Juniores: Sporting 2 - Boavista 0 (Crónica)

Caríssimos,

Estamos na recta da meta. No próximo sábado joga-se o Sporting-Boavista às 17 horas. Estou com ideias de chegar lá um pouco antes das 16 horas. Como é jogo de título, deduzo que algum de vós queira ir.

Como já não tenho grande paciência para muito discurso, fica o essencial:

  • Os sócios tragam o respectivo cartão. Entram sem pagar e têm acesso à parte coberta da bancada.

  • Não sócios pagam 4 euros. Não têm acesso à parte coberta da bancada enquanto não retirarem as barreiras, o que costuma acontecer logo ao apito inicial.

O ponto de encontro é o do costume às 15h20m. Só espero até às 15h30m.

Confirmados:

Coração de Leão
Felina
SCP Always
Angel Lion
JS_Veron

Eu vou lá ter. :arrow:

Estou em exames, mas também preciso de tirar os olhos dos livros de vez em quando…se alguém me puder dar boleia, agradecia. Se ninguém poder paciência…

Sr. reporter! ás 16h16 +/- tou lá! :wink: tenho finalmente uma tarde de sabado livre!!!

Podem contar comigo!!! Vou arrastar o meu pai comigo. Seremos 2 leões a empurrar os mossos míudos para a vitória.

Provavelmente não estarei no ponto de encontro definido pelo Coração de Leão a tempo, mas gostaria de encontrar o ppl aqui do fórum, mas como não conheço ninguém “visualmente”, agradecia que me dissessem onde se costumam sentar, para que possamos trocar algumas ideias e opiniões.

Até já!!!

VAMOS A ELES!!! 8) 8) 8)

Alguém sabe quanto está o resultado?

Não pude ir mas ganhámos 2-0. Somos bi-campeões! 8)

Parabens!
Todos os escaloes nos deram alegria este ano!

Bom trabalho! =D> =D> =D>

C A M P E Õ E S !

Obrigado Sporting!

[b][size=24px]C A M P E Õ E S ![/size][/b]

Obrigado Sporting!

AMO-TE SPORTING!!!Campeoes em iniciados,juvenis e juniores!!!Somos os maiores e o resto e dor de corno.

Agora so temos de ter a esperteza e aproveitar estas geracoes de ouro que vem ai…

Belissímo jogo! Que vitória! Poderia ter alcançado números históricos não fosse algumas falhas escandalosas de golo feito. Realce também para o número de público. Nunca tinha visto tanta gente na Academia. Tive que deixar o carro longe como tudo e ver o jogo junto à linha de fundo. Mas valeu a pena. O SPORTING FEZ O PLENO NA FORMAÇÃO!

Foi a maior enchente de sempre na Academia. Não obstante o tempo estar a fazer algumas caretas, com o céu bem nublado, o facto é que muitas centenas de pessoas acorreram para assistir à partida que decidiria o título de campeão nacional de juniores 2005/06. A bancada do campo principal encheu por completo e o resto da assistência teve que se espalhar ao longo da linha de fundo, junto à baliza do lado sul, bem como ao longo da linha lateral oposta à bancada. Também estiveram presentes alguns adeptos do Boavista mas é óbvio que a esmagadora maioria era adepta das cores verde e branca.

Em relação às individualidades que acompanharam a partida, registámos as presenças de José Eduardo Bettencourt, Aragão Pinto, Pedro Mil Homens, Paulo Abreu, Carlos Freitas, José Manuel Torcato, Aurélio Pereira, Jean Paul, Carlos Bruno, o seleccionador nacional de Sub-19 Carlos Dinis, o treinador do Belenenses Jorge Jesus, o treinador campeão nacional de juvenis João Couto, o treinador campeão distrital de juvenis B Luís Dias, os juniores não convocados Tiago Jorge, Simão Coutinho, Marco Lança, André Pires, Sebastião Nogueira, Ricardo Nogueira e Fábio Paim. Este último foi operado, na passada sexta-feira, ao menisco do joelho direito e estava de muletas. Ex-jogadores da nossa formação como Rúben Gravata, Pedro Coelho, Sandro Conceição e Jorge Teixeira (campeão de juniores na época passada) também disseram presente. A selecção distrital de Lisboa de Sub-15, que disputará o Torneio Lopes da Silva, também assistiu ao jogo destacando-se naturalmente os nossos nove campeões nacionais de iniciados. O Núcleo Sportinguista de Montalegre também lá esteve bem como Carlos Martins que foi dar apoio ao mano.

O Boavista é treinado pelo seu ex-jogador Caetano. A grande maioria dos seus jogadores são juniores de 2º ano, destacando-se pelo seu porte físico.

O Sporting apresentou-se em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Daniel Carriço e Paulo Renato a centrais e André Marques a defesa esquerdo. Zezinando (capitão) foi o trinco com Pedro Celestino a actuar mais sobre a esquerda e João Martins mais descaído na direita. Bruno Pereirinha foi o ala direita, David Caiado jogou na ala esquerda e Diogo Tavares foi o ponta de lança. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Vasco Campos, Tiago Pinto e Tiago Pires, o médio João Gonçalves e os avançados Alison e Tomané. O trio de arbitragem veio de Santarém.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Diogo Tavares, Pedro Celestino, André Marques, Paulo Renato, Daniel Carriço, Rui Patrício, Bruno Pereirinha, João Martins, David Caiado, André Nogueira e Zezinando.

Os minutos iniciais do desafio foram marcados pela grande ansiedade das duas equipas, afinal de contas, estava um campeonato nacional em jogo. O Boavista registou algum ascendente na fase inicial, mostrando-se mais rematador mas com fraca pontaria. O Sporting manifestava mais dificuldade em assentar o seu jogo mas pouco a pouco conseguiu sacudir a pressão inicial e levar o jogo mais para a zona do meio campo. Aos 12 minutos, surgiu a primeira oportunidade de golo com um boavisteiro a isolar-se pela esquerda e a rematar ao lado. Dois minutos depois, João Martins viu o cartão amarelo por uma entrada mais dura. Infelizmente, os jogadores do Boavista demonstraram uma cultura desportiva muito medíocre mandando-se para o chão ao mínimo toque sofrido (com o árbitro a marcar quase sempre falta).

A partir do quarto de hora, o Sporting tomou finalmente conta do desafio, mostrando que queria revalidar o título de campeão. Diogo Tavares fez uma óptima jogada pelo flanco direito, fintando toda a gente, entrando na área e rematando à baliza, depois de contornar o guarda-redes. Por fim, um defesa axadrezado salvou quase em cima da linha, o que poderia ter sido o primeiro golo do desafio. O domínio continuou e Diogo Tavares fez nova jogada pelo lado direito, cruzando para Pedro Celestino mas o remate deste saiu ao lado. O golo adivinhava-se. Aos 20 minutos, um defesa do Boavista viu o cartão amarelo. Aos 21 minutos, a luzinha do título acendeu-se. Novamente Diogo Tavares em mais um slalom pela direita, cruzamento para o coração da área e apareceu David Caiado a encostar com o pé para o fundo das redes. Era o 1-0 e o campeonato mais perto.

Os festejos do 1º golo.

O Sporting não desarmou. Aos 28 minutos, João Martins, Diogo Tavares e David Caiado fizeram uma boa triangulação mas do lance resultou apenas um canto. O minuto 31 teve muita animação: um cartão amarelo para um central boavisteiro; um remate de André Marques à figura e um remate perigoso do Boavista a que Rui Patrício correspondeu com uma boa defesa para canto. Entretanto, Bruno Pereirinha começou a abrir o livro. Teve uma brilhante iniciativa pelo lado direito, isolou Diogo Tavares mas este rematou ao lado. Depois foi Pedro Celestino que fez uma incursão pelo mesmo flanco mas rematou para defesa do guardião adversário. Aos 41 minutos, Rui Patrício viu o cartão amarelo por ter derrubado um atacante contrário fora da área, que se isolava. Do livre respectivo não resultou perigo. O banco do Boavista esteve sempre muito exaltado ao longo de toda a partida, reclamando por tudo e por nada, o que não só influenciou o trabalho da equipa de arbitragem mas também a postura dos seus jogadores, sempre muito quezilentos. André Marques viu o amarelo aos 44 minutos por uma entrada mais dura. Até ao intervalo, destaque para nova jogada de Diogo Tavares na direita a assistir David Caiado. O nosso extremo rematou mas o guarda-redes defendeu para canto.

No segundo tempo, o jogo começou muito dividido. O Boavista tinha de ir atrás do prejuízo mas raramente conseguiu criar ocasiões de verdadeiro perigo. O Sporting jogava de forma segura, tentando controlar o meio campo. Até que aos 60 minutos se gizou uma das melhores jogadas do encontro. Excelente jogada de combinação no flanco direito entre Bruno Pereirinha e André Nogueira, com o nosso lateral a cruzar para a área e Diogo Tavares a rematar para o 2-0.

Diogo Tavares a comemorar com os companheiros.

Diogo Tavares celebrando o 25º golo da temporada.

Aos 62 minutos, saiu Diogo Tavares e entrou para o seu lugar Tomané, com os dois jogadores a trocarem um forte e intenso abraço. A meia hora que faltava jogar tornou-se na parte mais quezilenta do desafio com os jogadores do Boavista a provocarem várias vezes sem nenhuma necessidade os jogadores leoninos. Mas também não será de admirar, dado que o banco do Boavista também não dava o melhor exemplo. Aos 70 minutos, Pedro Celestino teve uma boa jogada individual com remate por cima. Logo a seguir, foi Bruno Pereirinha a rematar à figura. Aos 72 minutos, saiu Bruno Pereirinha e entrou Tiago Pinto enquanto que ao minuto 83 saiu João Martins e entrou João Gonçalves. André Marques testou mais uma vez a sua pontaria aos 85 minutos mas a bola saiu por cima.

Por esta altura o Sporting já controlava o jogo com muita tranquilidade, fazendo a bola circular entre os jogadores e esperando pelo apito final. O público entretinha-se com alguns “olés” para enervar mais um pouco os jogadores do Boavista. Entretanto, os juniores não convocados aproximavam-se do terreno de jogo, prontos para fazerem a festa.

No período de descontos, houve de tudo um pouco. O Boavista mandou uma bola ao poste, naquela que foi a sua única ocasião de perigo no 2º tempo e Tiago Pinto foi expulso por uma entrada por trás, em que o árbitro terá exagerado na punição disciplinar. Instalou-se uma confusão entre as duas equipas com o n.º 10 do Boavista a discutir com o treinador Luís Martins sem percebermos muito bem porquê.

Até que, finalmente, o apito final soou e a festa começou!

Vitória justa do Sporting por 2-0.
Parabéns aos campeões nacionais de juniores 2005/06!!

A FESTA DOS CAMPEÕES E A GARRAFA DE CHAMPAGNE

A festa já começou lá ao fundo, enquanto Daniel Carriço e Luís Martins trocam um abraço.

Luís Martins comemorando com os seus pupilos.

É a loucura! Marco Lança agita uma garrafa de champagne vazia, enquanto Daniel Carriço se apresta para abrir a seguinte.

Os jogadores festejam com os sócios e adeptos leoninos, enquanto Daniel Carriço procura abrir a famigerada garrafa. “Bolas!!, que nunca mais consigo abrir isto…”

“Está quase, está quase…” parece dizer o nosso jovem central, enquanto Marco Lança goza com a situação. :mrgreen:

E lá vai disto!!! :mrgreen:

Daniel Carriço e Diogo Tavares muito efusivos.

Final da festa. Era hora de recolher ao balneário para a merecida banhoca!

Agora as apreciações:

Trio de arbitragem – Esteve muito mal no plano técnico, assinalando muitas faltas que não existiram, sempre a pedido dos jogadores e técnicos boavisteiros. Igualmente mal no plano disciplinar mostrando amarelos injustificados e expulsando Tiago Pinto em vez de se ficar pelo cartão amarelo.

Boavista – Equipa muito aguerrida com um colectivo muito forte. Fez um bom primeiro quarto de hora mas a partir daí não conseguiram reagir ao domínio do Sporting. Criaram poucas ocasiões de golo, destacando-se o n.º 10 e o extremo esquerdo como as melhores unidades. Lamentável a falta de cultura desportiva, quer de técnicos, quer de jogadores.

Sporting – Uma exibição à campeão. Depois de um quarto de hora mais hesitante, a equipa arregaçou as mangas, foi para cima do adversário e não mais deixou de dominar o jogo. Do ponto de vista colectivo, terá sido das melhores exibições que vimos fazer. =D> =D>

Rui Patrício – Exibição segura. Teve apenas que controlar os cantos e cruzamentos adversários, já que o perigo criado nunca foi muito. Nas poucas vezes que foi chamado a intervenções de maior grau de dificuldade, respondeu sempre com brilho e destreza. 8)

André Nogueira – Mais um grande jogo. Embora o adversário directo tenha sido difícil de marcar, levou quase sempre a melhor e ainda se deu ao luxo de apoiar o ataque sempre que pôde. Foi numa dessas subidas que fez a assistência para o segundo golo. 8)

Daniel Carriço – Jogou da maneira habitual. Tranquilo com a bola nos pés, ora fazendo circulá-la com os companheiros mais próximos, ora endossando-a em profundidade para os colegas mais adiantados. Impecável nas tarefas de marcação e desarme, acaba a temporada em excelente momento de forma. 8)

Paulo Renato – Foi das suas melhores exibições desta época. Jogando sempre na antecipação aos adversários directos, cometeu pouquíssimas falhas, tendo ainda oportunidade de subir pelo meio campo contrário, apoiando o ataque. 8)

André Marques – Não esteve tão bem como os restantes companheiros de sector. Acusou alguma lentidão na hora de sair para o ataque. Também não esteve particularmente feliz no capítulo do remate. A defender esteve regular mas a já referida lentidão fez com que chegasse atrasado a alguns lances na sua área de jurisdição.

Zezinando – Que pulmão! Foi um esteio do meio campo que ontem necessitava de jogadores combativos. Correu o jogo todo, destruindo muito jogo boavisteiro. A atacar não terá estado tão interventivo, tendo deixado essa parte para os seus colegas de sector.

Pedro Celestino – Uma exibição de gala! Impecável no jogo de contenção a meio campo, empurrou a equipa para o ataque e esteve muito rematador também. :slight_smile:

João Martins – Depois de algumas exibições menos conseguidas, ontem vimos o verdadeiro João Martins. Muito activo na luta pela posse de bola, destacou-se sobretudo ao nível do passe, quando desmarcava os seus colegas. Muito bem! :smiley:

Bruno Pereirinha – Inicialmente parecia adormecido, à semelhança do jogo com o Estoril. Mas a meio da primeira parte despertou para uma excelente exibição. Fez miséria no flanco direito, deixando zonzos os defesas boavisteiros com a sua técnica e velocidade. :slight_smile:

Diogo Tavares – O MVP!! =D> =D> O jogo ofensivo do Sporting no primeiro tempo passou todo por ele. Teve várias iniciativas que quase sempre criaram muito perigo. Fez a assistência para o primeiro golo e marcou o segundo. É preciso dizer mais?

David Caiado – Outro jogador que acaba a época em bom momento. Fez sempre bom uso da sua técnica e velocidade. Participou em muitos dos lances de perigo da equipa e marcou o golo inaugural. 8)

Tomané – Entrou bem no jogo, trocando muito bem a bola com os companheiros. Tentou também a sua sorte nos remates à baliza mas sem sucesso.

Tiago Pinto – Entrou para jogar a médio ala esquerdo. Integrou-se bem na manobra colectiva mas acabou por ser expulso nos minutos finais da partida, numa decisão exagerada do árbitro.

João Gonçalves – Esteve pouco tempo em campo mas, ainda assim, ajudou a controlar o meio campo no momento em que a prioridade era segurar a bola.

Posso tirar daqui umas fotos e meter no meu blog? [Meto fonte].

Parabéns a estes CAMPEÕES!
É de facto um orgulho.

Mais uma excelente crónica do Coração de Leão e respectiva irmã … os Parabéns a vocês que acompanharam durante o ano in loco uma boa parte dos jogos dos Juniores e informaram toda esta comunidade. Sem vocês certamente que o desconhecimento era maior o sabor das vitórias menor.

Obrigado a todos. Parabéns mais uma vez aos Bi Campeões Nacionais, sucesso aos que continuarem no SPORTING, sucesso aos que irão ser emprestados e insucesso desportivo aos que não quiserem ficar ligados ao SPORTING.

Uma tarde repleta de sócios e adeptos do SPORTING, e senão fosse o futsal uma hora depois em Loures, estariam certamente ainda mais e mais sócios e adeptos.

Foto tirada do lusofootball.blogspot.com

Posso tirar daqui umas fotos e meter no meu blog? [Meto fonte].

Estás à vontade.