Juniores: Sporting 3 - Louletano 1 (Crónica)

O céu carregado, algum vento e a ameaça de chuva não atraíram muita gente à Academia. Entre os presentes, vislumbrámos Yannick Djaló, os juniores não convocados (Paulo Renato, Tomané, André Pires, Alison, Marco Lança, Vasco Campos e Tiago Jorge), o seleccionador nacional de sub-19 Carlos Dinis, o treinador adjunto do Sporting Carlos Pereira, Jean-Paul, Gonçalo Bruno, e jogadores dos escalões de juvenis (Adrien Silva, Rui Lopes, Jorge Abreu, André Gonçalo e outros) e iniciados (Antony Vieira e outros).

De destacar igualmente a presença de alguns elementos do DUXXI do Lavradio.

Pedro Celestino, Diogo Tavares e Zezinando ao saírem do aquecimento.

O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Simão Coutinho e Daniel Carriço como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão) a trinco, Pedro Celestino sobre a esquerda e Bruno Pereirinha sobre a direita. A linha de frente foi composta por David Caiado na esquerda, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na direita. O banco do Sporting apresentou apenas seis elementos: o guarda-redes André Martins, o defesa Tiago Pires, os médios João Martins e João Gonçalves (saúde-se este regresso :smiley: ) e os avançados Sebastião Nogueira e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Santarém.

Da esquerda para a direita: Zezinando (capitão), Rui Patrício, André Nogueira, Simão Coutinho, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Diogo Tavares, Fábio Paim, Pedro Celestino, Bruno Pereirinha e David Caiado.

O jogo começou muito dividido e com o Louletano a mostrar que também tinha intenções de discutir o resultado, não obstante o penúltimo posto ocupado na tabela. Os algarvios entraram com uma marcação muito forte sobre os jogadores leoninos, tendo provocado algumas faltas nos minutos iniciais. O terreno estava molhado devido à chuva matinal, tornando a luta a meio campo mais intensa. Aos poucos e poucos o SCP tentou tomar conta do jogo. David Caiado teve a 1ª oportunidade aos 12 minutos, isolando-se mas permitindo uma intervenção segura do guardião algarvio. Nos minutos subsequentes, Pedro Celestino, Fábio Paim e novamente David Caiado remataram à baliza mas sem êxito.

A verdade é que foi o Louletano a marcar primeiro, aos 25 minutos. Na cobrança de um livre descaído sobre o lado esquerdo do ataque, a bola foi rematada directamente para a baliza. Rui Patrício, ao tentar desviar para canto, acabou por introduzir a bola na própria baliza. Era o 1-0 para a equipa adversária. O Sporting tentou reagir de pronto e Simão Coutinho, Bruno Pereirinha e Fábio Paim visaram a baliza nos minutos seguintes. De um pontapé de canto batido à maneira curta, saiu o golo do empate ao minuto 34. Tiago Pinto bateu para Fábio Paim, este ganhou espaço na área e cruzou para o remate de Diogo Tavares. A bola passou pelo meio das pernas do guarda-redes e entrou. Estava feito o 1-1. Até ao intervalo, destaque para um remate de meia distância de Zezinando.

Ao intervalo passámos a ter a companhia do Peter 1906 que, juntamente com o seu pai, se estreou nestas lides da Academia Sporting. Acabou por assistir ao melhor da partida! :wink:

O Sporting entrou na 2ª parte decidido a dar a volta ao rumo dos acontecimentos. Aos 49 minutos, Diogo Tavares rematou por cima. O SCP tentava controlar o jogo mas sem grande eficácia. Numa tentativa de “arrumar a casa”, Luís Martins substituiu Bruno Pereirinha por João Martins aos 58 minutos. A alteração teve efeitos quase imediatos. João Martins, na cobrança de um livre directo, rematou ao lado da baliza do Louletano. Aos 66 minutos, saiu Fábio Paim e entrou Sebastião Nogueira. André Nogueira viu cartão amarelo no minuto seguinte, por protestar uma falta assinalada contra o Sporting. Aos 68 minutos, chegou o 2-1. Diogo Tavares recebeu a bola a meio do meio campo do Louletano e começou a progredir em direcção à área. Mesmo sendo constantemente carregado, desembaraçou-se de todos os adversários que lhe apareceram à frente até se isolar perante o guarda-redes e rematar para o fundo das redes. Um golo soberbo e muito festejado. Diogo Tavares foi até ao banco de suplentes abraçar o treinador Luís Martins, tendo depois festejado com os colegas e visto um cartão amarelo por ter tirado a camisola.

João Martins, Tiago Pinto e Daniel Carriço a cumprimentarem Diogo Tavares.

Entretanto começou a chover com grande intensidade, o que tornou o terreno mais pesado. Aos 78 minutos, depois de uma jogada de insistência na área algarvia, Diogo Tavares recolheu uma bola perdida na área e fez o 3-1, fechando as contas do marcador. Este saiu aos 81 minutos, dando o seu lugar a Ricardo Nogueira. O jovem ponta de lança teve ainda tempo para criar bastante perigo numa descida à área contrária mas que a defesa se encarregaria de resolver. Nada mais de relevante se passou até ao final da partida.

Vitória justa do Sporting por 3-1.

Apreciações:

Trio de Arbitragem – Esteve bem, tendo conduzido o jogo de forma segura, não cometendo erros graves nem no aspecto técnico, nem no aspecto disciplinar.

Louletano – Não compreendemos como pode estar no penúltimo posto da classificação. Apresentou um meio campo forte e determinado nas marcações homem a homem e disposto a vender cara a derrota. Tentaram sempre o ataque à baliza leonina.

Sporting – Não foi das melhores exibições que vimos fazer. Contudo, após a desvantagem, procuraram dar rapidamente a volta à situação, embora nem sempre da melhor forma. Subimos de produção na 2ª parte, tendo merecido a vitória final.

Rui Patrício – Fica marcado pelo lance do golo adversário, onde poderia e deveria ter feito melhor. Além disso, revelou-se um pouco inseguro em algumas bolas aéreas.

André Nogueira – Exibição algo tímida na 1ª parte, onde raramente passou a linha do meio campo, tendo-se cotado como um dos melhores no 2º tempo, atacando e defendendo a preceito. :slight_smile:

Simão Coutinho – Fez um jogo certinho para quem não está com ritmo competitivo. Teve a sua área de acção devidamente controlada na maior parte do tempo.

Daniel Carriço – Outra exibição ao seu nível habitual. Muito certinho desde o primeiro até ao último minuto da partida, nunca permitindo grandes veleidades aos adversários.

Tiago Pinto – Um bom regresso à equipa. Não acusou a falta de ritmo, tendo feito uma exibição regular, quer a defender, quer a atacar.

Zezinando – O estilo habitual, embora hoje não tenha feito uma das suas melhores exibições. Lutador como é hábito na recuperação de bolas, não esteve tão feliz a nível ofensivo.

Pedro Celestino – Também esteve uns furos abaixo do que é hábito mas cumpriu.

Bruno Pereirinha – Fez uma boa primeira parte com algumas iniciativas de ataque, tentando sempre servir os seus companheiros. Caiu de rendimento no 2º tempo, sendo substituído.

David Caiado – Cheio de iniciativa como é seu timbre mas hoje as coisas não lhe saíram tão bem como é costume. Esteve muito activo mas os seus cruzamentos e jogadas combinadas nem sempre tiveram a melhor sequência.

Diogo Tavares – O MVP!! =D> =D> Autor de um hat-trick e sempre irrequieto na frente de ataque.

Fábio Paim – Fez uns bons primeiros 45 minutos, em que se destacou por ser o elemento mais desequilibrador, com maior número de cruzamentos e remates à baliza. Assistiu Diogo Tavares para o golo da igualdade. No segundo tempo, foi desaparecendo do jogo acabando por ser substituído.

João Martins – Foi importante a sua entrada porque o meio campo ficou mais organizado e coeso, acabando por ser dos melhores no 2º tempo. :slight_smile:

Sebastião Nogueira – Voluntarioso como é seu apanágio, nunca vira a cara à luta. Esteve em bom plano.

Ricardo Nogueira – Esteve pouco tempo em campo, mas ainda teve oportunidade para criar perigo na área adversária.

Mais uma grande reportagem! =D>

Obrigado.

Muito bom trabalho! Parabens (a ti e à equipa)! =D>

Muito obrigado, estas cronicas dos nossos juniores e das coisas que eu ando o todo tempo a espera …e pena os juniores nao poderem jogar todos os dias;-)
Ontem a fazer as minhas equipas que provavelmente irao ser titulares (Juniores e Seniores ) acertei no primeiro onze dos juniores em cheio e ate adivinhei uma substituicao( J.Martins para Pereirinha :smiley: ).
Diogo Tavares e mesmo excelente.Tem sem duvida capacidade para ficar no plantel para a proxima epoca.Pelo menos como quarto avancado!!!Forca grande Sporting e mais uma vez obrigadissimo pela cronica;-)

Excelente …
É com muito agrado que leio estas crónicas e quando leio da-me um bichinho por não estar presente.

Obrigado por mais uma grande reportagem, li-a com atenção e gostei. Obrigado. :wink:

Mais uma vez obrigado Ricardo e restante equipa. Dá-me um prazer especial ler estas crónicas. Keep going :wink:

Fábio Paím na equipa principal JÁ!

Ele que se comece a habituar.

Obrigado mais uma vez
Com esta reportagem tao completa
Nos que vivemos longe fechamos os olhos e imaginamo-nos em Alcochete
a assistir ao jogo.

Um beijinho para ti

Amiga F…, aka Jade,

Sei bem como estas cronicas do ENORME Ricardo Coraçao de Leao vos tocam,

já é altura da minha amiga e o seu esposo, virem a Portugal conhecer-nos, e aproveitar para ver o novo estadio e a academia :wink: :arrow:

Nos que vivemos longe fechamos os olhos e imaginamo-nos em Alcochete a assistir ao jogo.

Um beijinho para ti

É dos melhores elogios que poderíamos receber! :oops: :wink:
Bjs

Pois… e lá apareci eu eo meu pai na Academia; já no jantar tinha referido ao Ric… Coração de Leão ( e à irmã) que gostaria de um dia poder ir à Academia ver um joguito e conhecer ao vivo o que se vê nas fotos… e lá fui eu o meu pai e ainda levamos a chuva connosco (bem tentamos fugir mas não conseguimos)

Apreciações… a entrada na Academia nas fotos parece maior… mas o que se pode ver (desde as bancadas do campo principal) é que as restantes instalações têm uma qualidade muito boa, tem 6 campos e mais o principal e ainda 1 coberto, além dos edifício também terem muito bom aspecto.

Agora em relação ao jogo, como consultei o site do Sporting já um pouco tarde só consegui ver a 2 parte; e sou sincero eu não conheço a maior parte dos jogadores, posto isto falo-vos dos que conheço:

Tiago Pinto - como é defesa esquerdo jogou do lado contrário às bancadas, ou seja, pouco vi dele

Zezinando - nota-se que é bom jogador, mas teve uma (2 parte) um pouco infeliz; cortava as bola é certo, mas depois a saida para o ataque é que não era a melhor por vezes entregava a bola aos adversários.

Fábio Paim - jogador de enorme talento como garndes promenores e com um excelente toque de bola, peca é em agarrar-se muito à bola

Daniel Carriço - muito certinho a defender, nota-se que tem muita segurança nas funções que tem

Diogo Tavares - o que há a dizer de um jogador que num jogo faz 3 golos (só vi 2) e que é o melhor marcador da equipa…

André Nogueira - deixei o defesa direito para o fim, para dizer que para mim foi o primeiro; foi o jogador que mais gostei de ver, tem muitas condições para um dia, daqui a 2 temporadas talvez, chegar até à primeira equipa.

Mais uma excelente crónica. =D>

Só nao percebo uma coisa. O Diogo Tavares farta-se de marcar golos, mas quando a equipa precisou de avançados, nao foi ele o chamado. Porquê?

Mais uma grande crónica. Um must. Excelente trabalho sem dúvida! :smiley:

Devias escrever para o Jornal Do Sporting , isto é um cronica só ao nivel dos melhores :twisted:

Devias escrever para o Jornal Do Sporting , isto é um cronica só ao nivel dos melhores :twisted:

De muito melhor nível, comparando com as que vêm no jornal do Sporting. És o máior Coração de Leão! :smiley: :smiley:

Mais uma excelente crónica. =D>

Só nao percebo uma coisa. O Diogo Tavares farta-se de marcar golos, mas quando a equipa precisou de avançados, nao foi ele o chamado. Porquê?

Porque por parte da equipa técnica há uma clara preferência pelo Tomané, daí ter sido ele o escolhido.

Mais uma excelente crónica. =D>

Só nao percebo uma coisa. O Diogo Tavares farta-se de marcar golos, mas quando a equipa precisou de avançados, nao foi ele o chamado. Porquê?

Porque por parte da equipa técnica há uma clara preferência pelo Tomané, daí ter sido ele o escolhido.

Obrigado pela resposta. :wink:

Eu já fico triste por situaçoes destas acontecerem na equipa principal, mas nunca pensei que acontecessem a nivel de juniores. Que mau. :frowning: