Juvenis - 2024/2025

Brandão Baptista assina contrato profissional

Por Sporting CP
19 Set, 2024

Futebol Formação

Extremo de 16 anos está no Clube desde 2018

Brandão Baptista é o mais recente jovem futebolista a ter a oportunidade de assinar um contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal, onde vai continuar a evoluir. Esta época, o internacional sub-17 por Portugal tem alinhado pelos juvenis Leoninos (quatro jogos e um golo), mas também já conta com um jogo pela equipa de juniores.

No momento da assinatura, Brandão Baptista expressou toda a sua satisfação pelo passo em frente. “Estou muito feliz por ter assinado o meu primeiro contrato profissional com este grande clube. Vou dar o meu melhor em todos os momentos e espero encantar os adeptos, fazer muitos golos e fazer com que se lembrem do meu nome”, começou por dizer o extremo de 16 anos que joga de Leão ao peito desde 2018.

Com o sonho maior de “poder chegar à equipa principal do Sporting CP, ganhar vários títulos e ser uma mais-valia para a equipa”, é nos médios Morten Hjulmand e Hidemasa Morita que Brandão Baptista tem as suas principais referências.

“Não partilhamos a mesma posição, mas gosto muito de os ver jogar e da intensidade que colocam no jogo”, justificou, além de destacar o contributo de ambos para “ganhar o [último] campeonato”.

A fechar, o jovem Leão deixou também uma mensagem aos adeptos Sportinguistas: “Primeiro, obrigado pelo apoio. São muito importantes para nós e espero, um dia, dar muitas alegrias”.

Quem são os outros 3? Dois devem ser o Clésio e o Júlio. Não vejo qual é o outro,

O 3º não é o Estefânio? Tinha a impressão que já estava,

E resolvendo com o José Garrafa não resolveram com o irmão, o Clésio?

Paulo Rodrigues

1 Curtiu

Se queres que te diga não sei, tudo isto é um bocado estranho. Vamos aguardar para ver.

1 Curtiu

Zé Garrafa, Cleusio, Paulo Rodrigues e Júlio Vieira?

Destes 4 pelo menos o Zé e Paulo Rodrigues era importante ficar resolvido, e apesar de tudo eram mais soluções para os sub 17 (talvez o Zé ainda n seja integrado aqui).

Toda a ajuda é bem vinda.

O Paulo está no plantel de sub-17 no zz. Sei que quer dizer pouco, mas…

O Júlio tb seria bom resolverem…

1 Curtiu

Aconteça o q acontecer (e era bom todos disponíveis) será sempre temporada complicada para os sub 17 e 19 qdo entre sub 15 e equipa B foram recrutados 8 jogadores.

N há milagres qdo divides jogadores entre sub 23 e B com poucos reforços, o q é produzido internamente é insuficiente, os treinadores n podem dizer nada em publico e depois eles é q ficam com as culpas dos resultados.

1 Curtiu

Mauro já confirmou que o José está de volta.

3 Curtiram

O Julio tem qualidade para jogar sub 19!

É uma questão de opiniões, dos 4 para mim o Zé e Paulo acredito mais no potencial deles mas no imediato era bom contar com todos, até o Cleusio.

O Zé é de longe o que tem mais potencial, mas em termos de rendimento o Julio já consegue jogar sub 19. Jogar sub 17 vai servir mais a equipa do que o jogador.

Mas o Julio nem teve um desempenho por aí além nos sub 16 a temporada passada q justifique já ir para os sub 19. Opinião pessoal, vale o q vale.

Deve ser dificil motivares estes miudos quando “é fácil demais”. Não fomos campeões em Sub 15 com esta geração porque eles não se motivaram para isso / tiveram disciplina. Na minha opinião, o melhor para todos e no fim do percurso para o clube será separá-los e os que já tiverem mais aptos fisicamente, jogarem acima, para desenvolver o resto. O Julio, claramente, consegue jogar com os Juniores. O Zé está a fazer o percurso certo, talvez o tivesse posto a jogar com a geração 2009 seis meses mais cedo, a geração de 2010 (especialmente no ano passado) não precisava dele para obter bons resultados.

Fácil demais? Mas nem nos sub 15 ele fazia a diferença, muito menos fazia parte de uma geração q andava a esmagar tudo e todos.

Se ainda me vieres com esse argumento para o Zé Garrafa (e nem sou entusiasta q vá já para os sub 17) ainda aceito.

Falei dos miudos no seu todo. Mas sim, fácil demais.
A geração de 2008 tinha na fase regular a jogar regularmente (passo a redundância) no inicio de época, o Diego Coxi, o Julio Vieira, o Chris Grombahi, O Estefânio Ruben e o Cleusio Garrafa. Fomos ao Seixal espetar 5 com todos os golos marcados por estes miudos. Uma limpeza de jogo. Mantivémos a liderança até à jornada 16. Acabaram a jornada 18 (final da fase regular) em claro sub rendimento e notava-se que estavam mais displicentes, sem vontade. Individualmente continuavam mais fortes que os adversários, como equipa não.
O Chris no fim dessa época fez o seu caminho (no meu entender bem), e acho que o Julio também deve seguir o dele.
Se não queimas etapas com atletas desta capacidade e os agrupas numa unica geração prejudicas tanto o atleta como a equipa a longo prazo. Na minha opinião.

2 Curtiram

Estamos a falar dos sub 15 há 2 anos.

Se queres acreditar q aquilo q aconteceu foi pq era tudo muito fácil e desmotivaram o motivo para o rendimento com o Bruschy ter sido fraco e n q as gerações de 2008 e já agora de 2009 do Benfica e até do Porto n eram melhores é a tua opinião, n é a minha.

N vejo mesmo onde é q o Julio vá acrescentar alguma coisa aos sub 19, ainda se formos falar dos sub 17 pode ser…

O rendimento do Julio nos sub 16 a temporada passada também foi pq era fácil demais para ele?

É q o Estefanio salvo melhor opinião também teve o mesmo percurso q ele e passou pelas mesmas circustãncias e evoluiu mais. Bem mais.

Talvez n seja preciso encontrar motivos ocultos para explicar algo fácil. Há jogadores q evoluem mais do q outros.

Mas se achas q o Julio vai ser uma bomba nos sub 19 quem sou eu.

Bom se o Sergio Matos ainda anda por lá tudo é possível no futebol.

1 Curtiu

A percepção do ser fácil vem do grupo de miudos partilhada em ambiente familiar. Não tenho pretensão, nem quero julgar essa mesma percepção. eles têm direito a tê-la.

Se não queimas etapas com este perfil de atleta que, em tenra idade, é diferenciado (técnica e fisicamente) e se não lhes dás “dificuldades” para que possam evoluir táticamente, coletivamente, mentalidade competitiva (não digo trabalho porque estes miudos trabalham muito) e se nessa altura não lhes pões à frente as oportunidades necessárias para os manteres motivados, há o risco de “desmotivarem”/desligarem e até desaparecerem. E podemos fazer as considerações que quisermos sobre este processo, etc etc a minha intensão com o comentário não é fazer juizo de valores.

Foquemo-nos no mais recente exemplo de sucesso, o Quenda. É um miudo que de tenra idade é diferenciado técnica e fisicamente, melhor que os colegas de treino “todos” os dias, mais forte que o adversário que apanha pela frente “todos” os jogos (e ser melhor nem sempre significa ter sempre sucesso, marcar 100 golos ou fazer 100 fintas, mas é a percepção de que o próprio atleta tem em termos de superioridade sobre o outro atleta que apanha pela frente, seja no treino ou nos jogos [para o propósito do comentário não façamos julgamentos de valores sobre a percepção que um puto de 14 ou 16 anos tem]). Em termos individuais tivemos de queimar etapas para que o Quenda fosse sujeito a mais dificuldades individuais, para que que trabalhasse também as questões coletivas, táticas, resiliência, mentais etc Depois de tudo isto tivemos de lhe dar as oportunidades certas. O Quenda passou por um caminho quase perfeito (mérito dele) mas a gestão individual dos aspetos tecnicos, táticos, coletivos, mentais e das expectativas pessoais do jogador em relação à sua carreia alinharam-me de uma forma quase pefeita e é por isso que ele hoje joga regularmente nos A.

Eu percebo que queiramos sempre pôr as nossas equipas à frente de qualquer processo individual de desenvolvimento, e também não julgo isso. Mas acho que naquela geração em específico, gerir tamanha quantidade de atletas diferenciados num só balneário não era fácil nem bom para eles, nem para a geração. Por isso é que dois seguiram o seu caminho individualmente, já nesse ano.

Nós podemos entrar pelo caminho de comentar qual é o perfil mental de jogador que serve para o Sporting e qual o que queremos nas nossas equipas, nada de errado com isso. E uma coisa não implica a outra. Só acho que temos a melhor matéria prima e temos de maximizar essa matéria prima que temos na formação para o objetivo final. Não nos adianta ter a melhor matéria prima se no final do percurso ela é utilizada noutros campeonatos pela Europa fora.

Nota final:

Não falo de 2009, mas aquela geração de 2008 (22/23) era, na minha opinião, a mais forte de Portugal em termos individuais, de longe. Mas concordo em discordar contigo, e não tem mal nenhum :slight_smile:

Outra nota:

Eu não disse que o Julio vai ou não ser uma bomba, o que digo é que se não for bem gerido, não terá essa oportunidade. Ele e outros.

1 Curtiu

Mas inclúis aqui o Estefânio, Cleusio, Júlio e Paulo? É que dos jogadores nascidos em 2008 acho que a geração, não só no Sporting como em Portugal, é das mais fracas dos últimos anos…

1 Curtiu

Quando falei em geração, estava a referir-me aos jogadores que jogavam na equipa de 2008 em 22/23. A maioria dos referidos, se não todos, são mais novos. Mas em formação eu guio-me sempre mais pela “geração” em que estão inseridos e não pela idade biológica, porque há diferenças na maturação fisica entre atletas. Essas diferenças esbatem-se mais tarde no fim da caminhada formativa e é por isso que é necessário hiper estimular (na minha opinião) atletas que maturam mais cedo, em deterimento do “bem maior” que é a equipa em que estão inseridos, sob pena de no final da caminhada não aproveitarmos ao máximo o talento que temos, que continuo a dizer é o maior em qualidade e quantidade de Portugal.

1 Curtiu

https://x.com/SportingCP/status/1837859569218789506