Estive a ver a reportagem sobre o Jorge Mendes que passou na SIC.
Conclusões:
A) É o maior (melhor ?) do mundo;
B) Os jogadores sentem-no como “amigo” para além de empresário;
C) É elogiado por todos os intervenientes (jogadores, clubes, treinadores);
D) A sua actuação extravasa o âmbito de negociação contractual. Abarca aconselhamento financeiro, gestão de carreira,
E) Aconselha os jogadores a concentrarem-se na carreira e não se dispersarem por “negócios”.
Dúvidas:
Quais dos nossos jogadores são representados por ele ?
Será que os elogios unânimes fazem sentido ?
Nos negócios com jogadores nossos, temos razão de queixa ?
Não gostando eu daquilo que os agentes de jogadores representam (são uns chupistas do crlh), isto é como tudo … ele faz o melhor por si e por aqueles que representa e, só se mete quem quer.
Certamente que uns negócios terão sido melhores e outros piores no tocante ao Sporting … ele é que nunca deve sair a perder porque o € dele entra sempre.
Naturalmente que na reportagem só falaram do que ele fez bem e tal …
Agora, quando há dias (na terça creio) vi a reportagem, ficaram-me 3 coisas na retina, duas ditas pelo Freitas e outra pelo Salvador:
Nani … tinha cláusula de rescisão de 20M€ . Sporting e jogador tinham o aumento da mesma para 25M€ apenas apalavrado e não no papel, mas ao negociar com o United, ele fez questão de exigir que o negócio fosse feito pelo valor que o Sporting e o jogador tinham apalavrado e não pelo que tava no papel.
CR7 … ultimo ano de contrato. Tanto o Mendes como o CR7 tinham propostas pa receberem 3 ou era 4 milhões cada um se deixassem acabar o contrato com o Sporting fazendo com que o jogador se transferisse a custo 0, algo que o Mendes fez questão de não deixar acontecer.
Estas 2 situações contadas pelo C.Freitas.
[hr]
A do Salvador é o simples facto de que o J.Mendes tem um acordo com ele, em que 90% das transferências do braguinha têm de passar pelas suas mãos … ou seja, o gajo basicamente controla aquilo tudo apesar de supostamente a última palavra ser a do presidente (alguém acredita que o Mendes lhe recomende jogador “x” e o gajo diz que não ??).
Para mim o Jorge Mendes é tudo o que errado está no futebol. E olhando para a selecção nacional, a quantidade absurda de jogadores que estão lá (acho que são mais de metade, contando assim por alto) e são representados por ele faz-me pensar até que ponto ele estende a sua rede de influências.
Só esta era razão para justificar uma queixa à FIFA contra o United, se supostamente a tal proposta veio de lá. Ele foi para lá no início da época em que acabava o contrato, por isso a proposta só pode ter acontecido antes, quando ainda era ilegal qualquer abordagem, pelo menos até Janeiro.
Se eu fosse empresário, faria o possível por influenciar os selecionadores a escolherem os “meus” jogadores. Cabe aos selecionadores rejeitarem estas interferências (de empresários, clubes, adeptos, etc.) e decidirem pela sua cabeça.
Quem não se lembra da profícua relação de proximidade entre JEB e Jorge Mendes, uma relação que segundo o primeiro seria altamente benéfica para o Sporting, viu-se. :