Agora a sério, o jogo ganhava-o o Boban (os dois frente-a-frente). Em puro génio, ganhava o Savicevic. Correndo o risco de ouvir à séria, mas escolhia o Savicevic.
Dois dos grandes jogadores que me lembro da juventude. :great:
Boban tem aquela caminhada pela Croácia, que perde a meia-final do Mundial '98 com a França de Zidane, salvo erro, enquanto Savicevic tem o lendário 4-0 ao Barça de Cruyff, onde me lembro de ver o underrated Massaro a destruir a defesa do Barça. Eu tinha 12 anos na altura, mas ver o Dream Team do Cruyff ser defeito daquela maneira é uma coisa que fica na memória…
Ravanelli : Penso exactamente da mesma maneira que tu , em relação a este “confronto”…O boban era um líder , mas o Savicevic era algo de fabuloso.
juziel : junto a estes dois o Hagi , Francescoli , Gascoigne , Baggio (o Roberto) , Mancini , Stoitchkov e Michael Laudrup , sendo o romeno Hagi o mais “virtuoso” deles todos…Era um dos meus ídolos.
sotnas : Stojkovic era bom , muito bom mesmo , mas faltou-lhe sempre um “bocadinho assim”…
A selecção da Yugoslavia que venceu o Mundial de Sub-20 no Chile tinha jogadores fabulosos , como Robert Jarni , Igor Štimac , Zvonimir Boban , Robert Prosinečki , Predrag Mijatović , Davor Šuker , Gordan Petrić .Foi depois reforçada com Stojkovic , Savicevic , Mihajlovic , Darko Pancev , Vladimir Jugovic e Alen Boksic.Talvez me esteja a falhar algum nome…
Perdemos uma das melhores equipas da história do Futebol graças a uma estúpida guerra.
O Stojkovic teve uma grave lesão que lhe toleu a evolução. No Mundial de Itália, era ele o líder incontestado daquela selecção, onde Savicevic servia de seu escudeiro.
Savicevic, reconheça-se, também não cumpriu todo o seu potencial, tendo passado algum tempo na sombra, aquando da transferência para o Milan. Não deixou de ser um jogador fantástico, absolutamente letal em contra ataque.
Já quanto a Hagi, foi jogador de selecção, essencialmente. A este sim, faltou um bocadinho assim.
Uns mais, outros menos, mas ainda vi jogar a maior parte dessa cambada, excepto alguns ex-jugoslavos que indicas, mas que me parecem de segunda linha face aos que falámos antes.
Mas quem eu nunca vi mesmo jogar, pelo menos com olhos de ver, foi Francescoli. Desse já só chegavam relatos do seu tempo de River. Quanto a Gazza, já só apanhei a parte decrépita.
Foram so 3 enormes jogadores , mas Hagi foi o melhor de todos , e o que teve a carreira mais “preenchida”.Não penso que tenha sido apenas um “jogador de selecção” , deu cartas no Steua (uma potência europeia na altura) , e no Galatasaray .Podes sempre “pegar” pelas suas passagens por Madrid e Barcelona , no tempo dos 3 estrangeiros , e pela passagem pelo Brescia (Série A era outra galáxia na altura) , mas mesmo isso em nada menospreza a sua carreira.
Eu sei que não os estavas a comparar , mas senti necessidade de fazer isso!
De segunda linha apenas Gordan Petrić e Igor Štimac , e mesmo esses jogavam muito na selecção.Todos os outros eram jogadores fabulosos que mesmo nos tempos actuais seriam considerados enormes estrelas.
Francescoli e Gazza podiam ter ainda muito mais reconhecimentos , eram predestinados , como Le Tissier.Se fossem do “tempo” da internet e das transmissões globais , eram jogadores muito mais famosos…Não é à toa que Francescoli era o jogador favorito de Zidane , ao ponto de ter dado ao filho o nome do uruguais (Enzo).
Eu digo que num jogo ganhariam os Bobans, porque o Boban era um tipo muito mais fiável. Ele tinha uma determinada bitola e aquilo nunca subia ou descia muito. E a bitola era boa, o que faz dele um jogador daqueles que se quer ter. Savicevic era o tipo que fazia coisas que só em sonhos da maioria, muitas até do Boban.
Eu até me identifico mais com o típico Boban, mas não custa nada sonhar-se com um momento de génio. Mas também posso não estar a ser justo, que o Milan nunca teve a minha devoção, pelo contrário. Apesar de uma porrada de jogadores que admirei terem passado por lá. Gostava do jogador, detestava a camisola. A minha vida a ver esses jogos não era nada fácil. Por não ser o tal génio, foi-me mais fácil nunca sentir especial fervor de adepto pelo Boban.
Do Francescoli não lembro grande coisa, apanhei a fase após o Mundial. Lá foi um rei, mas depois perdeu-se. Le Tissier só tinha um defeito: o clube. Jogava que se fartava.
Do ingleses recordo-me sempre de dois jogadores: quando falam de alguns avançados que por aí andam a valer dezenas de milhões, lembro-me logo do Lineker.
Ah… Nunca gostei do Hagi. Tipo irritante. Mancini e Vialli… Que dupla! Era o tempo em que o futebol italiano me fazia ligar a televisão.
O Boban era um jogador do catano, com mais qualidade técnica do que as pessoas lhe creditam. Sabia fazer tudo: atacar, defender, passar a bola e driblar (até porrada sabia dar). Só que foi integrado naquele 4-4-2 rígido, que lhe retirava liberdade criativa e aproveitava toda a sua ética de equipa, consubstanciada num rigor táctico irrepreensível, bem como numa visão de jogo e qualidade de passe ao alcance de poucos.
Tinha uma compreensão tão boa do jogo, que acabou como médio defensivo. Todos nos lembramos do Euro 96, em que ele era o médio mais recuado, formando tripla com Prosinecki e Asanovic.
Já agora, para não ser apenas trollanço, o Boban não chegou a fazer dupla de médios-defensivos no Milan, junto com o Rui Costa, quando os dois já estavam com a luz da reserva bem acesa?
Não quero mentir, mas acho que isso, a ter acontecido, terá sido esporádico. Digo isto porque, ainda na Fiorentina, o Trapattoni tentou recuar o Rui Costa, tal como foi feito com o Pirlo, e o lampião terá recusado a ideia. No Milan, foi aquecer o banco, aquando da chegada do Kaká, por isso mesmo. De outra forma, teria feito mais jogos, a partir de uma posição mais recuada, já que o brasileiro lhe tomou o lugar na posição 10.
Nunca o vi jogar, mas vi um filme sobre a sua carreira e fiquei abismado. Este vídeo não é o melhor, mas há momentos em que não sei se estou a ver o Ademir Zidane ou o Zidane da Guia.
Se eu tivesse o “dom da escrita” , essas palavras seriam minhas , letra por letra…
Odeio o Milan , mas os gajos jogavam para caraças…
Eu lembro-me porque tinha parabólica e via jogos no Canal+, Waddle , Francescoli e Papin jogavam muito.Depois o uruguaio foi trocado pelo Abedi Péle.Stojkovic também andou por lá um ano.
Os Ian´s também eram vedetas , Wright e Rush , cada um no seu estilo.Mas os “meus ingleses favoritos” sempre foram Le Tissier e Gascoigne.
Eu adorava o Hagi , nesse tempo não se sabia se eles eram irritantes ou não , só contava o que apresentavam dentro de campo.Stoitchkov també era doido e jogava muito.
Vialli e Mancini para mim fizeram uma dupla melhor que a aclamada (quase) por unanimidade “melhor de sempre” Yorke e Cole".
Esse tempo do Calcio julgo que nunca se repetirá em campeonato nenhum , onde tínhamos equipas que lutavam para não descer com internacionais das melhores selecções do mundo.JM Bosman estragou isto tudo…
Nope, eu nem sou assim tão velho , só faço 32 daqui a 2 meses.Apenas devorava futebol quando era criança e fui uma espécie de Brendever , muito precoce.Isso e um acidente que me fez estar mais tempo quieto em frente à tv do que gostaria , não tinha outra alternativa senão ver bola .
Mas adorava ter mais de 100 anos para ter acompanhado o futebol da pré história , a mística daqueles tempos deixa-me encantado.
Oh pá, às vezes parece que é só maçaricada por aqui, mas volta e meia aparecem umas conversas que eu fico meio de fora e começo a pensar se, realmente, não sou um puto de 14 anos a tentar entrar numa discoteca sixties cheia de cotas… FYI, essa porra de Le Tissier, para mim, cheira-me a filósofo, tipo Descartes ou Camus. Sinceramente, nunca vi o homem jogar… ^-^
A pior parte é que eu era um ávido consumidor de futebol quando era miúdo, até porque também praticava a nível federado - muito mal, diga-se, mas praticava… - e o futebol era algo de popular, universal e aberto a todos.
Entretanto, começam a chegar a tv cabo, os pay-per-view, os direitos e negociatas e um tipo começa a ver-se arredado das principais competições. O facto de andar pela universidade também não ajuda, mas IMO o que realmente mais contribuiu para um certo afastamento, que não será só meu, terá sido essa vertente eminentemente economicista do futebol, porque “eu ainda sou do tempo” em que a tarde de sábado era passada na 2 com resumos dos jogos da liga inglesa dessa tarde… já para não falar de quando a TVI, muito mais tarde, arranca com a liga espanhola e o calcio ao domingo à noite.
Hoje em dia, para poder acompanhar tudo isso, além do tempo que um adulto não tem na mesma dose que uma criança, é preciso uma certa estaleca (€€€) para o poder fazer. Não sei se daqui por uns anos não andaremos a discutir quem jogou melhor, se fulano se sicrano, em função dos highlights disponíveis no youtube, pois cada vez são menos aqueles que realmente os vêm jogar.
Nunca esteve tão fácil acompanhar futebol como nos dias de hoje. Estamos numa era de streams, podemos começar de manhã a acompanhar o futebol asiático e acabar o dia a ver o futebol sul-americano. Isto era impensável quando era mais novo, ficávamos muitas vezes reduzidos aos melhores jogos dos melhores campeonatos e isto já com sorte. Podes escrever que a experiência não é a mesma de ver no pc do que na tv, mas mesmo esse tipo de situações se contorna.
O mesmo se passava com outros desportos, falo da NBA, em miúdo via para ai um jogo por semana na rtp, depois lá apareceu a sporttv e já comecei a ver mais, de há uns anos para cá só não vejo todos os jogos porque o tempo não estica.
Mesmo em termos financeiros, depositas uma pequena quantia numa qualquer casa de apostas, e ficas logo com inúmeras streams com boa qualidade dos mais variados campeonatos.
Cada vez são é mais aqueles que seguem os jogos e não o contrário.
E agora vou sair de fininho aqui do tópico que ainda não tenho 30 anos. :mrgreen: :great:
Sim, escapou-me (e de que maneira) essa parte dos streams, mas eu sei porquê: é que eu nunca fui grande adepto de ver eventos por streams… e acabei a tomar o todo pela parte… :-[