José Sá Fernandes e os espaços VERDES

Estou completamente de acordo.

Acho que não é correcto dizer que o Sá Fernandes fez o que fez por ser lampião. Até porque não foi só ele a votar a favor do adiamento da decisão da câmara (também os vereadores do PS e PCP o fizeram)

Os acordos, tanto com SCP como com SLB, foram muito anteriores à sua vereação (o estádio do SLB pode ter ficado pronto m 2004, mas os protocolos foram assinados muito antes). O acordo com o SLB fechou há muitos anos. O nosso teve o “azar” de se arrastar por anos (e acho mais interessante saber porque é que isto aconteceu, e não tanto porque é que o Sá Fernandes posteriormente impugnou). Agora, uma coisa também é certa: porque é que ele esperou até ao último momento para fazer a denúncia? Só no último mês da legislatura do Carmona é que se voltou a pegar neste assunto?

Mas ele também não era vereador quando embargou o túnel do Marquês, e não foi por isso que o deixou de fazer.

Com o cabaz de cornos gigante ao lado do Colombo, assobiou para o ar e fingiu que não viu.

Nesta thread impera o desconhecimento e a argumentação “anti-sá-fernandes” vs “sá-fernandes-não-é-o-papão”. Eu enquadro-me claramente no 2º grupo. Essas coisas de apontar o dedo e chamar lampião a alguém que, bem ou mal, tenta fazer o melhor que sabe por Lisboa parece-me coisa de orc.

Temos de ser correctos e respeitar a câmara que, na altura, estava a cair. Obviamente que um projecto muito grande como este não poderia ser aprovado levemente. É como o paraver diz, não podemos ser hipócritas e andar a dizer que somos diferentes e depois querermos as coisas passadas pela porta do cavalo.

A ideia do Carlos parece-me interessante e, embora algo irrealista, positiva porque leva-nos a pensar “outside the box”. Os espaços verdes terão de existir mas também teremos de os rentabilizar de alguma forma e não ser metros quadrados a fundo perdido. Adicionalmente, espero vivamente que aquela zona não se torne num parque de arranha céus. Seria agradável os lisboetas terem ali um espaço acolhedor para aos domingos irem lá passear com os filhos, ver um jogo de futsal no novo pavilhão e ir ao cinema no alvaláxia. O Sporting tem uma oportunidade única, espero que a aproveite.

Deverias perguntar há quanto tempo o processo está pednente, e quais os presidentes que lá paassaram. Deverias ter perguntado quem é que questionou a legalidade dos negócios da EPUL com o benfica, os apoios da CML ao benfica, e quem mandou embargar as obras no galinheiro.

Mas isso não te interessa, pois não? Preferes que se siga a via lampiónica: a trafulhice. E depois dizem que somos diferentes… :arrow:

Aqui está a ilustração da Ideia…A qualidade da imagem não é a melhor, pois o original é muito pesado para aqui…
mas ficam já com a ideia da localização e do espaço que ocupariam 10 mil m2 de espaço verde junto á escadaria…

ESTaDIO.png

A Ilustração do que poderia ser o Nosso Pavilhão…

PAVILHÃO.GIF

Desde jà parabens pela ideia! Parece-me realmente muito interessante…agora era presciso fazer um estudo para avaliar varios factores (preço, tipo de construcao, segurança, …)

Ja agora ela é muito parecida com o “Palais omnisports de Paris-Bercy” que é um pavilhao multi-usos da cidade de Paris. Com 17 mil lugares…a tua ideia é muito semelhante. Procurem no google algumas fotos e vao ver…

Era adaptar a mesma ideia ao que pretendemos…

Excelente Exemplo, sinceramente não conhecia mas encaixa na perfeição da ideia que tinha…era uma questão de adaptar à nossa àrea, localização, necessidade e realidade…
Penso que 4/5 mil lugares são o ideal.

Obrigado.

Parece-me ser uma ideia bastante boa, no entanto acho muito complicado que se venha a concretizar.

Para além disso é necessário levar as coisas com calma, não se pode querer tudo ao mesmo tempo.

Acho que é tudo uma questao de estudar esta possibilidade…so depois podemos dizer se é possivel ou nao!

Carlos Almeida tens a intençao de propror esta ideia à direcçao do sporting?

Duvido que esta excelente ideia vá para a frente, é pena :’(

Depois de vistas as imagens, mais fico com a ideia que aquele espaço, tal como o exemplificado, não tem escala para receber o proposto.

Volto a dizer

Em termos de utopia, pode ser uma ideia gira.

Só que…

A opção de enterrar totalmente trás sobrecustos muito consideráveis

A opção de fazer uma cobertura verde, provavelmente percorrivel, acarreta ainda mais sobrecustos

Teria grandes problemas funcionais em termos de infraestruturas (nem tanto a estrutura) pois estamos a falar no minimo de cerca de 18m enterrados (edificio de 5/6 pisos)

Teria problemas de segurança em termos de acesso e saídas de emergencia

Um pavilhão com pista de atletismo indoor teria que no minimo ter as dimensões de pista do Atlântico (+/- 100x50) e não os mínimos 44x25, sendo que se ela fosse permanente, as bancadas teriam que ir além disso.

Todos os problemas que referi (ou quase todos) são solucionáveis mas é uma hipótese com custos. Financeiros, de funcionamento e utilização

Assim, admitindo que a pista seria pelos padrões mínimos de qualquer pavilhão de escola secundária (44x25) e que teria a forma proposta (circulo) com bancada de 11 degraus mais acessos e circulação na galeria superior, teria com boa vontade, 40m de raio.

Fazendo a comparação com o que está exemplificado, este teria que “crescer” 7.5m em raio (tem aproximadamente 32.5m), ou por outras palavras daria para a tal pista com 6 degraus de bancada e sem a galeria superior atrás referida.

Já com uma forma rectangular (que em termos de construção até é mais simples e barato de fazer) o espaço poderia caber num rectângulo de 75x55m.

Isto mantendo o escrito a auto-citação.

Faz-se, mas é caro, difícil, complicado e potencialmente perigoso (tenho inclusive duvidas que tivesse aprovações de segurança).

e uma pista dessas serve para quê?

acho que só se deve pensar em pista se tiver verdadeira utilidade competitiva e isto só é possivel tendo as medidas das pistas indoor com a vantagem de se poderem efectuar todas as outras disciplinas de atletismo (indoor… nao sei quais sao as medidas minimas mas pelo menos tem uma pista em linha recta com 60 metros (para os 60 metros barreiras) mais zona de desaceleracao por isso deve ter no minmo uns 80 ou 90 metros de comprimento…

ninguem me sabe dizer quanto é que tem de altura o patamar onde estao as bilheteiras em relacao á estaçao do campo grande?.. eu nao sei bem mas devem ser no minimo uns 6 ou 7 metros… podia-se aproveitar este desnível para poupar na escavação… ou seja subia-se antes do pavilhao e ficava-se ao nivel das portas de entrada antes do pavilhao…
podia-se aproveitar o que se tem de escavar (um pavilhao deve ter no minimo uns 10 metros de altura por isso com cobertura especial - por causa da relva e cargas- e chao deve ficar no minimo nos 13 metros ou seja 6 metros de escavacao) para fazer os aterros laterais… para isso tinha que se definir a cota de fundo que melhor equilibrasse esse balanço aterro/escavacao…

o maior problema é a cobertura pois se nao for devidamente projectada e executada (como acontece tantas vezes) pode dar grandes chatices no futuro…

acho que é uma ideia que podia ser estudada em termos de viabilidade financeira… técnicamente não há problemas desde que haja dinheiro…

A hipotese da pista de atletismo indoor surge do primeiro post do CARLOS10ALMEIDA

O Pavilhão seria Subterranao, tipo nave, mas com as formas do antigo Estádio José Alvalade, aliás esse seria o modelo usado mas à escala de um campo de Futsal/Andebol (42m/25m), com a Pista de Atletsmo para provas Velocidade e Bancadas com capacidade para 4 Mil Leões.

Não me parece uma hipótese sequer. A pista teria que ter a mesma dimensão da existente no pavilhão Atlântico (só para dar uma ideia) e mesmo assim que ser desmontável.

Por curiosidade, a pista utilizada no mundial de Lisboa continua semi-abandonada num armazém à espera de uma localização

Excelentes propostas e Ideias dos Paulo´s…Obrigado.
Era claramente este o caminho que pretendia quando aqui lancei este tópico e ideia…
Discussão sobre esta hipotese…

Eu via a Pista como uma excelente forma de manter também o Atletismo perto dos Sócios e Adeptos nem que fosse apenas em algumas provas de velocidade, barreiras e provas de saltos…Até se podia usar essa tal pista que se encontra “esquecida”…
Mas prioritário é o Pavilhão…

Concordo que o Pavilhão e a estrutura possam ser

“…uma forma rectangular (que em termos de construção até é mais simples e barato de fazer) o espaço poderia caber num rectângulo de 75x55m…”

eu mantinha a Forma da estrutura no antigo estádio e a cobertura poderia manter-se na forma circular, isto é fazendo um “monte” de relva…o tal espaço verde…por cima e por baixo :wink:

Também concordo com a hipotese de em vez de ser #totalmente# subterraneo ser apenas em parte

“…podia-se aproveitar este desnível para poupar na escavação… ou seja subia-se antes do pavilhao e ficava-se ao nivel das portas de entrada antes do pavilhao…
podia-se aproveitar o que se tem de escavar (um pavilhao deve ter no minimo uns 10 metros de altura por isso com cobertura especial - por causa da relva e cargas- e chao deve ficar no minimo nos 13 metros ou seja 6 metros de escavacao)…”

Cada vez estamos mais perto…

A ideia parece-me boa e exequivel. Alguem tem possibilidades de a passar a quem de direito? Ou de se formalizar isto para enviar para o clube? Alguem com conhecimentos de arquitectura?

:smiley:

Alguns…

Tempo é que não!

Pois, imagino que n seja um empreendimento fácil, e que até o mais provável será ser metido numa gaveta assim que chegasse ao clube…

o zé sá fernandes é um palhaço que tá na camara apenas para vetar decisões.

foi o mesmo que fez com que as obras no tunel do marquês não tivessem acabado mais cedo.

onde é que estão os espaços verdes no estádio da luz?

eu moro la perto e só vejo cimento…

o zé não faz falta :cartao: (nenhuma mesmo)

Uma intervenção a… lampiurso! :cartao:

Não foi o Sá Fernandes a mandar embargar as obras do Túnel. Um juíz julgou o caso, e considerou que as queixas tinham provimento. Quem avançou com túnel deveria ter antes garantido que estava tudo em ordem. Mas como este é um país de brincadeira, do facto consumado, quase tudo é feito à margem das regras e leis, quem apela ao cumprimento das Leis passa por… palhaço. Mesmo a lampião…

Sá Fernades é… o presidente da CML?! Deveriam a selar-te num jardim de cimento. Talvez te devolvesse alguma razão. Se calhar são os ares do local onde vives… :cartao: