros deste forum, a torcer pelo nosso clube na academia. A Mostrar que estamos com eles. Ei irei tentar estar presente sempre que me seja permitido.

Obrigado pelo convite e pela companhia.

O Valter Fernandes jogou alguma coisa de jeito??
D.Amado,Adrien Silva e Br.Matias sao duas certezas da academia.Daqui a uns 4 ou 5 anos vamos la a ver se nao temos 90 % do plantel principal formado na academia…depois se deus quiser logo falamos :smiley: :smiley:

Uma manhã esplendorosa na Academia para ver um excelente jogo de futebol, muito disputado e, para surpresa minha, com uma assistência muito razoável e bastante participativa.

Ao longo do jogo tivémos oportunidade de ir registando alguns momentos e figuras que mais se destacaram e que já foram referidas pela crónica fiel - como de costume, aliás - do Ricardo.
Gostaria, no entanto de complementar as apreciações com os seguintes aspectos:

  • A boa atitude competitiva das equipas. Quer o Sporting quer o fcp demonstraram uma concepção de futebol bastante adulta no preenchimento dos espaços, nas marcações e movimentos colectivos. Neste aspecto deve relevar-se o “pressing” a meio campo efectuado pelo Sporting e a boa mobilidade e constante troca dos flanqueadores, demonstrando uma cultura táctica muito apreciável.

  • O excelente meio campo leonino onde hoje sobressaiu uma autêntica pérola que é do melhor que já vi nas camadas jovens: chama-se Diogo Amado - fixem bem este nome - e, em conjunto com Adrien Silva “encheu” o meio campo. Recuperações excelentes, precisão quer no passe curto quer no longo, drible em progressão, velocidade de execução, de tudo mostrou este Diogo Amado que parece talhado para grandes voos.

  • Um miúdo muito franzino mas rápido e enleante, de seu nome Vivaldo Arrais, portador de um excelente pé esquerdo, que fez excelentes cruzamentos para os pontas de lança e do qual resultou um “golo olímpico” marcado por André Cacito, um miúdo com pinta de “ponta de lança”, num cabeceamento de fazer inveja a muito sénior que anda por aí. Foi, para mim, o golo mais bonito do jogo.

  • A defesa é manifestamente o elo mais fraco da equipa, se bem que o lateral direito me parecesse também um bom jogador, acima dos restantes companheiros de sector. O keeper pareceu-me fracote, especialmente na disciplina dos cruzamentos onde o 2º golo foi quase caricato para um jogador com 1,92m de altura. Os laterais estiveram muito comedidos a atacar penso que por disciplina imposta pelo banco, que aliás se mostrou demasiado “conservador” nas opções tomadas quando foi necessário tomar medidas para desfazer o 2º empate do jogo (2-2).

A arbitragem não me pareceu má, embora alguns critérios disciplinares fossem “demasiado alargados” no início do jogo. Felizmente que os miúdos compreenderam a mensagem e jogaram dentro dos limites da legalidade, mais faltoso o fcp e, talvez por isso mesmo, mais “protegido” em alguns momentos cruciais.
Dos 2 golos anulados ao Sporting por fora-de-jogo no 1º não tenho possibilidades de julgamento e no 2º acho creio que a equipa de arbitragem se equivocou.

O meu relatório seguiu já, via fax, para a equipa de olheiros do Chelsea eh eh eh

é bom estar a mais de 1500km e poder saber o que se passou detalhadamente neste que é o futuro do nosso Grandioso Sporting!Muito Obrigado!

O Valter Fernandes jogou alguma coisa de jeito??

Não foi dos piores do Porto mas também não se destacou por aí além.

O meu relatório seguiu já, via fax, para a equipa de olheiros do Chelsea eh eh eh

Ah, então foste tu… :roll: :wink:

O meu relatório seguiu já, via fax, para a equipa de olheiros do Chelsea eh eh eh

Ah, então foste tu… :roll: :wink:

Yeap! 8)