José Sá Fernandes e os espaços VERDES

Abro este tópico, porque como todos sabem este negócio é MUITO importante para o saneamento financeiro do SPORTING, faz parte do Plano do Presidente Soares Franco para abater o Passivo e de facto a notícia de que o principal “carrasco” da aprovação do projecto dos terrenos de Alvalade é agora o Vereador dos ESPAÇOS VERDES e do Ambiente Urbano; o Lampião José Sá Fernandes não me deixa de facto muito contente e optimista em realação à resolução rápida e justa deste problema…

Qual é a vossa opinião sobre este assunto?
Sobre esta nomeação?
Sobre o tempo que tudo isto está a demorar e demorará?
Quais as Solucções?

Recordo a Situação e apresento uma Ideia/Solucção:

“O loteamento dos terrenos do Sporting Clube de Portugal já esteve agendada para uma reunião do executivo municipal, no dia 16 de Abril, mas acabou por ser adiada para que fosse negociado com o clube a cedência de 10.000 metros quadrados para áreas verdes.
O adiamento foi decidido dias depois do vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, admitir apresentar uma queixa no Ministério Público se a autarquia aprovasse o loteamento de construção na zona do Estádio José Alvalade.
Na altura, o autarca considerou que em causa estava uma área de 80.000 metros quadrados de construção que o município se preparava para atribuir ao Sporting, «prescindindo das obrigatórias cedências para o domínio municipal de espaços verdes e equipamentos colectivos de cerca de 40.000 metros quadrados».
O projecto de loteamento incide sobre uma área de cerca de 35 mil metros quadrados e prevê a constituição de oito lotes, numa área de implantação de 26.500 m2 e com uma superfície de pavimento de 80.000 m2, refere uma proposta subscrita por Carmona Rodrigues”

Esta era e é a situação em relação à CMLisboa e à venda dos terrenos, apesar de muito negativa vi aqui uma hipotese para a concretização do sonho de muitos Sportinguistas e também uma promessa eleitoral do nosso Presidente.

(Sobre a Construção de um Pavilhão. 3 Notas Introdutórias e Muito Importantes:

1º Falei com o João Benedito sobre esta ideia
2º Falei com o Presidente após a Conferência de Imprensa da Venda do Nani e posteriormente enviei por Carta a Ideia
3º Perguntei ao Dias Ferreira se Legalmente/Judicialmente era Possível)

Tenho apenas uma Grande Dúvida!? Este meu "projecto é ARQUITECTONICAMENTE possível!?
Sinceramente não sei, mas isso nunca impediu uma aideia…

Devemos na minha opinião renegociar com a MDC, fazer um aditamento ao projecto inicial da CMLisboa, concordar com os 1 0 mil m2 de àrea Verde e Avançar desde já para a construção do Pavilhão, com os projectos, estudos e tudo mais que for possível nesta altura.

Daqui a 6 meses haverá finalmente uma decisão Camarária mas já estaremos com trabalho adiantado para o Pavilhão, que começa a ser construído ao mesmo tempo que a urbanização.

A IDEIA É SIMPLES, LOUCA E BRUTAL;
Fazer uma Zona Verde junto à escadaria da bilheteiras ( NO MAPA GOOGLE AQUELE ESPAÇO VERDE CORRESPONDE A 10 MIL QUADRADOS), sendo esse espaço o topo do Pavilhão e sendo esse topo todo em relvada Academia (Imaginem como exemplo o topo do pavilhão Ataântico)

O Pavilhão seria Subterranao, tipo nave, mas com as formas do antigo Estádio José Alvalade, aliás esse seria o modelo usado mas à escala de um campo de Futsal/Andebol (42m/25m), com a Pista de Atletsmo para provas Velocidade e Bancadas com capacidade para 4 Mil Leões.

Com este novo Aditamento ao projecto, cumpriamos o que a CMLisboa Pretende, o que Muitos Sportinguistas Sonham. Estariamos possilvelmente a tirar lugares de estacionamento subterraneos à urbanização com a construção do Pavilhão, mas aí poderiamos fazer um acordo de forma aos moradoress utilizarem o estacionamento do estádio (excluíndo dias de jogo).

SAUDAÇÕES LEONINAS

CARLOS ALMEIDA

18.525

SPORTING SEMPRE 10RGULH0

p.s.: tenho duas fotos que ilustram bem esta ideia, mas infelizmente não consigo juntar aqui…gostava de ajuda por parte de algum Administrador para as colocar.

Muito bom tópico, era bom que conseguissemos concretizar as coisas aqui referidas.
Quanto ao lampião, odeio-o …

Post total ou parcialmente repetido:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=6915.msg200257#msg200257

A resposta é a mesma:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=6915.msg200266#msg200266

Tens razão…mas sendo o assunto tão actual…decidi abri-lo aqui e deixar que a discussão flua…
Espero obviamente Boas Ideias e menos ataques ao indíviduo
Mas recordo e acrescento que a ETAR em frente ao Colombo não tem espaçoas verdes à volta e que passou tudo limpinho na câmara…Aliás acho até que os espaços verdes exigidos são por lei, no caso do benficagay é o
relvado… incrível!

Porque dizes que é lampião?

Porque é assumidamente um adepto (possilvelmente até sócio com Kit e tudo) do SLBenficagay… Só por isso!

Se tens tanta a certeza disso, quem sou eu!

Numa entrevista admitiu gostar da associação recreativa que veste de rosinha.

Fico com duas dúvidas:

1- Se essa ideia for possível, a MDC não exigiria a revisão do acordo? Provavelmente já não quereria pagar o anteriormente acordado…

2- A construção de um pavilhão subterrâneo aumentaria em muito o preço de construção, o que significaria mais passivo. Não é o contrário da estratégia definida?

nao sei se percebi muito bem mas confirma se a ideia é esta: basicamente o revestimento exterior da cobertura do pavilhao seria um relvado… é isto?

Partilho as tuas dúvidas, mas tenho a certeza que se a CMLisboa decidir que aqueles terrenos além da construção de uma urbanização têm que ter os tais 10mil m2 de espaço verde, então o acordo têm mesmo que ser revisto…e provalvelmente o preço muda…mas eu prefiro (por exemplo) 30 milhões já do que 35 daqui a 3 anos…

Esta Ideia da construção de um pavilhão subterrâneo aumentará o preço!? É verdade…mas também é verdade que ainda não há preço ou sequer um projecto idealizado…por isso não podemos comparar, certo?

Mas a ideia seria ter os tais 10 mil m2 de área verde com o revestimento exterior da cobertura do pavilhao em relvado, a urbanização e o mais importante e neste caso possível, o Pavilhão perto do estádio…

Concordo e aceito que possa ficar “demasiado” caro para o que se pretende…mas por enquanto é só uma ideia que pode e deve ser discutida como uma hipotese…

Lembro-me do meu Pai me contar que muitos Sócios do SPORTING ajudaram na construção da Bancada Nova do Antigo Estádio José Alvalade…Ele próprio ajudou…
Apesar de ser outros os tempos…penso que também agora muitos se ofereciam para ajudar, baixando assim alguns custos…

Mas só de Imaginar um Pavilhão “na Forma” do Antigo Alvalade Cheio com 4 Mil Leões a GRITAR SPORTING, sinto pena…
dos nossos adversários… :lol:

SAUDAÇÕES LEONINAS
CARLOS ALMEIDA
18.525

SPORTING SEMPRE 10RGULH0

Realmente, seria óptimo ter o pavilhão ao lado do estádio, ainda para mais como tu o idealizas… mas, parece-me muito difícil de concretizar.

Já agora, recebeste algum feedback positivo das personalidades a quem apresentaste a ideia?

Ó Carlos Almeida:

Desculpa lá esta observação e não leves a mal. Eu sei que as intenções são as melhores, mas…

Hã?! Será que ouvi bem?

E ainda por cima…

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

P.S. Já agora também gostava de ver as tais imagens, só para ver se não estou a sonhar.

Que principal carrasco!? O projecto está pendente para lá de um década, e a culpa é de alguém que questionou a súbita pressa de se passar o projecto pela porta do cavalo.

Vejamos se nos entendemos: se apelamos à lisura e clareza dos actos, não se pode à posteriori reclamar se não deixam fazer uma marosca que eventualmente nos iria beneficiar (sim, eventualmente. Se é permitida a marosca, nada impede que depois comecem a sair coisas do clube para destinos paradisíacos com as Caimão…). Agora há que escolher: manter numa toada séria, ou seguir exemplos como Vale Tudo, Kadahfi dos pneus ou o Papa da fruta.

Mas gostava de saber qual a relação entre a eventual simpatia pelo recreativo e o trabalho que o Sá Fernandes exerceu à frente do município!

Pondo de parte as questões do ambiente e espaços verdes, o que me indigna e repugna neste senhor é que no caso do enfica ele não se mostrou tão rigoroso, mas enfim … Graças a Deus que não sou lampião …

Com estes 35 milhões de euros, os 30-50 milhões da venda de mais de 20% das acções da SAD, mais a passagem da Academia e do Estádio para bens da SAD, mais 20-30 milhões de vendas na próxima pré-época, parece-me que a próxima pré-época será em grande.

O Sá Fernandes era vereador há 7 anos atrás? Nao pois nao? Só o é há 2 ou 3 anos. Atoardas para o ar sem sentido…
A culpa do Benfica ter tido aquilo que teve aprovado, foi a de nao haver um Sá Fernandes como vereador na altura. Nao o contrário.
Acho muito bem que no caso do Sporting se a lei nao está a ser cumprida que haja alguém que faça barulho, é para isso que eles sao pagos para gerir a cidade bem, o que se vê desde sempre é que fazem avenidas para terem limites horarios de 50 a hora, fazem predios mas estacionamentos nao ha, espaços verdes sem manutencao, uma pouca miséria de cidade.

Dito isto, voces nem conseguem reparar, que a accao do Sá Fernandes só benificia os Sportinguistas. Pq a MDC ia construir predios, sem condicoes condignas adjacentes, enqto que se a proposta do Sá Fernandes for àvante, quem vai benificiar disso nao vao ser apenas os moradores mas tambem os sportinguistas que vao ao estadio, que terao umas redondezas com mto melhor aspecto e mais condicoes inclusivamente com jardins que por ex para uma familia q vá ver um jogo possa passear pode ser importante. Uma cidade nao é só betao (ou nao devia ser)

O estadio da luz tb nao foi construido há 7 anos atrás, ficou pronto em 2004, e foi tudo aprovado em cima do joelho … Mas realmente não sei se este sr era vereador …