Juniores: Sporting 3 - Oeiras 0 (Crónica)

O Sporting recebeu a Associação Desportiva de Oeiras e venceu por uns confortáveis 3-0, com todos os golos a serem apontados no segundo tempo. Ricardo Nogueira bisou e Marco Matias apontou o outro tento.

Destaque para a presença de José Eduardo Bettencourt na Academia. O treinador do Oeiras é Carlos Alves, filho do “Luvas Pretas” João Alves.


João Martins e, mais atrás, Yannick Pupo e Vasco Campos.

A nossa equipa apresentou-se no 4-3-3 habitual com Rui Patrício na baliza, Vasco Campos a defesa direito, Daniel Carriço e Marco Lança como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo; João Martins jogou a trinco, João Gonçalves descaído sobre o lado esquerdo e Yannick Pupo sobre a direita; Alison jogou na ala direita, Vivaldo Arrais na ala esquerda e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, o defesa Tiago Pedrosa, os médios André Pires e Adrien Silva e os avançados Marco Matias, Fábio Paim e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Santarém.


Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, Marco Lança, Tiago Pinto, João Gonçalves, Vasco Campos, Vivaldo Arrais, Yannick Pupo, Alison, Ricardo Nogueira e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O Oeiras começou o jogo com boa circulação da bola, o que desde logo provocou alguma desorientação no Sporting, que não conseguia acertar com as marcações e movimentações colectivas. Daniel Carriço, poucos minutos depois do início da partida, começou a chamar a atenção aos seus companheiros, orientando-os dentro do campo. Também o treinador Luís Martins esteve muito interventivo nesse aspecto. O primeiro remate à baliza foi de Tiago Pinto aos 9 minutos, descaído sobre a direita da grande área, com a bola a sair ao lado. O Oeiras, apesar do acerto nas movimentações não provocava perigo, enquanto o SCP apresentava um jogo muito desorganizado. Aos 13 minutos, Ricardo Nogueira cruzou para a pequena área mas ninguém aproveitou a deixa. Dez minutos depois foi o central Marco Lança que, descaído sobre o lado esquerdo do ataque, rematou para defesa do guardião do Oeiras.

À passagem da meia hora, o Oeiras bateu um livre para a área, com Rui Patrício a sair a soco, afastando o perigo. Nesta altura, a equipa adversária revelava algum ascendente territorial, aproximando-se mais da nossa área, mas sem provocar perigo. Aos 40 minutos, João Martins bateu um livre directo com a bola a raspar tinta do poste esquerdo. Até ao intervalo, surgiu o período de maior assédio à baliza adversária com muitos cruzamentos. Ricardo Nogueira, em jogada de insistência, rematou por cima. Adivinhava-se um segundo tempo mais bem jogado por parte do SCP.

Resumo da 2ª parte:

Luís Martins mexeu na equipa ao intervalo, tirando Vivaldo Arrais e João Gonçalves (muito apagados) e fazendo entrar Fábio Paim e André Pires. A verdade é que as substituições resultaram em cheio porque o Sporting fez uma boa segunda parte, tendo jogado do melhor futebol que já vimos neste início de época. Aos 50 minutos, Ricardo Nogueira fez o 1-0. Alison cruzou da direita e o nosso ponta de lança, no coração da área, cabeceou certeiro.


Festejos do 1º golo.

O SCP entrou então no seu melhor período do jogo, dominando-o com muita posse de bola e inúmeros cruzamentos e remates, mercê da boa dinâmica que os substitutos impuseram no jogo. Ricardo Nogueira, Daniel Carriço, Tiago Pinto e André Pires foram os que mais se destacaram no capítulo do remate, enquanto que Fábio Paim, Alison e novamente André Pires assistiam os companheiros. Adivinhava-se o 2-0, que chegou aos 75 minutos, novamente por Ricardo Nogueira. Alison rematou para defesa do guarda-redes adversário e Ricardo Nogueira, na recarga, captou a bola, fez a rotação e rematou para golo. No minuto seguinte, o nosso ponta de lança foi substituído por Marco Matias que foi ocupar a mesma posição. Até ao final do jogo, o SCP abrandou um pouco o ritmo, optando por gerir a posse da bola (com tranquilidade :D). O árbitro deu 3 minutos de desconto e foi nesse período que surgiu o 3-0. André Pires assistiu Marco Matias à entrada da grande área e este rematou com a parte de fora do pé, puxado ao poste esquerdo, fazendo um golo de belo efeito.

Vitória justa do Sporting por 3-0, num jogo de sentido único.

Trio de arbitragem – Quase nem demos por ele. E é o melhor elogio que lhe podemos fazer. Optou por não mostrar cartões num ou noutro lance mais viril, tendo-se limitado a advertências verbais, com alguma pedagogia à mistura.

Oeiras – Limitou-se a defender, esperando aguentar o 0-0 o mais possível. Praticamente não atacou nem revelou capacidade para tal.

Sporting – Fez uma primeira parte morna e desorganizada e uma segunda parte de boa qualidade. Revelou melhorias ao nível da finalização.

Rui Patrício – Mais um jogo tranquilo, em que o trabalho foi pouco ou nenhum.

Vasco Campos – Exibição segura do nosso lateral direito, não permitindo veleidades ao adversário e subindo algumas vezes no terreno.

Daniel Carriço – O habitual. Segurança e eficácia lá atrás; voz de comando sempre presente e disponibilidade para participar em lances ofensivos, rematando sempre que possível.

Marco Lança – Consideramos que está a ser uma aposta ganha a sua adaptação a defesa central. Revela-se cada vez mais seguro e autoritário nos seu terreno de jurisdição.

Tiago Pinto – Está a fazer um brilhante início de época. Consegue manter a mesma bitola ao longo dos 90 minutos, tendo-se cotado como um dos melhores em campo. Defende, sobe, ataca, cruza, remata e bate bolas paradas. Sempre muito interventivo. :smiley:

João Martins – Não foi uma exibição ao seu nível. Esteve algo desconcentrado no primeiro tempo, tendo perdido mais lances do que o habitual. Abusou do jogo viril, tendo cometido algumas faltas mais duras. No segundo tempo subiu uns furos de produção, o que também se reflectiu na melhoria colectiva.

João Gonçalves – Muito apagado. Pareceu cansado (talvez devido à sobrecarga de jogos pelo SCP e pelos sub-19) e por isso foi uma unidade quase sempre a menos. Saiu ao intervalo.

Yannick Pupo – Admitimos que este jogador tem bom toque de bola e boa capacidade de passe. No entanto, revela bastante lentidão quer de movimentos, quer de decisão relativamente ao melhor seguimento dos lances. Intermitente no 1º tempo, acabou por “desaparecer” do jogo na 2ª parte.

Alison – Exibição positiva do extremo, pese embora alguma intermitência. Está um pouco menos inconsequente, tendo melhorado na sua capacidade de decisão dos lances. Assistiu para o 1º golo leonino e iniciou a jogada que originou o 2º.

Vivaldo Arrais – Esteve pouco em acção, na fase em que o SCP não conseguia produzir jogo ofensivo. Saiu, sem surpresa, ao intervalo.

Ricardo Nogueira – O MVP!! =D> =D> Marcou dois bons golos, teve mais algumas oportunidades, e esteve sempre muito interventivo na manobra ofensiva da equipa. Resolveu a partida, revelando sentido de baliza.

André Pires – Entrou muito bem no jogo, como é habitual. É a aplicação prática do dito popular “antes quebrar que torcer”, disputando cada lance com muita garra. Sempre muito empenhado, correu, assistiu (é dele o passe para o 3º tento) e rematou. O seu sentido posicional é impressionante. :slight_smile:

Fábio Paim – Também entrou bem no jogo, dando a dinâmica certa para que o SCP conseguisse ser mais acutilante. Apesar de um ou outro lance desnecessariamente mais inconsequente, também produziu boas jogadas e cruzamentos perigosos. :slight_smile:

Marco Matias – Jogou pouco tempo mas, ainda assim, deu para marcar um bonito golo. Foi a primeira vez que o vimos jogar.

mais uma vez obrigado coração de leão

Para ti coracao de Leao =D> =D> =D>

Obrigado

Obrigado pelo excelente texto.

É um pouco esquisito ver o Paim no banco, embora entrasse na segunda parte e melhorasse o jogo ofensivo. Para um jogador tão falado para a idade dele, e desde há uns dois anos que é promessa, é difícil perceber por que fica no banco (hão-de haver motivos!).

Vitória expressiva, FORÇA SPORTING!

Mais uma tarde maravilhosa na presença dos nossos reporteres de luxo!

Estes miudos vão longe, aquele Carriço é excelente a fazer de capitão!

Parabens Coração e parabéns Felina :wink:

Por estas e por outras é que recebeste o Oscar!! :smiley: :smiley:

Obrigado!!!

Vou começar no spam com tantos agradecimentos. :lol:

É de facto um prazer. Obrigado amigos. :arrow:

Ricardo: tenho andado atento aos elogios ao Tiago Pinto. Sendo uma posição onde normalmente temos carência de bons jogadores, inclusivamente na Selecção, achas que é jogador para chegar ao plantel principal?

o joão martins é mais calmeirão que o irmão carlos, não? Pelo menos parece pelas fotos ser um jogador possante.

O Gonçalves e o Arrais já mudavam de cor de calçado! :twisted:

De resto mais uma vez, obrigado!

o joão martins é mais calmeirão que o irmão carlos, não? Pelo menos parece pelas fotos ser um jogador possante.
É um pouco mais alto e mais pesado que o Carlos sim.

E já agora aproveito para mais uma vez agradecer o fantástico trabalho que o Coração de Leão e a sua irmã têm feito no acompanhamento das nossas camadas jovens.

Coração de Leão mais uma vez obrigado pela excelente crónica.Achas que o Ricardo Nogueira tem condições para subir ao plantel principal futuramente?

é a 1ª vez que estou ligada como membro, mas queria já dizer que é bem fixe este acompanhamento dos putos da nossa academia…

Ricardo: tenho andado atento aos elogios ao Tiago Pinto. Sendo uma posição onde normalmente temos carência de bons jogadores, inclusivamente na Selecção, achas que é jogador para chegar ao plantel principal?

Apesar de te teres dirigido ao Ricardo, aqui te deixo a minha opinião. 8) O Tiago Pinto é um dos jogadores que mais aprecio e em quem mais acredito, por várias razões. Sendo defesa esquerdo, também pode jogar a ala, o que significa que defende e ataca igualmente bem. Além disso, ele joga os 90 minutos sempre a um ritmo constante e elevado e é um dos jogadores que revela mais regularidade exibicional. Espero sinceramente que lhe seja dada uma oportunidade, ele merece e tem valor.

Já agora por falar no Tiago Pinto, gostaria de esclarecer uma dúvida, nste momento as suas qualidades técnicas têm sido muito elogiadas, mas eu pergunto e as suas qualidades fisicas, é que uma vez o vi jogar nos juvenis e ele parecia-me muito franzino, mesmo comparado com os colegas, por isso perguntava a quem o acompanha mais de perto agora, se ele já evoluiu nesse aspecto suficientemente para poder encara o futebol sénior sem grandes receios.

Bom, ele não é nenhum matacão mas também já não é nada lingrinhas. A verdade é que ele dá sempre o corpo ao manifesto e no 1x1 e nos choques lá está dele de forma destemida.

Ricardo: tenho andado atento aos elogios ao Tiago Pinto. Sendo uma posição onde normalmente temos carência de bons jogadores, inclusivamente na Selecção, achas que é jogador para chegar ao plantel principal?

Apesar de te teres dirigido ao Ricardo, aqui te deixo a minha opinião. 8) O Tiago Pinto é um dos jogadores que mais aprecio e em quem mais acredito, por várias razões. Sendo defesa esquerdo, também pode jogar a ala, o que significa que defende e ataca igualmente bem. Além disso, ele joga os 90 minutos sempre a um ritmo constante e elevado e é um dos jogadores que revela mais regularidade exibicional. Espero sinceramente que lhe seja dada uma oportunidade, ele merece e tem valor.

Thks. :slight_smile:

Marco: No presente plantel, o Ronny e o Tello são tudo menos cavalões. Há posições onde a estatura fisica é mais necessária que outras, ainda assim não é um bem necessário, basta ver o J.Moutinho.

Marco: No presente plantel, o Ronny e o Tello são tudo menos cavalões. Há posições onde a estatura fisica é mais necessária que outras, ainda assim não é um bem necessário, basta ver o J.Moutinho.
Compreendo onde queres chegar, mas qualquer um desses jogadores é capaz de aguentar perfeitamente o choque, e o Ronny por acaso não é tão franzino assim.

Mas já fiquei um pouco mais descansado com o esclarecimento da Felina, e aproveito para lhe agradecer por isso.