Juvenis: Sporting 1 - Belenenses 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Belenenses e venceu por 1-0, com um golo de Diogo Viana.

Numa manhã cheia de sol e muito quente, destaque para a presença de muitos notáveis. Rui Fonte esteve na academia a ver os seus ex-companheiros. Os juvenis Filipe Paiva e Wilson Eduardo, ainda a recuperar de lesão, também vieram dar o seu apoio bem como o júnior Marco Lança. Apareceram também Pedro Barbosa e Rui Jorge, bem como José Manuel Torcato, Rolão Preto e Jean Paul. Da equipa técnica do plantel profissional estiveram Leonel Pontes, Ricardo Peres e João Aroso. O roupeiro Paulinho também apareceu bem como os jogadores João Moutinho, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Nani, Yannick Djaló e Caneira, que estiveram a assistir à primeira parte do jogo. De destacar o bom ambiente e caras sorridentes dos jogadores do nosso plantel sénior.

O Sporting jogou em 4-3-3, com Pedro Miranda na baliza, Cedric Soares a defesa direito, Nuno Reis e Pedro Mendes como dupla de centrais e Michael Santos a defesa esquerdo. O trio do meio campo apresentou Diogo Amado a trinco, Diogo Rosado como interior direito e André Martins no lado esquerdo. O ataque ficou entregue a Diogo Viana na esquerda, William Carvalho na direita e André Gonçalo na frente de ataque. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Nuno Silva, os defesas Bruno Simões e Frederico Oliveira, os médios André Sousa e Joshua Silva e os avançados Rui Magalhães e Luís Andrade. O trio de arbitragem veio de Lisboa.


Da esquerda para a direita: Diogo Amado, Pedro Miranda, Pedro Mendes, Nuno Reis, Cedric Soares, Michael Santos, William Carvalho, André Gonçalo, André Martins, Diogo Viana e Diogo Rosado.

Resumo da 1ª parte:

Os primeiros minutos da partida mostraram duas equipas a estudarem-se mutuamente, sem que houvesse domínio de qualquer uma delas. As iniciativas de ataque eram tímidas de parte a parte. À passagem dos 10 minutos, o SCP começa a tomar conta das operações a meio campo. Contudo, verificavam-se dificuldades em chegar à baliza e em provocar perigo para as redes azuis.

O jogo prosseguia numa toada equilibrada, até que aos 23 minutos o Belenenses criou perigo num pontapé de canto. Depois de um ou dois ressaltos, a bola foi lançada em profundidade para o meio campo da equipa do Restelo, com André Gonçalo a isolar-se no flanco direito. Este cruzou para a área, Diogo Viana rematou e o guardião defendeu. Diogo Viana conseguiu, ainda assim, apoderar-se novamente da bola, fintou dois defesas e rematou para o fundo da baliza, fazendo o 1-0.


Diogo Viana abraçado por Cedric Soares, Diogo Amado e Nuno Reis.

Aos 37 minutos, saiu William Carvalho (por lesão) e entrou André Sousa. Este foi colocar-se como médio interior, posição que estava a ser ocupada pelo jogador substituído, que tinha trocado de lugar com Diogo Rosado alguns minutos antes.

Os últimos minutos da 1ª parte corresponderam ao período de maior domínio leonino na partida, até esta altura. Diogo Rosado, André Sousa e André Gonçalo remataram à baliza com a bola a sair por cima ou ao lado.

Resumo da 2ª parte:

O Belenenses entrou decidido no 2º tempo, tentando aproximar-se mais da área leonina, em busca do empate. Criou perigo logo no primeiro minuto, mas a nossa defesa resolveu. Aos 47 minutos, o Belenenses beneficiou de um livre directo mas Pedro Miranda opôs-se bem ao remate. Logo de seguida, saiu André Gonçalo e entrou Luís Andrade que foi jogar a extremo direito, passando Diogo Rosado para a frente de ataque. Aos 51 minutos, Diogo Viana cruzou com perigo do lado esquerdo mas ninguém correspondeu ao cruzamento. A partir daqui, a pressão azul subiu de tom, com os jogadores do Restelo a atacarem com maior profundidade e mais frequência, dando muito trabalho à nossa defesa. O Sporting apostava agora nos contra-ataques rápidos.

Aos 67 minutos, saiu Diogo Rosado e entrou Rui Magalhães para a frente de ataque. Aos 72 minutos, um dos ataques do Belenenses criou algum perigo, com um cruzamento da direita a que ninguém deu seguimento. Seis minutos depois, houve um remate à nossa baliza que saiu por cima. Quase no final da partida, Diogo Viana remata à baliza, o guarda-redes defende para a frente e Rui Magalhães, na recarga, permite uma nova defesa do guardião azul. Depois foi André Sousa que rematou ao lado. Nada de relevante aconteceu nos três minutos de desconto.


O aplauso dos jogadores para o público.

Vitória difícil do Sporting por 1-0 mas o empate também teria sido justo.

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho. Na ânsia de deixar jogar, acabou por não assinalar várias faltas. Esteve mal na avaliação de alguns foras de jogo.

Belenenses – Os azuis do Restelo fizeram uma boa exibição mostrando um colectivo forte que soube causar dificuldades ao adversário no seu terreno. A defesa e o meio campo são os sectores mais fortes, pecando o ataque na finalização. Os jogadores em maior destaque foram João Barros, o capitão Hugo e o internacional sub-17 Fredy.

Sporting – Após um primeiro tempo em que fez o suficiente para se colocar em vantagem, na segunda metade a equipa passou por várias dificuldades, dada a reacção do Belenenses visando o empate. O colectivo leonino necessita de mostrar maior consistência para enfrentar os desafios que se seguem.

Pedro Miranda – Com pouco trabalho nos primeiros 45 minutos, esteve mais em acção no segundo tempo, realizando algumas intervenções seguras.

Cedric Soares – Jogando adaptado a defesa direito, o atleta dos juvenis B mostrou-se seguro a defender e também bastante interventivo no meio campo. No segundo tempo sentiu mais dificuldades defensivamente para suster as investidas adversárias. Demonstra maturidade e segurança nas suas acções. :slight_smile:

Nuno Reis – O central dos juvenis B esteve quase sempre seguro e eficaz nas missões defensivas, revelando bom posicionamento e capacidade de antecipação aos lances.

Pedro Mendes – Menos vistoso que o parceiro de sector, esteve igualmente certinho mas não tão seguro na sua área de jurisdição.

Michael Santos – Exibição intermitente do lateral leonino. Não subiu tanto como é seu hábito no primeiro tempo, embora tivesse liberdade para o fazer e, no segundo, limitou-se a defender dado o trabalho causado pelo ataque azul. Não comprometeu, mas houve alguns lances em que não esteve à altura.

Diogo Amado – O capitão fez uma boa exibição, mostrando-se possante, determinado e pendular, uma vez que praticamente todo o jogo verde e branco passa por ele. :slight_smile:

Diogo Rosado – Na primeira parte mostrou amiúde a sua capacidade desequilibradora conseguindo, com isso, iniciar jogadas de ataque e levar a equipa para a frente. Contudo, o atleta não esteve hoje feliz nas bolas paradas e, em algumas ocasiões, revelou alguma lentidão na hora de soltar a bola, acabando por perdê-la.

André Martins – Muito activo no primeiro tempo tendo trabalhado bastante e contribuído para a organização do meio campo e tentando desmarcar os companheiros mais avançados. Esteve mais discreto na segunda parte.

Diogo Viana – O MVP!! =D> =D> Foi a unidade mais interventiva e produtiva do ataque leonino, rubricando uma exibição constante e determinada ao longo de todo o encontro. Foram inúmeras as iniciativas em ambos os flancos, sendo um quebra-cabeças para a defesa contrária com os seus desequilíbrios e luta incansável. Marcou o golo da vitória e foi o elemento mais rematador da equipa.

André Gonçalo – Outra das boas exibições desta manhã. Apesar da forte marcação a que foi submetido, trabalhou e esforçou-se muito. Conseguiu participar e construir algumas jogadas, efectuando cruzamentos e remates. Começou a jogada que deu origem ao golo leonino. :slight_smile:

William Carvalho – Exibição discreta do médio. Melhorou um pouco quando passou para o centro do terreno, onde começou a intervir nas jogadas da equipa. No entanto, acabou por ser substituído devido a lesão.

André Sousa – Mal entrou fez-se notar com um remate que levou perigo à baliza contrária. Na segunda parte esteve esforçado mas pouco destemido na disputa de alguns lances.

Luís Andrade – O veloz extremo leonino não entrou bem no jogo, falhando passes e não conseguindo colocar a bola onde queria. Melhorou um pouco ao efectuar alguns cruzamentos mas, ainda assim, não teve a influência esperada.

Rui Magalhães – Participou de forma activa no esforço final em alcançar o 2-0 não conseguindo, no entanto, fazer a diferença. Tentou o remate mas pareceu pouco inspirado.

Muito bom Ricardo.

É raro tu ir ver as nossas camadas jovens e elas te deixarem mal. És um talismã. Muito obrigado e uma boa vitória.

O Rui Jorge, esteve junto ao Barbas?

É raro tu ir ver as nossas camadas jovens e elas te deixarem mal. És um talismã. Muito obrigado e uma boa vitória.

Não nos podemos queixar. Foram muito poucas as vezes em que assistimos a maus resultados. Oxalá assim continue. :wink:

O Rui Jorge, esteve junto ao Barbas?

Obviamente. Ainda cheguei a pensar que também aparecesse o Paulo Bento para se lhes juntar mas não veio.

É impressão minha, ou estão a fazer de tudo para fazerem regressar o Rui Jorge ao Sporting?

É impressão minha, ou estão a fazer de tudo para fazerem regressar o Rui Jorge ao Sporting?

que eu saiba ele é treinador dos juniores do Belenenses… portanto.
Mas não ficava nada melindrado se ele voltasse.

É impressão minha, ou estão a fazer de tudo para fazerem regressar o Rui Jorge ao Sporting?

que eu saiba ele é treinador dos juniores do Belenenses… portanto.
Mas não ficava nada melindrado se ele voltasse.

Sim eu sei que é. E pode ter estado na Academia hoje, na condição de profissional do Belenenses. Quanto a isso, nada a referir. Mas é um feeling que tenho, que mal haja essa possibilidade, Rui Jorge regressará ao Sporting.

É impressão minha, ou estão a fazer de tudo para fazerem regressar o Rui Jorge ao Sporting?

que eu saiba ele é treinador dos juniores do Belenenses… portanto.
Mas não ficava nada melindrado se ele voltasse.

Sim eu sei que é. E pode ter estado na Academia hoje, na condição de profissional do Belenenses. Quanto a isso, nada a referir. Mas é um feeling que tenho, que mal haja essa possibilidade, Rui Jorge regressará ao Sporting.

E achas que seria uma má opção?
Eu acho que ele é uma pessoa com mts anos de SCP, sempre foi um optimo profissional e será sempre um bom exemplo para os mais novos.

É impressão minha, ou estão a fazer de tudo para fazerem regressar o Rui Jorge ao Sporting?

que eu saiba ele é treinador dos juniores do Belenenses… portanto.
Mas não ficava nada melindrado se ele voltasse.

Sim eu sei que é. E pode ter estado na Academia hoje, na condição de profissional do Belenenses. Quanto a isso, nada a referir. Mas é um feeling que tenho, que mal haja essa possibilidade, Rui Jorge regressará ao Sporting.

E achas que seria uma má opção?
Eu acho que ele é uma pessoa com mts anos de SCP, sempre foi um optimo profissional e será sempre um bom exemplo para os mais novos.

Pessoalmente, não acho que seja uma má opção e veria com agrado o seu regresso ao Sporting, sobretudo porque sempre foi um profissional e uma pessoa que sempre admirei e que nestes anos todos de Sporting, garantiu um capital de importância e de estima por parte de alguns Sportinguistas, o que me faria ficar satisfeito com o seu regresso, mas evidentemente são questões secundárias, neste momento, até porque sabemos como as coisas estão actualmente.

É impressão minha, ou estão a fazer de tudo para fazerem regressar o Rui Jorge ao Sporting?

que eu saiba ele é treinador dos juniores do Belenenses… portanto.
Mas não ficava nada melindrado se ele voltasse.

Sim eu sei que é. E pode ter estado na Academia hoje, na condição de profissional do Belenenses. Quanto a isso, nada a referir. Mas é um feeling que tenho, que mal haja essa possibilidade, Rui Jorge regressará ao Sporting.

E achas que seria uma má opção?
Eu acho que ele é uma pessoa com mts anos de SCP, sempre foi um optimo profissional e será sempre um bom exemplo para os mais novos.

Pessoalmente, não acho que seja uma má opção e veria com agrado o seu regresso ao Sporting, sobretudo porque sempre foi um profissional e uma pessoa que sempre admirei e que nestes anos todos de Sporting, garantiu um capital de importância e de estima por parte de alguns Sportinguistas, o que me faria ficar satisfeito com o seu regresso, mas evidentemente são questões secundárias, neste momento, até porque sabemos como as coisas estão actualmente.


Estamos de acordo, mas no futuro … :arrow:

Rui Jorge esteve a desfrutar de uma bela manhã de sol, aproveitou para rever amigos e esteve a observar os juvenis do Belém, porque alguns deles seguramente integrarão a sua equipa de juniores na próxima época. Tão simples como isto.

Não creio que queiram meter o Rui Jorge no Sporting. Se assim fosse teriam colocado o homem a treinar os juniores, quando saiu o Luís Martins. E não o meteram apesar da insistência da imprensa, e tanto quanto sei ele na altura nem sequer foi uma hipótese equacionada.

De referir que ele quando veio à Academia com os seus juniores do Belenenses, curiosamente aquando do último jogo de Luís Martins à frente dos juniores, ele estava castigado e foi assistir a esse jogo para a linha lateral no lado contrário aos bancos de suplentes. Diz quem lá estava que ele passou o jogo inteiro a dizer caralhadas para o árbitro, para os jogadores do Sporting (disseram-me que se pôs a provocar com insistência o Carriço) e até para os seus próprios jogadores. Se dúvidas haviam, ficou logo aí esclarecido que ele não tem perfil para ser treinador de formação, muito menos do Sporting onde deve estar reunida a elite dos melhores técnicos.

Quem foi a este jogo, pode-me dizer se o Daniel Pinto e o Pipas, ambos do Belenenses, jogaram? E se sim, qual a impressão que tiveram deles?

por acaso e de uma fonte não mt segura claro está, chegou-me a informação que rui jorge pode estar de regresso ao scp! mas não na prox época, mas sim no final da mesma!

:slight_smile:

Quem foi a este jogo, pode-me dizer se o Daniel Pinto e o Pipas, ambos do Belenenses, jogaram? E se sim, qual a impressão que tiveram deles?

Do Daniel Pinto, não nos recordamos. O Pipas entrou no 2º tempo e dinamizou o flanco direito do Belém com a sua velocidade, criando algumas jogadas de perigo.