Juvenis 2009/2010

Ao ler o artigo de previsão da Academia de Talentos (http://academia-de-talentos.com/antevisao-juvenis-a-sporting-200910 ) sobre esta equipa, confesso que me começou a crescer àgua na boca…

Se em termos de baliza temos qualidade assegurada segundo o autor(eu não conheço os jogadores,apenas sei que o Rafael Veloso já esteve para assinar pelo Atletico Madrid), na defesa as coisas começam a gerar entusiasmo. Rui Bento(DD), Eric Dier e Tobias Figueiredo, jogadores que à partida seriam Juvenis B, são fantásticos. Eu vi-os jogar no estádio universitário e num jogo da fase final com os orcs, e tratam-se sem duvida de 3 talentos incríveis. A juntar-se aos jogadores que sobem dos juvenis B, que confesso desconhecer, e a um Nuno Malheiro que muitos afirmam estar a ter uma evolução fantástica a todos os níveis, só posso estar contente.

No meio campo, há também fartura de bons jogadores… Para os 3 médios, Mateus Fonseca e João Mário Eduardo são jogadores extremamente inteligentes e com grandes capacidades para sobressair, enquanto que Antoninho, Bruma, Luis Cortez e outros são muito provavelmente capazes de fazer uma perninha nos AA´s.

Nas alas, muita magia. Esgaio,Altair, Iuri Medeiros permitem que haja alguma rotação e a magia se mantenha, para que os matadores Betinho e Alexandre Guedes( se transitar dos Iniciados,a mim parece-me que tem bom potencial para PL) finalizem bem…

Esta equipa,como disse no inicio do Post,deixa-me entusiasmado. E aqui, a cerca de um ano do final do campeonato, deixo a minha aposta. Vamos ter aqui campeões… Assim saibam juntar todo o seu talento numa fórmula que o maximize…

Visto que a discussão será para continuar, mudei o nome do tópico para obedecer ao formato do ano passado e colei-o no topo da secção para ser o tópico definitivo da época 2009/2010.
Todas as discussões relativas à equipa de Juvenis A e Juvenis B terão lugar neste tópico.

Atendendo ao que se passou nesta temporada em que foram poucos os juvenis B utilizados na equipa A, apesar desta ser potencialmente menos forte que a outra, que tem jogadores como Rodolfo Simões, João Mário, João Carlos Teixeira, Mateus Fonseca, Altair Junior, Ricardo Esgaio e Alberto Coelho, julgo que esta politica será para manter.

Assim parece-me que este grupo de jogadores que chega agora ao 2º ano de juvenis e que tem um percurso vitorioso, será para manter, enquanto os iniciados que sobem agora aos juvenis irão disputar o campeonato regional, resta saber se alguns destes irão ser dispensados, pois há cerca de 30 jogadores nesta condição.

Li que o Hugo Airosa e o Thomas Ravera vão ser dispensados :think:

Fico bastante surpreendido.

SL

Não devem ser dispensados assim à toa, digo eu… O Sporting deve ter as suas razões.
Com isso não me preocupo. É onde temos o pessoal mais competente para decidir.

Não acredito muito nisso porque as dispensas geralmente acontecem nas transições de um escalão para ou outro acima o que não é o caso.

Por exemplo este ano sobem cerca de 30 iniciados aos escalão juvenil por isso é evidente que nem todos vão caber na equipa B dessa categoria. Na passagem dos juvenis para os juniores a coisa ainda é mais evidente pois os que são promovidos vão encontrar os juniores de 2º ano e portanto as vagas ainda são menos.

Neste caso estamos a falar de dois juvenis que faziam parte da equipa B desse escalão, essencialmente composta por jogadores de 1º ano, sendo que o https://www.wikisporting.com/index.php?title=Hugo Airosa é internacional e o https://www.wikisporting.com/index.php?title=Thomas Ravera foi o segundo central mais utilizado, portanto não faz sentido que sejam dispensados a não ser que se passe alguma coisa para além disso.

A norma é a equipa B de Juvenis passar quase na integra para o grupo principal desse escalão e neste caso estamos a falar de um grupo que tem tido bastante sucesso

Tó concordo inteiramente ctg.
A minha afirmação é feita depois de ler um artigo na AdT.

http://www.academia-de-talentos.com/antevisao-juvenis-a-sporting-200910

Por isso eu dizia que ficava bastante surpreendido.

SL

So queria rectificar uma coisa que os vai deixar ainda mais surpreendidos. o Thomas Ravéra não foi o segundo central mais utilizado , mas O central mais utilizado, assim como foi O jogador mais utilizado do plantel esta época ( jornal do sporting) .
A sua dispensa so aconteceu por aspectos financeiros ( indemnização que o scp tinha que pagar ao antigo clube).
Quanto ao Airosa , nem vale a pena estar a falar do seu valor . todos o sabem. Sao decisões …

Gostaria que os responsaveis podessem esclarecer os socios/adeptos sobre estas dispensas.

SL

Há outros interesses que , as vezes, não convém esclarecer. So o futuro dirá da sua justiça…

Em termos de jogos o https://www.wikisporting.com/index.php?title=Thomas Ravera foi o 2º central mais utilizado com 22 jogos contra 24 do https://www.wikisporting.com/index.php?title=Rodolfo Simões, mas as tabelas do Jornal do Sporting vão ao pormenor dos minutos e deve ser a isso que te referes.

Já agora qual o anterior clube do Ravera

Juvenis iniciam campeonato em 24 de Agosto

Já está definido o calendário para o Campeonato Nacional de Juvenis para a época 2009/10. A prova tem início no dia 24 de Agosto, sendo que o Sporting desloca-se ao reduto do Real Massamá, na primeira jornada da primeira volta. Eis o calendário:

1ª Jornada (24-08-09)
Torreense-Beneditense
U. Leiria-Odivelas
Real-Sporting
Benfica-E. Amadora
Rio Maior-Belenenses
Naval-U. Coimbra

2.ª Jornada (06-09-09)
Beneditense-Naval
Odivelas-Torreense
Sporting-U. Leiria
E. Amadora-Real
Belenenses-Benfica
U. Coimbra-Rio Maior

3.ª Jornada (13-09-09)
Beneditense-Odivelas
Torreense-Sporting
U. Leiria-E. Amadora
Real-Belenenses
Benfica-U. Coimbra
Naval-Rio Maior

4.ª Jornada (20-09-09)
Odivelas-Naval
Sporting-Beneditense
E. Amadora-Torreense
Belenenses-U. Leiria
U. Coimbra-Real
Rio Maior-Benfica

5.ª Jornada (27-09-09)
Odivelas-Sporting
Beneditense-E. Amadora
Torreense-Belenenses
U. Leiria-U. Coimbra
Real-Rio Maior
Naval-Benfica

6.ª Jornada (04-10-09)
Sporting-Naval
E. Amadora-Odivelas
Belenenses-Beneditense
U. Coimbra-Torreense
Rio Maior-U. Leiria
Benfica-Real

7.ª Jornada (11-11-09)
Sporting-E. Amadora
Odivelas-Belenenses
Beneditense-U. Coimbra
Torreense-Rio Maior
U. Leiria-Benfica
Naval-Real

8.ª Jornada (01-11-09)
E. Amadora-Naval
Belenenses-Sporting
U. Coimbra-Odivelas
Rio Maior-Beneditense
Benfica-Torreense
Real-U. Leiria

9.ª Jornada (08-11-09)
E. Amadora-Belenenses
Sporting-U. Coimbra
Odivelas-Rio Maior
Beneditense-Benfica
Torreense-Real
Naval-U. Leiria

10.ª Jornada (15-11-09)
Naval-Belenenses
U. Coimbra-E. Amadora
Rio Maior-Sporting
Benfica-Odivelas
Real-Beneditense
U. Leiria-Torreense

11.ª Jornada (22-11-09)
Belenenses-U. Coimbra
E. Amadora-Rio Maior
Sporting-Benfica
Odivelas-Real
Beneditense-U. Leiria
Torreense-Naval

http://www.sporting.pt/Academia/Noticias/noticiasacademia_futjuvcampinicio_170709_52137.asp

Venho apenas informar que o nosso ex-capitão, Mauro Antunes, assinou pelo Belenenses segundo a Academia de Talentos.

Saiu hoje no Academia-de-Talentos um artigo onde consideram o Sporting o favorito á conquista do campeonato de Juvenis.
Esta geração foi campeã há dois anos, em Iniciados. Temos realmente uma grande equipa, onde para mim se destacam o Ricardo Esgaio (o melhor jogador), Altair Junior e João Mário Eduardo.
Penso que partimos na frente sem duvida, temos muitos valores e também convém não esquecer que existem também muitos Juvenis de primeiro ano com valor para jogar já nos Juvenis A.
Quanto a mim, os lampiões são os nossos principais rivais. Têm, quanto a mim, uma grande equipa, com uma frente de ataque fortissima, Sancidino, Bakary e Rui Silva, apoiados por Diego Lopes (vejam este miudo jogar!!!). Há dois anos discutiram connosco o campeonato de Iniciados taco-a-taco.

Artigo interessante. Fica aqui o link para quem quiser ler:
http://www.academia-de-talentos.com/sporting-favorito-nos-juvenis

O meu jogador preferido dessa geração é João Mário Eduardo, seguido de Altaír e só então Esgaio. :wink:

A equipa de Juvenis (Sub-17) está a competir no Torneio da Guarda de Sub-18, reforçada com alguns elementos Juniores de 1º ano (Sub-18).

A KEBROSTRESS, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, com a colaboração da Associação de Futebol da Guarda, vai realizar entre os dias 13 e 16 de Agosto a Edição 2009 do Torneio internacional de Futebol SUB-18 da Guarda.

Trata-se, sem qualquer complexo de superioridade, do maior evento internacional da modalidade em Portugal do escalão no corrente ano e no qual vão participar as equipas “A” do Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto e do NDS da Guarda (Portugal), do Atlético de Madrid de Espanha, do 1º Agosto de Angola e da equipa do Irão do SHENSA FC, cujo jogadores “amanhã” estarão a representar alguns do melhores clubes mundiais, não tenhamos dúvidas!

O torneio terá a particularidade de ser disputado no Estádio Municipal da Guarda, ter como “Patrono” o Ex-internacional FERNANDO GOMES e contará ainda com a presença diária de várias figuras de destaque do futebol nacional que vão acompanhar durante estes dias a competição.

Habituados a organizações complexas e as suas dificuldades acrescidas para promover o evento, a KEBROSTRESS mune-se de equipas de países longínquos representando 3 continentes num objectivo único de tornar o futebol como um meio de ligação entre vários povos, políticas, ideologias sociais e culturais numa Cidade sedenta de desporto!

Calendário: http://www.academia-de-talentos.com/files/uploads/Torneio_juniores.pdf

in Academia de Talentos

O primeiro jogo não correu da melhor maneira e perdemos por 4-1 com o Porto.
Fica a ressalva de o Porto ter jogador maioritariamente com jogadores Sub-18.

Torneio internacional de Futebol Sub-18 da Guarda

Sporting Clube de Portugal 1-4 Futebol Clube do Porto

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: 1 - João Figueiredo, 2 - Bruno Cardoso (9 - Altair Junior 30’), 3 - Ignácio Ameli (17 - João Carlos 14’), 4 - Tiago Ilori, 5 Rodolfo Simões, 6 - Agostinho Cá (16 - Alexandre Costa “Xano” 30), 8 - João Mário Eduardo (Capitão), 10 - Mateus Fonseca, 14 - Alexis Quintulen (7 - Telmo Campos 30’), 15 - Gilberto Seidi (11 - Michael Pinto 48’) e 18 - Ricardo Esgaio.
Suplente não utilizado: 13 - Paulo Silva.
Treinador: Luís Dias.

FUTEBOL CLUBE DO PORTO: 1 - Tiago Maia, 3 - Ricardo Ferreira, 4 - Abdoulaye (Capitão), 5 - Joel Ferreira (10 - Engin Bekdemir 30’), 6 - Sérgio Oliveira (16 - Paulo Jorge 34’), 7 - André Claro (2 - David Bruno 30’), 8 - Ramon (20 - Romário 30’), 13 - José Pedro, 15 - Maycon (18 - Bacar 30’), 17 - Flávio Moreno (11 - Alexandre 45’)) e 19 - Filipe Barros.
Suplentes não utilizados: 12 - Samir Badr, 9 - Coulibaly Yero e 14 - Agostinho.
Treinador: Patrick Gerveraars.

Árbitro: Pedro Afonso (AF Guarda).

Resultado ao intervalo: 1-3.
Resultado final: 1-4.

Sanções disciplinares: Cartão amarelo para Agostinho (29’) e Paulo Jorge (56 ‘).
Marcadores: 0-1 Ramon (7’), 1-1 Alexis Quintulen (18´), 1-2 Flávio Moreno (19´), 1-3 Sérgio Oliveira (29´) e 1-4 Ricardo Ferreira (54´).

in Academia de Talentos

O Nacional têm inicio este fim de semana.
Jogamos no campo do Real.

Para variar alguem sabe o plantel completo?

Boa sorte para a Época.

SL

No jogo que faltava da fase de grupos do Torneio da Guarda, a equipa de Juvenis do Sporting empatou a uma bola com o Atlético de Madrid.

Torneio Internacional de Futebol Sub-18 da Guarda

Atlético de Madrid 1-1 Sporting Clube de Portugal

ATLÉTICO DE MADRID: 1 - Alejandro Tablado (13 - José Najera, 30’), 12 - Pedro Moreno (14 - Daniel Santos, 30’), 3 - Jorge Serrano, 4 - Ignácio Anglado (2 - Alberto Corraliza, 44’), 5 - Amnuel Morito (7 - Andrian Mandez, 30’), 6 - Miguel Zafra, 15 - Jorge Manzon (8 - Alejandro Antunez, 30’), 8 - Jesus Gimenez, 9 - Papa Diata, 10 - Jorge Garcia (9 - Abdel Queslati, 30’) e 11 - Alejandro Sanz (17 - David Marchante, 30’).
Treinador: Juan Garcia.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: 2 - João Gomes, 2 - Bruno Cardoso, 13 - Paulo Silva, 4 - Tiago Ilori, 5 - Rodolfo Simões (15 - Gilberto Seidi, 30’), 16 - Alexandre Costa “Xano”, 17 - João Carlos (6 - Agostinho Cá, 46’), 8 - João Mário Eduardo (Capitão), 9 - Altair Junior (7 - Telmo Campos, 46’), 11 - Michael Pinto (14 - Alexis Quintulen, 57’) e 18 - Ricardo Esgaio (10 - Mateus Fonseca, 30’).
Suplentes não utilizados: 1 - João Figueiredo e 3 - Ignácio Ameli.
Treinador: Luís Dias.

Árbitro: Fernando Nevado (AF Guarda).

Resultado ao intervalo: 0-1.
Resultado final: 1-1.

Marcadores: Altaír Junior (9’) e Andrian Mendez (58’).

in Academia de Talentos

Fica aqui uma entrevista com o nosso ex jogador Hugo Airosa.
[hr]

Hugo Airosa adaptado ao Sporting de Braga

Depois de três anos a defender as cores do Sporting Clube de Portugal, o médio Hugo Airosa abandonou a Academia de Alcochete e surge esta época no Sporting Clube de Braga, onde vai cumprir o seu segundo ano de juvenil e prosseguir a sua formação futebolística.

Trata-se, pois, de um regresso ao Norte do país, uma vez que o jogador é natural da zona do Minho e já tinha representado o Grupo Desportivo Bairro da Misericórdia antes de ingressar no Sporting.

O nosso jornal entrou em contacto com o jovem atleta, que nos contou como decorreu a adaptação ao clube bracarense e fez questão de deixar bem clara a sua gratidão ao Sporting.

O novo emblema

“Quando fui dispensado do Sporting, os responsáveis do Sporting de Braga souberam que eu estava sem clube e contactaram-me para vir jogar para cá”. Foi desta forma que o médio encontrou um novo clube e regressou a uma casa que até já conhecia, uma vez que “já tinha jogado nas escolinhas do Braga”, embora durante “muito pouco tempo”.

Foi sem problemas que o jogador de 16 anos (15-03-1993) se adaptou ao novo emblema, como o próprio nos deu conta: “Foi uma adaptação fácil. Quando cheguei ao clube já conhecia muita gente, até porque sou aqui da zona. Para mais, o Braga contratou alguns jogadores da minha idade e um deles é o Rúben Freitas, que também veio do Sporting e até está a viver em minha casa”.

O Campeonato Nacional de Juvenis já teve o seu início e o Sporting de Braga empatou a duas bolas com o Vizela no jogo de estreia. Hugo Airosa não pôde dar o seu contributo à equipa nesse duelo, por se encontrar lesionado. “Estou com uma rotura. Nem sei bem como aconteceu, mas foi no decorrer de um treino”, explicou o jogador, que ainda estará de fora, pelo menos, no próximo jogo diante do Varzim.

O jogador tem uma opinião bastante positiva sobre o plantel no qual está inserido e antevê um bom campeonato para a sua equipa: “Penso que é um plantel com qualidade. O Braga fez algumas contratações e foram todas muito boas. Temos de trabalhar e, quando ganharmos maior entrosamento, ficaremos muito fortes e podemos realizar um grande campeonato”.

Em relação aos objectivos pessoais para esta temporada, Hugo Airosa deseja “ser titular no Sporting de Braga e alcançar um bom estatuto na equipa”. Outra das metas traçadas pelo internacional Sub-15 e Sub-16 é “regressar à Selecção”.

Mas nem só o futebol está nos horizontes do médio, que revela ter os pés bem assentes na terra. “Estou interessado na escola e no futebol. É claro que se chegar ao profissionalismo haverá outro interesse, mas a escola é uma grande prioridade para mim”, defendeu o jogador.

Agradecido ao Sporting

Hugo Airosa reconhece a importância que os três anos passados no Sporting tiveram no seu crescimento e nem por um momento se mostra magoado com o clube leonino, muito pelo contrário.

Apesar da dispensa, o jogador garante estar “muito grato pelos três anos” que passou no Sporting. “Todas as pessoas que trabalharam comigo durante esse tempo foram espectaculares e só tenho de agradecer pelo que aprendi naquele clube. Sinto-me um jogador diferente, sinto que evoluí muito e sinto que posso fazer a diferença aqui no Braga. O que aprendi pode ser muito importante para mim quando chegar ao futebol sénior”, vincou o atleta.

A saída do Sporting foi-lhe comunicada no início de Julho, depois de ter participado no Europeu de Clubes. “Fui ao Europeu de Clubes e a um torneio na Corunha e penso que nunca tinha jogado tão bem pelo Sporting como o fiz nesses torneios, sobretudo num jogo contra o Real Madrid”, soltou o médio, que prosseguiu: “Nunca pensei que iria embora. Mas olhei para os casos do Rui Coentrão e do Mauro Antunes, que também saíram, e pensei que o melhor para mim era pedir para me ir embora. Isto porque, e apesar de não o terem referido, penso que a estatura física foi uma das razões para ser dispensado”.

Na época passada, a equipa de Juvenis «B» do Sporting realizou um campeonato verdadeiramente impressionante, tendo cedido apenas um empate (1-1, diante do Casa Pia) e contando por vitórias todos os restantes jogos realizados. O título distrital assentou que nem uma luva ao percurso dessa equipa e Hugo Airosa fez uma pequena análise desse campeonato. “Foi espectacular. No final do jogo que empatámos sentimo-nos como se tivéssemos perdido. Queríamos mesmo terminar o campeonato apenas com vitórias, mas foi uma época muito boa”, comentou.

O médio terminou a conversa com a Academia de Talentos lançando palavras muito elogiosas aos seus ex-companheiros no clube verde-e-branco: “Penso que a nossa equipa do ano passado era, sem dúvida, uma das melhores equipas da formação do clube. Acho que podem sair dali muitos bons jogadores que, se continuarem a sua evolução, o Sporting nem vai saber o que fazer com tantos jogadores de qualidade”.

Texto: Redacção Academia de Talentos (João Miranda).
Imagem: Academia de Talentos.
[hr]

O Hugo era um jogador que eu apreciava bastante, o seu empenho em campo e a sua qualidade ,fez-me pensar que ele ia fazer o resto da formação em Alcochete.
Sinceramente nao percebo esta dispensa.Ele na entrevista fala na questão do fisico mas mesmo nesse aspecto nao me parece que ele fosse assim tao minorca.
Desejo-lhe toda a sorte do mundo e que um dia possa eventualmente regressar.

PS-Gostava de ouvir da boca dos nossos responsaveis o porquê desta dispensa.

SL

A formação do Sporting não funciona não bem como se pensa… a dispensa do Mauro Antunes,do Hugo Airosa e do Afonso Figueiredo este ano veio confirmar tudo isto. Ainda ontem falei com o irmão do Afonso,que penso também ser deste fórum, que me disse que o miudo para além de ser um excelente lateral esquerdo, transpira sportinguismo por todos os poros, e só foi dispensado porque…na posição dele havia um jogador que era maior, e não melhor.