Voltando a este tópico de discussão, agora certamente, e infelizmente, é mais fácil apontar dedos e culpados.
Creio que nem o Sportinguista mais descrente e pessimista achou que iríamos voltar a viver isto tão cedo e tão rápido. Uma equipa que venceu os últimos dois jogos mas que de todo não convence, nem irá convencer. No entanto, creio que a única coisa que se pode apontar ao João Pereira e à sua equipa técnica é a falta de noção que espelham a cada discurso, em cada conferência de imprensa e a cada flash interview. Não tem culpa de ter sido mandado aos lobos, não tem culpa de ter um plantel com 4 titulares habituais e indispensáveis lesionados, mas tem culpa na falta de ambição e crença que transmite a cada palavra. Uma exigência completamente abaixo de 0, quando continuam a bater na tecla de que o Sporting está a melhorar de jogo para jogo. Será que eles próprio acreditam nisto? Não pode ser possível. Uma equipa que praticamente pouco ou nada tinha a melhorar, somente algumas arestas por limar e trabalhar. Como podem dizer que está a melhorar de jogo para jogo comparativamente ao que já vivemos e jogámos esta época? Uma equipa que jogava de olhos fechados, que sabia exatamente o que fazer em cada momento do jogo, e que de repente, do dia para a noite, perdeu a identidade toda que tanto demorou a construir e que nós, adeptos, tanto sonhámos. Não precisamos de nenhum mestre da tática, porque esta equipa sabe o que tem de fazer, sabe aquilo que são capazes, mas precisamos de alguém que saiba comandar o barco, que consiga orientar e agarrar homens, ao mesmo tempo que lhes transmite a ideia para confiarem no processo, porque dará certamente certo. Como querem que as coisas dêem certo quando temos uma equipa técnica que acredita que o Sporting está no bom caminho? É isto que passam aos jogadores? Não há consonância de ideias, e a tendência será para piorar, certamente.
Tenho 26 anos e já vi o Sporting em diversas fases, e nem nos meus melhores sonhos sonhei ver uma equipa a jogar tanto como o Sporting de Amorim. Bem sei que é passado e quanto mais depressa nos mentalizarmos disso, mais depressa seguimos em frente, mas não nos podem pedir nem exigir que “apoiemos” este rumo que estamos a levar. Ontem, no momento do segundo golo do Sporting, a única coisa que consegui fazer foi chorar. Não sei se de alívio ou frustração, mas sei e tenho para mim que não merecemos isto novamente. Acima de tudo, o Sporting Clube de Portugal não merece isto. Ainda podemos ser felizes, ou melhor, podemos continuar a ser felizes, mas este é um momento para Homens e para todos aqueles que, de alguma maneira, respeitam este Clube e a história do mesmo. Não acredito que o Sr. Frederico Varandas olhe para esta equipa e consiga sentir qualquer tipo de confiança e capacidade de crença, mas porquê a demora a tomar uma decisão que é inegável aos olhos de toda a gente? É o orgulho em querer admitir que o seu mega plano que estava a ser pensado há anos é, na verdade, um autêntico fiasco? E admitir que a estrutura do Sporting era, efetivamente, o Amorim? Ainda vamos tão a tempo de ser felizes, de festejarmos um bicampeonato histórico, a única coisa que nós, sportinguistas de alma e coração pedimos, é que o Sr. Presidente deixe a presunção, o orgulho e o ego de lado, e lute pelo Sporting! A história até aqui tem sido bonita, escrita em páginas de glória, mas certamente que o Varandas está a poucos jogos de borrar a pintura toda e de passar a ser conhecido como o presidente que não teve a coragem e capacidade de nos fazer lutar por um bicampeonato enquanto era tempo.
Nós, sportinguistas, cá continuaremos, porque este é o nosso ADN, e o nosso sangue é e sempre será verde e branco.
Seremos novamente felizes?
Força Mágico Sporting!
SL