Juniores: Sporting 3 - Vitória de Setúbal 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Vitória de Setúbal e venceu por 3-0, com golos de André Pires, Bruno Matias e João Gonçalves.

Numa tarde primaveril e com a bancada bem composta, destaque para as presenças de Aurélio Pereira, José Manuel Torcato, Jean Paul, Carlos Bruno, Carlos Freitas e do roupeiro Paulinho. Também marcaram presença os juniores Tiago Jorge, Marco Lança (recomeça os treinos dentro de duas semanas), Adrien Silva e João Martins, bem como vários jogadores juvenis e iniciados.

O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves na direita; Daniel Carriço e David Santos formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto regressou para o seu lugar no lado esquerdo. O trio do meio campo foi composto por André Santos a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Yannick Pupo sobre a direita, ficando o ataque entregue a Alison na esquerda, Bruno Matias na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins (de regresso após lesão), os defesas Jorge Abreu e Vasco Campos, o médio Rui Lopes e os avançados Sebastião Nogueira, Marco Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Santarém.

Sebastião Nogueira, Jorge Abreu, André Cacito (com a bola) e Rui Lopes, durante o aquecimento.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, David Santos, Tiago Pinto, André Santos, Alison, Ricardo Nogueira, Bruno Matias, Yannick Pupo e André Pires.

Resumo da 1ª parte:

O jogo foi muito disputado nos primeiros minutos, com o Setúbal a responder à letra às primeiras investidas leoninas. Ao 5º minuto, surgiu o primeiro sinal de perigo do SCP. João Gonçalves cruzou da direita, Ricardo Nogueira rematou para defesa do guardião setubalense e Bruno Matias falhou a recarga. Apenas dois minutos depois, o Sporting chegou ao golo. Yannick Pupo cruzou do lado direito e André Pires, solto ao segundo poste, encostou o pé e fez o 1-0.

Festejos do golo inaugural.

O Vitória respondeu aos 10 minutos com um livre directo frontal que Rui Patrício defendeu sem dificuldade. Aos 17 minutos, André Santos rematou de meia distância mas a bola saiu um pouco ao lado do poste direito. A partir deste momento, e até ao intervalo, o Sporting manteve o controlo da partida mas sem construir grandes oportunidades de golo. A parte final do primeiro tempo foi pouco interessante, com Alison a dar um pontapé na monotonia instalada, rematando de longe mas ao lado.

Resumo da 2ª parte:

O segundo tempo começou com mais um remate de André Santos de meia distância, que o guarda-redes defendeu em dois tempos. Ao minuto 53, o SCP fez o seu segundo golo. Ricardo Nogueira cruzou da direita e Bruno Matias, no coração da área, cabeceou e fez o 2-0. O Sporting geria agora o resultado e o Vitória tentou reagir e chegar um pouco mais perto da área leonina, nunca chegando a criar verdadeiro perigo. Aos 70 minutos, Yannick Pupo rematou em arco, à entrada da área, com a bola a passar muito perto do poste. O Vitória respondeu com um remate de longe que Rui Patrício segurou. Tornou o Sporting a responder no minuto imediato com André Pires a cabecear por cima, após canto da direita de Bruno Matias.

Aos 73 minutos, saíram Bruno Matias e Ricardo Nogueira, entrando para os seus lugares (e respectivas posições) Sebastião Nogueira e André Cacito. Dois minutos depois, Yannick Pupo rematou para defesa do guarda-redes e o recém-entrado André Cacito falhou a recarga, rematando por cima da baliza. O jogo parecia novamente adormecido quando João Gonçalves, aos 78 minutos, quase sem preparação, desferiu um portentoso remate de fora da área, que só parou no fundo da baliza. Estava feito o 3-0, com o melhor golo da tarde, golo esse, que foi muito comemorado.

Tiago Pinto, João Gonçalves, André Santos e David Santos, com Daniel Carriço prestes a juntar-se ao grupo.

Imediatamente após o golo, saiu André Pires e entrou Rui Lopes. Quase no final da partida, destaque para um bom trabalho de Sebastião Nogueira a ganhar espaço à entrada da área e a rematar à meia volta. O guarda-redes sadino correspondeu com boa defesa, André Cacito ainda conseguiu cruzar para o segundo poste mas Rui Lopes cabeceou ao lado. O mesmo Rui Lopes teve a última oportunidade leonina, na marcação de um livre directo mas a bola saiu por cima.

Vitória justa do Sporting por 3-0.

No próximo sábado, dia 24 de Março, o Sporting desloca-se ao terreno do Alverca.

Trio de arbitragem – No aspecto técnico ajuizou mal algumas situações. Em relação à parte disciplinar, não usou do mesmo critério na amostragem do cartão amarelo.

Vitória de Setúbal – A equipa defende-se bem e tem um meio campo combativo. O ataque é o sector mais fraco da equipa, tendo sido muito inofensivo.

Sporting – Fez a exibição suficiente para vencer a partida. Teve momentos de bom futebol mas na maior parte do jogo preocupou-se mais em gerir o resultado.

Rui Patrício – Mais um jogo em que teve pouco trabalho, mostrando segurança nas vezes em que foi solicitado.

João Gonçalves – O MVP!! =D> =D> No primeiro tempo fez alguns cruzamentos perigosos e defendeu bem o seu flanco. Na segunda parte subiu de produção tendo atacado mais e destacando-se nos passes longos. Marcou um golaço!!

Daniel Carriço – Seguro na parte defensiva, aproveitou para subir no terreno, combinando em algumas jogadas de ataque. Tentou ainda a sua sorte nos pontapés de canto como habitualmente.

David Santos – Esteve seguro e eficiente na marcação, embora revele algumas limitações técnicas.

Tiago Pinto – De regresso após paragem fez um primeiro tempo de muito bom nível. Esteve intransponível na defesa e subiu pelo seu flanco de forma pujante e voluntariosa. No segundo tempo, acusou a falta de ritmo e baixou de produção.

André Santos – Exibição positiva. Esteve melhor no segundo tempo, onde foi importante na organização e descongestionamento do jogo. Sente-se mais à vontade quando sobe no terreno. Arriscou o remate de meia distância.

Yannick Pupo – Das melhores unidades leoninas em campo. Fez a assistência para o golo inaugural e foi um dos elementos mais rematadores. :slight_smile:

André Pires – Começou muito bem a partida, marcando o 1º golo e revelando o pulmão habitual nas recuperações de bola. Depois baixou um pouco de produção mas esteve sempre num nível positivo.

Bruno Matias – Marcou o segundo golo do SCP. Esteve mais em jogo do que em partidas anteriores mas as suas intervenções nem sempre saíram bem pois aborda os lances de forma algo ingénua e precipitada.

Alison – Na primeira parte, nunca conseguiu criar verdadeiro perigo pelo seu flanco. No segundo tempo melhorou, subindo mais no terreno e intervindo mais na manobra ofensiva.

Ricardo Nogueira – Fez a assistência para o segundo golo leonino. É um jogador que gosta de trabalhar para o colectivo, efectuando inúmeras combinações e alguns cruzamentos. Saiu diminuído fisicamente, após algumas entradas mais duras.

Sebastião Nogueira – Entrou bem na partida, dinamizando o seu flanco com a sua velocidade e capacidade de desequilíbrio. Teve um par de bons remates. :slight_smile:

André Cacito – Esforçado como de costume, dispôs de um par de ocasiões de golo.

Rui Lopes – Mostrou-se na marcação de bolas paradas e em algumas combinações com os colegas.

É impressão minha ou o Pupo e o João Gonçalves estão a subir de rendimento de jogo para jogo?

O Marco Matias tem perdido preponderância. Deve-se a alguma coisa em especial?

Tenho gostado das indicações do Sebas Nogueira. Ele é juvenil de primeiro ou 2º ano?

É impressão minha ou o Pupo e o João Gonçalves estão a subir de rendimento de jogo para jogo?

Sim no caso do Pupo, nem por isso no caso do João Gonçalves. Ele tem jogado sempre a este nível no decorrer do último mês.

O Marco Matias tem perdido preponderância. Deve-se a alguma coisa em especial?

Acho que não. São as opções do Lima. Também é positivo que ele vá rodando os jogadores.

Tenho gostado das indicações do Sebas Nogueira. Ele é juvenil de primeiro ou 2º ano?

Ele é junior de segundo ano. É bom jogador mas não lhe têm sido dadas muitas oportunidades.

CdL,Achas que o Pupo já tem nível para substituir o Romagnoli que provávelmente vai sair.
Espero ser uma questao de tempo que o Pupo esteja no plantel principal.

Adimra-me o J.Abreu nao ser titular enquanto o M.Lanca está lesionado até porque ele era capitao da seleccao sub17 juntamente com o Adrien Silva…

Deposito muitas esperancas no CACITO!!!Consegui ver nele um grande talento para Ponta de Lanca.Espero que ele nao me desiluda!

CdL,Achas que o Pupo já tem nível para substituir o Romagnoli que provávelmente vai sair.

Nível talvez tenha mas só mesmo vendo-o em acção na equipa principal.

Espero ser uma questao de tempo que o Pupo esteja no plantel principal.

Deve ser já para o ano, baseando-me no ordenado que aufere.

Adimra-me o J.Abreu nao ser titular enquanto o M.Lanca está lesionado até porque ele era capitao da seleccao sub17 juntamente com o Adrien Silva...

Também esperava que fosse o Jorge Abreu mas o David Santos tem dado conta do recado.

Se me permitem, já olho para estas crónicas dos nossos manos com saudades. Vai-me custar bastante quando na próxima época, não teremos estes registos. Prova que o trabalho deles, sobretudo na minha opinião, é de um valor enorme.

Quanto ao resto, enorme satisfação por esta vitória e por ver o “meu” Pupo a subir cada vez mais de rendimento. :slight_smile:

Se me permitem, já olho para estas crónicas dos nossos manos com saudades. Vai-me custar bastante quando na próxima época, não teremos estes registos. Prova que o trabalho deles, sobretudo na minha opinião, é de um valor enorme.

Quanto ao resto, enorme satisfação por esta vitória e por ver o “meu” Pupo a subir cada vez mais de rendimento. :slight_smile:

Se eu ganhar o Euromilhões prometo que lhes ofereço um ferrari para as deslocações e um camarote com jacuzzi para assistirem aos jogos e assim continuarem com as fabulosas crónicas.

Já começo a ter saudades…

Mais uma vez em grande …
Grande crónica dos manos e grande resultado.

Mais uma vez em grande ... Grande crónica dos manos e grande resultado.
:arrow:

Excelente crónica como sempre. :smiley:

Adorei as sapatilhas do Rui Patricio :slight_smile:

Adorei as sapatilhas do Rui Patricio :)

Não tinha reparado nesse detalhe. São uma de cada côr, não é ?

Adorei as sapatilhas do Rui Patricio :)

Não tinha reparado nesse detalhe. São uma de cada côr, não é ?

Exactly. :lol:

mais uma vez tive o prazer de assistir ao jogo ao lado dos repórteres de serviço…

vou dar o meu contributo fazendo a minha própria avaliação dos jogadores para se ter mais um ponto de visto sobre o valor dos mesmos:

R. Patrício - O “buffon” teve pouco trabalho, mas revela sempre segurança nas suas poucas intervenções - Nota - 3 (0 a 5)

J. Gonçalves - Temos aqui um caso interessante. é um médio de origem com muita técnica e que se adaptou muito bem a posição de lateral direito - quiçá um novo Carlos Xavier ;). Nota 4

D. Carriço - Mais faltoso que o habitual, talvez devido a sobrecarga de jogos a que tem sido sujeito, não sabe contudo jogar mal - o nosso “john Terry” Nota - 3

David Santos - 100 % de acordo com que o CRL escreveu. Nota - 3

T. Pinto - Muita raça, mas abaixo do que já lhe vi fazer esta época Nota - 3

André Santos - foi o 2º jogo que vi deste jogador e cada vez mais me enche as medidas… muita raça, recuperações, velocidade de execução, e um grande pulmão. Mais um potencial trinco para o plantel leonino? Nota - 4

André Pires - Jogador Completo - Box to Box. Marcou um. quase marcou outro. Recupera bolas e entrega-as jogáveis. Nota - 4

Yannick Pupo - O toque de classe da equipa. dotado tecnicamente. Sabe sempre qual a melhor solução a dar em cada jogada. Faz-me lembrar o Paulo Silas :wink: . Pode vir a ser o nosso nº 10 num futuro próximo (na minha opinião). Nota - 4

B. Matias e Alisson - exibições semelhantes. algo precipitados ou complicativos na 1ª parte. estiveram melhor na 2ª atingindo a nota positiva. - Nota 3

R. Nogueira. é um jogador de equipa. belo cruzamento para o 2º golo. Mas ainda não encontrou o “killer-instinct” fundamental num Ponta de Lança… Nota - 3

S. Nogueira. Entrou muito Bem no jogo. parece-me ser o melhor extremo do plantel, pelo menos aquele que me agrada mais na sua forma de jogar e em termos de velocidade. Nota - 3

Cacito - Fisicamente, parece um Ponta de Lança Alemão - um tanque. Mas os poucos minutos que lhe dão não me permite fazer uma avaliação como deve ser. a rever

R. Lopes. marca bem os livres com o pé esquerdo…

Realmente é muito interessante o J.Goncalves ter-se adaptado tao bem como voces dizem a lateral-direito.
Por ser polivalente nao sei se nao valia a pena ter um jogador destes no plantel sènior.Cá por mim substituia o J.Alves sem problema nenhum…

O André Nogueira foi um dos pucos laterais direitos nas camadas jovens que me realmente impressionaram.Espero que ele venha a confirmar todo o seu valor no futebol sénior.

Obrigado tambem a ti Veron por deixares aqui as tuas avaliacooes dos nossos júniores!!

desculpem o off-topic mas tem de ler isto:(comentários no recordonline.pt)

• 16:57 - JOSÉ FERREIRA
Meus amigos, eu sou Benfiquista 1000%, mas queria que me explicassem como é que os jovens do sporting correm tanto e têm tanta garra, enfim dão o que têm e não têm lá pelo clubeco deles, e os jovens do Benfica (ex. João Coimbra), quando jogam parecem “moscas mortas”, insossos, sem garra nem vontade, mais parecendo meninas de saias.Precisamos de implantar no Benfica uma verdadeira Cultura de Trabalho e Aplicação MÁXIMAS. Benfica, sempre o Maior e o Melhor de Portugal.

Hehehe,atrasados mentais,impotentes…

outro atrasadinho:

07:31 - Tiago
so kem n tem olhos na kara n consegue ver k esse puto e’ jogador da bola, o miudo tem o toke de bola do Rui Costa…como ja li noutros comentarios k os jogadores do sporting correm e fazem isto e akilo sao os maiores…mas tao la atras…aki no Benfica n e’ preciso korrer mto…a bola e’ k korre! FORÇA BENFICA

Gostei particularmente da parte onde diz que nao é preciso correr muito…a bola é que corre…ai que esta estupidez nao tem limites…

tem o toque de bola do rui costa…

AHHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHHA

conseguiram levar um cepo para o plantel sénior e acham que têm ali o próximo c.ronaldo!

:twisted:

Obrigado aos manos por mais uma crónica. :smiley:

Gostei sobretudo que tivessemos ganho a jogar bem, afinal quem joga bem e ganha são 4 pontos :wink:

A questão do João Gonçalves é uma questão anormal: é termos um atleta que onde quer que jogue, joga bem (pelo menos os manos dão boas críticas! e não vejo quem discorde!). Assim, penso ser interessante reflectir numa situação, ninguém é titular na equipa no SCP por acaso ou por engano. E se ele é titular em diferentes posições… :-k … é juntar 1+1 :!: