José Mourinho: Resposta a Peseiro

HOTEL CHELSEA 10

por José Mourinho in Revista RECORD DEZ

Resposta a Peseiro

ESCREVO A MINHA crónica semanal no meu portátil, muitas das vezes em viagem, envio-a por e-mail para a RECORD DEZ, arquivo-a numa pasta com o nome da revista e obviamente não a leio já impressa porque não estou em Portugal. Confio nas pessoas e, naturalmente, estou certo de que não há alterações ao conteúdo do meu texto. Assim sendo, depois de me terem dito que o Zé Peseiro não gostou das minhas “críticas à pressão do Sporting”, fiquei boquiaberto. Fui ler o que enviei, li e reli, e peço que me digam onde está a crítica. Crítica ao Sporting e a Peseiro? Onde? Crítica à fobia dos que falam de pressão? Sim. Crítica aos que pensam que a pressão alta é infalível? Claro. Crítica aos que julgam que a pressão tem mais importância que a posse? Também. Mas onde está a crítica ao Sporting? O Zé não é parvo, por isso ou não leu e alguém o induziu em erro, ou leu, mas como qualquer treinador que não está feliz, não o fez tranquilamente e errou na sua análise. Se o tivesse feito depois de ganhar no Funchal, tudo seria mais rosa.

Não posso dizer que, das seis equipas portuguesas que vi na primeira jornada, aquela que mais gostei em termos de organização defensiva foi a Académica? Não posso dizer que, em determinadas equipas com determinadas características, a pressão alta não é a melhor? Não posso dizer que em Portugal se fala demais em pressão e que comentadores e treinadores exageram nesta terminologia? Critiquei a pressão do Sporting? Onde?

Relativamente a Ricardo, não disse que o jogador foi no Boavista muito melhor do que agora e, por isso, não estamos a falar de um mau jogador, mas sim de um jogador em mau momento? Defendi que fosse afastado ou defendi que um jogador neste estado emocional precisa de objectividade? Disse que devia deixar de jogar? Não! Disse que os seus dois treinadores deveriam, em conjunto, definir um plano de recuperação do jogador por decisão unânime, ou dando-lhe confiança ilimitada ou retirando-o do stress competitivo. É uma opinião de alguém que acredita que, nestes casos, o jogador precisa de tranquilidade e certezas, não de dúvidas e conflitos emocionais. Onde está a crítica?

Quanto à Udinese, fui eu quem disse que não tinha qualidade? Parece-me que foram o presidente do clube e o próprio Zé Peseiro que afirmaram a diferença de qualidade entre as duas equipas, comparando-a até com a do Belenenses. Ou estou enganado? Não referi eu que os jogadores do Sporting são melhores? Não escrevi, a título de alerta, que “não fossem gulosos”, que os italianos causam sempre perigo e se sentem confortáveis a serem dominados? Não desejei que o Sporting se juntasse ao Porto e ao Benfica, numa histórica tripla de portugueses na Champions League?

Foram interpretações totalmente equivocadas e que, apesar de não me preocuparem, lamento. Lamento-as não por mim, que a vida ao mais alto nível de exigência me ensinou que tenho de preocupar-me com o essencial e esquecer o acessório. Lamento-as pelo Zé, que me pareceu muito forte e determinado no início da época e se está a fragilizar com histórias de perseguições. Se confiar mais em si, se for igual a si próprio, se tiver um grupo forte e que acredite nele, se mostrar firmeza e se se “borrifar” para o que lê e ouve, seguramente vai ganhar mais vezes e chegar aos títulos. Quando isso acontecer, pode ter a certeza que ficarei feliz por ele, pelo Luís e pelo Eduardinho. A única coisa que lhe “invejo” é ele treinar todos ao dias ao sol!

E já agora aproveito para dizer que, com a eliminação do Sporting da "Champions ", a Taça UEFA ganhou um candidato à vitória final. Será um elogio ou uma crítica? E o que Jorge Barbosa e Litos escreveram na segunda-feira, fui eu quem lhes disse para escreverem? Fui eu quem disse que a equipa é coxa?

Encaixe perfeito, deu baile na resposta, como era de prever.

Destaco apenas estas passagens ESSENCIAIS:

“Se confiar mais em si, se for igual a si próprio, se tiver um grupo forte e que acredite nele, se mostrar firmeza e se se “borrifar” para o que lê e ouve, seguramente vai ganhar mais vezes e chegar aos títulos.”

esta frase é tanto baile que nem vale a pena comentar. O que muitos aqui disseram.

Não posso dizer que em Portugal se fala demais em pressão e que comentadores e treinadores exageram nesta terminologia?
Exactamente a interpretação que dei ao texto da semana passada e o que tenho reparado.

Crítica à fobia dos que falam de pressão? Sim. Crítica aos que pensam que a pressão alta é infalível? Claro.
Um pormenor táctico que ninguém neste fórum comenta mas que é o cerne da coluna de mourinho na semana passada: a ideia de que a pressão alta é para fazer sempre, contra qualquer adversário, e sejam quais forem os jogadores. Errado, os resultados do último ano assim o demonstram.

Sou fã do Mourinho como treinador, mas ñ o considero um deus como mta gente em portugal o faz. Ñ é nenhum mestre em tácticas ou o que quer que seja, apenas tem uma coisa que o faz diferente de todos os outros sabe como ninguém gerir uma equipa, e tem coragem de dizer o que tem a dizer. Por isso como pessoa por vezes deixa mto a desejar, mas é a maneira de cada um estar no futebol, estar na vida.

Ainda hoje ouvi um comentador na sic noticias dizer que o mourinho se achava algo parecido como o pai dos treinadores portugueses, mas isso só acontece, porque esses treinadores portugueses o querem, pq levam tudo a letra o que ele diz e tão sempre a comparar-se a ele. O peseiro ñ e excepção e depois de ler um dos seus comentários veio quase que fazer queixinhas na tv. E como o mauras o fez destaco a frase “Se confiar mais em si, se for igual a si próprio, se tiver um grupo forte e que acredite nele, se mostrar firmeza e se se “borrifar” para o que lê e ouve, seguramente vai ganhar mais vezes e chegar aos títulos.” ou seja, o peseiro tem de ter mais confiança em si, nas suas capacidades e ñ ligar a comentadores (mesmo que sejam os melhores do mundo) e jornalistas e pouco percebem de futebol e seguir com as suas ideias, pq se ele ñ confiar em si, ninguém vai confiar por ele.

Meus Caros,

Igual a si próprio…

As equipas de Mourinho tem sempre poucos lesionados e a maioria está sempre em excelente forma física. Além do aspecto psicológico, o aspecto físico é fundamental. Mourinho seja bom ou mau…em portugal será sempre óptimo.

Igual a si próprio mas com um discurso tranquilo e orientador da estratégia que deve ser seguida pelo nosso “timoneiro”.

Só não compreendo porque o Mourinho, que escreve “crónicas” na DEZ, ou seja, uma publicação que é disponível para todos, criticando, sim, criticando José Peseiro escreve na parte final do seu texto que acha que este se deve borrifar para o que ele próprio (Mourinho) diz. Talvez o Mourinho não queira ser lido…

se está a fragilizar com histórias de perseguições

Perseguições de quem? AH, já sei, do autor desta frase… :wink:

Quanto à Udinese, fui eu quem disse que não tinha qualidade?

Parece que aí te enganaste mourinho…é que não tinha mesmo…viste o jogo?

O Mourinho pensa que é algum Deus por andar de braço dado com a sorte…e se ele se concentrasse na sua equipa e deixasse as outras em paz?

O Mourinho respondeu no seu estilo, nada que me surpreenda.

Deu importância quando eu pensei que nem ia ligar, não me parece que saia muito bem deste assunto, efectivamente criticou o Sporting e o Peseiro, levou com a resposta e agora quer passar por anjinho, por mim nada muda, excelente treinador, em tudo o resto é escroque! :arrow:

Mourinho com a mania que é o líder dos treinadores portugueses. Que é uma entidade superior. E para mim não foi uma resposta “à Mourinho”. Apenas quis ser superior e não lhe ficou bem.

Alguém que ajude Peseiro a sair do buraco onde se terá metido após ler estas linhas.

Peseiro expôs-se demasiadamente nas declarações que emitiu. Era de esperar uma reacção do género de Mourinho. Agora resta a Peseiro aguentar e fazer por não chorar (novamente).

Como diz Mourinho, Peseiro tem é de responder com trabalho às críticas de que for alvo, sejam do treinador do Chelsea, sejam do dono da tasca da esquina. O treinador do Sporting só vem demonstrar insegurança e vulnerabilidade perante o que vem de fora. Os próprios jogadores sentirão esse essa fragilidade do seu líder, o que não é bom.

O Peseiro desta vez pôs-se a jeito. :?

já disse isto: nem todos os Zés são Mourinho…

(Peseiro: o teu mundo é boliniano! o Mourinho é um génio - tu, não passas de um, como diria o Mauras, Calimero…)

Quem não se sente não é filho de boa gente.

O Mourinho andou o ano inteiro a criticar o Peseiro e, só desta vez, o nosso treinador defendeu-se, bem ou mal, defendeu-se. Porque é que o Mourinho, para voçês, tem sempre razão? Porque é que o nosso treinador é sempre um “patinho”?

Sinceramente, mais vale cair em graça do que ser engraçado!

“nem todos os Zés são Mourinho…”

Graças a Deus … Deus nos guarde e livre de tal desgraça (de todos os Zés serem “pequenos mouros”).

Vem agora o “pequeno mouro” criticar o que ele tanto utilizou para tirar benefícios, simplesmente ridículo, quem não se lembra o que ele dizia no fcp, o que ele disse quando chegou ao Chelsea, e só mudou o discurso depois de ganhar a liga.

Tanto no fcp como no Chelsea quem não se lembra da história do desgraçado, do “estamos a ser perseguidos por todos até pela uefa”, do “todos nos querem diminui” … e agora anda de abraços com o Alex Ferguson, quer fazer as pazes com a uefa!!

O que lhe vale, é que os portugueses tem uma memória curta.

Estou de acordo com uma coisa “… “borrifar” para o que lê e ouve …”, nem mais, principalmente se vier de quem vem, o Peseiro tem que ser mais criterioso no que lê e ouve.

cumps,
VCoelho

Mas o que poderá interessar ao Peseiro (já para nem falar nos Sportinguistas) o que dele pensa o Mourinho?

Naturalmente, fruto desta mentalidade subserviente tuga, tem de existir sempre um treinador referencia…

Só nos anos em que comecei a ver a bola, existiu o Pedroto, o Artur Jorge, o Queiroz e depois o Mourinho… e eu volto a perguntar, mas que interesse poderá isso ter para quem trabalha?

Só se for “lenha” para se superar e fazer ainda mais e melhor… sem o comentar em voz alta!!!

O Mourinho andou o ano inteiro a criticar o Peseiro !

uma mentira repetida muitas vezes começa a soar à verdade. Eu acompanhei a coluna do mourinho desde o início, se falhei uma ou duas foi muito. Nunca o vi fazer essa perseguição ao Sporting. É verdade que não o vi elogiar o Sporting como pensei que o iria fazer agora criticar o Peseiro não me lembro de ver, lembro-me sim, logo no inicio da sua coluna, de dizer que o benfica não tinha estofo e que se não fosse o trap aquilo vinha tudo abaixo, o que gerou uma resposta do benfica.

Porque é que o Mourinho, para voçês, tem sempre razão? Porque é que o nosso treinador é sempre um "patinho"?

Porque felizmente este país começa a reagir contra o fenómeno “banana” ou neste caso o “calimero”. Por causa de sermos tão calimeros é que o país está na merda onde está. É hora de erradicar essa mentalidade, o peseiro é um bom expoente disso: o rapaz que teoricamente é um mimo mas é a coisa mais banana, menos frontal, mais amedronatada e mais histérica que existe.

É engraçado como Mourinho “não liga” ao que se diz mas afinal liga mesmo. Querer dizer agora que a boca sobre a pressão alta não foi para o Peseiro é chamar-nos otários a todos, ok, há quem engula, eu não.

Recordo a frase a meio da semana, Peseiro a armar-se (nunca mais aprende a estar calado!) “Somos quem faz melhor a pressão alta na Europa”, “Ninguém jogou em Alvalade de igual para igual”.

Pôs-se mesmo a jeito para levar na pá, e o pequeno mouro não perdoou. Fez logo a crónica a ridicularizar quem fala de pressão alta em Portugal; quem não quer ver isto…

Agora levou a resposta, foi bem feito, mas é o mesmo que com a situação slb-miguel: os orcs ganharam mas ficaram mal na fotografia, Mourinho também ficou, armado em paternalista e a fazer de contas que não era nada com ele. Bah!

Porque é que o Mourinho, para voçês, tem sempre razão? Porque é que o nosso treinador é sempre um "patinho"?

Porque felizmente este país começa a reagir contra o fenómeno “banana” ou neste caso o “calimero”. Por causa de sermos tão calimeros é que o país está na merda onde está. É hora de erradicar essa mentalidade, o peseiro é um bom expoente disso: o rapaz que teoricamente é um mimo mas é a coisa mais banana, menos frontal, mais amedronatada e mais histérica que existe.

Pois eu acho precisamente o contrario!! O problema deste Pais é que como de vez em quando aparece um “Mourinho” tudo ta bem! Se tb formos assim e se fizermos como o “Mourinho” tb seremos como ele.
De repente somos todos carneirinhos a tentar fazer os mesmo; copiamos o que dizem, o que fazem etc. Ou entâo nâo fazemos nada e vivemos os successos dele(s)como se fossem nossos, o que é mais triste e deprimente ainda.
Quem nâo for como o heroi nós criticamos, humilhamos, desprezamos.

Peseiro foi patinho em responder ao Mourinho, nâo o devia ter feito ou devia ter esperado tar na mó de cima mas;
Mourinho, do alto do seu pedestal- há uma frase flagrante no texto em resposta a Peseiro “A única coisa que lhe “invejo” é ele treinar todos ao dias ao sol!”, mais arrogante que isto nâo existe!- julga-se no direito de passar atestados de incompetencia a tudo a todos e, nós, SPORTINGUISTAS, preferimos defender um treinador que nâo nâo tem nada haver connosco que o NOSSO treinador. Se isto nâo é subserviência ao “idolo”, se isto nâo é demonstrar todos os complexos de inferioridade que ‘chagam’ muitos Sportinguistas entâo já nâo sei mais nada.

Começo por dizer o seguinte, admiro o Mourinho pelo que conseguiu e pela sua frontalidade.

Acontece que ao Mourinho tudo é permitido e por vezes ele vai longe de mais.

Aliás basta ver como ele humilhou o Ricardo Carvalho, primeiro com a historia do QI, e depois ao contar em plena conferencia de imprensa para apresentar o Essien, que tinha arrasado o jogador à frente dos colegas no balneário e que o tinha proibido de responder.

Gostava de ver se tivesse sido outro treinador a ter esta atitude. Veja-se pelo Peseiro, teve a ousadia de responder-lhe e caiu-lhe meio mundo em cima.