Juniores - Casa Pia 0 - SPORTING 3

0-1 julgo que foi o Wilson

40 m - 0-2 por Marco Matias

:question:

Alison?

Claro que nao era Alison mas sim wilson. Marcou mais um aos 85m. Acabou. 0-3

Reportagem segue mais logo depois de preparar as fotos e o texto.

:great:

Fixe,quando nao marca o Owuso marca o Wilson…temos ataque :wink:

Casa Pia 0 - Sporting 3

Equipa: Vítor Golas; Tiago Pedrosa, Jorge Silva, Vinicius Golas e Michael Santos; André Santos, Vivaldo Arrais (Mihai Radut aos 67m) e Rabiu Ibrahim (André Martins aos 18m); Wilson Eduardo, Bruno Matias (Rui Figueiredo aos 74m) e Marco Matias.

Em primeiro lugar, quero realçar que não conheço todos os jogadores e tive algumas dificuldades em identificar alguns jogadores, nomeadamente na defesa e os que entraram no momento das substituições. Tentei através das fotografias que tirei compará-los com alguns recursos na internet, mas não tenho a certeza se acertei em todos. Se errei nalgum, desde já as minhas desculpas e pedia que corrigissem.

Num estádio colado ao parque de Monsanto, a vista que se tinha na bancada central de Pina Manique era agradável. Só é pena que os seniores do Casa Pia estejam nas divisões distritais de Lisboa.

Estamos a atravessar uma época chuvosa e com muito vento. No entanto, exceptuando 5 minutos durante a primeira parte em que choveu de forma intensa, o jogo foi disputado sem chuva. Contudo, tendo em conta a água caída nos últimos dias, o relvado dava a ideia de estar muito ensopado.

Foi a última jornada da 1ª fase na qual os nossos juniores terminaram em 1ºlugar com 5 pontos de vantagem sobre o 2º classificado (Benfica). Desde as últimas jornadas que o treinador José Lima tem feito rodar os jogadores menos utilizados. Se não me falham as contas, hoje só repetiram o seu lugar como titulares 4 jogadores em relação ao jogo da semana passada com o Odivelas. Contudo isso não tem implicado falta de rotinas, pois os jogadores que têm entrado dão mostras de quererem ser opções para a fase final.

Desde o início da partida, os leões demonstraram que queriam tomar conta do jogo e não foi com grande surpresa que Wilson Eduardo inaugurou o marcador aos 13 minutos, depois de uma jogada em que apareceu isolado perante o guarda-redes casapiano.

O jogo manteve-se controlado pelos sportinguistas mas sem muitas oportunidades de golo. Ainda nos primeiros 20 minutos saiu Rabiu Ibrahim lesionado, entrando André Martins para o seu lugar. O jogo não mudou muito depois desta alteração, pois aquilo que Ibrahim fazia através dos seus processos simples, o André conseguia o mesmo com a grande genica que impõe em campo.

Aos 28 minutos, numa das suas incursões pelo centro do terreno, o capitão André Santos foi carregado de forma dura à entrada da área. Cartão amarelo para o defesa contrário e livre frontal para Vivaldo Arrais. O livre foi bem marcado com a bola a sobrevoar a barreira mas saiu a centímetros do poste.
Por volta dos 30 minutos, Marco Matias e Bruno Matias trocaram de posições, indo o Marco para o lado direito e o Bruno para o esquerdo.

Já a meio do último quarto de hora da primeira parte, uma bela jogada entre Tiago Pedrosa (grande 1ª parte) e Wilson Eduardo resultou num centro para André Santos que falha incrivelmente em frente da baliza.

A pouco mais de 5 minutos do intervalo, o Sporting marcou o seu 2º golo numa jogada parecida com a anterior envolvendo Tiago Pedrosa e desta vez o cruzamento foi do André Santos para Marco Matias. Este teve alguma dificuldade em controlar a bola mas na ausência de pressão dos defesas adversários acabou por rematar para o fundo das redes.

A 2ª parte começou com um Sporting altamente pressionante com excelentes jogadas nos dois flancos (especialmente o esquerdo com Michael Santos e Bruno Matias) e oportunidades de golo em catadupa. Infelizmente, hoje os nossos avançados não me pareceram muito inspirados e a bola teimou em não entrar na baliza, mesmo num lance em que o Vivaldo com um grande remate em volley fez embater a bola na barra. Neste período e depois de uma primeira parte discreta, destaque para o defesa esquerdo Michael Santos que mostrou grande disponibilidade física, sendo frequentes as suas correrias até à linha final para cruzar a bola.

Depois deste período inicial de grande fulgor, os jogadores sportinguistas diminuíram o ritmo imposto e o jogo voltou a entrar num período sem grandes motivos de interesse. Aos 22 minutos, Vivaldo Arrais foi substituído por Mihai Radut e 7 minutos depois foi a vez do Bruno Matias ir descansar entrando para o seu lugar o Rui Figueiredo.

Aos 37 minutos, aconteceu mais uma excelente jogada do André Santos que abriu para o Diogo Amado cruzar com o Wilson Eduardo a falhar a 1 metro da baliza. Aos 40 minutos, Wilson esgueirou-se pelo lado direito do ataque e isolado perante o guarda-redes não falhou, fazendo o resultado final.

Gostava de destacar a quantidade enorme de passes a rasgar que estes jogadores fazem e que não vejo os seniores a fazer. Se é um facto que um passe desses, se falhado, pode apanhar a equipa em contrapé, a verdade é que um passe de 50 metros de um flanco para o outro, “parte” por completo a equipa adversária ficando o jogador que o recebe com o caminho livre para a área. E o facto mais relevante é que foram vários os jogadores a fazer estes passes e em mais de uma dezena deles, apenas uma vez a bola não foi ter com o seu destinatário, saindo pela linha lateral.
Também quero realçar a lesão do Rabiu Ibrahim e o facto de não ter visto o William Owuso no banco de suplentes. Terá que a lesão da semana passada sido grave? Esperemos que não.

Apreciação individual

Vítor Golas - Sem grande trabalho, limitou-se a agarrar algumas bolas aéreas fazendo uso da sua enorme estatura. Realmente é de realçar a imponência física deste brasileiro que aos 17 anos tem 1,91m e 90 kg.
Tiago Pedrosa - O defesa direito mostrou grande pendor ofensivo sobretudo na 1ª parte. Nunca teve grandes problemas na defesa pois o Bruno Matias aparecia normalmente para o ajudar.
Jorge Silva e Vinicius Golas - Os defesas centrais também não tiveram muito trabalho limitando-se a controlar os adversários e a bola quando estes surgiam na sua zona.
Michael Santos - Discreto na 1ª parte, acabou por ter muita influência ofensiva no início da 2ª parte, fazendo diversas combinações atacantes com o Bruno Matias.
André Santos - Mais um bom jogo do capitão, controlando a zona central primeiro com Rabiu Ibrahim e depois com André Martins. Fez várias incursões para a entrada da grande área, criando desequilíbrios entre os defensores contrários. Esteve perto de marcar e ainda assitiu Marco Matias para o 2º golo.
Marco Matias - Mais mexido a partir do momento em que passou para o flanco direito, marcou o 2º golo e ajudou a criar oportunidades com as suas incursões. Deve por vezes libertar mais cedo a bola.
Rabiu Ibrahim - Não chegou a estar 20 minutos em campo, saindo lesionado depois de uma carga mais dura no círculo central. Até aí, fez o seu papel, recuperando algumas bolas e através do seus processos simples ajudando a que as jogadas de ataque fossem mais rápidas.
Wilson Eduardo - É um avançado diferente do William Owuso. Parece-me menos tecnicista que o ganês embora tenha a mesma mobilidade chegando a ajudar Bruno Matias e Michael Santos no flanco esquerdo criando superioridade. Marcou dois golos e ainda falhou um à boca da baliza.
Bruno Matias - Tanto do lado direito como depois no flanco esquerdo, o extremo esteve mais uma vez bastante incisivo criando jogadas de ataque e oportunidades de golo que os seus companheiros falharam.
Vivaldo Arrais - Gosta de levar a bola do meio-campo para o ataque, tentado tabelinhas com o avançado ou com os extremos. Podia ter marcado à meia hora quando o livre marcado passou ligeiramente ao lado da baliza.
André Martins - Substituíu bem Rabiu Ibrahim, mostrando-se buliçoso no meio-campo. Raramente o vemos parado, tentando sempre ajudar os companheiros nos processos defensivos e tentando criar linhas de passe quando a equipa está a atacar.
Mihai Radut - Entrou muito bem para o lugar do Vivaldo Arrais integrando-se nas manobras ofensivas da equipa e até oferecendo um golo a Wilson Eduardo que este escandalosamente falhou.
Rui Figueiredo - Esteve 15 minutos em campo. Numa altura em que o Sporting controlava totalmente a partida, tentou ajudar sobretudo no flanco direito, embora não se tenha destacado.

Melhor em campo - André Santos

[center]
Com uma paisagem agradável em redor do estádio, o nosso 11 preparava-se para mais uma vitória.

Em cima: Vítor Golas, Jorge Silva, Wilson Eduardo, Vinicius Golas, Marco Matias e André Santos (cap).
Em baixo: Vivaldo Arrais, Bruno Matias, Rabiu Ibrahim, Tiago Pedrosa e Michael Santos.

Michael Santos, André Santos e Vivaldo Arrais em busca da bola.

Rabiu Ibrahim lesionado sai sendo substituído por André Martins.

André Santos e Vivaldo Arrais observam a condução da bola por parte de Wilson Eduardo.

O quinteto defensivo: Tiago Pedrosa, Jorge Silva e Vítor Golas em cima e Michael Santos e Vinicius Golas em baixo.

O gigante Vítor Golas a tentar aquecer pois teve pouco trabalho.

A dança habitual durante a marcação de um canto.

Será que aqueles dois estavam a treinar full-contact?

Mihai Radut substitui Vivaldo Arrais.

[/center]

EDIT

Corrigidos dois erros nos nomes: não era David Santos mas sim Vinicius Golas e não era Diogo Amado mas sim Mihai Radut.

Obrigado pela crónica. :clap: :clap:

Parece que o André Santos é mesmo craque… Vamos a ver… ;D

Mais uma vez obrigado dmalmeida.Estás nos habituar mal :wink:

Acho que a dupla central era o Jorge Abreu e o Vinicius Golas e nao David Santos.

E parece-me que o numero 16 que substituiu o Vivaldo era o Radut Mihai e nao o Diogo Amado.

S. Guerreiro
Tens razão: é o Vinicius e não o David.
Quanto ao Radut não tenho nenhuma fotografia dele e por isso não consigo verificar se é ele ou o Diogo.

Infelizmente não fui ver o jogo. Com este tempo assim não arrisquei, mas pelos vistos não foi assim tão mal. É pena, fica para a próxima.

Posso estar a ser pessimista, mas não espero grande coisa do Wilson (apesar dos dois golos) e do Vivaldo nos seniores (pelo menos nos jogos que fui ver não me convenceram).

Eu vi o jogo, não jogamos nada de especial, mas sim o suficiente.

Confirmo que o Diogo Amado não jogou, o número 16 é o Romeno.

O melhor em campo para mim foi o André Santos, andou em todo o lado e ainda jogou na posição 10

saudações

Pequena correcção:
Em cima: Victor Golas, Jorge Abreu, Wilson Eduardo, Vinícius Golas, Marco Matias e André Santos (cap).
Em baixo: Vivaldo Arrais, Bruno Matias, Rabiu Ibrahim, Tiago Pedrosa e Michael Santos.
Mais em baixo: Primo do Tobias. :stuck_out_tongue:

Boa crónica. :clap:

Regio:
Jorge Abreu = Jorge Silva = Jorge Abreu da Silva http://www.zerozero.pt/jogador.php?edicao_id=0&epoca_id=137&id=34183 ;D
Agora a sério, tal como tinha dito no início da crónica, não conheço todos os jogadores e tive de comparar alguns com as fotos que se vão encontrando na net. E posteriormente com a ajuda do S.Guerreiro deu para identificar dois erros: aquele que eu identifiquei como David Santos (tinha um “?” nas minhas notas) é na verdade o Vinicius Golas e o Diogo Amado (também com um “?”) é na verdade o Mihai Radut.
Peço desculpa aos visados se por acaso andam aqui pelo fórum. ;D Vou alterar a crónica para que fique tudo certinho.