Serve o presente tópico para dar a conhecer e discutir a performance individual de jogadores que, de forma minimamente realista, foram sondados pelo Sporting no passado.
A pergunta que se coloca, com direito a muita subjectividade, é se teria valido a pena contratá-los.
O argentino fez ontem 26 anos, dia em que ficou duplamente de parabéns já que rubricou uma grande exibição pelo Catania, marcando 2 golos.
Maxi Lopez foi sondado pelo Sporting em Julho de 2007, tendo o Sporting optado por outro jogador: Milan Purovic
[size=12pt][b]Itália: Maxi Lopez (Catania) decide o derby siciliano[/b][/size]
[b]Dois golos do argentino abatem o Palermo de Miccoli[/b]
O derby siciliano foi decidido por um argentino. Maxi Lopez fez os dois golos do Catania sobre o Palermo e incendiou de euforia as bancadas. Fabrizio Miccoli alinhou 70 minutos pelos derrotados e saiu sem conseguir incomodar a defesa contrária. O Palermo tem o quarto lugar em risco, depois desta derrota, ao passo que o Catania está ainda mais tranquilo na tabela classificativa.
O herói do jogo foi, como já se percebeu, Maxi Lopez. O antigo jogador do Barcelona celebrou condignamente o 26º aniversário. Aos 14 minutos roubou com manha a bola a Goian e bateu Sirigu com um remate muito bem colocado; aos 32 recebeu um passe primoroso de Jorge Martinez e concluiu de forma perfeita.
Jogador cujo passe pertenceu-nos em 20% aquando da venda de Tinga ao Internacional. Na altura apenas um jovem promissor, singrou e já se estreou pela selecção de Dunga. Fala-se no possível interesse do Real Madrid. Em vez de vir ele, quando podia, vieram uns tais de Pontus Farnerud e Carlos Paredes. Boa opção, portanto :wall:
Com opção de compra definitiva estipulada em 1 milhão de euros até ao fim da vigência do periodo de preferência. Mas não devia encaixar no losango certamente…
Estávamos no Verão de 2004, o defeso que precedeu a época da final da Taça UEFA, e o Sporting sondou, junto do Valência, o avançado brasileiro Ricardo Oliveira. Hoje, com 29 anos, joga nos Emirados Árabes Unidos e, por ser um avançado de qualidade, merecia uma carreira bem melhor.
Depois do Valência, esteve vinculado durante 3 anos ao Bétis, onde esteve em bom plano tendo ganho uma Taça do Rei e o título de 3º melhor marcador da Liga espanhola, no entanto, terminou a sua ligação ao clube de Sevilha com um curto empréstimo ao São Paulo.
Chamou a atenção do AC Milan, para onde se transferiu no Verão de 2006. Em Itália não teve o sucesso que se esperava e acabou por regressar a Espanha, tendo sucesso no Zaragoza e depois regressando ao Bétis numa transferência que envolveu 9 milhões de euros por 50% do passe, a outra metade ficou na posse do Zaragoza.
O regresso ao Bétis acabou por durar apenas 6 meses, já que o clube aceitou vendê-lo ao Al-Jazira Club (Emirados Árabes Unidos) por 14 milhões, valor a dividir em partes iguais pelos clubes detentores do seu passe.
Penso que teria tido grande sucesso se tivesse sido adquirido pelo Sporting. Teria sido o grande parceiro que Liédson, no Sporting desde 2003, nunca teve. No defeso de 2004/05, optou-se pelo Mota e pelo Pinilla.
Este tópico vai acabar algum dia? Não sei se faz muito sentido porque não sabemos quem foi realmente sondado ou não. Alguns dos que me lembro? Mossoró, Rossato, Pepe ou Paulo Assunção…
A questão de terem, ou não, sido sondados é respondida facilmente: Vocês, na altura, acreditaram realmente que eles foram sondados? Eu, dos mais recentemente falados, sei que não acreditei no Pavlyuchenko, no Gareth Bale ou no Tosic (notícia Correio da Manhã), por isso sobre esses nunca falaria…
Penso que o tópico tem potencial para ser bastante interessante. Digo eu, que o criei…
Eu também acho que sim. No entanto, é um pouco relativo. Por exemplo, Maxi López tem estado muito bem ultimamente, mas e antes? O que fez nos dois anos que passaram? Aí está a questão. Por isso é complicado dizer se teriam ou não resultado no Sporting.
Mas quando tiver mais tempo prometo que contribuirei para este tópico que me parece interessante.
Lembro-me, apesar de ter 9 anos na altura, que na altura que o Schmichael veio para o Sporting falava-se também na possível vinda de Brian Laudrup que acabou por não se concretizar. Alguém sabe porquê?
Demoramos muito tempo a escolher o treinador e ele nao queria comprometer-se com o clube sem saber quem seria…pelo menos era esta uma das versoes para ele nao ter assinado.
Nome John Alieu Carew
Nacionalidade Noruega
Nascimento 1979-09-05 (30 anos)
Naturalidade Lørenskog - Noruega
Posição Avançado
Altura 195 cm
Peso 89 kg
Clube Aston Villa
Salvo erro era um desejo do Mirko Josic, quando este ainda jogava no valerenga e ainda era acessivel, depois por razões que não me recordo mas que devem ter sido financeiras acabou por não vir.
Nome Stéphane Dalmat
Nacionalidade França
Nascimento 1979-02-16 (31 anos)
Naturalidade Joué Les Tours - França
Posição Médio
Altura 180 cm
Peso 78 kg
Web
Clube Sochaux
Outro desejo do Josic, que depois acabou por ir para italia, a titulo de curiosidade estive a ver à uns dias um jogo Sochaux - Monaco e este Dalmat ainda se desenrasca muito bem.
Nacionalidade: Argentina
Nascimento : 1984-05-19 (25 anos)
Posição: Extremo esquerdo
Altura: 175 cm
Peso: 72 kg
Clube. Olympiacos (Empréstimo)
Um extremo-esquerdo que começou a dar nas vistas a partir de 2007, no Boca Juniors. Seguindo o estereotipo do típico fantasista franzino capaz de fazer levantar qualquer bancada, Dátolo transferiu-se para o Nápoles por 5.7M de € no início de 2009. Apesar de pouco ter jogado em Itália, continua a ser uma opção de Maradona para a selecção, onde em 3 internacionalizações já tem 2 golos (um deles numa bomba contra o Brasil).
Actualmente está emprestado ao Olympiakos, onde tenta segurar uma vaga nos 23 finais para a África do Sul.
[hr]
Gérman Denis
Nome: Germán Denis
Nacionalidade: Argentina
Nascimento : 1981-09-10 (28 anos)
Posição: Avançado
Altura: 183 cm
Peso:78 kg
Clube: Napoli
Um ponta-de-lança que atraiu não só o Sporting, como outros clubes europeus, logo em 2007, quando marcou 15 golos nos primeiros 13 jogos do campeonato argentino.
De imediato foi chamado à selecção argentina, estreando-se. O seu preço subiu e a direcção do Independiente não se fez rogada à proposta de 6.3M de € do Nápoles.
Não tardou a justificar o preço, fazendo um hat-trick na estreia, marcando também ao carnide na eliminatória da UEFA contra a equipa de Quique Flores.
Desde então, não tem dado continuidade à veia goleadora inicial, tendo apenas 12 golos em 58 jogos pelos napolitanos. Maradona também parece ter descartado o avanço para a esquadra que irá atacar a África do Sul…
Como tenho a certeza que ambos foram sondados? PB disse-o no Dia Seguinte.
Há sondagens informais, terão havido outras mais formalizadas, isso não sabemos (excepto a ‘nata’ dos dirigentes futeboleiros que têm governado a SAD nos últimos 15 anos)
E há aqueles que estiveram de facto à experiência no clube. Assim de repente, lembro-me do Pepe (que o Boloni queria) e a ‘nata’ dos dirigentes deixaram escapar, para o Porto mais tarde fazer um excelente encaixe financeiro, vendendo-o ao Real Madrid, depois de ter ajudado o mesmo Porto com alguns campeonatos.
Há tantos exemplos, que eu nem me atrevo, por ser tão deprimente.
Este tópico, se convenientemente desenvolvido, arrisca-se a ser um hino à ‘competência’ da dinastia que tem gerido a SAD.
Mas há quem não se importe de o trautear (ao hino).