João Pereira (Treinador)

Parabéns já estás diplomado para ser treinador, manda o currículo para o vanalgas!

Está nesta posição porque o treinador saiu a um terço do campeonato e tem uma equipa consolidada em 4 anos e líder do campeonato.
Nestas situações ou o adjunto assume ou sobe alguém que já conhece os processos.
Discordo completamente com o facto de dizeres que ele se precipitou com o JP, infelizmente acho mesmo que foi o contrário é uma aposta já de longa data e por isso mesmo a minha preocupação é que independentemente do resultado no final da época, será a aposta do Varandas para a próxima.

Há uma grande diferença entre uma equipa estar bem organizada e preparada para todos os momentos do jogo e outra completamente desorganizada e ontem não estávamos bem organizados para o adversário que enfrentamos.
Sempre escrevi que o João não devia mexer na forma de jogar desta equipa, deveria manter a equipa confortável na sua forma de jogar. Há mudanças que só se fazem nas pré épocas. Eu compreendo que ele queira dar o seu cunho pessoal a equipa, mas também tem que perceber que se isso for prejudicial para equipa tem que ter outra abordagem.
Agora é preciso recuperar a equipa para o jogo com o Santa Clara, recuperar a equipa mentalmente e e não deixar que este resultado abata a confiança da equipa. As vitórias ajudam a moralizar e devolvem a confiança, por isso vamos ao trabalho que temos um jogo para ganhar no sábado.

O problema ultrapassa a escolha do Edwards. Isso foi uma má opção. Agora, sabendo da má opção reagiu tarde para a corrigir. Erro 1. O erro 2 passou por ler mal o jogo quando se viu a insistência pelo corredor esquerdo e a dificuldade em fechar. O erro 3 foi a falta de largura em organização ofensiva e sobretudo tirar o Gyo do meio. Erro 4 a insistência em sair com bola quando o Arsenal estava a fechar e a pressionar bem a saída com bola, era procurar a profundidade. Erro 5 a demora em mexer na equipa quando se notava estarem presos e sem criatividade.

Outros erros, a falta de intensidade e agressividade sem bola. A tristeza a pairar sobre os jogadores e a falta de ânimo. O bloqueio mental com a intensidade do Arsenal. Demasiados erros individuais fruto de uma má preparação do jogo.

Há falta de tempo para treinar, para trabalhar jogos, por isso convém ter preparado um plano de trabalhos de acordo com estas condicionantes. Um erro tremendo querer mudar dinâmicas quando há falta de tempo, temos de manter as dinâmicas e aproveitar os treinos para preparar os jogos com um estudo intenso do adversário. Veja-se o Arsenal, com pouco tempo conseguiram estudar o Sporting e preparar a estratégia (eu sei, níveis distintos).

Tudo fruto da imaturidade, da novidade e de falta de experiência a este nível. Sabíamos disto, quisemos arriscar. Agora é aprender com os erros, evoluir, trabalhar com mais intensidade e passar uma imagem de confiança, outro erro do jogo.

8 Curtiram

Isso é tudo muito bonito e tal, mas as coisas têm um contexto. Eu bem sei que vivemos tempos em que cada um fabrica a sua própria narrativa, mesmo que marrando de frente com os factos.

Eu concordaria com o que escreveste se o treinador fosse o Amorim. Aí sim, faria todo o sentido. Mas o contexto desta derrota PESADA é outro. É um contexto de muita apreensão em relação às escolhas e decisões da administração e do seu presidente no que concerne a substituição de um técnico que pelo seu trabalho, se tornou icónico. Outra coisa que também falha o teu raciocínio textual é o contexto desta equipa e deste plantel. Como é que se vai conseguir explicar apenas com essa conversa do “deixem aqueles que não têm medo apoiar esta equipa” se passarmos de invictos e máquina trituradora, pujantes e determinados a ser uma equipa sem garra, cheia de equívocos taticos e estratégicos que enche 5 no bucho em casa onde não perdia um jogo há um século?

Estas é que são as minhas preocupações e reflexões, importa-me um cacete esses peitos feitos de quem é que tem autoridade para apoiar ou deixar de apoiar.

3 Curtiram

Fiquei surpreendido pelo lado esquerdo titular ser aquele. Acho que se há algo que lhe podemos apontar é isso. Pedir ao maxi para levar com Saka sozinho é algo que não percebi. O Edwards não defende. Não percebi mesmo. E foi por aqui que nos fodemos na primeira parte. 90% do jogo deles passou pelo lado direito.
Ele tinha de meter um lado esquerdo com caracteristicas mais defensivas e o maxi no trio de ataque para ajudar a defender tb. Devia ter jogado o Reis ali.

Nota - Sempre que há jogos destes o primeiro gajo a enterrar é o inacio. Aquele passe nos primeiros 3 minutos de jogo para o martineli demonstra ansiedade com bola e isso tb passa para os outros. Dps la vai recuperando…

O Morten fez uma analise bem feita. O meio campo teve muitas dificuldades pq nao esperavam que o avançado viesse buscar jogo ao miolo e isso dava a sensação de mais um em campo.

Jogo mal preparado.

5 Curtiram

Estamos todos lixados, é um facto.
Vi o jogo na TV, mesmo com vontade de analisar a capacidade do JP…
Para mim um dos maiores erros é não ter começado com o Matheus, pois já.todos sabiam que era daquele lado que o Arsenal ataca mais e melhor.
Não vi capacidade do JP de ler o jogo e mudar, nem que fosse logo aos 20m.

Tenho quase a certeza que se o Amorim tivesse começado com o mesmo 11 tinha lido aos 20m que aquele lado esquerdo naos estava a funcionar e metia o Mateus, isso é preocupante…

O Amorim da primeira época talvez fizesse o mesmo erro, não teria a capacidade e tomates para mudar logo.
O Amorim da 4 época era muito melhor a ler o jogo, evolui-o

E como já foi dito é preocupante se tiveres que esperar que o JP evoluía nesse sentido, pois este não é nem pode ser um ano zero.

Vamos ver o próximo jogo com o santa Clara.
Mas como já disse , o que mais me preocupou foi a incapacidade de ler e mudar o jogo.

1 Curtiu

Não acho que o nosso problema tenham sido erros individuais, foram essencialmente problemas de organização com e sem bola e saber fechar espaços.

3 Curtiram

Isto mesmo. Ha limites, aquela equipa tecnica juntamente com o facto de termos novamente um treinador sentado sem poder dar instrucoes. Nao faz sentido. Ah e tal o Amorim tambem era assim, mas e entao? Agora vamos comecar a querer replicar a primeira namorada?

Eu finco mesmo pe na questao da equupa tecnica, parece-me mesmo um conjunto de individuos que poderiam estar a treinar as distritais, mas que apareceram de repente na equipa A. Isto preocupa me muito.

Eu não culpo o JP já. Eu sei que n temos tempo para dar tempo. Mas é o que há. Se correr mal, só sei que quem permitiu isto foi a direção. Ano demasiado importante para o Clube. Espero que tudo corra bem ao JP. Basta que não invente muito. Dps tera tempo para trabalhar a equipa à sua imagem.

Passar de um momento para o outro do contexto de uma Liga 3, onde a principal função é formar e desenvolver jogadores para um contexto de equipa A em que a exigência é ganhar todos os jogos não tem nada a ver.
Vejam quantos anos o Vítor Bruno foi adjunto do porto conhece muito bem os jogadores e também está a ter dificuldades. A escolha do treinador é a escolha mais difícil de uma administração e é aquela que pode ter maior impacto no rendimento de uma equipa.

3 Curtiram

Como é que se entende que nem os pontapés de baliza foram ajustados à pressão que o Arsenal fazia?? Estivemos o jogo todo a tentar sair com a bola no pé do Franco quando eles estavam a pressionar dentro da área. O JP não viu isto? Nenhum adjunto? Com o City ajustamos e era pontapé na frente. E os cantos que eles tinham todos alinhados no segundo poste, também ninguém estava preparado.
Os sinais são muito maus infelizmente. Nem falo da conferência porque é penoso (como dizia o outro).

1 Curtiu

Eu reparei. A análise que ele faz é perfeita, e pareceu-me um “recado” para dentro. Esta equipa não é a mesma equipa que o Amorim pega há 4 anos e meio atrás. Esta equipa sabe jogar, tem jogadores que sabem jogar e entendem o nosso processo na perfeição. Não inventem cacete!

2 Curtiram

Não foi só o Morten que disse palavras interessantes o Trincão também o fez. Agora que análise fez a equipa técnica do jogo e que ilações tirou? Vamos ver, isto ainda só está no inicio, vamos ver qual vai ser a capacidade desta equipa técnica para dar a volta a este mau resultado.

A analise foi “erro de casting” :grin:

O meu maior receio era o risco de queimar um treinador que até acho que tem grande futuro, mas que dificilmente estaria preparado para tomar conta da equipa após a saída de um treinador carismático como foi o Ruben.
O Ruben Amorim revolucionou tudo no Sporting, tática, ambiente, comunicação, contratações, fez de treinador e de Presidente.
O JP tem uns sapatos muito, muito grandes para calçar e conseguir manter as expectativas com que vinhamos é muito dificil para não dizer quase impossível.
Espero que chegue para ser-mos campeões mas sinceramente não sei.
A dependência que este clube vivia do Ruben tinha o seu lado perigoso, no dia que saísse ia ser um cabo dos trabalhos.

3 Curtiram

O João Pereira tem que relaxar, o nervosismo não banco não vai ajudar a equipa, tem que manter a cabeça fria para tomar as melhores decisões.

O futebol dos dias de hoje é muito mais que só o treinador, é uma equipa técnica extensa para além de outras pessoas noutros departamentos que fazem a máquina andar e à qual o treinador dá a cara e é soberano.

Claro que é sempre prematuro rotular um treinador e uma equipa técnica por apenas um jogo mas as sensações que dão, a linguagem corporal e mesmo a comunicação dão-me a entender que pode ter sido uma decisão precipitada e que não estão preparados para levar o carro até à meta, que no fundo é o que o Varandas lhes pediu e quer, emular o que o Amorim estava a fazer até então.

1 Curtiu

“Ah e tal, esquecem-se que Amorim também levou 5 do City e do Ajax”.

É tão fácil desmontar este argumento. É só ir ver a composição da nossa equipa de então e comparar com esta. Como disse e bem o Hjulmand, é inadmissível uma equipa do SPORTING, nesta fase, levar 5 de quem quer que seja. A equipa esteve totalmente perdida em campo e isso é assustador. Os jogadores estiveram o jogo todos desconfortáveis e a correr atrás da bola. Não teria sido mais fácil descer linhas e apostar em saídas em ataque rápido? Tentar sair a jogar em passe curto quando o Arsenal nos pressionava até à nossa grande área?

O problema e cerne da questão não está nos 5, mas sim na impotência da equipa em conseguir sequer discutir o jogo. Uma coisa é apoiar a equipa, outra concordar com as decisões de quem está à frente deste clube. A entrada de João Pereira nesta fase é um autêntico tiro nos pés. Como e bem disseram, se era para manter a mesma dinâmica, carregassem no ordenado de um dos adjuntos do Amorim e fazia esta mesma transição.

Tudo bem que Amorim , em termos comunicacionais, estava muito acima da média, mas o discurso vazio, pobre e cheio de clichés de João Pereira é um autêntico regresso ao (penoso) passado do clube.

E não me venham pedir tolerância e tempo, porque este Sporting é uma máquina oleada, não aquele que Amorim pegou em 2020.

5 Curtiram

Sim, mas o que deu a ideia foi de alerta dado! Não é difícil antecipar que dentro do balneário existam as mesmas desconfianças que existem cá fora, afinal somos todos humanos e mais os atletas que têm bem viva na memória o pré-traição do Amorim. O JP tem de agarrar a confiança do plantel ASAP

2 Curtiram