Juvenis: Sporting 3 - Benfica 1 (Crónica)

O céu esteve praticamente limpo e o calor fez-se sentir numa tarde em que a Academia recebeu bastante público para assistir ao derby em juvenis. A esmagadora maioria dos adeptos presentes eram da equipa da casa, destacando-se a presença do Núcleo Sportinguista do Tramagal que trouxe muita juventude. Estiveram igualmente presentes José Manuel Torcato, Jean Paul, o nosso grande Paulinho, o Prof. Carlos Bruno, o seleccionador nacional de sub-19 Carlos Dinis, Pedro Mil Homens, o treinador dos juniores Luís Martins e o guarda-redes júnior Tiago Jorge. Da parte do SL Benfica estiveram presentes António Carraça e o ex-jogador Nené.

O Sporting alinhou em 4-4-2 com André Martins na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Tiago Pedrosa e Jorge Abreu como dupla de centrais e Flávio Pina a defesa esquerdo. Diogo Amado jogou a trinco, com André Santos e Adrien Silva mais fixos e Vivaldo Arrais como o elemento mais móvel, atrás da dupla de avançados Bruno Matias (capitão) e André Cacito. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Marques, os médios Bruno Simões, Diogo Rosado, Rui Lopes, José Mário e João Salgado e o avançado Rui Fonte. O trio de arbitragem veio de Portalegre.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Diogo Amado, Tiago Pedrosa, Flávio Pina, André Cacito, Jorge Abreu e André Martins, André Santos, Vivaldo Arrais, Bruno Matias, Rui Figueiredo e Adrien Silva.

Logo de início o Sporting demonstrou a sua vontade de tomar rapidamente conta do jogo. A primeira jogada de perigo surgiu aos dois minutos, com Rui Figueiredo a ser derrubado dentro da grande área benfiquista, após receber a bola de Adrien Silva. Bruno Matias converteu a grande penalidade e fez o 1-0.

Bruno Matias festejando com o público, rodeado pelos seus companheiros.

Os níveis de ansiedade dos jogadores leoninos baixaram e começaram a jogar com maior tranquilidade, trocando muito bem a bola. O Benfica pareceu surpreendido por esta entrada tão forte e não foi capaz de responder de pronto. Apenas aos 11 minutos o SLB teve a sua primeira grande oportunidade, com um cruzamento do lado direito e um cabeceamento a rasar o poste. O Sporting respondeu no minuto seguinte com uma jogada de Bruno Matias a desmarcar Flávio Pina no flanco esquerdo. Este cruzou e André Cacito rematou ao lado, numa excelente oportunidade. Um pouco mais tarde foi Adrien Silva que rematou à entrada da área, com o guardião encarnado a defender. Por esta altura, o Benfica tinha mais posse de bola e mantinha-se mais tempo no nosso meio campo, apostando o Sporting em saídas rápidas em contra-ataque. Aos 21 minutos, Bruno Matias cruzou uma bola da direita mas Vivaldo Arrais não conseguiu rematar.

Aos 24 minutos, Bruno Matias bateu um livre do lado direito. A bola sofreu alguns ressaltos, um defesa do Benfica tentou aliviar mas Diogo Amado conseguiu endossá-la para o coração da área. Aí apareceu André Cacito a rematar à meia volta, fazendo um chapéu ao guarda-redes. Era o 2-0, com nova explosão de alegria na Academia.

Os festejos junto ao banco, com André Cacito abraçado por Jorge Abreu, André Marques e Rui Lopes.

Não houve muito tempo para respirar. Dois minutos depois, Adrien Silva gizou nova jogada pela esquerda e desmarcou Vivaldo Arrais. Este entrou na área e rematou para o fundo das redes fazendo o 3-0, deixando os adeptos verdes e brancos em autêntico delírio!

Até ao intervalo, nada de muito relevante se passou. O Sporting desacelerou um pouco e o jogo ficou mais dividido.

No segundo tempo, o Benfica tentou pressionar logo de início com o intuito de se acercar cada vez mais da nossa baliza mas não conseguia fazer mais do que alguns cruzamentos inofensivos. O Sporting respondeu com remates de André Cacito aos 47 minutos e de André Santos aos 56 minutos. Ao minuto 60, saiu André Cacito e entrou Rui Fonte (troca de ponta de lança por ponta de lança). O Sporting geria o jogo e o resultado enquanto que o Benfica se apresentava cada vez mais nervoso.

No entanto, o nosso adversário acabaria por reduzir aos 66 minutos num autogolo do guarda-redes André Martins. O Benfica beneficiou de um livre na esquerda, dois metros à frente da linha de meio campo. A bola foi endossada com força para a baliza, fazendo um balão. André Martins foi ao encontro da bola, levantou os braços, a bola bateu-lhe nas mãos passando entre elas e entrou! Mesmo assim, a ansiedade nunca se apoderou dos nossos jogadores que souberam controlar os ímpetos adversários. Aos 70 minutos, saiu André Santos e entrou Diogo Rosado que foi para o lado esquerdo do meio campo. Aos 73 minutos, o Benfica rematou de longe mas André Martins defendeu. À passagem do minuto 75, saiu Bruno Matias e entrou Rui Lopes para o meio campo, passando a braçadeira para Adrien Silva. Até ao final da partida o Sporting geriu as operações sem passar por grandes calafrios.

Os nossos jogadores agradecendo o apoio do muito público presente e que os apoiou do princípio ao fim.

Vitória justíssima do Sporting por 3-1.

Trio de Arbitragem – Exibição regular, quer no plano técnico, quer no disciplinar. Não teve influência no resultado.

SL Benfica – Exibição muito fraca de todo o seu colectivo. Mesmo as melhores unidades como André Carvalhas, Miguel Rosa e Décio Fernandes passaram um pouco ao lado do jogo.

Sporting – Fez uma boa exibição, fazendo jus ao provérbio “no aproveitar é que está o ganho”. Depois de chegar à vantagem de três golos, soube gerir bem os acontecimentos.

André Martins – Acabou por ficar mal na fotografia, devido ao seu autogolo. Demonstra alguma insegurança nas bolas aéreas.

Rui Figueiredo – Esteve em bom plano. Muito certinho a defender, revelou-se muito voluntarioso a apoiar a sua equipa no ataque.

Jorge Abreu – Exibição regular. Saiu-se bem na maior parte das vezes embora noutros casos tenha tido algumas falhas na marcação ao adversário directo. Precipita-se um pouco na hora de soltar a bola para os colegas.

Tiago Pedrosa – Esteve bem, procurando tapar sempre todos os caminhos para a área leonina. Nunca facilitou.

Flávio Pina – Não esteve mal mas a vontade de querer fazer as coisas bem, faz com que muitas vezes se atrapalhe com a bola. Esteve melhor no primeiro tempo.

Diogo Amado – Fez uma exibição muito apagada para o que é costume. Apesar da assistência para o segundo golo, esteve mais lento e menos lutador do que o habitual. Subiu um pouco de rendimento na segunda metade, dando um “cheirinho” do que é capaz.

André Santos – É um jogador discreto mas tremendamente eficaz. Tem muita segurança ao nível do passe e foi dos elementos mais esclarecidos no primeiro tempo. Na segunda parte desapareceu um pouco do jogo, acabando por ser substituído.

Adrien Silva – Cotou-se como uma das unidades mais importantes do Sporting. Senhor de técnica apurada, construiu lances de muito perigo para a baliza encarnada. Iniciou a jogada que culminou na grande penalidade e fez a assistência para o terceiro golo. :smiley:

André Cacito – Picou o ponto ao assinar o segundo golo. Dispôs ainda de mais um bom par de oportunidades. Tem um bom controlo da bola e procura sempre combinar com o companheiro mais bem colocado.

Bruno Matias – Sem fazer uma exibição muito vistosa, acabou por entrar na história do jogo. Marcou o primeiro golo e participou no lance que originou o segundo. Esteve mais recuado do que o habitual, ajudando a equipa a controlar o adversário.

Vivaldo Arrais – O MVP!! =D> =D> Rápido e acutilante, foi dos elementos mais irrequietos e que muitas dores de cabeça provocou na defensiva contrária. Marcou o terceiro golo.

Rui Fonte – Praticamente não dispôs de grandes oportunidades para se mostrar.

Diogo Rosado – Foi ocupar o lado esquerdo do meio campo, ajudando a suster o último fôlego benfiquista. Revelou boa qualidade técnica.

Rui Lopes – Esteve pouco tempo em campo, não dando para se evidenciar.

[img]http://img106.imageshack.us/img106/6379/cpiadedsc000910mc.jpg[/img]

Sabem o nome do 2º miudo a contar da esquerda? O miudo é cá de coimbra e costuma ir lá jogar connosco no campo. Se não me engano é defesa central. É esquerdino. E já agora se já o viram jogar, digam o que acham dele.

Estás-te a referir ao miúdo de cabelo comprido com um colete branco? Chama-se Bruno Simões e nunca o vimos jogar.

Estás-te a referir ao miúdo de cabelo comprido com um colete branco? Chama-se Bruno Simões e nunca o vimos jogar.

Era esse mesmo. Tb há outro que joga nos juvenis, sei que o 1º nome dele é andré e que aparecia na revista record da epoca 2005/2006, mas nunca vi nas fotos por ti fornecidas. Tb deve ser outro que não joga.

Li no site do record qe o Adrien Silva quando era sub16 foi eleito o melhor jogador do mundo na sua posicao .De sub 16 claro…alguem sabe se e verdade???

Vitória clara a demonstrar a nossa superioridade em todas as formas nesta vertente jovem. :arrow:

O Coração de Leão não viu o tal minuto de domínio do benfas :shock:

Estás-te a referir ao miúdo de cabelo comprido com um colete branco? Chama-se Bruno Simões e nunca o vimos jogar.

Era esse mesmo. Tb há outro que joga nos juvenis, sei que o 1º nome dele é andré e que aparecia na revista record da epoca 2005/2006, mas nunca vi nas fotos por ti fornecidas. Tb deve ser outro que não joga.

Esse é capaz de ser o André Gonçalo, que esta época jogou e foi campeão na equipa de Juvenis B (juvenis de 1º ano). :wink:

Não acho bem que seja escamoteado o primeiro minuto de jogo! Lá porque fomos claramente dominados nesse período, não quer dizer que não se fale dele… :lol:

Não acho bem que seja escamoteado o primeiro minuto de jogo! Lá porque fomos claramente dominados nesse período, não quer dizer que não se fale dele... :lol:
Exacto. Até porque ... depois do 1º intenso minuto, berraram :oops:
O Coração de Leão não viu o tal minuto de domínio do benfas :shock:

Concordo … isto para se fazer jornalismo á séria, temos que relatar tudinho … e esse minuto de dominio alaranjado … tem de ser bem explicado.

Bom trabalho Ricardo!