José Roquette terá introduzido as SAD em Portugal no Sporting, já com vista a uma venda do clube a terceiros?

Eu não entendo muito de Sociedades Desportivas, mas se me lembro, foi o antigo presidente do Sporting, José Roquette que inovou na gestão desportiva em Portugal introduzindo as Sociedades Anónimas Desportivas, criando em 1996 a Sporting SAD, detida pelo clube.

Era assim a concretização do clube empresa e a modernização do futebol Português, mas parece-me a mim que hoje em dia sem uma SAD não haveria sequer a hipótese da perda de maioria do capital do clube desta mesma. É muito mais fãcil uma SAD passar para mãos de um investidorzeco qualquer do que se fosse o clube por si só. Relembrar que a perda da maioria SAD do Sporting significa que a gestão do clube passa para mãos alheias.

No longo termo e visto o que o projeto roquette deu de 1996 a 2013 talvez a criação das SAD em Portugal, por parte de José Roquette no SCP, tenha sido um projeto de desmonte do Sporting Clube de Portugal. Exceto no período BdC, a SAD quase sempre deu prejuízo sendo uma constante fonte de preocupações na vida do clube, a constante falência da SAD degenerou em planteis dos mais fracos que vimos em Alvalade em contraste com os que tínhamos antes da chegada de Roquette à direção do Sporting como Presidente do Conselho Fiscal da direção de Santana Lopes em 1995.

Couceiro em 2013, era o candidato da venda da SAD, do “O próximo que feche a porta” visto que Couceiro só avançou porque Ricciardi não conseguiu convencer Figo a candidatar-se ao clube tal como tinha tentado fazer em 2011. Não sei se há algum elo de ligação de Ricciardi com Roquette, mas visto agora tudo de longe a introdução das Sociedades Anónimas Desportivas em Portugal por José Roquette no Sporting Clube de Portugal parece cada vez menos inocente, tendo até em conta os episódios e os escândalos de corrupção envolvendo José Roquette no caso Banesto e Totta.

A relação de JRoq com o scp nunca pareceu ser de grandes sentimentalismos.
Há quem diga, há muito, que a principal intenção ao ser presidente do SCP seria conseguir de volta terrenos (proveitos?) que o tio-avo teria oferecido ao SCP…
Dali nada me admira.

Tem graça. Dois descendentes de grandes símbolos do SCP serem a face semi-oculta do seu possível desaparecimento. Curiosamente ambos efetivamente relacionados com atos lesivos para com o clube. Couceiro na fantochada do fundo que adquiriu em vésperas de venda, grande parte do passe de CR7. Roquette, enfim… A ser roquette.

2 Curtiram

Há um tópico na Porta 10-A aqui no fórum, onde se desconstrói o projeto roquette em que se refere que o José Roquette sendo de famílias abastadas e sabendo de quem era descendente só se filiou como sócio no Sporting com 23 ou 24 anos.

Quanto mais tempo passa, mais consigo comparar o SCP a aquela imagem que o Santana Lopes fez do recém nascido na incubadora, indefeso, a apanhar dos familiares… Algo do género. Muito à sporting, com a pequenininho.
Cada vez mais o SCP parece a mulher dum lampião. Apanha dia sim dia sim e o ■■■■■■ do lampião ainda goza com a situação…

Ricciardi não era presidente do CFD que passava atestados de estupidez, aka, louvores, à gestão? Acho que não foi no tempo do roquette mas também é um dos rostos da tragédia pois sempre foi conivente com as gestões crônicas deficitárias.

Não foi para o bem do Sporting seguramente.

Não consigo responder a esta pergunta, para mim foi mais para um conjunto de pessoas que se têm como “notáveis” ganharem € fácil

E hoje em dia o clube continua =
Só serve para pagar ordenados e comissões chorudas a 2 ou 3 camafeus

1 Curtiu

Acho que tinha visto em algum lado José Roquette, José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado(este não sei se é “Sportinguista”) são todos primos.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca---financas/detalhe/arvore_genealogica

1 Curtiu

O Ricciardi é tal como o Roquette da família dos Viscondes de Alvalade. Se são primos, tios, sobrinhos ou outra coisa qualquer não sei

1 Curtiu

Eu suspeito que essa ideia de vender o clube a terceiros deve ter sido posta em prática no último ano do mandato do Soares Franco. De forreta passou a ultra-forreta, e depois veio o Bettencourt. E com o Bettencourt, de repente, o Sporting passa a fazer contratações completamente parvas, e a dever balúrdios aos bancos. Claro que foi intencional.

O problema é que eles não querem só vender o clube a terceiros. Querem vender o clube a terceiros e lucrar muito com isso.

1 Curtiu

Tens aqui este artigo do Público onde podes ver as “Dangereuses Liaisons” da banca (?) cá do burgo:

https://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2014/12/12/os-primos-sao-uma-chatice-mas-sao-a-nossa-familia/

1 Curtiu

Não tenho nada contra a venda parcial da SAD. Desde que o Sporting mantenha a maioria do capital …

Mas o Sporting já só tem quase uma maioria minima da SAD. Cerca de 30% do capital da SAD pertence à holdimo.

Sim, mas ainda há 19.99 % para quem quiser investir.

o que ouvimos dizer, aqui há uns tempos, foi que o Roquette tentou convencer o Doc para vender a maioria do capital, não sei se o Doc tem intenções de agir por dever ou em conformidade, mas eu gostaria de saber qual é esse valor percentual que a SAD detém , Se alguém tem conhecimento desse valor, que escreva aqui, pfv.

Só resta desejar que esse fdp que acabou com o clube acabe com uma morte dolorosa, daqueals que fique a definhar na cama durante anos