Fica aqui uma entrevista com o nosso ex jogador Hugo Airosa.
[hr]
Hugo Airosa adaptado ao Sporting de Braga
Depois de três anos a defender as cores do Sporting Clube de Portugal, o médio Hugo Airosa abandonou a Academia de Alcochete e surge esta época no Sporting Clube de Braga, onde vai cumprir o seu segundo ano de juvenil e prosseguir a sua formação futebolística.
Trata-se, pois, de um regresso ao Norte do país, uma vez que o jogador é natural da zona do Minho e já tinha representado o Grupo Desportivo Bairro da Misericórdia antes de ingressar no Sporting.
O nosso jornal entrou em contacto com o jovem atleta, que nos contou como decorreu a adaptação ao clube bracarense e fez questão de deixar bem clara a sua gratidão ao Sporting.
O novo emblema
“Quando fui dispensado do Sporting, os responsáveis do Sporting de Braga souberam que eu estava sem clube e contactaram-me para vir jogar para cá”. Foi desta forma que o médio encontrou um novo clube e regressou a uma casa que até já conhecia, uma vez que “já tinha jogado nas escolinhas do Braga”, embora durante “muito pouco tempo”.
Foi sem problemas que o jogador de 16 anos (15-03-1993) se adaptou ao novo emblema, como o próprio nos deu conta: “Foi uma adaptação fácil. Quando cheguei ao clube já conhecia muita gente, até porque sou aqui da zona. Para mais, o Braga contratou alguns jogadores da minha idade e um deles é o Rúben Freitas, que também veio do Sporting e até está a viver em minha casa”.
O Campeonato Nacional de Juvenis já teve o seu início e o Sporting de Braga empatou a duas bolas com o Vizela no jogo de estreia. Hugo Airosa não pôde dar o seu contributo à equipa nesse duelo, por se encontrar lesionado. “Estou com uma rotura. Nem sei bem como aconteceu, mas foi no decorrer de um treino”, explicou o jogador, que ainda estará de fora, pelo menos, no próximo jogo diante do Varzim.
O jogador tem uma opinião bastante positiva sobre o plantel no qual está inserido e antevê um bom campeonato para a sua equipa: “Penso que é um plantel com qualidade. O Braga fez algumas contratações e foram todas muito boas. Temos de trabalhar e, quando ganharmos maior entrosamento, ficaremos muito fortes e podemos realizar um grande campeonato”.
Em relação aos objectivos pessoais para esta temporada, Hugo Airosa deseja “ser titular no Sporting de Braga e alcançar um bom estatuto na equipa”. Outra das metas traçadas pelo internacional Sub-15 e Sub-16 é “regressar à Selecção”.
Mas nem só o futebol está nos horizontes do médio, que revela ter os pés bem assentes na terra. “Estou interessado na escola e no futebol. É claro que se chegar ao profissionalismo haverá outro interesse, mas a escola é uma grande prioridade para mim”, defendeu o jogador.
Agradecido ao Sporting
Hugo Airosa reconhece a importância que os três anos passados no Sporting tiveram no seu crescimento e nem por um momento se mostra magoado com o clube leonino, muito pelo contrário.
Apesar da dispensa, o jogador garante estar “muito grato pelos três anos” que passou no Sporting. “Todas as pessoas que trabalharam comigo durante esse tempo foram espectaculares e só tenho de agradecer pelo que aprendi naquele clube. Sinto-me um jogador diferente, sinto que evoluí muito e sinto que posso fazer a diferença aqui no Braga. O que aprendi pode ser muito importante para mim quando chegar ao futebol sénior”, vincou o atleta.
A saída do Sporting foi-lhe comunicada no início de Julho, depois de ter participado no Europeu de Clubes. “Fui ao Europeu de Clubes e a um torneio na Corunha e penso que nunca tinha jogado tão bem pelo Sporting como o fiz nesses torneios, sobretudo num jogo contra o Real Madrid”, soltou o médio, que prosseguiu: “Nunca pensei que iria embora. Mas olhei para os casos do Rui Coentrão e do Mauro Antunes, que também saíram, e pensei que o melhor para mim era pedir para me ir embora. Isto porque, e apesar de não o terem referido, penso que a estatura física foi uma das razões para ser dispensado”.
Na época passada, a equipa de Juvenis «B» do Sporting realizou um campeonato verdadeiramente impressionante, tendo cedido apenas um empate (1-1, diante do Casa Pia) e contando por vitórias todos os restantes jogos realizados. O título distrital assentou que nem uma luva ao percurso dessa equipa e Hugo Airosa fez uma pequena análise desse campeonato. “Foi espectacular. No final do jogo que empatámos sentimo-nos como se tivéssemos perdido. Queríamos mesmo terminar o campeonato apenas com vitórias, mas foi uma época muito boa”, comentou.
O médio terminou a conversa com a Academia de Talentos lançando palavras muito elogiosas aos seus ex-companheiros no clube verde-e-branco: “Penso que a nossa equipa do ano passado era, sem dúvida, uma das melhores equipas da formação do clube. Acho que podem sair dali muitos bons jogadores que, se continuarem a sua evolução, o Sporting nem vai saber o que fazer com tantos jogadores de qualidade”.
Texto: Redacção Academia de Talentos (João Miranda).
Imagem: Academia de Talentos.
[hr]
O Hugo era um jogador que eu apreciava bastante, o seu empenho em campo e a sua qualidade ,fez-me pensar que ele ia fazer o resto da formação em Alcochete.
Sinceramente nao percebo esta dispensa.Ele na entrevista fala na questão do fisico mas mesmo nesse aspecto nao me parece que ele fosse assim tao minorca.
Desejo-lhe toda a sorte do mundo e que um dia possa eventualmente regressar.
PS-Gostava de ouvir da boca dos nossos responsaveis o porquê desta dispensa.
SL