Jogadores: Percentagem de passes detida pelo Sporting

A lógica é a inteligência de quem faz os fundos. Eu obviamente que para aceitar investir fortemente num jogador como o Elias ou como o Wolfswinkel (que implicam desde logo um investimento significativo - com um desfecho que nunca é absolutamente certo), obrigaria o Clube a deixar-me investir no negócio com jovens promessas, que além de requererem um investimento muito baixo no momento (menos risco de perda), podem criar enormes mais-valias.

Isto é, o Sporting não vende o passe desses jogadores porque quer, vende porque precisa de ser ajudado a comprar jogadores como Elias e Wolfswinkel, e como contra-partida tem de aceitar este tipo de ‘apostas’ do fundo.

Obviamente que, num cenário ideal, apenas teríamos os fundos como parceiros nos negócios em que necessitamos mesmo deles… mas…

Não devia ser permitido ao clube ter menos de 50% do passe do jogador, ter apenas 30% de jogadores com Salomão ou Wilson é 1 crime…

O 1º post está atualizado? Ou andamos a vender mais pinguinhas de passes?

Este tópico devia ser fundido com outro já existente: [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=47114.0[/url] (não estou a dizer que é mais ou menos relevante, só que ganhavamos todos em ter a informação reunida num só tópico). Aproveito para deixar aqui um excel que tem esta informação toda, atualizada até maio, repetindo a apresentação.

O documento em anexo tem os seguintes dados para cada jogador do plantel do ano passado:

  • nome
  • número
  • posição
  • data de nascimento
  • nacionalidade
  • proveniência (último clube antes do Sporting)
  • data de entrada no Sporting
  • custo da transferência (pagamento ao clube de origem)
  • fim do contrato
  • percentagem dos direitos detida pelo Sporting
  • percentagem dos direitos detida por outros e identificação do detentor de cada parcela
  • valor pelo qual o Sporting vendeu a percentagem, nos casos em que não tem a totalidade dos direitos
  • valor da cláusula de rescisão
  • agente
  • percentagem dos direitos para a qual não consegui encontrar justificação nos R&C (nos casos em que o Sporting não detém a totalidade dos direitos)

Os dados estão atualizados até maio. As fontes foram:

  • dados biográficos: zerozero, transfermarkt, etc
  • cláusula de rescição e duração do contrato: os R&C da SAD
  • valores das aquisições: R&C do Sporting (nos raros casos das contratações mais antigas recorri a notícias da época)
  • agenciamento: transfermarkt

Ler mais: [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=47114.40#ixzz20vtN1NKp[/url]


sporting.xls (39.5 KB)

Quando é que se vai saber por quanto vendemos as % dos jogadores? Quando sair o próximo RC? Ou não vai ter a info?

Supostamente isso deveria ser comunicado á CMVM, mas atendendo ás novas regras (Sim que ao que parece não é necessario comunicar mais nada á CMVM), vais ter de esperar pelo RC anual do Sporting… Claro está se houver referencia sobre essa materia.

A unica certeza é que o Fundo do Sporting tem estado parado.

Mas tem que haver referência ou é opção do clube?

Legalmente o Sporting é obrigado a comunicar á CMVM todo o tipo de operações de valores superiores a 10% do capital social.

Neste caso como o capital do Sporting é sensivelmente 40 Milhões, o Sporting pela lei está obrigado a comunicar ao mercado todas e qualquer operação que exceda os 4 Milhões de €.

Se comunica ou não operações de valor abaixo deste, é opção da SAD, mas superiores a 4 Milhões está legalmente obrigado.

Outras operações importantes no governo da SAD como qualqueires operações relacionadas com o comando tecnico têem de ser também comunicadas á CMVM, assim como outras noticias importantes no governo da SAD, seja entrada de investidores, mudanças no governo da SAD etc etc

A CMVM no ultimo ano tem é facilitado a vida ao Sporting, Porto e Benfica no que toca á informação sobre aquisição e venda de jogadores. Só depois de a operação estar efectuada é que deve ser comunicada á CMVM, e não em periodos negociais como antigamente a CMVM exigia. Houve uma mudança de atitude apôs a polemica da transferencia Roberto do Benfica para o Saragoza.

Tens a certeza?

Podias facultar-me o artigo para finalmente eu ter a certeza e facilmente apontar o mesmo? É que depois do que veio aquele senhor da CMVM dizer, fiquei muito confuso.

Quem detecta e traz esses jogadores com grande potencial são cada vez mais os fundos de investimento. Os clubes só servem para os valorizar. O Jorge Mendes arranja Carrillos, Rubios e Arias para o Sporting, mas ganha sempre tanto ou mais que nós com a valorização dos jogadores…

O nosso ganho é que eles têm que os pôr a jogar nalgum lado, vale mais que seja no Sporting. Com um pouco de sorte, a próxima vaga de Falcões, Andersons, James, iturbes, Di Marias e outros, passa pelo SCP. Pelo menos é isso que pensa quem se coloca nas mãos dum empresário… o tempo dirá se é boa política…

Temos 25% do Rojo, segundo o Jogo…

E pelas minhas contas temos 45% do Labyad

SL

Só mijinhas. Mesmo que vendemos um jogador por 30 milhões, arrecadamos uns 6 a 8 milhões por jogador. Sou completamente contra a parcerias com fundos, pelo menos nestes moldes.

Depende Stunner. Podes ter jogadores que de outro modo não os conseguias ir buscar. Mas…

Realmente que lógica tem vendermos passes de jogadores que nos custaram tostão e meio? A questão é que estamos de mãos atadas. O fundo não ajuda apenas na compra de jogadores mais valiosos, como se sente no direito de adquirir parte de percentagem de jogadores como o Labyad e Rinaudo a preço de saldo. Caso o Sporting não aceite, a torneia fechar-se-à.

Parece-me que é deste modo que as coisas se processam. Um jogo de interesses, onde o único prejudicado com isto tudo é o nosso clube (para variar um pouco… ::slight_smile: ).

O problema é a percentagem que o Sporting investe no jogador. Se investe pouco, recebe pouco numa futura venda. Tudo bem que com o fundo consegue-se sacar bons jogadores, no entanto se o Sporting não começar a investir um pouco mais não há lucros como os corruptos e encornados conseguiram com o Witsel e Hulk.

E o presidente confirma. Pagamos 1 M por 25% do passe e um fundo pagou os outros 75%!

Fonte: [url]http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=352087[/url]

A nossa maior venda foi Nani por 25M, não há nenhum jogador sequer perto do talento do Nani.
Vendemos 2 titulares de selecção no total de 7M.

Faz-me lembrar o Rogério Alves a dizer que tinhamos 2 ou 3 jogadores que iam render o mesmo que hulk e witsel :rotfl:

Se conseguissemos vender algum por 15M era o jackpot, mas nem isso acredito, ainda no Domingo o Costinha disse na RTP1 que quando estava lá e chegavam propostas por jogadores do sporting estas eram sempre irrisórias pois o valor de mercado dos jogadores do sporting há muito tempo que está muito baixo e até se riu quando falou vendermos alguém acima de 15M.

Eu não tenho nada contra a alienação de percentagens do passe de jogadores desde que se salvaguarde o seguinte:
:mais: Ter sempre uma posição maioritária, ou de pelo menos 50%
:mais: Saber por quanto os nossos jogadores são vendidos!
:mais: Por quanto foi vendido 70% do Carrillo, por exemplo? Menos de 10 Milhões é absurdo!

Quem faz estes negócios na obscuridade e deixando os sócios do Sporting sem saber minimamente o teor dos negócios só prova um desrespeito inadmissível para com estes.
Mais vos digo, não fosse o meu grande amor por este clube e deixaria imediatamente de pagar quotas. Sou sócio há 27 anos, sempre com as quotas em dia! Tenho direito de saber!!! E apetecia-me começar a disparatar com todo o tipo de calúnias e palavrões, mas vou-me conter…

Era engraçado colocar no post inicial os valores pelos quais as percentagens foram vendidas. Só para termos uma ideia…

Não sou contra esta venda de parte dos passes.

Como disse um forista no tópico do Rojo, mais vale ter 10% do Rojo que 200% do Grimi. Ou 30% do Carrillo em vez de 100% do Cristiano.

O que me incomoda é por quanto vendemos essas percentagens. Enquanto o 25% do Roderick valeu 2M€ ao benfas, 40% do Shaffer valeu 1,4M€, 20% do Javi valeu 3,4M€, 25% do Walter valeu 2,1M€, ficando por isso avaliados da seguinte forma:

Roderick - 10M€

Shaffer - 3M€

Javi - 17M€

Walter - 8,4M€

No Sporting avalia-se Wolfswinkel em 5M€, Capel em 4,5M€, Rojo em 4M€, e Carrillo provavelmente em uns míseros 4 ou 5M€ se tanto.

Pergunto eu: Wolfswinkel é pior que Walter?! Roderick vale o dobro de Capel? A qualidade de Shaffer é equivalente à de Rojo (titular da Argentina)??!
O Valor de mercado de Javi é mais de 3 vezes superior ao de Carrillo?!

E a isso eu respondo: SIM.

Infelizmente, apesar de Wolfswinkel ser melhor que Walter, Rojo melhor que Shaffer, etc… a verdade é que, salvo raras excepções, o benfas e o porco vendem jogadores de tostões por Milhões, e nós fazemos o contrário. Daí os fundos não nos comprarem os jogadores por mais. Porque sabem que nós não os vamos valorizar, vendendo-os a preços mais altos.