Jornal do Sporting - Parte 2

OS OPINADORES

Por Juvenal Carvalho
11 Fev, 2021

OPINIÃO

(…) Repor a justiça é um acto inerente à mesma justiça. Nunca pode ser visto como “precedente perigoso” alguém, e aqui falo de que clube for, querer que se faça justiça. Não querer ver isso é mesmo não querer ver nada

Começo esta coluna de opinião com uma evidência. Decididamente, e não entro em futurologia, e sei bem que nada está ganho e que o caminho a percorrer será árduo, o Sporting Clube de Portugal começa a incomodar, e fundamento a minha opinião sustentando‑a em diversos opinadores da nossa praça.

Falo de pessoas com tempo de antena, que estão para o futebol como Carlos do Carmo estaria para o rock, ou Luciano Pavarotti para o fado.

Aos dias de hoje, aqueles que gostavam tanto de um Sporting CP bonzinho nos relvados, e que até aqui ou ali diziam que éramos prejudicados e que era evidente uma diferença de tratamento, são hoje os mesmos que querem tapar o sol com a peneira e aqui‑d’el‑rei, espumam de raiva e verberam contra o tratamento dado ao clube deles, que no deve e haver têm décadas de saldo positivo e que agora são afinal os ‘calimeros’ da nossa praça. Que viram falta do Coates em Famalicão, que não viram penálti no lance do Zaidu em Alvalade, etc. Como diria o míster Quinito, numa expressão tão sua, e que fez escola, que se referia muitas vezes ao jogo como entretido.

É também entretido, mas com um misto de revolta com escárnio, ouvir esses opinadores, que de lentes coloridas em riste, querem minimizar épocas menos bem preparadas, e que nunca esperavam – e tanto ainda falta – ver o Sporting CP na liderança.

Fiquei feliz em tempos, e não quero pôr toda a gente no mesmo saco, porque programas e pessoas existem em que só se fala do jogo jogado, que alguns canais tivessem acabado com as aleivosidades de alguns em programas que nada acrescentavam que não o fomento do ódio.

São também os mesmos que vêem num cartão amarelo caricato mostrado a João Palhinha no Bessa, e no recurso de despenalização do nosso Clube a um erro admitido pelo próprio árbitro Fábio Veríssimo, um “precedente perigoso”.

Pois bem, precedente perigoso, é outra coisa. É mesmo um jogador entrar em campo e num simples minuto ser‑lhe mostrado amarelo num lance normal. Repor a justiça é um acto inerente à mesma justiça. Nunca pode ser visto como “precedente perigoso” alguém, e aqui falo de que clube for, querer que se faça justiça. Não querer ver isso é mesmo não querer ver nada.

Que o Sporting CP continue a dar razão a estas pessoas para continuarem a sua saga. É sinal de que os incomodamos, e até se percebe no ar uma santa aliança contra os mesmos.

É porque alguma coisa estamos a fazer bem. E estamos a fazer bem no local certo. Dizia‑me um velho Leão que já não está no mundo dos vivos que para ganharmos tínhamos não só de ser melhores, mas sim muito melhores. Era eu uma criança e interiorizei isso. Hoje lembro‑me amiúde dele. E ainda não havia o mediatismo destes opinadores de pacotilha.

Era ainda no tempo da televisão a preto e branco, e em que eu lia no nosso jornal, então ainda muito jovem, as tão bem escritas prosas de Inácio Teigão contra alguns apitadores. Pouco ou nada mudou. Mudaram‑se os tempos, mas não se mudaram as vontades. Continua tudo como dantes… apenas apareceram aqueles que hoje são os protagonistas dos novos tempos e invertem tudo aquilo que nós vimos. Os opinadores.

JORNAL SPORTING JÁ DISPONÍVEL

Por Sporting CP
11 Fev, 2021

JORNAL SPORTING

Edição n.º 3806 nas bancas e em formato digital

A edição n.° 3806 do Jornal Sporting já está disponível nas bancas e em formato digital, com o grande destaque na primeira página a pertencer ao professor Mário Moniz Pereira, figura maior do Sporting CP e do desporto nacional que celebraria, esta quinta-feira, a marca redonda de 100 anos.

Como forma de assinalar esta data, no interior da publicação poderá encontrar uma breve história do percurso do ‘Senhor Atletismo’, uma entrevista exclusiva com uma das suas filhas, Leonor Moniz Pereira, e os testemunhos de alguns dos atletas que passaram pelas mãos do professor, como Carlos Lopes ou Domingos Castro, além de uma lista de 100 curiosidades.

O andebol é outro dos temas de relevo nesta edição, com destaque para as entrevistas exclusivas a Salvador Salvador, jovem que acaba de renovar contrato com o Sporting CP, e Frankis Carol, capitão verde e branco que deixa o Clube após dez temporadas de Leão ao peito.

Nota ainda para as crónicas dos triunfos da equipa principal de futebol sobre o CS Marítimo e o Gil Vicente FC, assim como dos jogos do futebol feminino, sub-23, futsal, voleibol e andebol, este último com uma grande vitória europeia sobre os eslovacos do HT Tatran Prešov.

TORNANDO O INVISÍVEL VISÍVEL

Por André Bernardo
18 Fev, 2021

OPINIÃO

A propósito de bastidores, esta semana que passou estreámos nas nossas redes sociais duas novas rubricas – “Backstage Sporting” e “Duelos de Leão” – com o objectivo de dar a conhecer aos Sócios e adeptos um pouco mais do “behind the scenes*” do Clube

Dia de Sporting

No meu primeiro editorial escrevi que “esta nova versão (do Jornal Sporting ) carrega uma linha editorial diferente, que visa aproximar ainda mais o leitor da vivência com o Clube e, se o faz com uma visão futura em sincronização com o actual contexto da era digital, recupera também 113 anos de história”.

No seguimento deste compromisso, na edição de hoje damos a conhecer parte dos bastidores do Sporting CP que asseguram que os jogos no Pavilhão João Rocha se possam realizar, e que será complementada com uma peça em vídeo que será divulgada nas nossas redes sociais e na Sporting TV .

É um trabalho invisível sem o qual nenhum de nós poderia desfrutar da parte visível que tanto nos move.

A eles a nossa enorme gratidão e uma reportagem que representa apenas um pequeno reconhecimento para que o Universo do Sporting CP conheça este precioso e fundamental contributo.

Para que o Dia de Sporting se torne uma realidade existem três colaboradores que têm a tarefa hercúlea de trocar as balizas, retirar a rede ou levantar as tabelas entre jogos e treinos, e outros sete que asseguram o funcionamento da lavandaria, a manutenção e a limpeza do Pavilhão João Rocha.

Todos os dias são Dias de Sporting

A propósito de bastidores, esta semana que passou estreámos nas nossas redes sociais duas novas rubricas – Backstage Sporting” e “Duelos de Leão” – com o objectivo de dar a conhecer aos Sócios e adeptos um pouco mais do “behind the scenes”* do Clube.

Completamos assim um primeiro ciclo da nossa estratégia de comunicação em que todos os dias, com ou sem jogos, publicamos conteúdos, para que todos os dias sejam Dias de Sporting . Estes conteúdos desvelam um pouco mais do dia-a-dia do Clube, nas suas mais variadas vertentes – Raio-X, ADN de Leão, Inside Sporting, Jornal Sporting , Backstage Sporting, Duelos de Leão e Sporting Corporate – com o intuito de construir pontes que estreitem a relação do Clube com os seus seguidores e mostrem o lado menos conhecido e também mais humano.

Sporting Sempre

E porque todos os dias são mesmo dias de Sporting, na próxima semana lançaremos a campanha Sporting Sempre , que visa premiar todos os Sócios que têm débito directo anual activo , através de um sorteio mensal com vários prémios, entre eles dez Gamebox (para a próxima época).
Terminámos também a obra de expansão do nosso armazém e até ao final desta época há muito trabalho invisível que continua a ser feito e que vamos tornar visível.

O Futuro está a chegar.

*por trás das cenas

Editorial da edição n.º 3807 do Jornal Sporting

AMO‑TE, SPORTING!

Por Juvenal Carvalho
18 Fev, 2021

OPINIÃO

Neste amor de uma vida com o nosso Clube ri e chorei. Vi levantar centenas de troféus, mas também tive profundas noite de tristeza em que não conseguia dormir. Todas as relações intensas têm momentos bons e maus

Falar do nosso grande amor não requer inspiração, é normal e recorrente. É incontornável. É algo que sai de dentro de nós de forma natural.

Contudo, decidi escrever esta coluna de opinião que hoje estão a ler no passado domingo. E quis a data que a mesma fosse alusiva ao Dia dos Namorados e fez‑me abrir o coração para o amor de uma vida, o meu/nosso Sporting Clube de Portugal.

Como todos nós, no processo de vida, namorei, casei, tive filhos. Sou, afinal, comum dos mortais, igual a tantos outros nestas etapas da passagem terrena.

Contudo, com o Sporting Clube de Portugal o meu namoro é de uma vida e para a vida. Começou em menino. Cresceu com o tempo. É algo quase inexplicável, mas tão belo… direi mesmo inolvidável.

Aquando criança começou mesmo por ser às escondidas dos meus pais, de quem fugia literalmente de casa para ir ver os treinos da equipa de futebol, muitas vezes em vão por serem à porta fechada, mas onde ficava no final dos mesmos junto da mítica Porta 10‑A para ver os meus ídolos. E eram todos, não fazia distinções.

Chegado o fim‑de‑semana fazia os trabalhos escolares a correr e lá ia a caminho de Alvalade para ver tudo. Do futebol às modalidades. Era também o tempo em que pedia aos meus pais a semanada antecipada para ir ver o Sporting CP de lés‑a‑lés de Portugal e até ao estrangeiro. Tempos em que a minha mãe, que nunca se opôs a este namoro, embora uma fervorosa adepta do CF “Os Belenenses”, me dizia para levar a cama para o estádio e dormir lá, tal a minha loucura pelo Clube.

Este fervor podia ir caindo com a idade. Mas não. Depois do namoro, acabei por casar com o Sporting CP ao entrar ainda tão jovem para o dirigismo pela porta do basquetebol. Passei ainda pelo futsal – então futebol de cinco, onde comecei a escrever crónicas de jogos para o nosso jornal –, andebol e futebol juvenil.

Passei sempre tanto ou mais tempo ao lado deste grande amor do que com a minha família real. Passei também o Sportinguismo à minha filha, numa família de Belenenses. Foi um troféu para mim que jamais esquecerei.

Neste amor de uma vida com o nosso Clube ri e chorei. Vi levantar centenas de troféus, mas também tive profundas noite de tristeza em que não conseguia dormir. Todas as relações intensas têm momentos bons e maus. Ajudam até a fortalecer. Foi e ainda é assim com o meu/nosso grande amor.

Recordo‑me como se fosse hoje, e já está perto de chegar aos 50 anos – o tempo voa, o dia em que pelas mãos de meu pai entrei na secretaria do antigo estádio e assinei o contrato de fidelidade de uma vida com o Sporting CP. Quando me fiz Associado até hoje, e sempre cumprindo escrupulosamente as minhas obrigações, ganhando, perdendo… gostando mais deste jogador, treinador ou dirigente. Todos nós passamos. Eterno só o Sporting Clube de Portugal.

Estarei a teu lado até ao fim do meu percurso de vida ou mesmo para além dele.

Só assim sei estar nesta nossa relação tão intensa.

Amo‑te, Sporting!

PASSOS SEGUROS

Por Pedro Almeida Cabral
18 Fev, 2021

OPINIÃO

Faltam 15 jogos, 45 pontos e jogos duros. Não é apenas muito campeonato. É praticamente ainda metade do campeonato. Todos os desafios serão decisivos e não há nem um só jogo que esteja ganho à partida

Foi longa a última jornada do campeonato, estendendo‑se de sexta a segunda. Longe vão os tempos em que tudo se jogava domingo à tarde. Além de os jogos estarem concentrados num só dia, os discursos sobre futebol também ficavam por aí. Jogava‑se, comentava‑se e fechavam‑se as contas. Agora, não é bem assim. Com jogos durante a semana, abriu‑se espaço para comentariado permanente. Pior. Até se veem intervenções descabidas dos próprios clubes, tentando ganhar vantagem nos jogos seguintes. Foi assim a semana que passou, com o FC Porto apostado numa campanha de raiva. Primeiro, Pinto da Costa com palavras duras e depois com o clube a ecoar palavras de ordem como “Basta” colocadas no estádio. Uma coisa são queixas, por vezes legítimas, de alguns lances. Outra, é sustentar um discurso exagerado e perigoso.

No campo, tivemos mais uma vitória. Um jogo seguríssimo contra o Paços FC que mostrou uma equipa rotinada, adulta e capaz de jogar em contenção. Vitória pelos mesmos 2‑0 da primeira volta. Surpreendeu a equipa pacense com um futebol desinibido e consistente. A primeira parte foi melhor jogada, com mais perigo e com jogadas de risco. Destacaram‑se Pote e Palhinha. O melhor marcador do campeonato, Pote, por ter vadiado por terrenos que não têm sido os seus. Em vez de atacar em investidas pela direita, foi Tiago Tomás a romper, cabendo Pote a baixar um pouco entre linhas. Esta alteração estratégica deu resultado e foi assim que nasceu o lance do penalti sofrido, a desmarcação de Feddal. Já Palhinha continua a crescer a cada jogo. É agora um maestro, a reger pendularmente o meio campo sportinguista. Não falha passes e também não falhou o seu primeiro golo no campeonato, com um remate à ponta de lança.

Faltam 15 jogos, 45 pontos e jogos duros. Não é apenas muito campeonato. É praticamente ainda metade do campeonato. Todos os desafios serão decisivos e não há nem um só jogo que esteja ganho à partida. Ao Mister Rúben Amorim, cabe continuar a treinar tão bem uma equipa com tantos miúdos. Aos nossos jogadores, cabe continuarem a jogar como jogam, disputando cada lance. E aos Sportinguistas, cabe continuar a apoiar e a levar esta equipa onde ela merece.

MAIS UM PASSO!!!

Por Tito Arantes Fontes
18 Fev, 2021

OPINIÃO

Somos a melhor defesa do campeonato. Somos o segundo melhor ataque. Temos de longe a melhor diferença de golos entre marcados e sofridos… são 30 de diferença! Somos a única equipa sem derrotas!

Mais uma jornada do Campeonato Nacional e mais um passo importante! Uma jornada em que ganhámos dois pontos a cada um dos nossos habituais rivais… já que ambos não foram além de um empate nos seus jogos… e, assim, o segundo classificado ficou a dez pontos de distância, com a “fórmula de desempate”, neste momento, a favor do SCP! E o outro rival confirmou-se cada vez mais no quarto lugar, a 13 pontos de distância, igualmente com o “factor de desempate”, se necessário e por agora, a pender para o SCP!

Vi os jogos dos três grandes. Maduro o modo como o SCP se apresentou perante o FC Paços de Ferreira, uma das melhores equipas deste campeonato. Como, aliás, demonstrou em Alvalade. Foi uma vitória sólida, tranquila e merecida do SCP. A vitória de uma equipa que demonstrou – uma vez mais – a qualidade da sua solidez defensiva, segurança essa que começa logo no Adán, guarda-redes que se confirma jogo a jogo como mais uma das excelentes contratações que efectuámos esta época! A arbitragem foi má, conforme tem sido unanimemente referido, com prejuízos para os dois lados. Um penálti para cada equipa por assinalar. Um inacreditável amarelo ao Feddal. E duas expulsões a jogadores do Paços perdoadas (faltas sobre TT e sobre Nuno Mendes, ambas merecedoras de evidente e clamoroso “segundo amarelo”). Ainda assim, ganhámos de modo claro e dando sempre a sensação de que se mais fosse necessário… pois mais se teria conseguido alcançar… era só carregar mais com o pé no “acelerador”! Fica para concluir o registo desta época dos jogos do SCP com o Paços: três jogos, três vitórias do SCP, sete golos marcados e nenhum sofrido!

Somos a melhor defesa do campeonato. Somos o segundo melhor ataque. Temos de longe a melhor diferença de golos entre marcados e sofridos… são 30 de diferença! Somos a única equipa sem derrotas! Ganhámos – com uma única excepção, face ao empate no jogo com o FCP em Alvalade, um dos tais jogos em que fomos largamente prejudicados pelo arbitro Luís Godinho – a todas as equipas até ao oitavo lugar, inclusive. O “score” alcançado nos jogos feitos com essas sete equipes até agora é deveras impressionante: 17 golos marcados e só quatro sofridos.

Por outro lado, noutras paragens assistimos a jogos penosos… primeiro do segundo classificado, a jogar em casa com o “último” da classificação… “último” este que ficou a dever a si próprio mais uns golos na primeira parte para além dos dois de vantagem que levou para o intervalo… o FCP, no fim, lá conseguiu um empate tirado a ferros, nos últimos minutos de jogo, através de um inexistente penálti! Depois, tal o desnorte, ainda desperdiçaram outro penálti (existente), chegando mesmo a introduzir no final do jogo a bola na baliza do adversário num lance de puro andebol, que foi – e bem – devidamente assinalado pelo VAR! Evidente foi que as gentes do FCP estavam num “frenesim” que até meteu lágrimas… tudo dando nota do estado emocional em que se encontra aquele clube e aquela equipa! E isto apesar de ser o clube com menos amarelos no Campeonato Nacional… e ser também aquela que mais penáltis tem a seu favor… mais do dobro dos seus rivais de Lisboa em conjunto!… mas ai de quem os ouve falar… reclamando e rangendo dentes por tudo e por nada… basta, pois, dizemos nós! E “basta” mesmo… porque a hipocrisia e o ridículo também têm limites!

Depois, no dia seguinte, assistimos a outra triste partida… onde a agremiação dos “toupeiras” lá conseguiu empatar, apesar de ir sempre barafustando por pretender penálti atrás de penálti… numa dolorosa e contraproducente, por desfasada, atitude! Certo é que os “milhões” que despudoradamente exibiam estão gastos… e “eles” em quarto lugar… com o quinto classificado a míseros três pontos de distância… vai ser um duelo interessante, esse, o do quinto lugar…

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

P.S. 1 – Bem podem as “toupeiras” continuar a escavar nos “alicerces” do Caso Palhinha! Bem podem mesmo continuar a escarafunchar sordidamente nos fundamentos do que foi feito e decidido pelo TCAS, que interveio a pedido da justiça desportiva… para corrigir o mal que o CD tinha feito… bem podem… é que – como todos já percebemos – o que essas “toupeiras” querem mesmo – a coberto de “virginais” declarações de “apenas pretenderem uma clarificação da leitura dos regulamentos” para melhor definição do modo como os mesmos devem ser interpretados e aplicados… – é o que “eles próprios” escreveram… e o que escreveram e apresentaram foi uma “queixa”, através da qual se pretende a condenação do SCP na perda de até oito pontos… bem que as “virginais” preocupações soavam a falsas… mais que falsas, eram e são mesmo eivadas de profunda hipocrisia!

P.S. 2 – … mas sosseguem, ó toupeiras!… é que o CD já veio dar implícita razão ao SCP! Sim, porque o CD já anunciou que alterou os seus regulamentos de modo a prever sempre a audição do jogador visado em todos os processos sumários! É essa a questão constitucional que estava em causa! E sobre a qual o Tribunal Constitucional já por duas vezes se tinha pronunciado… dando nota da inconstitucionalidade em que o CD persistia em actuar!

P.S. 3 – Tranquilidade total do lado do SCP! E assim deveremos continuar! Completamente tranquilos! Nenhum sentido há no que se tem ouvido e lido por essa comunicação social fora… Sportinguistas, tranquilidade total! O SCP tem total razão”! E procedeu sempre do modo mais avisado e conforme com a lei, os regulamentos e as decisões judiciais e administrativas aplicáveis!

Mentes (muito) pequeninas…

1 Curtiu

O Jornal do Sporting passou a ser gratuito??!

Vejo o autor e faço scroll.

1 Curtiu

JORNAL SPORTING JÁ DISPONÍVEL

Por Sporting CP
18 Fev, 2021

JORNAL SPORTING

Edição n.º 3807 nas bancas e em formato digital

Já está disponível nas bancas e em formato digital a nova edição do Jornal Sporting. O destaque na primeira página vai para o trabalho invisível realizado por vários colaboradores do Clube que fazem de tudo no Pavilhão João Rocha, desde a montagem dos diferentes recintos de jogo até à manutenção e lavandaria, para que o espectáculo nunca pare. Na reportagem no interior do jornal são dados a conhecer cada um dos responsáveis e o trabalho que levam a cabo todos os dias.

Depois, é feito o rescaldo de mais uma vitória verde e branca na Liga NOS, na recepção ao FC Paços de Ferreira (2-0), que reforçou a liderança e aumentou para dez pontos a diferença face ao segundo lugar.

Como é habitual, a publicação reúne também toda a informação dos vários jogos que marcaram a última semana, desde as partidas dos sub-23 Leoninos até ao desempenho das várias modalidades: basquetebol, andebol, voleibol e futsal. Ainda sobre as modalidades do Sporting CP, esta edição traz a antevisão de mais um jogo Leonino na UEFA Futsal Champions League e também projecta o regresso à competição da equipa de hóquei em patins, marcado para esta sexta-feira, após paragem forçada devido a casos de COVID-19.

Destaque ainda para o atletismo com o resumo dos dois dias de Campeonatos de Portugal de atletismo em pista coberta, onde os atletas do Sporting CP estiveram mais uma vez em evidência, arrecadando oito títulos nacionais de entre as 24 medalhas conseguidas no fim-de-semana passado. Espaço também para entrevistas exclusivas a Carlos Lopes, que completa nesta quinta-feira 74 anos, e ainda ao marchador João Vieira, a Lenda em destaque nesta edição.

Por fim, o novo convidado do podcast ADN de Leão é Zouhair Feddal, jogador da equipa principal que está na sua primeira época no Clube.

1 Curtiu

Não deveria ser permitido misturar as nossas lendas e ícones desportivos com as crónicas croquetes.

Amanhã o cheiro vai ser nauseabundo…

VAMOS A ISTO… A CAMINHO DO DRAGÃO!!!

Por Tito Arantes Fontes
25 Fev, 2021

OPINIÃO

(…) queremos, ainda assim, um jogo sério no Dragão! Queremos um jogo bem apitado! Não queremos interferências da arbitragem nem no jogo, nem no resultado! Estaremos atentos!

Está concluída a 20.ª jornada do Campeonato Nacional. Mais uma vitória segura, tranquila e autoritária do Sporting CP! Golos de Feddal, depois de assistência de Coates (os nossos centrais são mesmo “mortíferos”!), e de Nuno Santos, a aproveitar um erro da defensiva portimonense provocado pela pressão que o SCP faz no campo todo. No dia seguinte assistimos a mais um triste jogo dos nossos rivais da Segunda Circular… que tanto “truplicaram” que “arrasados” ficaram com o empate em Faro! A disputa com o Paços pelo quinto lugar promete, pois o SC Braga fugiu… ganhou e consolidou, assim, o seu terceiro lugar. Ficou para último lugar o jogo do FCP no Funchal. Foi mais um espectáculo deprimente… com uma arbitragem que prejudicou o futebol, porque atentou contra a Verdade Desportiva! Corona devia ter visto quinto cartão amarelo… não viu! Manafá devia ter sido expulso por bárbara agressão a jogador do CS Marítimo… não foi! O CS Marítimo marcou o golo da igualdade… o seu marcador estava um metro em jogo… pois, ainda assim, foi preciso o VAR para ver o que o fiscal de linha e o árbitro não viram… que o marcador não estava fora‑de‑jogo, como quiseram fazer crer ao – mal! – anularem inicialmente o golo! O VAR corrigiu! Para o fim, nos “descontos”, estava reservado o “prato forte”… o tal penálti para o FCP que nunca falha… desta vez como resultado de uma falta de um tal Rúben Macedo, jogador formado no FCP, portista ferrenho… que “involuntariamente” fez o que não era preciso, ou seja carregou o filho do Sérgio Conceição (o miúdo é mesmo um prodígio… “recordista mundial” de penáltis… em pouco mais de 30 minutos de jogo neste campeonato já tem à sua conta dois penáltis!)! Pareceu mesmo um “lance de encomenda”… mas foi só mesmo uma “parecença”… só faltou foi a “lágrima” no final…

Real, real nesse jogo foi o benefício escandaloso do FCP de modo a evitar que o fosso pontual para o SCP aumentasse… para 12 ou 13 pontos (como no último quarto de hora ainda esteve quase para acontecer!)… assim, com essa “injusta” vitória, o FCP manteve dez pontos de diferença para o SCP! E tenta agora arregimentar todo um “clima folclórico” de que o jogo no Dragão é o jogo do título! E sim, até é… para eles, FCP, até é… e por isso tudo fizeram, tudo moveram para jogarem completos contra o SCP! Uribe por uma “cabeçada” com o SC Braga levou… um jogo de suspensão! Em qualquer país que se preze teria sido sancionado no mínimo com três jogos… e não jogaria contra o SCP! Corona devia ter visto o quinto amarelo neste último jogo… e deveria cumprir o seu jogo de suspensão contra o SCP! Manafá agrediu um jogador adversário também neste último jogo… a expulsão que deveria ter sofrido impedi‑lo‑ia de jogar contra o SCP! Só aqui, assim de rajada, estão três jogadores que vão jogar… e não deveriam! É o famigerado “sistema” na sua plenitude!

Dito isto, o SCP vai ao Dragão com uma grande equipa, como já nos demonstrou nesta época! Esta mescla de juventude e experiência merece – sem qualquer dúvida – toda a nossa fé! Desde logo porque é treinada, preparada, trabalhada pelo nosso Rúben Amorim! Temos – como sabemos – uma equipa madura, séria, corajosa! E com confiança! Vamos com arreganho, com garra mostrar a esta gente que somos SCP! Vamos apresentar‑lhes a melhor defesa do campeonato! Com menos de metade dos golos sofridos que o FCP (dez contra 22!)! Vamos apresentar‑lhes – se se descontarem os golos de penálti – o melhor ataque da prova! Vamos apresentar‑lhes o nosso melhor futebol! Certo é que esta época já vencemos este mesmo FCP! Na meia‑final da Taça da Liga… com uns dez minutos finais – em que virámos o resultado! – verdadeiramente empolgantes do nosso SCP! E dois golos da nossa “arma secreta”… Jovane de seu nome! E certo é que na primeira volta, em Alvalade, só não ganhámos porque o inefável Luís Godinho nos “roubou”… na expulsão do Zaidu por agressão ao Porro, na reversão do penálti do mesmo Zaidu sobre o Pote, no perdão de mais essa expulsão do Zaidu… etc., etc… foi demais!

E sim, sabemos que vamos jogar contra a equipa que – apesar de tanto “chorar”, de tanto “clamar”, de tanto hipócrita “basta” – tem quase o triplo dos penáltis que o SCP já teve nesta época… o triplo! E tem menos de metade dos cartões amarelos com que o SCP já foi mimoseado nesta temporada!

Com tudo isto… queremos, ainda assim, um jogo sério no Dragão! Queremos um jogo bem apitado! Não queremos interferências da arbitragem nem no jogo, nem no resultado! Estaremos atentos! Sim, porque quem diz, quem pode dizer “basta”, somos nós! É o SCP! E basta mesmo! Tem a palavra a Liga! Tem a palavra a arbitragem! Queremos seriedade! Queremos Verdade Desportiva!

Do resultado falaremos na nossa próxima crónica. Com uma certeza: ou seguimos na nossa caminhada invencível até ao momento ou teremos tido um percalço. Em qualquer dos casos estaremos sempre em primeiro lugar do Campeonato Nacional e manteremos a extraordinária equipa com que este ano nos deleitamos! Não somos de quebrar! Somos de unir! E juntos, já sabemos, somos poderosos! O Leão está de volta!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

CLÁSSICO NAS ANTAS

Por Pedro Almeida Cabral
25 Fev, 2021

OPINIÃO

(…) Como tanta coisa que passa, esta caduca maneira de estar do FC Porto passará também. Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting CP

À medida que se aproxima um dos clássicos do futebol português, o jogo contra o FC Porto no Dragão, recordo‑me quando ia ao antigo Estádio das Antas ver a nossa equipa, ainda nos anos 90 do século passado. A preparação era exigente. Arranjar bilhete, o que nem sempre era fácil, garantir transporte (gasolina repartida por todos, claro) e abalar estrada fora, evitando portagens, com camisolas e cachecóis pendurados nas janelas do carro. O mais importante era ter a certeza que se ia em número suficiente para não ser apanhado sozinho nas imediações das Antas. Os tempos eram outros. Os estádios antigos, o policiamento insuficiente, as cenas de violência habituais e todo o cuidado era pouco. Mesmo com algumas peripécias, umas quantas perigosas, fui muitas vezes às Antas. E lembro‑me bem da mais saborosa, ali por 1997, quando ganhámos por 2‑1, golos de Beto e Pedro Barbosa.

O clássico que se avizinha parece outra coisa. Não terá público, não haverá viagens para o Dragão e nem com amigos se poderá ver em casa ou num núcleo do Sporting CP. Também há outras diferenças. A equipa do Sporting Clube de Portugal jogará num corajoso esquema de três centrais e alinhará, provavelmente, com o maior número de jogadores da formação do Clube em clássicos. Aliás, como cerca de 75% do plantel do Sporting CP é de origem nacional, será também uma das equipas mais portuguesas do Sporting CP nos últimos anos. Outra diferença importante é que Rúben Amorim terá o discurso certo de antevisão ao jogo. Sem desvalorizar o adversário, elevando os nossos jogadores e a falar do futebol como gostamos de ouvir. Já para não mencionar a vantagem pontual de dez pontos, invulgar para o Sporting CP em décadas.

Infelizmente, também há coisas que não mudam. Há um certo ambiente, com tentativas canhestras de condicionamento arbitral, que é tirado a papel químico de qualquer clássico dos anos 90. Ainda há poucos dias, estava o FC Porto a colocar tarjas no estádio a dizer “Basta” e Pinto da Costa quase a velar ameaças contra os árbitros. Junte‑se a isto o banco do FC Porto em arruaça permanente nos 90 minutos e o hábito do FC Porto de pôr jogadores a discutir lances banais como se estivessem a jogar o último minuto da final da Champions. Fechando os olhos, é, sem tirar nem pôr, como estar no velhinho Estádio das Antas. Mas os tempos mudaram. Estas anacrónicas estratégias têm os dias contados, assentam numa diabolização do adversário e, cada vez mais, quando comparadas com a vivência do futebol nas melhores ligas europeias, parecem algo medieval. Como tanta coisa que passa, esta caduca maneira de estar do FC Porto passará também. Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting CP.

OS FILHOTES DO LEÃO

Por Juvenal Carvalho
25 Fev, 2021

OPINIÃO

Se existe algo que é inequívoco que o nosso Clube já ganhou esta época, porque no campo só se ganha no fim e respeitando os adversários, foi o regresso ao nosso cunho de antanho e imagem de marca de Clube que lança jogadores jovens como nenhum outro

Como canta como só ele, Caetano Veloso, no seu “Leãozinho”, todos nós ficamos encantados com os filhotes do Leão, que são também o nosso raio da manhã, num sol que nos irradia e que é parte integrante do ADN do Sporting Clube de Portugal.

Os filhotes do Leão, com crias atrás de crias que nos distinguem dos demais, e que leva o mundo do futebol a ter pelo nosso Clube não só respeito, como nos acham ainda uma referência mundial a este nível.

Somos ‘só’ o Clube que formou Luís Figo e Cristiano Ronaldo, que conseguiram o estatuto de melhores jogadores do mundo, trazendo o nome do Sporting CP para a ribalta. Somos também o Clube que desde sempre, mas que a minha memória só chega ao velho pelado em frente à Porta 10‑A, formou craques atrás de craques. Em que vários deles, no passado, bem como aos dias de hoje, espalham talento pelos relvados de diversos países.

O estatuto de Clube formador é mesmo aquilo que nos diferencia dos demais. Está na génese do Sporting CP. Se aqui ou ali parecia que se estava a perder fulgor, eis que como que ressurgiu o rugido do Leão através das suas crias.

Se existe algo que é inequívoco que o nosso Clube já ganhou esta época, porque no campo só se ganha no fim e respeitando os adversários, foi o regresso ao nosso cunho de antanho e imagem de marca de Clube que lança jogadores jovens como nenhum outro.

Apresentar no onze titular jogadores ainda do escalão júnior (sub‑19) como Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma e Tiago Tomás, acrescentando ainda a estes, outras crias do Leão como Luís Maximiano, Daniel Bragança, Jovane Cabral, João Mário e João Palhinha é decididamente algo de que nos orgulhamos. Na antecâmara do sucesso estão ainda alguns jovens da equipa B, felizmente regressada esta época à competição, e ainda nos sub‑23, com jogadores, vários ainda sub‑17, sub‑18 e sub‑19, queimando etapas, e crescendo a olhos vistos.

Decididamente, o rumo parece encontrado para que o sucesso passe a ser o nome do meio a este nível. O Sporting Clube de Portugal tem no futebol de formação muito do seu ADN. Os adversários plagiaram até muito do nosso trabalho para chegar ao sucesso. Vivemos mesmo momentos de fulgor que nos levou em 2016 a classificar de “Aurélios” os jogadores que foram Campeões da Europa “made in Sporting”.

Muito disto passa também pela aposta dos treinadores na juventude. Rúben Amorim já mostrou que arrisca na juventude, complementando‑a com a experiência, numa simbiose a roçar o perfeito.

Uma coisa é certa, e volto ao “Leãozinho” de Caetano Veloso: “Os filhotes do Leão são o nosso raio da manhã”.

São ainda, e continuando a apostar assertivamente, o nosso futuro, num caminho que está traçado. É mesmo por aqui!

SPORTING NUM MINUTO

Por André Bernardo
25 Fev, 2021

OPINIÃO

(…) espero que cada vez mais as nossas plataformas se “possam olhar ao espelho” e reflectirem o mesmo orgulho que nós quando dizemos Eu Sou, de verde e branca vestida!

O caso dos “Elevadores lentos”

A história é real e remonta aos anos 50 do século XX. Num edifício em Nova Iorque, após queixas dos utentes, detectou-se que o tempo médio de espera para os elevadores era seis vezes superior ao standard. Mais precisamente, nesse edifício de escritórios, o tempo de espera era em média de dois minutos e 12 segundos.

Após análise da situação foram apresentadas três soluções para o problema: adicionar mais elevadores, substituir aqueles por novos ou instalar um computador de controlo com algoritmo.

O problema das soluções propostas é que economicamente nenhuma se revelou viável, e além disso apenas permitiam reduzir o tempo de espera para metade, cerca de um minuto, causando assim um dilema.

A solução revelou-se bem mais simples, mas já lá vou.

Aquilo que queria destacar é que, dependendo da situação, um minuto ou alguns segundos podem parecer muito pouco ou uma eternidade. Basta pensarmos na sensação que temos quando o quarto árbitro revela o tempo extra e, para exactamente os mesmos minutos, conforme o resultado, ele nos parece pouco ou muito.

A regra dos três segundos

Guardiola terá aparentemente instituído a regra dos “cinco segundos” como tempo máximo para recuperação de bola ao adversário após perda da mesma, antes de recuar as linhas.

Hoje em dia, no mundo digital , impera a regra dos “três segundos” . De acordo com dados do Google, a taxa de abandono de uma página de internet pode ir até 87% caso demore mais de três segundos a ser carregada.

Isto demonstra o nível de exigência que os utilizadores têm actualmente e o grande impacto que estes detalhes e outros podem ter. Se estar no online já se tornou uma obrigatoriedade, fazê-lo proporcionando uma experiência de excelência faz toda a diferença.

Hoje anunciamos o lançamento do Sporting Num Minuto , site online que permitirá um avanço significativo na proximidade de entregar o mais funcional com a melhor experiência possível ao Sócio.

Juntámos assim ao Sócio Num Minuto a possibilidade de, em apenas dois passos, os Sócios poderem também aderir ao débito directo ou regularizar as suas quotas através do seu computador ou telemóvel, sem terem de sair de casa.

É um processo que inclusive pode ser mais rápido se utilizado um “token” que pré-autentica o Sócio e permite de imediato aceder às opções de adesão. Algo que temos já estado a utilizar e que aliás consiste hoje no principal método de adesão ao débito directo dado a facilidade e rapidez do mesmo.

A plataforma estará também desenvolvida em Progressive Web App , o que significa que os Sócios a poderão instalar como se fosse uma aplicação (app) no seu ecrã e utilizá-la como tal, inclusive guardando os dados da mesma caso estejam offline sem acesso à internet.

É um pequeno passo numa maior caminhada que o Sporting CP vai fazer na evolução do seu ecossistema digital, com o lançamento de uma nova Loja Verde Online , app e site , o que a seu tempo acontecerá.

Importa referir, porém, que não basta apenas alterar estas plataformas, mesmo que elas obedeçam às melhores práticas de UX/UI*. É igualmente fundamental que elas assegurem a melhor performance de resposta (o que aos dias de hoje somos conscientes que não acontece), para que se assegure a excelência da experiência na sua plenitude.

Neste sentido, assegurámos também que o alojamento do ‘Sporting Num Minuto’ será efectuada na cloud , através de uma solução da Microsoft Azure escalável, o que significa que à medida que os acessos vão aumentando, são automaticamente geradas máquinas virtuais para dar resposta aos acessos.

Na história dos elevadores que mencionei acima, a solução para o problema acabou ser a colocação de espelhos nos locais de espera dos elevadores. O problema era mais de percepção de “aborrecimento” de espera, do que do tempo em si. Os espelhos permitiram “distrair” as pessoas e resolver o problema.

Neste caso, a evolução digital do Sporting CP na missão de entrega de uma experiência de excelência, exige mesmo investimento em recursos humanos, físicos, de hardware , software e tempo. O que posso assegurar a todos os Sócios é que, não está apenas o caminho identificado, como progressivamente a ser trilhado na medida do possível.

Até lá espero que possam desfrutar desta nova plataforma e que cada vez mais as nossas plataformas se “possam olhar ao espelho” e reflectirem o mesmo orgulho que nós quando dizemos Eu Sou, de verde e branca vestida!

** User experience e user interface: expressões que se referem à experiência do utilizador de uma plataforma digital no que diz respeito à sua usabilidade e interface.*

Editorial da edição n.º 3808 do Jornal Sporting

JORNAL SPORTING JÁ DISPONÍVEL

Por Sporting CP
25 Fev, 2021

JORNAL SPORTING

Em versão papel e digital

Já está disponível em versão impressa e em formato digital a edição n.º 3808 do Jornal Sportin g, na qual o tema central é a nova plataforma ‘Sporting Num Minuto’, que vai permitir aos Sócios Leoninos gerir de forma mais fácil a ligação ao Clube.

Como habitual, a publicação verde e branca recorda também os jogos do fim-de-semana do Sporting Clube de Portugal, quer no futebol, quer nas modalidades.

A Lenda desta vez é António Livramento, considerado por muitos o melhor jogador de hóquei em patins de todos os tempos, que nasceu a 28 de Fevereiro de 1944.

As modalidades estão também em destaque nesta edição com duas entrevistas, uma a Edujose Lima, atleta do lançamento, e ainda a José Guimarães, director do andebol verde e branco, que recebeu recentemente três reforços que pode também conhecer neste Jornal Sporting .