Juniores - 2024/2025

Filipe Neto: “Conseguimos criar muitas situações de golo”

Por Sporting CP
18 Ago, 2024

Juniores

​Reacção do técnico ao embate com o Académico de Viseu FC

No rescaldo da derrota diante do Académico de Viseu FC (0-1), em jogo da terceira jornada do Campeonato Nacional de sub-19, o treinador Filipe Neto frisou o elevado caudal ofensivo da sua equipa, que teve várias ocasiões para marcar, lamentando o facto de os Leões terem sofrido o golo no último lance da partida.

“Conseguimos criar muitas situações e estivemos muito próximos de efectivar essas oportunidades, mas não o fizemos e depois tivemos o azar de sofrer o golo”, começou por dizer o técnico, considerando que, apesar de o Sporting CP ter jogado contra o vento na segunda parte, o que podia ter significado uma queda de produção face ao adversário, a equipa ultrapassou esse factor e esteve por cima.

“O vento tem sempre uma influência grande, mas não foi isso que sucedeu em termos de posse de bola e oportunidades. Conseguimos dar a volta e criar muito mais ocasiões de finalização. Estivemos mais próximos de marcar também na segunda parte, apesar de o Académico de Viseu FC ter baixado o bloco e de termos tido dificuldade em chegar a zonas de finalização, mas não conseguimos concretizar”.

Filipe Neto apontou depois ao próximo jogo, nos Açores frente ao SC Lusitânia, sublinhando que os jogadores estão a trilhar o seu percurso neste início de época.

“É um caminho. O que falhámos ou não fizemos tão bem hoje vai ser trabalhado tal como no jogo anterior, independentemente do resultado. O foco está no processo de desenvolvimento e na criação de situações e momentos para os jogadores poderem evoluir e valorizar-se. Vamos aos Açores abordar o jogo da mesma forma, mas sempre com uma evolução no nosso processo e ideias de jogo”, garantiu.

Já o central Diego Coxi lamentou a derrota, considerando que, apesar de a equipa verde e branca ter sido superior, é preciso “saber lidar com estes momentos”.

“Na primeira parte entrámos com mais intensidade e ritmo que o adversário. Tivemos oportunidades para fazer o golo mas não conseguimos. Na segunda continuámos a ter mais posse de bola mesmo contra o vento, o que é difícil. O Académico de Viseu FC baixou o bloco e tivemos mais dificuldades em encontrar espaços”, analisou o defesa, lembrando que esta partida serviu de aprendizagem.

“Saímos de cabeça erguida. Temos de continuar a trabalhar porque daqui a uma semana há mais um jogo e vamos lutar para sair com os três pontos”, sublinhou.

É um atleta que subiu de escalão, às vezes 2 ou 3 anos, apenas baseado na sua questão física. Se se sabia que não tinha talento e que só tinha vantagem por estar adiantado em termos físicos ou ter a idade adulterada então que fosse dispensado logo. Andou anos a tapar espaço de evolução a outros atletas sem qualquer tipo de justificação. A verdade é que quando falamos de atletas bem projectados em escalões acima nos últimos anos, quase nos limitamos a falar da geração de 2007. Todos os outros projectados acima têm como base maior não o seu talento mas os dois critérios referidos acima em relação ao Mamadu Queta. E o histórico diz que esses casos raramente chegam ao futebol sénior, ou se chegam já não são nem de perto nem de longe a mais-valia do passado.

Que tal tem jogado o Rodrigo Quintiaes?

O Gonçalo Correia não ficou nesta equipa?

Cá estamos

2 Curtiram

Estamos a ganhar 0-2.

1 Curtiu

E a jogar alguma coisa que se aproveite ou o Lusitânia é que é fraco?

O Lusitânia parece me mais fraco que o ano passado.
Alguns jogadores saíram, outros subiram para equipa principal.
Mas não estamos a jogar mal. Estou a gostar muito do médio defensivo.

1 Curtiu

0-3

1 Curtiu

1-4 entretanto

Belo golo agora.

1-5

1 Curtiu

O Lusitania já na época passada parecia destinado a descer, depois foi-se reforçando, os brasileiros foram sendo inscritos, etc…

Este ano com as dificuldades que os clubes de I Liga estão a ter na inscrição de atletas estrangeiros, imagine-se estas estruturas menos profissionais.

Sim, o Lusitânia têm alguns brasileiros que estão á espera de ser inscritos.
É um clube com poucas receitas e equipas em ligas elevadas, os seniores estão na Liga 3, os juniores na primeira divisão e o futsal na primeira divisão.

Espero sinceramente que não vão à falência como até aconteceu à relativamente pouco tempo.

Faz muita falta aos Açores projetos destes

Acho que a coisa está controlada, a questão da inscrição têm haver com vistos mas acho que vai ser resolvida esta semana.
O Lusitânia têm um bom projeto, não dá para apostar muito na formação local porque não há muita matéria prima e o futsal é o desporto rei na Terceira neste momento mas eles estão a fazer as coisas com pés e cabeça.

O meu imenso obrigado aos jogadores do Sporting que vieram á linha final cumprimentar os adeptos.
Tive o prazer de apertar a mão e desejar boa época a alguns deles, este leão vai para casa de coração cheio.

5 Curtiram

Segundo me disseram, quando lá fui jogar há 3 anos, era um açoriano emigrado no Canada (penso eu) que estava a meter lá dinheiro.

Penso que esse dinheiro foi mais para pagar dívidas antigas.
O Lusitânia têm protocolos com academias da América Latina e África e o projeto passa por meter los a rodar para depois serem vendidos.
Eu passo por jogadores da formação quase todos os dias porque o sítio onde a carrinha os apanha é onde eu estaciono o carro para ir para o trabalho.
Oiço muito sotaque brasileiro e espanhol quando passo por eles.
Parte da sede do Lusitânia funciona como dormitório para os jogadores.
Claro que o ideal seria só ter jogadores locais mas não é viável para estar em divisões altas.
Estavam uns homens mais velhos atrás de mim a falar de como quando eles jogaram no Lusitânia nas camadas jovens, ganharem o regional e jogar os nacionais era uma loucura, ver o clube a jogar contra o Sporting neste escalão é um sonho.
Eu comentei com a minha prima que o campo onde os futuros craques do Sporting estavam a jogar foi onde eu marquei um dos poucos golos da minha carreira no mesmo escalão que eles.
É surreal para mim ver isto acontecer.

1 Curtiu

Regresso às vitórias com goleada nos Açores

Por Sporting CP
24 Ago, 2024

Juniores

Juniores em grande frente ao SC Lusitânia (1-5)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o SC Lusitânia por 1-5, este sábado, na partida da quarta jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Em Angra do Heroísmo, no Campo de São Mateus da Calheta, os jovens Leões de Filipe Neto dominaram o duelo do início ao fim e regressaram em grande aos triunfos, deixando o conjunto açoriano ainda em busca dos seus primeiros pontos.

Apesar de os juniores do Sporting CP terem imposto a sua superioridade e o seu jogo ainda cedo no encontro, a goleada só começou a ser construída em cima do intervalo – e logo em dose dupla.

Aos 42 minutos, um ressalto acabou por isolar Miguel Almeida para inaugurar o marcador e, já nos descontos da primeira parte, chegou o 0-2, nascido num roubo de bola em zona alta de Telmo Coimbra e finalizado por Chris Grombahi, que ainda fintou o guarda-redes adversário antes de atirar para o fundo das redes.

Conseguida esta vantagem importante, os jovens Leões começaram a desenhar a goleada na segunda parte, onde na sequência de um livre batido para a área Miguel Almeida, de cabeça, ‘bisou’ e fez o terceiro dos Leões.

Pouco depois da hora de jogo, o SC Lusitânia até reduziu para 1-3, porém o rumo do encontro na ilha Terceira não se alterou. Menos de dez minutos depois, os sub-19 deram mais uma ‘machadada’ na esperança açoriana com um grande lance individual e golo de Luís Gustavo e, já perto dos 90’, Frederico Gomes – a passe decisivo de João Rodrigues – assinou o 1-5 final que selou o regresso às vitórias.

Agora, com seis pontos somados, os jovens Leões de Filipe Neto têm encontro marcado, em casa, com o SCU Torreense.

Onze do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Afonso Lee [C], Rodrigo Quintiães, Rodrigo Cabrito, Sandro Nascimento, Rafael Camacho, Telmo Coimbra, Chris Grombahi, Flávio Gonçalves e Miguel Almeida.