José Marsà (FC Barcelona) - Mundo Deportivo

Esse era extremo mas veio do Tottenham, apesar de ser formado no Barça e ter tido um hype descomunal em miúdo.

Para sermos justos, isso é verdade para qualquer formação do mundo. Em cada geração são muitos mais os que não são jogadores do que aqueles que dão. Se, bem trabalhado - porque este, ao contrário de outros, ainda não se tinha imposto na B do Barcelona - desse um Nolito ou um Grimaldo já seria óptimo…

Record diz que assina por 3 anos e que vai começar na B, vigiado de perto pelo Amorim. Se for verdade, imagino que o contrato não muito longo também seja do interesse dele: se nos dois primeiros anos não for aposta, “obriga” o Sporting a deixá-lo sair (nem que seja conservando parte do passe) para não sair a custo zero a seguir.

Não me surpreenderia se isto fosse um sinal que a B, que o ano passado já construía de trás com linha de 3, assumisse em definitivo o modelo da equipa A, com o Lamba como central do lado direito, Goulart como central do meio e este rapaz como central do lado esquerdo. Ficando o Rodrigo Rêgo (e o Rafael Fernandes?) como alternativa.

1 Curtiu

É normal. No mundo existem muito mais toscos que craques. Mesmo em La Masia não se consegue produzir todos os anos um Iniesta, nem sequer um Cesc.

Parece ter bom toque de bola. Central esquerdino.

Esta gente esta a espiar os meus saves que fiz no FM com o Sporting.

Fui buscar este gajo como segunda Central esquerdino e desde ai e um dos meus listados preferidos a central esquerdino nas listas de preferencia.

Que seja um bom prenuncio para a vida real, ganhei quase tudo com o jovem no plantel. :rofl:

Parece me mais o que nos aconteceu a nós com a velha: o talento continuava lá simplesmente não era aposta e por isso torna se mais difícil recrutar novos jogadores e renovar com os que lá estão.

Para dar um exemplo, não tenho grandes dúvidas que se tivéssemos o RA a treinador uns aninhos mais cedo tínhamos renovado com jogadores como o Felix Correia ou o Tiago Djaló. Também não teríamos tido jogadores como o Matheus ou o Palhinha 1 ano parados sem competir.

Em Barcelona acontece um pouco o mesmo, a quantidade de jovens a chegar à equipa A é cada vez menor para se contratarem os Neymar’s, Coutinho’s, Dembele’s, Braithwaitte’s por aí. É verdade que alguns destes são efectivamente craques mas também é verdade que noutros tempos o Barça dava prioridade aos jovens mesmo que no imediato estivessem ligeiramente atrás de uma eventual contratação. O próprio Riqui Puig que lá chegou e até esteve a bom nível foi logo posto de parte para “rodar”.

Acho que acima de tudo confirma a notícia que dizia que a B vai levar uma ausência revolução. Já saíram o Tomás, o Nuno Moreira, o Mees e o Pedro Marques que tinha saído já em Janeiro. Fala-se ainda no Paz e acredito que o Edu Pinheiro e o Brás idem. Pelo meio entraram o jovem ganês, este e ao que consta o Vando do Leixões, juntar-se-ão alguns que estavam na u23. Muito curioso para ver como será o plantel!

Quando um puto do barca b e capa do rascord esta mm a ver-se o que estes jornaleiros sabem .

Abola diz que o puto foi oferecido e está em análise.

os jornais oficiais de Barcelona já o confirmaram , o jornal oficial do Sporting também , a bosta está a reboque como sempre.

MARSÀ SAI DO BARCELONA E SENTA-SE À MESA DO LEÃO

SPORTING 09:43

A notícia chegou de Espanha pela manhã e indicava que José Marsà, defesa-central das escolas do Barcelona, estava a um passo do Sporting. Em final de contrato com o Barça, o catalão não renovou o vínculo e seguiria para Alvalade. Apurou A BOLA que o jogador foi oferecido aos verdes e brancos, que analisam agora possível contratação que não estava programada. A chegar-se a um entendimento, o jogador deve assinar contrato válido por três temporadas, começando pela equipa B mas com vista para a A.

De acordo com o Mundo Deportivo, o Sporting teria já chegado a acordo com José Marsà. O central de 19 anos recusou a proposta de renovação dos blaugrana e encontra-se livre para assinar por outro clube, avançando ainda o diário catalão que o defesa deveria viajar ainda esta semana para Lisboa de forma a realizar os habituais exames médicos e assinar o novo contrato.

Contam ao nosso jornal que o jogador está ainda em análise por parte da administração sportinguista, ainda assim a possibilidade de o agente de Marsà, Alejandro Boesch, viajar para a capital portuguesa nos próximos quatro a cinco dias é viável.

Dos vídeos que vi agradou-me o facto de que quando faz um corte, tenta sempre meter a bola jogável para um colega. Não é de chutar para onde está virado.

1 Curtiu

Não, não é. Poucas formações no mundo tem um jogo tão vincado nos miúdos como La Masia.
Tens várias entrevistas de jogadores formados lá que te dizem que a maior dificuldade é mesmo ir para outra equipa jogar outro futebol, quando andam padronizados naquela forma de jogar desde miúdos.

Inclusivamente um deles até era considerado melhor que o Xavi quando coexistam, estando-me a falhar o nome. O racio de gajos que saem de Lá Masia a prometer bastante e não dão em nada é substancialmente maior dos que cumprem. Para além dos que referi, lembro-me do Denis Suarez, Sergi Samper, Jordi Mboula, o coreano que foi para a Bélgica…

Encaixa na ideia de jogo. Na identidade da equipa. Jovem, formado numa escola de excelência, personalidade, é um perfil interessante de baixo risco. Espero que sim.

Eu não estou a dizer que o que disseste não faz sentido. Estou a dizer que o aproveitamento de jogadores de La Masia, ou a quantidade de miúdos ali formados que dão jogadores, não deve ter paralelo em mais do que 3 ou 4 clubes do mundo.

Se estivermos à espera que todos deem jogadores ou se formos ver/falar com os que não dão, muitos haverá. Mas não é só aí. Os motivos podem ser outros, mas vais à formação do Benfica e do Sporting e quantos miúdos encontras a cada ano que passa que passaram anos na formação e não dão nada? Muitos não são tão badalados porque não jogam no Barcelona. Mas, tal como esses em que estás a pensar para lá, também estes foram titulares na formação dos seus clubes (Sporting e Benfica).

De La Masia… e de qualquer Academia do mundo. Gostava de ter pachorra para ir à caça de estatísticas, mas a quantidade de jogadores de La Masia que depois singram a um nível interessante (pelo menos) no futebol internacional é tremenda. E só deve ter paralelo com 3 ou 4 clubes do mundo.

O Denis Suarez não deu nada? Não fossem as lesões constantes e era uma estrela do futebol. Ainda assim, mesmo com as lesões constantes, é titular no Celta — onde joga muito bem — e jogava cá de cadeirinha…

Nem vou pegar no facto de muitos dos nomes que referes acabarem a jogar num nível minimamente competitivo… enquanto que “esses miúdos” flops de formações de outros clubes acabam, muitas vezes, a jogar Segundas Ligas, CNS…

1 Curtiu

Jogador que os Barcelonistas ou Culés, não gostaram nada de ver que tinha saido , logo aí é um grande ponto a favor.
Vamos ver como se adapta.

1 Curtiu

Arteta?

São da mesma época e o Barça acabou por decidir ficar com o Xavi enquanto o Arteta foi para o PSG. Não havia espaço para os dois.

O arteta ainda se fez jogador.

É outro

1 Curtiu

É de 2014, mas ainda assim…

Só jogadores de gerações recentes, com 23 anos ou menos, que passaram ou pelos escalões de formação ou pela equipa B do Barcelona:

  • Moriba (plantel principal do Barcelona)

  • Ansu Fati

  • Kubo (Getafe/Real)

  • Juan Miranda (muito boa época no Betis)

  • Abel Ruiz (Braga)

  • Riqui Puig (Barcelona)

  • Oscar Mingueza (Barcelona)

  • Ronald Araújo (Barcelona)

  • Cucurella

  • Carles Pérez (Roma)

  • Carles Aleña

  • Alex Collado

  • Monchu

  • Oriol Busquets

  • Chumi

É claro que nem todos dão jogadores. Mas é um aproveitamento assombroso.