Já há algum tempo que estou para lançar este tópico. Infelizmente a conjuntura actual do Fórum SCP, em que se instalou um clima de pré-guerra civil, não é a ideal para um tópico desta natureza. Este será inevitavelmente visto por alguns de nós como mais uma tentativa de malhar em tudo o que seja verde e branco às riscas horizontais. Contudo, a vida deste Fórum continua e faço votos para que se endireite e entre nos eixos rapidamente. Tal como nos bons velhos tempos…
Sendo assim, começo por dizer que sou assinante do jornal há mais de três anos (talvez até um pouco mais, já nem tenho a certeza). E afirmo desde já que pretendo continuar a sê-lo, enquadrado na lógica em que como sócio pago as minhas quotas, compro merchandising, bilhetes de época e afins, no sentido de dar o meu contributo para o clube assim como muitos o fazem.
O Jornal do Sporting sofreu alterações há alguns meses atrás. Um grafismo diferente, novas secções e passatempos e o aumento do seu n.º de páginas.
A verdade é que o Jornal actual não me agrada por aí além, sobretudo no que ao futebol profissional diz respeito. A linha editorial, no que concerne às incidências do nosso campeonato, é de aligeirar sempre qualquer insucesso, ignorando muitas vezes a pouca qualidade exibicional. Ainda agora, após a derrota no Dragão, as culpas são invariavelmente balizadas para o trio de arbitragem. Eu continuo a achar que o insucesso passou principalmente pela atitude demonstrada em campo.
Há uma receita que existe sempre nestes casos. Após derrota ou empate da equipa principal, o editorial tem como principal preocupação o afirmar aos seus leitores que ainda faltam x jornadas para acabar o campeonato e x*3 pontos para disputar. O problema desta equação é se a média da qualidade exibicional se mantém constante. Matemáticas…
Em resumo, uma linha editorial que se preocupa, dominantemente, em dourar a pílula, tapar o sol com a peneira, aligeirar a coisa ou qualquer outra expressão da lusitana língua.
Existe uma secção nova, na penúltima página, de humor. O seu objectivo é ridicularizar lamps e tripas. Ainda que concorde com tão nobre fim, a verdade é que os escribas das Crónicas da Nonô e do Sexto Violino muitas vezes caiem na vulgaridade e humor fácil, mas nem todos podem ser como os Monty Phyton.
Outro exemplo são as cartas dos leitores. A grande maioria das cartas que são publicadas tecem os mais rasgados elogios à Direcção do Clube, à SAD e à equipa técnica. Raramente é publicada alguma carta com uma crítica mais incisiva, mas quando aparece, aparece igualmente uma notazinha da redacção imediatamente abaixo com algo do género: “Prezado leitor, a verdade é que não é exactamente assim e o Clube até já tomou medidas para… blá, blá, blá…”
Concluindo, o único proveito que retiro do Jornal do Sporting, no momento actual, é toda a informação que leio sobre o futebol das nossas camadas jovens e das modalidades amadoras, uma vez que o que é colocado no site oficial se limita aos resultados, alinhamentos e marcadores de golos. Assim como se estou a ver televisão e o programa não me agradar, mudo de canal, no Jornal do Sporting já quase que passo “por cima” do que ao futebol profissional diz respeito. Salvo se houver entrevistas com alguém ligado ao mesmo.