Jovens Impedidos de Jogar

TRÊS JOVENS DO SPORTING SERÃO FUTEBOLISTAS DO CHELSEA NA PRÓXIMA TEMPORADA
Eles estão proibidos de jogar

É sexta-feira. A instalação sonora da Estação de Campanhã, no Porto, anuncia a chegada de mais um comboio proveniente de Lisboa. Adrien é um dos passageiros e à sua espera está a mãe, Annicke Silva, que depois o levará, de carro, até Arcos de Valdevez, onde residem.

Nos últimos três meses, é esta a rotina do jovem jogador do Sporting, que regressa à Academia do clube, em Alcochete, ao domingo. O fim-de-semana é passado em casa, na companhia dos pais, órfão do futebol e da sua equipa.

Adrien, capitão dos iniciados que o ano passado se sagraram campeões e titular indiscutível da selecção de Sub-16, está impedido de jogar pelo clube de Alvalade depois de ter visitado, mais do que uma vez, as instalações do Chelsea – e treinado, segundo a versão do Sporting. Com 16 anos completados em Março, Adrien pode ainda optar pela selecção francesa se desejar e ao mesmo tempo vai acumulando mágoas, a última das quais pelo facto de não ter recebido a taça referente ao título de iniciados, em Alvalade, no intervalo do Sporting-Rio Ave, esta época.

A exemplo do que acontece com Adrien, cujos pais foram emigrantes em França, também Ricardo Fernandes é interno e está impedido de jogar. De segunda a sexta-feira passa a vida entre a Academia e a escola, rumando depois a casa, em Leiria, para passar o fim-de-semana com os pais. Vítor Manuel, jogador do Sporting em finais da década de 70 e início de 80, recusa entrar em polémicas e prefere preservar o filho, resguardando-o de toda esta polémica.

“O mais importante, neste momento, é que o Ricardo (Fernandes) termine com sucesso mais um ano escolar. Esta não é a melhor altura para falar sobre este caso. Talvez lá mais para a frente.”

Receio

O silêncio impera de um lado e do outro da barricada. O máximo cuidado na abordagem do assunto também se percebe. O Sporting, que enviou dois faxes tendo o Chelsea como destinatário e apenas recebeu resposta a um, desvaloriza a questão financeira e parece mais preocupado com a ética ou a falta dela.

Ao mesmo tempo, recusa uma tomada de posição pública, alegando que o caso está entregue ao departamento jurídico. Mas, segundo uma fonte do clube de Alvalade, os leões “têm provas” de que os jovens “estiveram em Londres antes de Janeiro” e acusam os pais dos miúdos de promoverem a mentira. "Um dia chegavam atrasados devido ao nevoeiro, outras vezes devido ao trânsito. Tivemos empresários que nos ligaram, dando conta de que eles estavam em Londres e eles chegaram a ser filmados no aeroporto no dia em que regressavam depois de terem prestado provas no Chelsea”, garante fonte leonina que tem acompanhado o processo desde a primeira hora.

Paris

A história remonta a finais de Outubro de 2004 e tem como cenário os arredores de Paris. No Torneio Vale du Marne, competição para a qual Portugal costuma ser convidado todos os anos, emissários de vários clubes europeus, entre eles o Chelsea, fizeram-se representar.

As actuações dos três miúdos, todos eles titulares, encantaram os observadores e rapidamente a informação chegou aos pais, através de empresários.

Carlos Ferreira, pai de Fábio Ferreira, garante que logo nessa altura alertou o Sporting para o interesse suscitado pelo filho durante o torneio em terras gaulesas. “Um responsável do Sporting, cujo nome prefiro omitir, desvalorizou o caso com o argumento de era apenas uma conversa de empresários à qual não deveria prestar atenção.”

Grato ao clube que, na sua opinião, “melhor trabalha em Portugal ao nível da formação”, Carlos Ferreira defende que o Sporting cometeu um erro estratégico. “Há já algum tempo que vinha tentando alertar o clube para o risco que corria (ausência de acordo para a assinatura de um contrato de formação). Quando tinha disponibilidade, eles não tinham; quando tinham eles, não tinha eu. O Sporting cometeu um erro e agora custa-lhe a admitir isso mesmo”, ressalva o progenitor de Fábio, também ele jogador de futebol.

Carlos Dinis: «Tenho muita pena de não os convocar»

Carlos Dinis é o treinador da selecção de Sub-16 e, nessa qualidade, lamenta o facto de não poder convocar os miúdos, peças fundamentais na equipa pela qual é responsável. "Tenho muita pena de não os convocar, porque são jogadores de qualidade, com talento, qualquer um deles titular indiscutível da selecção. E não os convoco porque estão sem competição – e mesmo ao nível de treino não é o que era. Trata-se de uma situação litigiosa com a qual nada tenho a ver.

Transferência provoca guerra de empresários

A transferência dos três jovens do Sporting para o Chelsea ainda vai fazer correr muita tinta. O empresário Paulo Teixeira foi o primeiro a servir de intermediário entre o clube londrino e os pais dos jogadores mas neste momento apenas um deles admite a interferência do agente brasileiro.

“Tenho uma procuração dos pais dos jogadores para tratar do assunto”, garante Paulo Teixeira. Já Manuel Silva, pai de Adrien, não faz a mesma leitura. “Gosto que tudo seja tratado de uma forma correcta e a determinada altura apercebi-me de que Paulo Teixeira não estava a ter esse procedimento em relação ao Adrien. Por isso, o empresário que neste momento está envolvido na transferência é um francês, Teni Yerima (também representa Ricardo Fernandes, soube o nosso jornal). Mas também já lhe disse que gosto que tudo seja tratado com honestidade. De outra forma?”

Sporting irá receber uma indemnização

O regulamento da FIFA estipula que o clube formador tem direito a receber uma compensação financeira mas apenas quando o atleta assinar contrato profissional.

Segundo João Nogueira Rocha, árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto, “a Circular 826 do regulamento prevê que o valor de compensação é, entre os 12 e os 15 anos, de 10 mil euros/época. A partir dos 16 anos, esse valor aumenta para 90 mil.”

Os jogadores estão no Sporting há três anos e completaram 16 anos há pouco tempo.

IN: http://www.record.pt/noticia.asp?id=669009&idCanal=24

Também li esse artigo e deixo dois comentários rápidos, que penso que já tinha deixado quando se falou disto:

1 - Animais figuras paternais aquelas que, cegas pelo PPR que observam nos filhos entram por estes caminhos, apregoando ainda honestidade moral que não apresentam para com quem ajudou a formar desportivamente os seus filhos.

2 - Ridículo cenário temos nós no Sporting, ao não assegurar-mos os contratos de formação atempadamente, se de facto estes jovens são tão bons como se diz. Se não o são tudo bem, faça-se barulho pela ética (a meu ver não do Chelsea mas sobretudo dos pais e agentes, e até dos jogadores pois eu com 16 anos não tinha justificação em casa para ser pulha e mentiroso). Espero que não sejam bons jogadores e que nunca cheguem a lado nenhum pois… senão indiciam falha grave da única área do “projecto” sobre a qual tenho referências: a formação.

Estou de acordo que o Sporting não autorize os miúdos a jogar. Os princípios éticos e morais são, para mim, uma questão de honra.

E neste caso houve muita falta de ética, quer por parte dos paizinhos (que seguramente ficaram com cifrões nas órbitas como nos desenhos animados), quer por parte dos jogadores, que se deixaram provavelmente seduzir pela perspectiva do enriquecimento rápido. Eu com 16 anos seria incapaz de ter comportamento tão leviano, ainda por cima com o meu clube do coração (não tem necessariamente de ser o caso deles).

Vejam o caso do Cristian Ion, rapaz de origens humildes e que, segundo parece, chorou baba e ranho para vestir a verde e branca.

O Chelsea limitou-se a fazer o que o Sporting faz.
ir buscar jogadores a outras equipas.

Se o Sporting não se sabe defender desses ataques, tem de aprender rapidamente.

Acho que já tinha seguido uma queixa para a UEFA por causa desses “convites” mas na volta não dizem porra nenhuma.
A UEFA cá pra mim tá a precisar de umas gaitadas doiradas também.

1 - [b]Animais figuras paternais [/b]aquelas que, cegas pelo PPR que observam nos filhos entram por estes caminhos, apregoando ainda honestidade moral que não apresentam para com quem ajudou a formar desportivamente os seus filhos.

Parece-me no minimo abusivo fazer essa interpretacao, nao vejo que um pai que queira o melhor para o filho tenha de ser insultado, e por muito que custe e sempre capaz de ser bem melhor para eles ir do que ficar, hoje em dia ha muitos jovens dessa ideade que vao para Londres para depois ingressarem na faculdade e vao sozinhos e quando la chegarem nao vao ter nenhum clube de futebol a cuidar deles vao ter de se guiar pela propria cabecinha, e nem por isso os pais deles estao obcecados com o PPR. Ou estas a dizer que todos o pais que achem que o filho esta melhor no Chelsea que no Sporting passam a ser umas ‘Animais figuras paternais’? :roll:

tanta precipitação, dará em insucesso para esses jovens jogadores. Acho que deveria haver maior cuidado por parte dos Pais, porque o dinheiro nao é tudo na vida. Esse vem com o tempo, e se esses mesmo paizinhos acham que os seus filhos têm valor, o melhor destino seria continuar no Sporting, pois é um clube que olha de forma especial para os jovens, e que tem apostado neles constantemente.

Por outro lado, o Sporting que proteja melhor os seus jogadores, pois parece-me que existe a intenção de balançar os custos com os jovens e a sua qualidade.

Parece-me no minimo abusivo fazer essa interpretacao, nao vejo que um pai que queira o melhor para o filho tenha de ser insultado, e por muito que custe e sempre capaz de ser bem melhor para eles ir do que ficar

Se achas abusivo lê então o artigo da DEZ de há uma, duas semanas atrás sobre os pais dos jovens das academias de hoje, o seu comportamento, a forma como tentam influenciar a vida dos escalões de formação e o modo como muitas vezes são os primeiros responsáveis pelas curtas carreiras dos filhos.

Se achas que um pai de um jovem que se está a afirmar na melhor academia do país, num dos três grandes de Portugal, age responsavelmente ao enviar um filho sozinho para um país estrangeiro estás no teu direito, são perspectivas. Dificilmente se justifica este caso por qualquer um dos próximos factores, a meu ver únicos justificáveis de tamanha violência familiar:

a - a oportunidade de ir para um clube com projecção - Não é o caso. Os jovens já estavam no Sporting, um clube de dimensão, talvez até melhor no que concerne à afirmação de um jovem e saída para o estrangeiro.

b - afirmação mais fácil - certamente não é o caso. Estes jovens terão indubitavelmente maior dificuldade em ganharem um lugar no chelsea, daqui a uns anos, do que no Sporting.

c - miséria familiar, necessidade de rendimento rápido decorrente das promessas feitas. Pela descrição que é feita dos agregados familiares em causa não são ppmente “mães de eusébio”, à fome, mas sim famílias com condições de subsistência… até conseguem já têm empresários a representar os putos, quando normalmente ainda são os pais a fazê-lo.

Sobre esta polémica paternal, e apesar de não podermos generalizar, deixo apenas o exemplo de Baião pq é do conhecimento geral da terra em que vivo, se não fosse pela cegueira paternal lampiã (neste caso o dinheiro ate era secundario pelo que ainda e mais triste), provavelmente a tragedia nao teria acontecido.

Todos estavam informados, no entanto ninguem fez nada.

Bach, o SCP contacta os clubes de origem dos miudos, não os convida a prestar provas ou testes as escondidas, basta ver o exemplo do miudo romeno.

Ao que sei, já estava tudo acordado com os pais para os futuros contratos. Foram eles que quebraram a corda.

E não, ninguém na formação do Sporting actua desta maneira.

A.A.

E os contratos de formação A.A.? Foram tomadas todas as medidas exigíveis a partir do momento em que o Sporting assumiu uma vertente profissionalizada de formação como temos hoje? ou alguém dormiu no pedaço?

Estamos na presença de pais gulosos mas pelo que se conta também alguem dormiu ou não quis fazer tão cedo os contratos que protegem o Sporting.

Conheço mal esta questão. Do que percebi, esta intromissão aconteceu quando o SCP estava a preparar os contratos para esta geração. Provavelmente, tratou-se de forma demasiado lenta…

Não tenho a certeza absoluta, mas penso que não sai mais ninguém desta forma…

A.A.

E os contratos de formação A.A.? Foram tomadas todas as medidas exigíveis a partir do momento em que o Sporting assumiu uma vertente profissionalizada de formação como temos hoje? ou alguém dormiu no pedaço?

Estamos na presença de pais gulosos mas pelo que se conta também alguem dormiu ou não quis fazer tão cedo os contratos que protegem o Sporting.

Também diga-se que os papás estão agora a assumir a vitimização mas o facto é que não tinham interesse em que os miudos assinassem o contrato de formaçao apos terem sido campeoes da Europa, pois foram logo abordados ainda os filhos nao tinham voltado para Portugal.

Não pretendo com isto ilibar o departamento de futebol, mas tb nao se lhes pode por a culpa toda em cima.

A grande verdade é que fomos comidos. Se asseguram que a partir daqui dificilmente isto voltará a acontecer, então é porque antes houve uma descontração excessiva, ou mesmo laxismo. Num clube que tem toda a sua lógica de sustento na formação isso não é simplesmente grave, é muito grave.

É claro que os pais não estarão a ser nenhum modelo de honestidade, mas acreditar que todos os pais dos miúdos que estão na Academia são pessoas íntegras é uma bela prova de ingenuidade.

Este caso para mim só vem provar que apesar de algumas aparências indicarem o contrário - nomeadamente com a construção de infra-estruturas de topo -, ainda há muito amadorismo na forma como se trabalha no Sporting.

Há que fazer os contratos de formação e mais nada. Se provaram valor, se são activos para o futuro é logo no dia 1 em que o podem assinar senão que vão formar-se para o caraças.

Não podemos ser anjinhos, temos a melhor academia e condições do país, somos o clube que mais jovens lança entre os grandes, podemos impor algumas condições,

A grande verdade é que fomos comidos. Se asseguram que a partir daqui dificilmente isto voltará a acontecer, então é porque antes houve uma descontração excessiva, ou mesmo laxismo. Num clube que tem toda a sua lógica de sustento na formação isso não é simplesmente grave, é muito grave.

É claro que os pais não estarão a ser nenhum modelo de honestidade, mas acreditar que todos os pais dos miúdos que estão na Academia são pessoas íntegras é uma bela prova de ingenuidade.

Este caso para mim só vem provar que apesar de algumas aparências indicarem o contrário - nomeadamente com a construção de infra-estruturas de topo -, ainda há muito amadorismo na forma como se trabalha no Sporting.

pode haver algum amadorismo mas também há boa fé, coisa que os pais dos putos me parecem não ter.

para evitar este tipo de espertismos, concordo que temos de estar muito atentos e proporcionar contratos de formação atempadamente.

Vejam onde anda o Adrien e a reputação que os outros otários (não) têm

Desses 3 jogadores conseguimos ficar com o melhor, Adrien Silva.

alguem sabe qual a situação dos outros dois miudos?

acerca de Fabio Ferreira:

http://www.chelseafc.com/page/AcademyProfiles/0,,10268~900386,00.html

do Ricardo Fernandes nada diz

EDIT: mais informação

http://blogdochelseafc.blogspot.com/2007/03/ricardo-fernandes-e-fbio-ferreira.html

Ouvi dizer que o RFernandes está em Lisboa (ou Portugal) a recuperar de uma lesão grave num joelho.

A.A.