Juniores - SPORTING x Odivelas

Hoje lá me desloquei à Academia para ver o penúltimo jogo da fase regular dos nossos juniores. Cheguei já perto do início de jogo e por isso não tenho fotos do alinhamento das equipas. Tentei tirar fotos de todos os jogadores, mas a minha máquina fotográfica não tem zoom óptico e assim as fotos não são de primeiros planos.

Esteve uma casa bem composta com bastantes espectadores adeptos do Odivelas e um dia com céu quase limpo e temperatura bastante agradável.
Foi um jogo fácil, onde novamente não alinhámos com o 11 principal completo, já que a fase regular já está a acabar e já estamos apurados para a fase final com o primeiro lugar assegurado. Os jogadores do Odivelas começaram bem o jogo, pressionando muito em cima os nossos jogadores não lhes dando espaço de manobra para actuarem. Por isso mesmo, sentimos algumas dificuldades em entrar no último terço do terreno até porque alguns dos nossos jogadores que não são titulares habituais queriam mostrar serviço e por vezes complicavam aquilo que seria mais simples. E assim foi-se passando o tempo na primeira parte sem grandes jogadas de perigo.
Até que, já perto do intervalo, um cruzamento açucarado do Vivaldo para o Owuso resultou no primeiro golo pois o nosso ponta-de lança (excelente jogador) só teve de encostar a bolas nas redes.
A segunda parte começou praticamente com o nosso segundo golo numa bela jogada a envolver o Bruno Matias, o Marco Matias e o Owuso. O nosso capitão de hoje (Bruno Matias) rematou sem hipóteses de defesa depois de uma assistência brilhante do Marco. Pouco depois do quarto de hora da segunda parte, entraram o outro capitão (André Santos), o Diogo Rosado (o tal jogador que na semana passada me fez lembrar o Pedro Barbosa no estilo de jogo e técnica) e o Wilson Eduardo. Saíram o André Martins, o Rabiu Ibrahim e o Owuso (este último lesionado fruto das cargas de porrada que levou no jogo todo). O jogo continuou com o domínio sportinguista até que nos últimos 5 minutos marcámos 3 golos. O Bruno Matias marcou o seu segundo golo através de um remate rasteiro na cobrança de um livre directo. O Marco Matias marcou de cabeça na jogada seguinte e passados 2 ou 3 minutos marcou novamente, desta vez isolado perante o guarda-redes adversário.
Já agora este guarda-redes do Odivelas (Pedro Miranda) já deve ter jogado no Sporting, já que no final do jogo foi bastante saudado por quase todos os jogadores leoninos.

Individualmente:
Nuno Silva - Pouquíssimo trabalho e a única vez que teve de se aplicar defendeu bem o remate do jogador do Odivelas.
Rui Figueiredo - Ao contrário da semana passada, não me impressionou muito tendo em conta que quase ninguém do Odivelas subiu pelo lado dele. Podia ter atacado mais. Mesmo assim ainda esteve envolvido no primeiro golo.
Welinton - Uma estampa física impressionante. Impôs-se quase sempre nas alturas, não tem medo de ter a bola nos pés e configurou-se sempre como o líder defensivo. A rever, pois não o conhecia e fiquei impressionado.
Jorge Abreu - Não sendo tão vistoso fisicamente como o seu parceiro da defesa, não comprometeu apesar de o Odivelas também não ter dado muito trabalho.
David Santos - Apesar de ter tido algum trabalho defensivo (as jogadas atacantes do Odivelas foram sobretudo por esse flanco), não se coibiu de ajudar o Bruno Matias no corredor esquerdo.
André Martins - Defensivamente foi importante pois aparecia muitas vezes à frente dos jogadores do Odivelas fazendo com que estes tivessem de soltar a bola para um colega ou para um adversário. Pequenito mas mexido.
Rabiu Ibrahim - Foi a primeira vez que o vi. Jogador de pequena estatura, tanto em altura como em corpolência, mas dono de uma técnica admirável. Mas não é aquela técnica do estilo Celsinho ou Ronaldinho. É uma técnica útil usada sempre em prol da equipa. Raramente o vi tirar mais que um jogador da frente - depois da primeira finta tentava sempre colocar a bola num companheiro solto. Também raramente o vi perder bolas mas vi-o muitas vezes a recuperá-las. Em suma, jogador de equipa, tacticamente evoluído, a bola “sai sempre redonda” dos pés dele quer em passes curtos como em passes longos, dá mesmo a ideia de ser uma das grandes promessas do futebol mundial. Como diziam alguns sócios que estavam ao pé de mim: “É incrivel, ele faz sempre tudo bem, toma sempre as melhores opções” :clap:
Vivaldo Arrais - Talvez o jogador mais discreto da equipa, sobretudo na primeira parte onde passou ao lado do jogo, exceptuando o cruzamento para o golo do Owuso. Na segunda parte melhorou mas mesmo assim foi discreto.
Marco Matias - Marcou dois golos, esteve sempre activo no seu flanco, mas tem de aprender a soltar mais a bola.
William Owuso - Grande ponta-de-lança que temos ali, não apenas de altura (é muito alto) mas também a nível de qualidade. Muito mexido, sempre a desgastar a defesa e a tentar dar linhas de passe aos colegas, ganhou a maioria das bolas altas que lhe passavam, conseguindo controlá-las e abrindo de imediato num colega mais liberto. Não é nada egoísta (ao contrário da maioria dos pontas de lança), tem um belo remate e parece-me que só precisa de afinar um pouco mais os remates de cabeça. Não sei que idade tem, mas se para o ano não existir dinheiro para um ponta-de-lança de qualidade, não vale a pena gastar com Purovics e Tiuís - metam este miúdo nos seniores pois ele tem qualidade e nós não temos pontas-de-lança.
Bruno Matias - o nosso capitão jogou como habitualmente na extrema esquerda e esteve muito bem. Esquecendo alguns momentos em que devia ter soltado a bola mais rapidamente, a verdade é que marcou dois golos, teve mais duas excelentes oportunidades e fartou-se de construir jogadas de ataque pelo seu flanco. Muito bem.
André Santos - é um jogador de classe. Mal entrou mostrou logo que mesmo a suplente joga sempre com o mesmo ritmo. Cortou várias bolas no meio-campo, fez vários passes de grande qualidade. Espero que esteja em forma para a fase final, pois vamos precisar dele no máximo das suas pontecialidades.
Diogo Rosado - tal como na semana passada, fiquei impressionado com a qualidade do Diogo. É bastante rápido quando se aplica, tem uma finta curta de grande qualidade tirando com facilidade os adversários da frente, os passes longos são milimétricos e se for necessário parece-me que também poderá jogar como nº10 (para já tenho-o visto como nº8 ).
Wilson Eduardo - entrou pouco tempo depois do André e do Diogo para substituir o lesionado Owuso. Não fez esquecer o Owuso, complicando por vezes e pareceu-me pouco inspirado. Não deu para aquilatar das suas qualidades.

Melhor em campo: Bruno Matias


O guarda-redes Nuno Silva quando ainda se estava no início do jogo.

Rabiu Ibrahim, Bruno Matias e Marco Matias (ao fundo) durante uma fase menos movimentada do jogo.

Os defesas centrais Jorge Abreu e Welinton Matos com este a conduzir a bola.

O gigante Owuso ao lado do defesa central que se fartou de lhe dar pancada.

David Santos (canto inferior esquerdo), Vivaldo Arrais e Rabiu Ibrahim durante um lançamento lateral.

Bruno Matias a preparar-se para rematar e William Owuso na expectativa.

Os quatro da defensiva: Rui Figueiredo e Jorge Abreu de frente e Welinton Matos e David Santos de costas.

Diogo Rosado e André Santos a prepararem-se para substituir Rabiu Ibrahim e André Martins.

Wilson Eduardo no momento em que ia entrar para o lugar do Owuso.

William Owuso a sair agarrado à perna e em grandes dificuldades (espero que esteja apto para a fase final pois bem precisamos dele).

Marco Matias, Welinton Matos, André Santos, Jorge Abreu e Vivaldo Arrais durante a marcação de um canto já na parte final do desafio.

dmalmeida,grande trabalho.Excelente mesmo!!Muito obrigado :clap: :clap: :clap:

O Owuso foi um grande achado…ainda bem que nao ficou no Anderlecht.Temos ali um avancado e um médio bastante possante e eficaz!! :dance:

Obrigado S. Guerreiro. Sempre que puder vou ver os juniores.

Em relação ao Owuso, só acho que ele é um bocadito magro para a altura que tem. Mas julgo que isso com o tempo acabará por ser resolvido. Do pouco que vi dele (ainda só vi dois jogos este ano) penso que estará ali o nosso futuro ponta de lança. Numas páginas atrás neste tópico alguém o comparou ao Jordão e realmente concordo com essa comparação. Tem boa técnica, é trabalhador, não se agarra à bola, desgasta os defesas e tem feeling pela baliza. Não sei quantos golos tem ele marcados esta época, mas nos últimos jogos tem-se fartado de marcar.

Pois,eu só o vi jogar a médio e nessa posicao ele recuperava bolas,passava pelos adversários e fazia passes certissimos tudo com muita facilidade…sempre pensei que dali saisse um médio box-to-box muito útil.Mas pronto,ainda bem que se adapatou bem á posicao de ponta de lanca.

Obrigado dnalmeida! Fico contente por também confirmares o que eu já havia visto e ouvido pelo sobre o André Santos. Quanto a mim o próximo Moutinho!

alguem me sabe dizer onde anda o paez? nc mais se falou nele desde que deixou de jogar nos seniores

Se n estou enganado continua ainda lesionado desde q teve na equipa principal.

Não embandeiremos am arco com os medos dos lamps!

A equipa está em crescimento, neste momento está bem, mas tem (tinha :pray: ) tendencia para ter umsa “paragens”.

A fase final é difícil e por ser curta não dá margem ao erro! Aliás um dos defeitos desta equipa é entrar nos jogos demasiado mole, o que em jogos com equipas mais equilibradas pode ser “a morte do artista”.

Que post extraordinário!

Obrigado:)

Sobre o Paez,devo dizer que gostei de alguns pormenores do “miúdo”,posso estar enganado mas vi ali futuro,esperemos que recupere depressa.

Hmm…técnicamente paraceu-me bastante fraco mas acho que é sempre bom ter um jogador destes no plantel.Ele no jogo aéreo é bastante forte e parece proteger bem a bola.Espero que evolua bem e continue a ser convocado para as seleccoes do Paraguai.

Gostei nomeadamente do “killer instinct” que parece ter,aparece no sítio certo para a finalização,observei isso nos poucos jogos que fez pela equipa principal,e sabe guardar bem a bola de forma soltar o jogo e depois aparecer na finalização,mas é uma opinião pessoal,a maior parte do pessoal não pareceu gostar muito dele aquando da sua entrada nos jogos da equipa principal,mas eu gostei…mas posso estar errado.

Tecnicamente fraco é que ele não é. :naughty:
Não confundir fintas e malabarismos com técnica.

Então e aquele guarda-redes colombiano que veio na mesma altura que o paez, chamado libis arenas a quem se apontava um grande futuro. o que é feito dele?

Voltou para o mesmo sítio de onde tinha vindo. :lol:
Esse jogador já era senior.
Acabámos por promover Patrício ao plantel principal e ir buscar Victor Hugo Golas para os júniores.
Acho que ficámos muito melhor servidos. :wink:

do que vi do paez não o achei nada de especial.
lembro-me de um cabeceamento dele contra o dynamo kiev em alvalade quando já estávamos a ganhar 2 ou 3, se não estou em erro.

:offtopic:
ontem na rádio disseram que no intervalo do scp vs leixões houve um concurso de meter as bolas no ângulo e houve um puto qualquer das escolinhas que em duas oportunidades meteu as duas.
alguém sabe do que estou a falar?
eu ontem não fui ao estádio por isso não sei se isto é verdade ou não…

Estarão eles contanimados com a mesma atitude de uma certa equipa que eu cá sei?

Quanto ao Owuso, ele quando veio para o Sporting era médio e depois foi adaptado a ponta de lança ou como foi isso?

Em relação a este deixem-me dizer que aquilo é tudo massa muscular. Para o mais distraido dos espectadores ele até ode parecer “entroncado” mas é tudo músculo.

É daquele que todos os dias a seguir ao treino vai para a sala de musculação, tendo já obrigado o departamento a fazer um plano de acompanhamento físico senão aquilo descambava, tal é a intensidade.

Aliás, contaram-me que não vi, que no jogo com os lamps, houve uma jogada em que lhe aparece uma lamparina, das maiores que lá tem, embalada em contra-ataque que parecia ter batido de frente numa parede quando lhe apareceu o Wellinton parado à frente.

Em relação ao acompanhamento e reportagem, muito obrigado. A ver se os jogos da fase final se coadunam com as minhas disponibilidades!

Se estão contaminados ou não não sei. O que sei é que já é reconhecido como um dos grandes defeitos desta equipa. Em regra, sofrem sempre no inicio de jogo, depois ligam o overdrive e levam tudo à frente. A questão, que desespera a equipa técnica, é que nos jogos da fase final as recuperações não vão ser assim tão fáceis.

Mas ele já na pré época era entrocado, muito forte no jogo aéreo e “duro” sem ser propriamente um Gladstone a por o pé/perna.