Jogar com três Centrais...!

Tem-se falado muito da irregulidade de Abel a DD e Grimi também ainda não convenceu…

E que tal jogar com três Centrais???

[b]— Carriço ; Polga (M. Caneira) , Tonel. —[/b]

e um meio campo com: Vukcevic, M.Veloso, Rochembach, Moutinho e Izmailov.

Saudações Leoninas.

Acho que seria algo com pernas para andar, desde que houvesse uma grande disponibilidade por parte dos extremos para defender. sabe-se que para Izma isso nao é problema, já Vuk teria de se habituar a recuar mais um pouco do que é costume. Exigindo-se também uma maior mobilidade por parte do médio defensivo, o que sendo Miguel veloso e rochemback me preocupa. De qualquer modo nao vejo PB como um treinador capaz de arriscar tanto…

e também nao sei se seria ideal mudar nesta fase da época. A equipa está bem em termos defensivos, temos de melhor é a eficácia. Este esquema poderia desequilibrar a equipa, o que seria péssimo nesta altura

Sim, essa é uma ideia que defendo há muito, mas é preciso que o Sporting seja mais maduro que actualmente, já que se trata de um sistema mais exigente e em que os jogadores precisam de saber exactamente o que fazer em campo (ou seja, não é pontapé para a feente e fé em Liedson).

Ainda assim, penso que, perante um sistema de 3 centrais, é obrigatório que os alas sejam Izmailov à esquerda e Pereirinha à direita, já que são os únicos com disciplina táctica suficiente para interpretar correctamente a posição de defesa / médio / extremo - ala. Partindo do pressuposto que Vukcevic serve melhor como segundo avançado, completando com os outros ficaria assim:

------------------------- Patríco ----------------------

----------- Tonel — Carriço — Polga -------------

Pereirinha ------------ Veloso ------------ Izmailov

------- Rochemback ---------- Moutinho --------

-------------- Liedson -------- Vukcevic -------------

Gostava de ver o Sporting a jogar num modelo com 3 defesas ao estilo do Cruijft.

Caneira, Polga, Veloso;

Rochemback;

Moutinho e Adrien;

Vukcevic;

Pereirinha/Djalo, Liédson, Izmailov

Considero que temos jogadores para jogar nessa táctica, com uma linha defensiva composta por Tonel, Carriço e Polga (ou Caneira para qualquer dos lugares); meio campo composto por Veloso (trinco), Moutinho (box-to-box), Rochemback (10) e Izmailov e Vukcevic a fecharem nas alas; na frente Liedson e Postiga (ou Yannick ou Derlei) a facturarem. Se esta táctica tivesse sido treinada no inicio da época, achava bem que servisse de alternativa, mas sendo totalmente desconhecida aos jogadores e estando nós a 1 ponto do 1º lugar na Liga e nos 1/8 da Champions, não acho muito boa ideia estarem-se a fazer experiências agora. Mas lá que ia dar gosto ver esta equipa jogar, não tenho dúvidas :slight_smile:

Num sistema com 3 defesas a capacidade em fechar as alas é fundamental. Se meterem Vukcevic a fazê-lo não há táctica que resista. Não é por seu mau jogador, mas sim por não ser disciplinado nem ser grande coisa a recuperar bolas e a ocupar os espaços.

Se querem alas num sistema com 3 defesas, eles têm de ser Izmailov e Pereirinha, nenhum outro dá garantias.

Só li o teu post depois de já ter “lançado” o meu, e não me tinha lembrado do Pereirinha! Realmente, nesse caso talvez a opção seja flectir o Vuk para 10, e pôr a trinco quem estiver em melhor forma (entre Veloso e Rocha), ficando assim com Izma e Pereirinha nas alas e Moutinho a box-to-box

Vukcevic a 10 é também uma opção, mas pessoalmente julgo que isso nunca vai resultar, a não ser num sistema de 5 médios e 1 avançado, tornando-se ele o segundo avançado. Passo a explicar - Vukcevic é demasiado estático sem bola e isso permite que um trinco adversário encoste e não o deixe receber a bola em condições, ‘alheando-o’ do jogo. Ora, numa posição como a de 10 isso é matar grande parte do jogo ofensivo.

A solução que apontei parece-me mais equilibrada. Um trinco, dois médios combativos - Rochemback mais combativo, Moutinho mais refinado - dois alas que combinam com estes médios (já o fazem de certa forma actualmente) e que contam com a protecção de Veloso quer à direita quer à esquerda e que têm como referência Liedson ou Vukcevic consoante a ala.

É um sistema que induz um domínio territorial e contra equipas mais defensivas permite sufocar ao produzir muito jogo pelas alas e mantendo dois avançados na frente.

Hipótese meramente académica, PB preferiria doar um rim (ao Stojkovic) do que abdicar do losango.

:rotfl: :rotfl:

Mudancas radicais nesta altura da época nao se recomendam , ainda para mais nao temos nem jogadores em elevado numero/qualidade para jogarem mais encostados na linha e que fossem opcoes para tal (suplente ou titular) , vejo o pereirinha e com algum esforco o izma mas nao existiriam mais opcoes. Depois os nossos defesas nao sao muito rápidos e isso é essencial num sistema de 3 centrais (ou 3 defesas , um bom exemplo disso era o porto com pepe e bosingwa) para conseguir acompanhar melhor para fazer as coberturas , e nao dar espaco na zona lateral (e permitindo que mesmo que nao se joguem juntos , sejam capazes de se reposicionar). E finalmente , a maior razao para isso , nao temos de forma alguma medio defensivo para isso , alguem que fosse capaz de se juntar aos centrais na organizacao defensiva , e nas transicoes garantisse as dobras sobre os médios. Tudo isto precisa de trabalho , e tentar uma coisas destas nesta altura da epoca , e na minha opiniao sem solucoes minimas para isso , seria deitar tudo a perder.

A táctica dos 3 centrais é interessante mas é de extrema dificuldade para ser correctamente implementada. Normalmente, falha e acaba por custar caro ás equipas que a utilizam. Mesmo assim, acho este tema bastante hipotético. Todos sabemos que o Paulo Bento só transformará a zona central do terreno, isto é, a mudança entre o 4-4-2 clássico e o 4-4-2 em losango. O resto não passa de ilusão.

:lol:

O Sporting já experimentou esse sistema há uns anos atrás, durante alguns jogos, e não resultou, não me recordo do treinador da altura.

Penso que o único jogador que pode fazer as alas com esse sistema é o Pereirinha.

Esqueçam…o PB ainda não leu esse livro…

o treinador era o fernando santos

tá tudo dito. temos que ver que, o homem já treinava o Sporting antes de ter o curso de treinador.

Exacto.

mais do que jogar com 3 centrais a equipa devia era estar preparada para jogar em qualquer esquema tactico… no fundo a qualidade das rotinas sao as mesmas em qualquer esquema tactico o que varia é a quantidade e por isso nao percebo a dificuldade de se mudar o esquema tactico…

mais importante que o esquema tactico são os principios de jogo, a “filosofia” da equipa e essa é que devia ser inalterável… ora uma equipa como o Sporting cujos principios passam pelo preenchimento do meio campo, nao deixando a equipa adversaria jogar de modo a recuperar a bola rapidamente e colocá-la nos avançados (móveis…) ou, caso nao seja possivel esse e ataque rapido, optar pela posse de bola depende sempre de um factor: ter vantagem (no minimo igualdade…) numérica no meio campo…

o que o treinador deveria fazer era adaptar o esquema tactico ao esquema tactico adversario de modo a que os principios de jogo que regem a equipa possam ter condicoes para se imporem…

Está aqui a frase do ano de 2009!

Mudar agora para um sistema de três centrais era abdicar do título! Esta táctica está rotinada, a mexer que seja só na próxima época.