do meu 11, vou colocar só jogadores deste século.
O motivo é simples… um gajo qd era puto, assumia sempre que todos os reforços iam ser jogadores de top, quer se chamassem Paulo Silas, Fernando Gomes, Guentchev ou Tozé I ou Tozé II
GR - Adan - n percebi a razão de ser desta contratação… achei que o max tinha potencial e nesse inicio de temporada 20/21 achei que existiam outras posições mais carenciadas e necessitadas de reforços… Puro engano meu… Adan mostrou ser uma clara mais valia e foi um dos 5 pilares desse título de campeão nacional
Def Drt – Geny Catamo – Sei q é um bocado forçado ele estar nesta posição, mas este moçambicano tem q estar neste tipo de surpresa, certo? Quem diria que iria ser habitual titular numa equipa como o Sporting, já com 22 ou 23 anos, diversos empréstimos falhados e, mais ainda, ser “o” homem de um jogo do título??
Def Esq – Nuno Santos – Sim sei q tb é forçado…. Mas tb ele tinha que estar neste 11. Reconhecia-lhe algum potencial para jogar num grande, mas sempre numa ótica de + 1, de completar plantel, e nunca numa ótica de jogador diferenciado e decisivo. Estamos a falar de um jogador que em 4 anos e pouco, tem quase 35 golos e quase 50 assistências e ajudou decisivamente a conquista de 2 titulos de campeão nacional! Surpreendeu-me e bem!!
Def Central – Mauricio – Chegou pelos pingos da chuva numa altura em que o Sporting não tinha dinheiro nem para mandar cantar um cego. Veio da 2ª divisão brasileira ou lá o que foi, mas impôs-se de forma pujante na defesa do sporting, sendo titular absoluto da mesma no 1,5 ano que esteve por cá e saindo para a Lázio de Itália. Nunca pensei q fosse o jogador q acabou por ser. Ótimo scout!
Def Central – Phil Babb – Os mais antigos lembrar-se-ão que tínhamos acabado de ser campeões nacionais com 3 fortes e bons def centrais: Beto, André cruz e Quiroga. Sem se perceber bem pq, Quiroga é emprestado ao Napoles vem Phill Babb, internacional irlandês q conhecíamos dos cromos da Panini, já com 30 anos e uma passagem meritória pelo Liverpool, mas que chegava ao Sporting a custo zero e vindo da 2ª liga inglesa…. Torci o nariz… pensei que vinha para cá “tirar o lugar aos mais novos” e se na 1ª época n fez nada de especial, acabou por revelar-se um jogador mt importante e um esteio da defesa para as nossas conquistas de 2001-2002! É daqueles jogadores que 20 e tal anos depois, os sportinguistas ainda se lembram com frequência.
Med Centro – Luis Vidigal
Chegou ao Sporting com 22 anos vindo do Estoril, e, rezam as crónicas da época, foi um pedido expresso do Prof. Carlos Queiróz, na altura treinador do Sporting…. Lembro-me bem que todos nos questionávamos o porquê desta contratação, na medida em que tínhamos um meio campo com oceano, Carlos xavier e o recém-contratado Pedro Martins…. No seu estilo meio desengonçado, muitas vezes comparado com oceano nos 1os anos de carreira deste, Vidigal revelou-se uma contratação acertada, tendo contribuído decisivamente para a conquista da Supertaça em Paris, frente ao FC Porto, por 3-0, anulando um dos elos mais fortes do adversário, o jogador Emerson e anos depois sendo um dos jogadores imprescindíveis na caminhada para o regresso ao título de campeão nacional de 99/2000
Med Centro – Matheus Nunes
Sejamos honestos… chegou ao Sporting com 20 anos, vindo de um Estoril, à época na 2ª liga, sendo que no ano anterior ainda estava nas distritais de lisboa no Ericeirense… alguém alguma vez acreditava que iria pegar de estaca no Sporting, ser campeão nacional, internacional português, jogar na melhor liga da atualidade e num dos clubes mais ricos do mundo???
Jogador amado por todos os leões, foi importantíssimo nas 1as conquistas de amorim (Liga, 2xtaça de liga e supertaça)
Medio/Avançado – Bruno Fernandes
Chegou ao Sporting com quase 23 anos e por quase 10me…. Muito dinheiro. Tinha 0 internacionalizações por Portugal mas bastantes nas camadas jovens. Vinha de 4 anos ao mais alto nível em equipas de meio da tabela em itália, e esperava-se dele que ajudasse o Sporting a ganhar o tão ansiado título…. Não ajudou, é um facto… mas alguém alguma vez pensaria que que este médio ofensivo, iria ter em 2,5 anos o impacto brutal que teve no Sporting?? 137 jogos, 63 golos e 47 assistências + 2 taças da liga e 1 taça de Portugal? Acho que ainda é hoje o médio com mais golos de sempre numa temporada na Europa.
Avançado – Sá Pinto
Trata-se possivelmente de um nome polémico para estar nesta lista…. Mas coloco-o essencialmente por 2 motivos. Chegou ao Sporting vindo de 2 boas épocas no Salgueiros e já com algumas passagens nas camadas jovens da seleção nacional… mas quem diria que iria pegar de estaca como pegou, sendo durante algumas épocas a “estrela” da nossa equipa e de ser um símbolo de tantas gerações de sportinguistas? Mesmo tendo passado por épocas complicadas de leão ao peito, acaboi por conquistar no Sporting 1xliga, 2xtaça de Portugal e 3x supertaça e ainda chegou à final da taça uefa!
Avançado – Liedson
Chegou ao Sporting com 25 anos e um nome difícil para substituir (Jardel). Era o oposto deste fisicamente e em campo… inicialmente muitos torceram o nariz, mas foi só uma questão de começar a marcar golos, que depressa se tornou no Levezinho do Sporting e o ídolo maior pós sá pinto. 7,5 anos de Sporting, 313 jogos e 172 golos… 2 taças de Portugal, 2 supertaças e 1 final da taça uefa…. Incrivelmente nenhum titulo… mas para sempre no coração de todos os Sportinguistas!
Avançado – Slimani
300.000 euros…. Contratado em mudança de ciclo e quando não havia dinheiro para mandar cantar um cego… 3 anos de Sporting sempre a subir, culminaram com 111 jogos e 57 golos marcados, uma taça de Portugal e uma supertaça, muito dinheiro com a sua venda e o enorme epíteto de “Caça-Dragões”
Quando sair…. Creio que Gyokeres e até mesmo o Pote tb terão q estar numa lista deste género…mas isso fica para segundas núpcias