Jornal "Leonino" : Onde o Sporting é notícia

Vem aí um novo jornal online dedicado ao Sporting

Dia 15 ao final do dia será apresentado um novo projeto de informação dirigido a todo o Universo Sportinguista. Com o objetivo de defender os valores do Sporting Clube de Portugal, este novo espaço de comunicação, que se rege pela independência e liberdade, compromete-se a informar com rigor e a dar voz a todos os Sportinguistas e outros protagonistas do fenómeno desportivo.

Além da componente noticiosa, esta nova fonte de informação, da qual o nome será revelado na próxima quarta-feira, irá apostar em notícias que fazem o dia-a-dia do Clube, entrevistas a protagonistas, bem como na opinião, com reconhecidos Sportinguistas a assinarem diariamente os seus artigos.

João Duarte, publisher do novo jornal online, assume que “este é um projeto de Sportinguistas, feito por Sportinguistas e para Sportinguistas. Estou satisfeito pelo entusiasmo que este novo espaço de comunicação tem suscitado junto das pessoas que convidámos para se juntarem. Vamos cumprir o papel de informar com rigor, e sendo complementares às atuais fontes de informação que existem, chamem-se elas jornais desportivos, informação oficial do Clube ou redes sociais, por exemplo”.

Por sua vez, Pedro Geada, que dirige a publicação, considera que “este é um projeto que visa adicionar valor ao Universo Sportinguista, com a riqueza e a pluralidade que o compõe sem deixar de integrar o espírito e sentido de clube na defesa da visão do Sporting no desporto e na sociedade. Será um ‘rugido’ de referência que se ouvirá do Reino do Leão”.

Carlos Vieira e Fernando Tavares Pereira são dois dos colunistas confirmados no novo projeto, bem como a marcar presença, entre muitos outros, no dia de lançamento.

“Este projeto permite um debate são sobre a realidade histórica, atual e futura do Clube, tentando colmatar um espaço de debate construtivo. Quando me falam do excesso de grupos de debate e que há falta de unidade respondo sempre que um clube e os seus sócios, que se sentem por ele representados, são como os cidadãos de um país. Alguém tem dúvidas que cada um de nós, cidadãos, quer o melhor para Portugal? E o facto de discutirmos as nossas preferências, opções e ideologias faz de nós menos cidadãos? Não, claro que não. É do debate democrático, do estudo científico, da dinâmica de uma Marca intemporal que se faz aquilo em que acreditamos. E o que queremos, no caso do Sporting Clube de Portugal, é sempre vê-lo a Vencer. No campo de jogo e nos ideais dos seus fundadores”, afirma Carlos Vieira.

Fernando Tavares Pereira explica que “este é um projeto que traz dignidade ao nome Sporting Clube de Portugal! Como o Sporting não é só de alguns mas sim de todos, independentemente dos seus estratos sociais ou económicos, assumi este projeto com o compromisso de uma transparência, honestidade e responsabilidade singular. Trabalhando sempre para um futuro melhor, posso afirmar que o esforço não é só de um, tem de ser de todos! Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!”

A Tasca do Cherba

Ligado ao Sporting e independente? Ahahahahah. Ya, deve ser.

Unico que leio é o dos RUGIDOS.:hugs::+1::hugs:

Jornal independente?:laughing:
Infelizmente essa palavra há muito deixou de existir por alvalade…

O Sporting Apoio e a Centúria Leonina também eram bué independentes.

Parece interessante…

Também vai ter a Rita Garcia Pereira, o Gonçalo Fernandes e o Diogo Leitão a escrever.

Chamamos-lhe coincidências?

Hoje, ao final da tarde, é lançado um novo projecto editorial dedicado ao Universo Sportinguista. A par de notícias da atualidade, entrevistas e reportagens, foi anunciado que o novo jornal apostará forte na opinião, contando entre os seus colunistas com Rita Garcia Pereira, Gonçalo Fernandes e Diogo Leitão, que se juntam aos já anunciados Fernando Tavares Pereira e Carlos Vieira, num total de 14 pessoas que assinarão a rubrica Comentário ao longo da semana. O diretor e o publisher são, respetivamente, Pedro Geada e João Duarte, da Youngnetwork.

Ora, por coincidência, o site rugido verde publica, hoje, um texto intitulado «Um novo Bruno de Carvalho a caminho da presidência do Sporting» onde, mais ou menos a meio, podemos ver o seguinte: «Face ao estado actual do clube, será que existe esperança? Será que o Sporting vai ter um novo Bruno de Carvalho como presidente? […] Voltando às questões, sim, acredito mesmo que sim. Mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer, e estas são as justificações à minha resposta […] Os membros da direcção do ex-presidente que estiveram por detrás do reerguer do clube podem avançar com uma candidatura. Existem fortes possibilidades de, por exemplo, Carlos Vieira ou Augusto Inácio voltarem à carga. O primeiro avançou anteriormente e o segundo não descartou essa possibilidade».

Eu sou um gajo que gosta de coincidências. Acho que dão um colorido à vida. E também sou um gajo que gosta de anotar coisas que acho que vão acontecer para, mais tarde, ver se tinha ou não razão. Anotei esta coincidência e coloquei como ponto a confirmar: Inácio e Vieira juntos na mesma lista? Mas qual será o candidato? Conseguirá Carlos Vieira contornar o suspensão? Será por isso que se junta a Inácio? E onde é que entra Gonçalo Fernandes, que tinha (tem?) uma parceria com o Clube, patrocinando a equipa de Andebol Adaptado e que é o filho do Abílio Fernandes, antigo vice-presidente do Sporting Clube de Portugal que há coisa de uma semana defendeu a demissão imediata dos órgãos sociais e criação de uma comissão agregadora de todas as fações do clube?

Com tanta pergunta, uma certeza: o filho Gonçalo, a Rita e o Diogo concordam todos com o estimado Abílio e apresentam-se dizendo que aceitaram o novo projecto porque «se trata de um projecto onde, apesar das diferenças de opinião resultantes dos convites dirigidos a várias personalidades de quadrantes distintos, o que conta e contará sempre será o Sporting Clube de Portugal. Sem politiquices, apenas o Sporting!» ou «é um projeto abrangente, com espaço para todos e sem unanimismos forçados. A única expectativa que tenho é que o resultado possa contribuir para um clima saudável, onde o desporto e o nosso Clube sejam Reis».

Reis. Rainhas. Guerras dos tronos. Winter is over and spring is coming.

A Tasca do Cherba

O Carlos Vieira metido nisto?

É este o link do jornal: https://leonino.pt/

Uma coisa são pluralidade de opiniões (a qual defendo), outra bem diferente é dar espaço a Rita Garcias Pereiras. Dispenso bem, obrigado…

Está aqui a base para uma futura candidatura á presidência. É daqui que virá a grande pressão para a demissão da direção.

Parece interessante, com pessoas novas e outras já conhecidas e de vátios quadrantes. Não gosto de nomes com Garcia Pereira ou Ferreira Cordeiro mas são parte dos 71% que já viram a luz.

Saco de gatos 3.0.

O discurso do Gonçalo Fernandes é interessante e vai colocar o dedo na ferida em alguns assuntos. Um deles a existência de grupos e grupinhos. Essa proliferação de grupos, como stromp, cinquentenários e afins tem de acabar.

Estive na apresentação e gostei do projecto. Estava à espera de algo diferente mas fui surpreendido pela positiva.

Pedro Geada

ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´

Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!

15 Jan 2020, 09:00

É, desta forma, disponibilizado um projeto a todos quantos se interessam pelos destinos do Sporting CP, que se adiciona valor ao universo Sportinguista, tendo em conta a riqueza e a pluralidade que o compõe, sem deixar de integrar o espírito e sentido de Clube, na defesa da visão do papel do Sporting CP no desporto e na sociedade. Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!

Propomo-nos integrar de forma clara, mas distinta, a Informação com Opinião.

Através da Informação, almejamos disponibilizar toda a panóplia de atividades e seus resultados, eventos relacionados com o Sporting Clube de Portugal, contando com as pessoas que se identificam com a instituição e por ela se interessam. Seguiremos critérios de rigor, isenção e apresentando apenas factos.

A riqueza e diversidade de conteúdos permitirão a disponibilização dessa mesma informação, em vários formatos, sejam eles escritos ou audiovisuais.

Quanto à Opinião, o Leonino contará com um painel vasto de colunistas que assinarão a rubrica Comentário ao longo da semana. Com diversidade e pluralidade, os colunistas expressarão o seu pensamento, através de posições certamente frontais. Acima de tudo, o Leonino pretende garantir uma opinião pública bem informada e interveniente, o que só e possível disponibilizando aos leitores um leque bastante representativo do Universo Sportinguista.

Em termos pessoais, é revigorante abraçar este desafio quando acabo de completar 25 anos de associado, conseguindo sempre dialogar com Sportinguistas de todos os quadrantes.

Como tal, há momentos na vida em que temos de dar o passo em frente, sair da nossa zona de conforto e dar o nosso contributo em prol do Sporting CP e da causa Leonina. Seria desonroso não abraçar a oportunidade de impulsionar um projeto em que acredito e que pretende enriquecer o Sportinguismo.

Mais do que declarações de objetivos, sabemos bem que a qualidade do nosso trabalho e dos seus conteúdos será a medida do sucesso desta publicação.

É, pois, hora de meter mãos à obra.

Contamos com a calorosa e generosa massa associativa e com os adeptos do Sporting Clube de Portugal para o fazer.

Vamos a isso!

Diretor do Leonino

Sem Título
LEONINO JÁ ESTÁ ONLINE

Nova fonte de informação desportiva dirigida a todo o Universo Sportinguista já está disponível em www.leonino.pt. Mais de 25 pessoas estiveram envolvidas no lançamento do projeto

Duarte Pereira da Silva

Texto

15 de Janeiro 2020, 17:00

A 1 de Julho de 1906 nasceu o Sporting Clube de Portugal e, para honrar o ano de fundação do clube, hoje, dia 15, a partir das 19h06, passou a estar disponível uma nova fonte de informação dirigida a todo o Universo Sportinguista. Durante 365 dias, 24 horas por dia, no Leonino, o Sporting será sempre notícia, comprometendo-se a informar com rigor e a dar voz a todos os Sportinguistas e outros protagonistas do fenómeno desportivo.

Este novo projeto de informação, que se rege pela independência e liberdade, vai abordar temas relacionados com a agenda diária do clube, nomeadamente, o Futebol Profissional, a Formação, as Modalidades, a Instituição e os Núcleos. Além de estar disponível através do site www.leonino.pt, este novo meio está, também, presente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter, com destaque para algumas das rubricas, como por exemplo o Jogador da Semana, A Rugir desde Pequenino, Onde Anda o Leão, Vox Leonina ou Verdade Leonina .

Os leões João Duarte, como Publisher, Pedro Geada, enquanto Diretor, Nuno Santos, Carlos Vieira, Diogo Agostinho, Fernando Tavares Pereira, Rita Garcia Pereira, Joaquim Coutinho Duarte, Vitalino Canas, Ricardo Gonçalves, Gonçalo Fernandes, Pedro Figueiredo, Diogo Leitão e Mariana Cordeiro Ferreira são os colunistas confirmados a ter voz, semanalmente, neste novo meio.

João Duarte, Publisher do Leonino, afirma que “são três os objetivos principais: informar os Sportinguistas, criar um espaço para debate de ideias com os nossos comentadores e criar conteúdos dos quais os leitores gostem”.

Por sua vez, Pedro Geada, Diretor do novo jornal, considera que “este é um projeto abrangente, inclusivo e independente. Esperamos merecer a preferências dos leitores, sobretudo dos Sportinguistas. Faremos por isso”.

Site do jornal “Leonino”:

LEONINO APRESENTADO

Foi com grande Sportinguismo que o Leonino foi lançado no Focus, em Alcântara

Rodrigo Soares Fernandes

Texto

15 de Janeiro 2020, 21:48

Foi num ambiente verde e branco que o Leonino foi apresentado aos Sportinguistas. O site “onde o Sporting é notícia” foi apresentado no Focus, em Alcântara e contou com casa cheia. A família leonina disse mais uma vez presente e o novo meio de informação sobre o Sporting CP foi oficialmente lançado às 19h06, a hora mais simbólica do universo Sportinguista.

João Duarte, publisher do Leonino, foi quem colocou o site no ar. Após uma curta declaração onde apresentou o projeto e apelou à memória das várias glórias leoninas.

“É feito por Sportinguistas, sobre Sportinguistas e para Sportinguistas. Só falamos do Sporting CP, não somos concorrentes dos jornais desportivos e queremos ser um complemento do Jornal Sporting e de todos os meios que falem do Clube. Somos os primeiros a lamentar a morte do Rui Jordão, mas não o tratamos como devíamos em vida. Precisamos de tratar bem os ídolos, trazê-los para dentro do Clube. Temos de homenagear em vida quem merece, seja do futebol, seja das modalidades”.

Pedro Geada e João Duarte

Pedro Geada, diretor do Leonino, também falou aos presentes, apresentando todos os conteúdos do Leonino.

“Conseguimos montar um projeto de qualidade. Propomos uma manchete diária. O nosso pilar é a informação, queremos ter cerca de dez artigos por dia. Vamos ter os artigos de opinião já conhecidos. São 14 pessoas mais uma, que é o cartoon, para apresentar alguns temas de forma mais descontraída. Vamos estar presentes nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube e vamos brevemente estar também no WhatsApp e ter uma Newsletter. Queremos ser um espaço de referencia para todos os Sportinguistas”.

Foi precisamente às 19h06 que o Leonino foi para o ar. Está dado o pontapé de saída.

Estiverem presentes, entre muitos outros, Carlos Vieira, Fernando Tavares Pereira, Rita Garcia Pereira, Gonçalo Fernandes e Diogo Leitão, cronistas do projeto.

“INDEPENDENTE DE QUALQUER DIREÇÃO OU OPOSIÇÃO”

Publisher do Leonino, João Duarte, esteve esta manhã na SportTV+ e revelou mais algumas novidades sobre o projeto

O Publisher do Leonino, João Duarte, esteve hoje no programa Manhã Informativa, da SportTV+, para falar um pouco sobre este novo projeto editorial.

Para além de ter abordado alguns dos temas da atualidade, nomeadamente a antevisão ao dérbi lisboeta da próxima sexta-feira, a renovação de Sebastián Coates ou a possibilidade da saída de Bruno Fernandes, João Duarte voltou a afirmar que o Leonino se assume “como um projeto de Sportinguistas, feito por Sportinguistas e para Sportinguistas”.

O Publisher do Leonino falou, ainda, sobre as mais-valias do projeto: “Diariamente, vamos ter notícias sobre a atualidade do Sporting CP, teremos também muitas entrevistas, como a do Dieguinho, por exemplo, entre muitas outras coisas”. João Duarte focou também um aspeto particularmente relevante para o Leonino: “Vamos honrar a memória do passado e trazer as antigas glórias para as primeiras páginas”.

Relativamente aos colunistas, referiu que “vamos trazer opinião de reconhecidos colunistas para ajudar ao debate daquilo que é o Sporting CP”. Sobre a escolha dos mesmos, João Duarte disse que “o critério da escolha dos colunistas tem a ver com a capacidade de gerar ideias, o que cada uma das pessoas pensa e, obviamente, trazer valor mediático ao projeto”.

Por fim, João Duarte fez questão de afirmar que o Leonino é um projeto “totalmente independente de qualquer direção ou oposição”.

Conselho Editorial

João Duarte

Publisher Leonino

Pedro Geada

Diretor Leonino

Carlos Vieira

Comentador Leonino

Joaquim Coutinho Duarte

Comentador Leonino

Diogo Agostinho

Comentador Leonino

Rita Garcia Pereira

Comentadora Leonino

Fernando Tavares Pereira

Comentador Leonino

Vitalino Canas

Comentador Leonino

Diogo Leitão

Comentador Leonino

Gonçalo Fernandes

Comentador Leonino

Mariana Cordeiro Ferreira

Comentadora Leonino

Nuno Santos

Comentador Leonino

Pedro Figueiredo

Comentador Leonino

João Duarte

LEONINAMENTE

Estamos online, ao vivo, a partir de agora. O nosso nome é Leonino, e somos o local onde o Sporting CP é notícia.

15 Jan 2020, 09:00

Bom ano a todos! É 2020. Estamos online, ao vivo, a partir de agora. O nosso nome é Leonino, e somos o local onde o Sporting CP é notícia.

O Leonino é um jornal online com conteúdos sobre o universo do Sporting Clube de Portugal. Escolhemos para morada www.leonino.pt, e estamos registados como tal na ERC.

O Leonino Interessa a leitores que sejam simpatizantes, adeptos e Sócios do Sporting Clube de Portugal. Vai funcionar 24 horas por dias, 365 dias por ano.

O Leonino vai abordar temas relacionados com a agenda diária do Clube, nomeadamente o que tenha a ver com o futebol profissional, a formação, as modalidades, a instituição e os seus núcleos.

Além da componente noticiosa, o jornal fará uma forte aposta na opinião, com reconhecidos Sportinguistas a escreverem regularmente Comentário. Assinam de segunda a domingo, Pedro Geada como diretor, Nuno Santos, Carlos Vieira, Diogo Agostinho, Gonçalo Fernandes, Fernando Tavares Pereira, Rita Garcia Pereira, Joaquim Coutinho Duarte, eu próprio como publisher, Vitalino Canas, Ricardo Gonçalves, Pedro Figueiredo, Diogo Leitão e Mariana Cordeiro Ferreira.

Os resultados das diversas competições também serão noticiados, quer no site do jornal, quer nas suas redes sociais.

O Leonino apostará em conteúdos escritos e em fotografia, e progressivamente em áudio e vídeo.

O Leonino será escrito e editado por uma equipa que junta experiência e irreverência, tanto de Sporting como de jornalismo.

Assinalo este meu primeiro texto com o destaque daquela que é a nossa ‘constituição’ – o Estatuto Editorial do Leonino. Aqui fica na íntegra:

O Leonino é um jornal de Sportinguistas, feito por Sportinguistas e para Sportinguistas.

É um jornal online que se rege, em primeiro e único lugar, pela independência e pela liberdade.

O Leonino trabalha sob critérios de rigor editorial e de acordo com a verdade dos factos, sendo independente face a qualquer ideologia, religião, poder político ou poder económico.

No Leonino somos exigentes, fazemos jornalismo sobre o universo verde-e-branco, recusando toda e qualquer espécie de sensacionalismo ou intromissão na vida privada.

Apostaremos numa informação diversificada, abrangendo as várias áreas de atividade do Sporting Clube de Portugal, a que corresponde o interesse dos Sportinguistas. Apresentaremos essa informação em variados formatos, sejam eles escritos ou audiovisuais.

O Leonino é responsável apenas perante os seus leitores.

O Leonino quer garantir uma opinião pública bem informada e interveniente.

O Leonino dirige-se a todo o público Sportinguista, independentemente da sua condição social, do seu credo ou da sua profissão.

O Leonino assume os princípios do Estado de Direito e da Carta Universal dos Direitos Humanos, pelos quais norteia toda a sua atividade. Democracia, liberdade e pluralismo são três alicerces essenciais deste jornal.

O Leonino respeita o código deontológico e a ética profissional dos jornalistas, assim como a boa fé dos leitores, tal e qual como consagra a letra do Artigo 17.º da Lei de Imprensa portuguesa.

Para todos os Sportinguistas que me leem: aqui está uma nova fonte de informação que quer merecer a Vossa confiança. Sejam bem-vindos a uma casa que se quer de e para todos os Sportinguistas!

Publisher do Leonino.