[b]Televisões em sinal aberto ficam com um jogo por jornada[/b]
por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira31 outubro 201313 comentários
O Governo anunciou hoje que uma televisão em sinal aberto vai transmitir um jogo por jornada da I Liga 2014-2015, envolvendo uma das cinco equipas melhor classificadas, por se tratar de um evento de interesse público.
A decisão, assinada pelo ministro Poiares Maduro, foi hoje publicada em Diário da República, na lista de eventos de interesse generalizado que têm de ser emitidos por televisões generalistas de sinal aberto, ou seja, RTP, SIC ou TVI.
No ano passado, o ministro que então tutelava o setor, Miguel Relvas, decidiu retirar os jogos da I Liga da lista de eventos que têm de ser transmitidos em sinal aberto, alegando que esses canais não podiam negociar os direitos de transmissão com detentora dos jogos, a Controlinveste.
Este ano, o Governo considerou que o acesso a esses jogos deve “ser facultado pelos adquirentes dos respetivos direitos exclusivos que emitam em regime de acesso condicionado ou sem cobertura nacional aos operadores interessados na sua transmissão televisiva que emitam por via hertziana terrestre com cobertura nacional e acesso não condicionado”.
Segundo o mesmo documento, os detentores dos direitos exclusivos terão de assegurar, até um mês antes do início do campeonato nacional de futebol da I Liga 2014-2015, “que é efetivamente facultado o acesso aos respetivos direitos, em termos não discriminatórios e nas condições do mercado de um jogo em cada jornada equitativamente repartidos entre cada uma das cinco equipas e em número igual de jogos em casa e jogos fora”.
Além dos jogos do Benfica, do Sporting e do FC Porto, o canal que assegurar a transmissão de um jogo por jornada terá também de mostrar os jogos dos quarto e quinto classificados.
Fui à pouco confirmar no site da Liga qual era o jogo que iria ser transmitido em sinal aberto e reparei que não há nenhum jogo programado para dar em sinal aberto.
Alguém sabe alguma coisa sobre isto? Como é que está este processo?
Eu julgo que neste tipo de eventos de interesse generalizado tem que haver sempre transmissão televisiva, independentemente de haverem ou não propostas.
Se está na lei e a lei não é cumprida de quem é a responsabilidade?
Para alguma coisa existe o serviço publico de televisão…
O Governo anunciou hoje que uma televisão em sinal aberto vai transmitir um jogo por jornada da I Liga 2014-2015, envolvendo uma das cinco equipas melhor classificadas, [glow=greenyellow,2,300]por se tratar de um evento de interesse público.[/glow]
parece um pouco errado dizer serviço público, onde estão dois canais privados que fartaram-se (pinto balsemão) de reclamar sobre a publicidade no canal publico que recebia apoios do estado.
Cheira-me é que ficou tudo congelado para agradar não só ao oliveirinha mas também aos lampiões, parece-me uma tentativa de deixar andar agora no inicio do campeonato e fazer com que ninguém note.
Supostamente deve passar um jogo dos 5 primeiros em cada jornada. Ou seja 38/5=7,6. Portanto pelo menos 7-8 jogos por cada um dos 5 primeiros,3 em casa e e 3 fora. Significa que a BTV tem que ceder pelo menos 3 ou 4 jogos, e a Sport TV 34 ou 35 jogos. E qual o valor? Há um valor fixo? E quem paga? A lei não faz diferenciação entre canal público ou privado. Só faz referência a canal de acesso livre e cobertura nacional. Portanto a RTP, SIC E TVI são obrigadas a comprar? Por quanto? O que a Sport TV e BTV exigirem? E quais os jogos? A BTV aceitará perder um SLB-SCP para a SIC? Terá interesse para a TVI pagar para transmitir o Estoril - Moreirense?
Este tipo de leis são muito bonitas, mas para inglês ver. Para mim, e como se vai verificar na próxima época, essa lei vale Zero.
Do que julgo saber, neste tipo de casos onde há eventos considerados de interesse público os detentores dos direitos colocam a leilão os direitos com uma base de licitação. Se nessa primeira fase não houver propostas, passam para uma segunda fase de venda com propostas por carta fechada.
Os jogos a serem transmitidos devem ficar postos a discussão nas negociações entre os operadores.
Se não me engano na altura li que estavam excluidos os clássicos entre os 3 grandes como é natural.
Quanto à lampstv perder jogos não é liquido que aconteça, se transmitirem só jogos dos lamps fora de casa contornam isso (e a RTP2 já é profissional na matéria).
O que é certo é que tirando as noticias da altura nada se sabe sobre isso e parece ser mesmo essa a intenção. :think:
se alguma estação avançar só pode ser a rtp mas com tantos problemas financeiros duvido que avance. a tvi continua acho, com a LC e a sic deve ficar com a LE como na época anterior.