Sporting “rouba” juvenil ao Benfica
Rui Gomes, em 23.06.16
222415_med_joao_domingues.jpg
Além do triunfo no terreno do eterno rival – resultado que colocou a equipa orientada por João Couto em excelente posição para conquistar o título –, o Sporting contratou um avançado juvenil ao Benfica. Trata-se de João Domingues, de 14 anos, que assinou um contrato de formação longo e com uma cláusula de rescisão elevada (45 milhões de euros).
“É a concretização de um sonho. Estou orgulhoso por assinar um contrato de longa duração com o meu clube, sou Sporting”, escreveu o jovem na sua página de Facebook.
João Domingues revelou-se no Beira-Mar de Almada, clube onde superou a barreira dos 100 golos, de onde saiu para o Belenenses. Uma época nos azuis chegou para despertar a atenção dos encarnados, onde o avançado esteve dois anos. Nesse período disputou 70 jogos oficiais e apontou 61 golos, tendo conquistado três títulos distritais e um campeonato nacional (na temporada passada).
O avançado – que é primo do antigo internacional português Baltasar Gonçalves, que jogou no Sporting entre 1973 e 1981 – recebera em Novembro um convite do Brighton, clube inglês que voltou à carga e pretendia que João Domingues fosse para estágio já no próximo mês de Julho. Só que o jovem não hesitou assim que soube do interesse do Sporting.
Espera até ver o Ronaldo Camará.
Isso é argumento para alguma coisa ? Então que nos venham buscar o Matheus porque “nenhum jogador que as gaivotas roubaram ao SCP teve sucesso”. E é o nível de exigência …
A pequena diferença é que se dantes roubavam suplentes, tirando o ano em que o Baldé meteu lá o Batis Candé e o Bancessi que eram titulares, agora vão buscar jogadores dos mais promissores de cada fornada.
Nem mais! Às vezes parece que não vale a pena… Que estão resignados a ser um clube que de vez em quando ganha. Eu quero-lhes ganhar em tudo e mais alguma coisa. Sempre!
Analisem as coisas de uma forma fria. Temos que ser conscientes, mas sempre, SEMPRE exigentes! É a única forma de melhorar. Quero lá saber se algum deles no passado deu alguma coisa lá ou não. A verdade, por muito que me custe, é que mais dia menos dias, os melhores de cada fornada a saírem, vão dar jogadores neles ou noutro lado qualquer.
O João Domingues era um suplente como já foi aqui referido.
PS: Não venham agora dizer que estamos a deixar-nos levar pelo o que os lampiões dizem que essa já cansa. Somos todos leões.
quando nós “roubamos” são suplentes, quando eles “roubam” são os melhores do mundo. :lol:
Ainda estou para ver onde estão aquelas vedetas todas que o f.c.porto nos roubou há uns anitos.
Na formação isto é habitual, sacam uns daqui, nós sacamos alguns de lá…no fim é que se fazem as contas e com Iuri, Gelson, Matheus, João Mário, William, Semedo na A estou extremamente satisfeito. Aliás, esta conversa da formação é ridicula, o benfica que se remeta para o seu cantinho de clube não formador, estes debates só temos com os que formam ao nivel do Sporting, o topo.
Mas também não se pode escamotear, que as coisas nos rivais mudaram nos últimos anos… principalmente no porto, o Ruben Neves e o André Silva são autênticos diamantes em bruto, o mais provável até é nem apostarem muito mais neles, mas possivelmente mais se seguem a sair de lá… já os Lamps é muito “benfica lab” e muito markting…
Chuck, o f.c.porto tem um jogador da sua formação que jogou esta época, o Ruben Neves e outro que apareceu na ponta final, e ainda bem para eles, fazem bem em formar. Já nós acabamos a época com um 11 base a contar com Patricio, Semedo, William, Adrien e João Mário. 5 jogadores da formação titulares indiscutíveis e ainda com Gelson que fez 29 jogos na liga contra 22 do Ruben Neves.
Eu não vejo a formação como uma competição e, se o visse, não falava de f.c.porto e benfica, mas sim dos clubes que acompanham o Sporting como clube formador de excelência, Barcelona, Ajax, etc. Só na final do Euro vamos ter 10 jogadores formados no Sporting presentes.
Se eles se sentem bem a melhorar a sua formação? acho que sim, fazem muito bem mas têm muito a caminhar se querem entrar em comparações com a formação do Sporting, que é de topo Mundial.
Tudo dito, nem nos chegam aos calcanhares quando falamos da Formação do nosso clube comparado com qualquer outro de PORTUGAL, EUROPA e até do MUNDO.
Qual é o clube que já formou 2 Bolas de Ouro, qual?!!
Concordo que os clubes rivais, estão-se aproximar no trabalho mas também muito por culpa nossa. Temos dado alguns tiros nos pés, o departamento de prospeção já não é o mesmo de ha uns anos atrás, continuamos com as mesmas condições na academia e já devíamos ter feito mais investimento, os nossos quadros técnicos pioraram e de que maneira, e fico por aqui. É a minha opinião e espero não ser crucificado.
Já começam a aparecer novidades entre os jogadores incritos na FPF. Um defesa esquerdo Alex Petrice vindo do Sacavenense, que já cá tinha passado além de passar também pelo Benfica, Belenenses e EAS CIF. Outro defesa, desta vez central, do Sacavenense, ex- Benfica e CAC chamado João Costa. Um Rivaldo Semedo avançado do Real Massamá. E o Babacar Fati confirmado.
Fica aqui a lista completa de Juvenis A inscritos:
Alex Petrice (Ex-Sacavenense)
Babacar Fati (Ex-CF Unidos)
Bavikson Biai
Bernardo Prego
Bernardo Sousa
David Moreira
David Teixeira
Dinis Ieșeanu
Diogo Brás
Diogo Carvalha
Edmílson dos Santos
Filipe Semedo
Gonçalo Costa
Ivo Cláudio
João Bacalhau
João Costa (Ex-Sacavenense)
João Monteiro
Lisandro Tipote
Miguel Velosa
Paulo Rodrigues
Rivaldo Semedo (Ex-Real Massamá)
Rodrigo Vaza
Tiago Djaló
Tiago Rodrigues
Tiago Simões
Vicente Mateus
André Nunes (Ex-Belenenses)
André Sabino
Bruno Santos
Carlos Silva
Diogo Madaleno (Ex-Belenenses)
Edgar Tavares
Edivan Pascoal
Edson Ceita
Fábio Garrido (Ex-Belenenses)
Félix Andrade
Gonçalo Inácio
Gonçalo Rodrigues
Guilherme Fernandes
Hevertton Santos
Hugo da Cunha
João Pedro Araújo
João Dias (Ex-Sacavenense)
João Domingues (Ex-Benfica)
Nilton Varela (Ex-Belenenses)
Rafael Fonseca
Rafael Pereira
Ricardo Caeiro (Ex-Vitória de Setúbal)
Rodrigo Domingues
Rui Reis
Samuel Lobato
Simão Gonçalves
Tiago Gouveia
O Nuno André Cardoso ainda não está aqui mas há pouco mais de um mês tinha publicado uma foto a assinar novo vínculo com o Sporting.
Edit: E parabéns ao forista que continua no Sporting! :great: