Jornadas «Sporting Com Rumo» aka Conversas de Croquettes (16 junho - 8 julho)

http://www.sportingcomrumo.com/

GRUPO DE SÓCIOS ORGANIZA JORNADAS DE DEBATE DE TEMAS DA ATUALIDADE DO CLUBE

SPORTING 31-05-2020 23:10

Por
Redação

As jornadas «Sporting Com Rumo», promovidas por Agostinho Abade e adiadas devido à pandemia, vão realizar-se entre 16 de junho e 8 de julho, cumprindo com as normas estabelecidas pela DGS. Os eventos vão decorrer no anfiteatro do Tagus Park, em Oeiras, mas apenas estarão fisicamente presentes o moderador do dia e o respetivo painel de convidados. A plateia que queira assistir deverá fazê-lo apenas virtualmente e poderão ser colocadas perguntas aos intervenientes. Os debates serão igualmente transmitidos no YouTube e na página de Facebook da iniciativa.

«Todos os sportinguistas têm opiniões. O nosso propósito, o que pretendemos com estas jornadas é tão simples quanto inequívoco: queremos juntar à mesma mesa um capital humano riquíssimo que o Sporting tem, contribuir com ideias de pessoas com vasta experiência nas suas áreas de expertise, e gerar consensos para que o nosso clube volte a ganhar a relevância que tem perdido nos últimos anos», vinca Agostinho Abade, organizador do evento.

Confira todo o programa:

A Bola

Jornadas ‘Sporting com Rumo’ com novas datas e painel heterogéneo

Rogério Alves participa na iniciativa promovida por Agostinho Abade que arranca no próximo dia 16

Adiadas devido à pandemia do coronavírus, as jornadas ‘Sporting com Rumo’, promovidas pelo antigo dirigentes dos leões Agostinho Abade vão realizar-se em novo local e adaptadas às circunstâncias atuais, cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde. Além disso, contam com um painel de comentadores que abraça todas as fações verde e brancas.

Entre os convidados destaca-se o atual presidente da mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Rogério Alves, bem como antigos governantes como António Pires de Lima, Miguel Relvas, Miguel Poiares Maduro ou Jorge Coelho. O colunista Record Rui Calafate também está entre os convidados a discursar. Em relação a ex-leões, Nuno Saraiva, antigo diretor de Comunicação dos leões, irá falar na iniciativa, tal como o ex-jogador Marco Caneira.

Agostinho Abade, mentor da iniciativa, prestou declarações, divulgadas no comunicado de imprensa: “Todos os sportinguistas têm opiniões. O nosso propósito, o que pretendemos com estas jornadas é tão simples quanto inequívoco: queremos juntar à mesma mesa um capital humano riquíssimo que o Sporting tem, contribuir com ideias de pessoas com vasta experiência nas suas áreas de expertise, e gerar consensos para que o nosso clube volte a ganhar a relevância que tem perdido nos últimos anos”.

As jornadas vão decorrer no Anfiteatro do Tagus Park, em Oeiras, a partir do próximo dia 16 de junho. Devido às limitações provocadas pela prevenção da covid-19, apenas estarão fisicamente presentes o moderador do dia e o painel de convidados. A plateia inscrita irá assistir através de uma sala virtual criada para o efeito e poderão ser colocadas perguntas diretamente aos comentadores. Além disso, as jornadas serão transmitidas no canal de YouTube da iniciativa.

Calendário:
Governance 1 (16 de Junho, 19h00) – Moderador: Luís Marques; Comentadores: Ângelo Correia, Carlos Feijó, Diogo Lacerda Machado, Jorge Coelho, Pedrou Mourisca e Ricardo da Silva Oliveira

Governance 2 (17 de Junho, 19h00) – Moderador: José Manuel Barroso; Comentadores: António Pires de Lima, João Duque, José Braz da Silva, Luís Filipe Meneses, Miguel Relvas e Samuel Almeida

Revisão Estatutária (23 de Junho, 19h00) – Moderador: António Sousa Duarte; Comentadores: Alexandre Mestre, José Eugénio Dias Ferreira, Rogério Alves, Rui Alexandre Jesus, Rui Januário e Sérgio Abrantes Mendes

Sustentabilidade Financeira (24 de Junho, 19h00) – Moderador: Henrique Monteiro; Comentadores: Agostinho Abade, Carlos Vieira, Eduardo Baptista Correia, Miguel Frasquilho, Ricardo da Silva Oliveira e Sérgio Cintra

Futebol e Modalidades (30 de Junho, 19h00) – Moderador: Rui Miguel Mendonça; Comentadores: Francisco Marcos, Luís Natário, Marco Caneira, Ricardo Pereira, Rui Oliveira e Bessone Basto

Estratégia Institucional e Segurança (7 de Julho, 19h00) – Moderador: Carlos Andrade; Comentadores: António Martins da Cruz, Carlos Anjos, Miguel Poiares Maduro, Miguel Salema Garção, Rui Calafate e Tomás Froes

Marca e Comunicação (8 de Julho, 19h00) – Moderador: Vítor Cândido; Comentadores: Carlos Miguel, Francisco Louro, Francisco Teixeira, Miguel Almeida Fernandes, Nuno Saraiva e Pedro Paulino

Adeptos do Sporting debatem temas fraturantes e há presenças confirmadas

Organização do evento explica que o objetivo é “debater, sem rodeios e sem agendas escondidas, de forma frontal e transparente os temas fraturantes do Sporting”.

Um grupo de sócios do Sporting vai juntar, entre 16 de junho e 8 de julho, 50 adeptos para debater temas fraturantes do clube, na iniciativa Sporting com Rumo, anunciada este domingo e aberta à participação do público.

Em comunicado, a organização do evento explica que o objetivo é “debater, sem rodeios e sem agendas escondidas, de forma frontal e transparente os temas fraturantes do Sporting”, numa iniciativa que será transmitida em direto nas redes sociais, e junta adeptos e sócios.

Ao longo de sete sessões, serão debatidos temas como governação, revisão estatutária, estabilidade financeira, futebol e modalidades, estratégia institucional e segurança, e a marca e comunicação

“O que pretendemos com estas jornadas é tão simples quanto inequívoco: queremos juntar à mesma mesa um capital humano riquíssimo que o Sporting tem, contribuir com ideias de pessoas com vasta experiência nas suas áreas de “expertise”, e gerar consensos para que o nosso clube volte a ganhar a relevância que tem perdido nos últimos anos”, afirmou Agostinho Abade, antigo dirigente, e chairman dos encontros.

Devido à atual situação sanitária, a organização esclarece que as jornadas, vão juntar fisicamente no mesmo espaço o moderador e um painel de convidados com toda a plateia inscrita a assistir, numa sala virtual.

A plateia poderá colocar perguntas diretamente ao painel de convidados nas sete jornadas, que serão transmitidas, em direto, no canal de YouTube criado para o efeito, assim como na página de Facebook “SportingcomRumo”.

Entre as figuras que irão participar nas jornadas destacam-se nomes de antigos e atuais dirigentes como Miguel Salema Garção, Carlos Vieira e Rogério Alves, o antigo jogador Marco Caneira, e figuras ligadas à política, à justiça e à economia, entre as quais Luís Filipe Menezes, Alexandre Relvas, Jorge Coelho e João Duque.

O Jogo

Agostinho Abade defende uma alteração de estatutos para que o Sporting seja governável. Considera que nas últimas assembleias gerais não tem sido permitido o debate dos assuntos importantes. Esta iniciativa, destaca, não tem como objetivo qualquer processo eleitoral, mas criar um documento para que o Sporting saia da situação em que se encontra.

Não é em assembleias gerais com 400 ou 500 pessoas a gritar, impedindo outros de falar, que se discutem orçamentos, contas e outros assuntos mais importantes, nem tão pouco as alterações estatutárias que são necessárias. Há que repensar se queremos continuar a viver em batalha com egos e não com ideias, nós queremos ideias. Este projeto não se destina a nenhuma campanha eleitoral. Estamos no fim de uma pandemia que vai obrigar a um novo ajustamento em baixa dos orçamentos de todos os clubes tal com no Sporting, é uma altura crucial para calmamente se discutirem ideias de onde saia um documento com essas mesmas ideias”, aponta.

Muita atenção ao que diz o Abade. Isto implica que vão ensaiar aqui uma espécie de conselho de ministros versão Sporting, onde os sócios não vão ser tidos nem achados.

Se deixarem isto passar, por mim acabou a ligação a este clube. Finito.

Alguém me explica o que é isto??!!

Uma feira de vaidades, um grupo de pseudo experts que debate em mesa fechada, tentando esclarecer as mentes dos menos capazes. Como eu, tu e todos os outros que não fazem parte do seu circulo de iluminados.

Haverá um que destoa na venda da SAD, só para ser trma de conversa.

Se quisessem debater temas fracturantes e não debitar propaganda sobre temas fracturantes, as TIC hoje em dia proporcionariam isso. E qualquer um poderia participar.

2 Curtiram

Damage control?

Só neste clube assistimos a este circo e a esta feira de vaidades. Quo vadis Sporting…

2 Curtiram

Jornadas para encher o cú a parasitas, croquete grátis.

Faz-me alguma impressão a crítica fácil que alguns fazem aqui. Estas jornadas são organizadas por sportinguistas para sportinguistas e por isso devem ser respeitadas. Há nomes melhores e outros piores mas ninguém é obrigado a ver. Vê quem quer.

É que o problema de muita gente aqui é que está só sentada em casa a mandar bitaites no computador. Por que não organizam umas jornadas do mesmo tipo mas com outros convidados sportinguistas que sejam mais do vosso agrado? Por que não se mexem para tentar fazer algo mais que não seja escrever aqui no Forum? Todos nós temos perfeita legitimidade para organizar algum evento público que sirva para discutir o Sporting. Tanto os organizadores destas Jornadas como vocês.

O adepto anónimo não tem voz a não ser nas redes sociais, em AGs - e até isso querem retirar, ver Samuel Almeida - e no seu círculo de actuação ( família, trabalho, amigos, etc…).

O adepto anónimo e comum, vê que dos q têm voz pública e responsabilidades como fazedores de opinião são quase em exclusivo tipos com ligações directas e indirectas a um passado de implosão, desrespeitando o Sporting dos sócios, o Sporting fundado para ser tão grande como os maiores e o Sporting eclético.

Gente muitas vezes com ligações políticas e discurso vazio e pouco informado e contrário a um Sporting popular.

Este evento q tu dizes ser de sportinguistas para sportinguistas é o espelho fiel da ausência de massa crítica e o porquê do “fenómeno” ( para o bem e para o mal) Bruno de Carvalho.

2 Curtiram

O adepto anónimo tem voz fora das redes sociais se quiser ter. Se por aqui há tantos foristas que preferiam ter este tipo de Jornadas com outros intervenientes, certamente que juntando 20 a 30 adeptos anónimos, organizando algo com principio, meio e fim e convidando algumas personalidades mais mediáticas que possam ir ao encontro das ideias que pretendem passar, conseguem fazer algo.

Ainda que não chegue a tanta gente como estas Jornadas ou tendo tanto mediatismo, acho que poderia ser uma boa discussão, mesmo que só chegue a meia dúzia de pessoas e, acima de tudo, será muito mais útil do que se limitarem a insultar as iniciativas que outros promovem.

Pá, o ponto não é esse.
Houve um congresso no ano passado ( quando o Sporting decidiu NÃO fazer o seu) e os seus participantes foram em boa parte anónimos. O impacto mediático era o q se esperava, algum mas bem menor q um Sporting Talks onde só se disse trampa.

O ponto é:

O Sporting “consegue” aglutinar como fazedores de opinião e salvo raras excepções, um nível olímpico de imbecilidade.

O q explica em muito, o rumo do clube.

Em relação ao ponto que falas, concordo em parte com o que dizes. De facto temos um conjunto de fazedores de opinião que são péssimos. Não discuto isso.

A minha questão vai além disso: perante estas jornadas que, como disse, têm umas pessoas melhores e outras piores a participar, além de o pessoal vir para aqui criticar, insultar e ofender quem participa nessa iniciativa, que tem toda a legitimidade de acontecer, o que se deve fazer? Algo semelhante mas com outra agenda? Uma plataforma de debate com vários adeptos anónimos? Ou simplesmente coçá-los em casa e vir para aqui mandar bitaites?

Não tem umas pessoas melhores e outras piores.

É QUASE tudo entulho e o espelho das “elites” sportinguistas.

E de minha parte, faço bem mais q a conta quando vejo o clube como está, com a validação dos sócios.

Como? Perdendo tempo na recolha de informação factual , seu tratamento e divulgação, à medida do meu pequeno e modesto direito de antena.

Isto quando os Sportinguistas são bombardeados com mentiras, falácias e propaganda.

A feira das vaidades…

Que outro clube no Mundo tem estas fantochadas? Eu acho excelente debater o clube, propor soluções, discutir paradigmas, é democrático e de saudar. Isto é outra coisa. São sempre os mesmos a falar do clube, estão mais preocupados com o status, nunca se tira nada de proveitoso daqui (excepto alguns que ganham balanço para futuros tachos).

Que se continue com o circo. Caso contrário, o que seria destes pavões?

Para ti é QUASE tudo entulho, para mim há umas pessoas melhores e outras piores, mas apesar da imbecilidade de alguns, são todos sportinguistas.

Atenção que não falei de ti em específico mas de outros que se limitam a criticar e ofender tudo o que seja iniciativa que vá contra a sua forma de pensar. A pergunta é para esses.

São sempre os mesmos a falar porque infelizmente são sempre os mesmos que se chegam à frente para organizar este tipo de iniciativas.

Como disse antes provavelmente um adepto anónimo teria uma menor mediatização e participaçao mas isso não invalida que não se faça nada. Só o facto de se organizar algo público para debater e, mais importante que isso, retirar conclusões sobre o clube já seria importante mas por aqui só vejo pessoal a mandar abaixo tudo o que vá contra a sua ideologia para o clube

Dá-me exemplos, entre esse painel, de gente com histórico positivo no Sporting, quer pelo trabalho quer pela valência das suas opiniões, sff.