Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Os Jogos Olímpicos começam de hoje a uma semana (na verdade já na quarta (21) teremos jogos de softbol e futebol feminino). A competição termina no dia 8 de agosto.

Portugal vai ter 92 atletas presentes, em 17 modalidades, e tem como objetivo duas medalhas.

O Sporting vai ter 26 atletas (podem ser 27 se o Manuel Gaspar for confirmado na equipa de Andebol), isto se não me tiver enganado nas contas, que não encontrei nenhuma lista oficial dada pelo Sporting.

Em Portugal as competições podem ser vistas na RTP e na Eurosport, sendo que comprando o Eurosport player se pode ver todas as competições olímpicas em direto.

Mais informações sobre a comitiva portuguesa: Portugal at the 2020 Summer Olympics - Wikipedia e https://comiteolimpicoportugal.pt/wp-content/uploads/Toquio-2020-Guia-Desportivo.pdf

Horários de todos os atletas portugueses: https://olympics.com/tokyo-2020/olympic-games/en/results/all-sports/noc-schedule-portugal.htm

Está aberta a discussão sobre os atletas do Sporting, de Portugal e não só.

1 Curtiu

Falando de cor, 92 atletas deve ser uma das maiores comitivas de sempre, nao?

Digo isso pois temos vários participantes em modalidades que ou se estreiam ou que costumamos levar ou ninguem ou pouca gente.

Por exemplo, surf, tenis, ciclismo pista, ginastica, andebol, equitacao e mesmo no atletismo temos varios representantes em modalidades que não é habitual ter ninguem ou pelo menos ter tantos atletas.

Se não estou em erro é a segunda maior comitiva, em igualdade com o Rio 2016 e apenas atrás de Atlanta 1996, com 107.

É também a maior comitiva feminina de sempre, 36 atletas.

3 Curtiram

Na minha opinião as medalhas que nos serão mais possíveis de conquistar será a Patrícia Mamona no triplo salto, Auriol Dongmo no lançamento do peso e o Jorge Fonseca no Judo.

Depois está lá o pichalampião no triplo salto também

E a Telma e o Pimenta dos piolhosos.

E depois há mais outsiders tugas na canoagem, o próprio Gustavo Ribeiro no skate e temos sempre ilusões no judo e taekwondo.
E no ciclismo quer estrada quer contra relógio, principalmente com o João Almeida.

E nós, que atletas estrangeiros teremos presentes com ambições de medalha?

Acho que estes podem ser uns bons jogos para portugal. O pessoal vai sempre com grandes espectativas e depois…nada. mas este ano para alem da qualidade dos atletas, muitos parece que chegam em boa forma aos jogos.

Por exemplo, a mamona bateu esta semana o record nacional, o pichardo ganhou a ultima etapa da diamond league, o fonseca foi campeao do mundo ha pouquissimo tempo. O pimenta por exemplo apesar de candidato a medalhas tenho o feeling que nao vai no seu melhor (acho que no ano passado era mais canditato ao outro)

Sim eu diria que as hipoteses de medalhas estarao nesses atletas e talvez juntar o pimenta (apesar de achar que ja esteve mais forte)

Depois ha sempre aquele outsider que saca uma medalha ou um bom resultado onde menos se espera.

Eu tento sempre por de lado ou esquecer-me propositadamente dos atletas dos piolhosos, mas esses dois tambem sao possiveis candidatos

Não acredito que a Mamona consiga uma medalha. Lembrar que em 2016 saltou para recorde nacional e terminou em sexto, mas será dos melhores resultados portugueses, sem dúvida.

O Pimenta já passou o seu momento de domínio. Mas é capaz de terminar no pódio, mas dificilmente no lugar mais alto. 2016 era o seu ano, mas falhou.

E mesmo a Telma tambem acho que nao consiga, ela já tem 35 ou 36 anos.

1 Curtiu

Portugal deve ser dos piores países da Europa em termos de histórico de medalhas, e o facto de sermos um país pequeno não explica tudo.

1 Curtiu

Bem a ver se o covid não vai ser o mais medalhado ja começou a ganhar medalhas :see_no_evil::see_no_evil:

Primeiro caso Covid dentro da Aldeia Olímpica

Já tive estes números todos no pós Londres 2012 para um trabalho na universidade. Mas depois o disco externo onde estava guardado foi à vida…

Os números de Portugal são ridículos, quando comparados com países com a mesma população (+/-) da Europa, como Bélgica, Suíça, Áustria ou Hungria, se bem que neste caso tenha sido durante os tempos de ditadura que tiveram os melhores resultados olímpicos.

2 Curtiram

Vamos ver como os atletas portugueses fazem nestes Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio, o histórico de Portugal nestas competições é ridículo, pelo que estou como sempre pessimista em relação à prestação dos atletas portugueses nas mesmas.

Camas em cartão que fazem barulho e so suportam o peso de uma pessoa :rofl::rofl::rofl:

Estou mais curioso para ver a equipa de andebol. Espero que passem à próxima fase.

Quanto às modalidades individuais somos sempre muito bons, somos sempre os melhores, mas na hora da verdade raros são aqueles que não falham ou se superam. Realisticamente espero 2 ou 3 medalhas mas haveria condições para, sei lá, sacar umas 5 ou 6

Entre medalhas e diplomas, só uma hécatombe irá impedir-nos de fazer os melhores jogos de sempre.

A meu ver existem 3 atletas que correndo tudo dentro da normalidade conseguirão medalhas, Jorge Fonseca, Auriol Dongmo e o Pichardo.

Numa segunda linha coloco o Pimenta, a Patrícia Mamona, Rui Bragança e o Gustavo Ribeiro.
Se este último não se tivesse lesionado há 2 meses atrás colocava-o no patamar daqueles que acho mesmo que vão conquistar uma medalha, ele, o Japonês e a lenda viva Nyjah Huston são os 3 melhores skaters em prova.

De resto, tenho interesse em acompanhar o percurso da Seleção de Andebol e irei acompanhar ao detalhe o basquetebol, inclusivamente a vertente 3X3.

1 Curtiu

Primeiros JO que vou acompanhar sem estar presente a maior lenda do atletismo, Usain Bolt