João Daniel

Médio de 18 anos continua de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal renovou a ligação com João Daniel, futebolista de 18 anos que tem actuado pela equipa sub-23 em 2020/2021. O médio internacional pela selecção nacional portuguesa sub-18, chegou ao Sporting CP em 2015/2016, quando era iniciado. Antes havia representado Varzim SC e Rio Ave FC.

Nas primeiras palavras após oficializar o novo contrato, João Daniel não escondeu a satisfação e prometeu que o trabalho não vai parar.

“Era mais novo quando assinei o primeiro contrato e não há muitas diferenças. Continuo com a mesma responsabilidade e vou continuar a trabalhar. (…) Estou aqui há seis anos e esta renovação é um voto de confiança. O Clube dá-me tudo, dá-me todas as condições para evoluir. Estou grato e quero responder dentro de campo”, começou por dizer à Sporting TV , continuando.

“Há sempre uma responsabilidade acrescida por sermos jogadores do Sporting CP. Estou a chegar a patamares mais altos, a chegar a sénior. Estou aqui desde os 13 anos e vou fazer 19 e vou continuar a trabalhar”, acrescentou.

A disputar a Liga Revelação ao serviço da equipa sub-23, João Daniel admitiu que tem encontrado um futebol diferente, até porque costuma defrontar adversários mais velhos.

“O jogo é mais físico, rápido e táctico. Obriga-nos a pensar mais rápido, mas isso é bom para nós, que estamos a entrar no mundo sénior. Se queremos chegar ao outro lado [futebol profissional], que é o que todos ambicionam, só assim vamos estar preparados”, frisou, reforçando o desejo de, um dia, chegar à equipa de Rúben Amorim.

“O objectivo de todos é chegarmos à equipa principal. Não sou diferente e penso que é possível. Acredito em mim e sei que sou capaz disso, mas tenho de o provar dentro de campo e trabalhar muito porque chegar lá é chegar ao alto nível”, lembrou.

Por fim, João Daniel dirigu-se aos Sportinguistas. “Vou dar tudo dentro de campo, como sempre dou, e espero dar muitas alegrias aos adeptos”, concluiu.

EMPRESÁRIOS DELE- João Daniel, 18-year-old midfielder, renewed his contract with Sporting CP until 06.30.2023. Congratulations João Daniel! #ProEleven #WeArePro #YouArePro

Boa renovação, tem potencial e qualidade.

Boa renovação, tem capacidade tecnica e atlética, precisa de evoluir na função para se assumir como um bom 6 a prazo.

Teve o seu 1@ ano de senior, teve outras dificuldades, menos tempo, menos espaco, mais pressão, fisico já não é vantagem pelo que precisa descobrir e variar o estilo atual do seu jogo e trablhar em cima disso.

Nem sempre aparenta ter o nível de confiança e motivação constante mas isso vem com jogos e maturidade

Como principal area de melhoria tem que crescer bastante no ganho dos duelos e no numero de recuperações de bola, ofensivamente talvez procurar progredir com bola e verticalizar mais vezes os seus passes sem medo de errar.

Têm tudo para conseguir chegar a um patamar seguro de equipa B e quem sabe espreitar a A daqui a uns anos.

Acredito que o João Daniel será um dos novos rostos do meio campo da equipa B já na próxima época, até porque o trio habitualmente titular dificilmente ficará mais um ano.

O Rúben Amorim está atento ao João Daniel, já o chamou para vários treinos.

No entanto, ainda parece verde e precisa, como é lógico, de minutos no futebol sénior.

O que faz falta ao João Daniel eu imagino que ele saiba o que é — agressividade. O meio-campo não se controla apenas com classe, com inteligência e com fino recorte. E um meio-campo defensivo só pode ser quase exclusivamente isso se jogar numa equipa do Guardiola e for um jogarzaço como há poucos no mundo.

Às vezes é preciso arreguenho, cerrar os dentes, correr que nem um desalmado, ir à dividida com a convicção e a força de quem não admite outra coisa que não sair de lá com a bola ganha.

Imagino que o João Daniel saiba isso porque tem vindo a revelar algumas melhorias nesse aspecto. É o que lhe falta para “dar o salto”. A Equipa B será um bom patamar para crescer nesse aspecto. O Rodrigo Fernandes, por exemplo, tem crescido nessa área.

Olha que as equipas do Guardiola são super agressivas. São das mais agressivas, até. Por isso é que a bola não foge muito tempo.

Para se ter muita bola é preciso mantê-la, mas também é necessário recuperá-la o mais depressa possível.

Não digo que não mas passam bastante tempo com a bola em sua posse, menos tempo a pressionar, a encurtar, a fechar espacos, a ir a divididas.

Já não o via ao vivo há muito tempo. Hoje fui ver os sub20 e voltei a gostar imenso do João. Não é muito agressivo, de facto, mas evoluiu nesse aspecto. Em termos de posicionamento, compreensão do jogo e qualidade com bola, está num nível bastante interessante.

Custa-me entender como não anda mais próximo da equipa A e de ser lançado…

1 Curtiu

Dos outros que temos nos sub-20, mais algum esteve bem?

Eu sempre que vejo gosto. Custa-me perceber a titularidade do Edu Pinheiro nos B em vez dele.
@PedroP do pouco que vi (fim da primeira parte) o Rodrigo Rego esteve muito bem. A Polónia estava a atacar muito e ele limpou tudo, tanto do lado dele como em dobras rapidas do lado contrário.
Muito curioso para ver a evolução dele em Varzim, não me admirava que tivesse bem mais sucesso que o Bruno Tavares.

Por outro lado, todos os lances de perigo da Polónia resultaram de passes dele sem nexo, directos ao pé do adversário e com a equipa toda balanceada no ataque. Ainda foram uns 4, pelo menos.

*dele = do Rodrigo

João Daniel: «Era apanha-bolas e já queria jogar esta competição»

Médio espera estrear-se na Youth League

João Daniel, muito provavelmente, terá a oportunidade de estrear-se amanhã na Youth League, uma prova que já acompanhou…de fora. “Era apanha-bolas e já queria jogar esta competição quando via os mais velhos. Pensava para mim que um dia queria jogar esta prova por isso vai ser uma emoção muito grande”, afirmou o médio na antevisão do jogo com o Ajax se realizará amanhã, às 11h00, na Academia.

Sobre a equipa holandesa, um jovem admite que se vão defrontar duas referências na formação de jogadores, mas garante que os leões vão estar preparados. “São duas grandes escolas. A formação do Ajax é muito distinta, forma muitos bons jogadores, tal como nós. Estamos concentrados na nossa equipa, a trabalhar no máximo com muitos miúdos, mas já estamos habituados a isso. Vamos fazer o nosso melhor e o que nos mandam e, dessa forma, vamos ficar mais perto da vitória”, acrescentou o jogador que se confessa preparado para este novo desafio: “Nós já estamos habituados a essa pressão, todos os fins-de-semana temos que mostrar que estamos bem pois estamos sempre a ser avaliados, A cada toque na bola que damos estamos a ser avaliados no nosso posicionamento. É um jogo de grande importância e sabemos disso. Toda a gente está ansiosa por jogar e quer estar lá dentro, mas quando a bola começar a rolar a pressão vai ficar de lado. Vamos desfrutar”.

Já chamado por Rúben Amorim para treinar no plantel principal, o jogador admite o sonho de vir a representar a equipa principal. “Sabermos que temos ali a porta aberta daquele lado, e termos esse contacto é motivante. O mister Rúben Amorim já lançou muitos jovens, e ainda vai lançar mais pois existe muita qualidade na Academia. Sabemos que temos alguém daquele lado que acredita em nós e no nosso potencial”, acrescentou o fã de Daniel Bragança e Palhinha que recordou a sua experiência nos treinos que realizou: “É diferente pois o futebol é mais rápido. Eles são mais fortes físicamente, e nós somos obrigados a pensar o jogo mais rápido pois o futebol é mais adulto. Vou trabalhar para um dia chegar lá”.

Também foi inscrito na Liga, mas ao contrário do Skoglund nem está integrado em nenhum plantel.

Pode ir para os Sub23 ou equipa B numa de dar profundidade ao plantel.

É o que fará sentido se vai ficar por cá.

Creio que não vai. Mas se tem contrato tem que ser inscrito.

Agora, não sei o que aconteceu ao Daniel Rodrigues, Gonçalo Batalha e Vasco Gaspar. Também têm contrato e, tanto quanto sei, ainda não têm novo clube.

1 Curtiu

https://twitter.com/Sporting_CPAdep/status/1620498132416204801

1 Curtiu

Estes 3 jogadores do meio campo da geração 2002, o Rodrigues, Batalha e João Daniel sinceramente nenhum dos 3 ter evoluido de forma a poder fazer parte do plantel principal foi uma das maiores frustrações nessa geração.

Já agora, o Rodrigues continua a ter contrato com o Sporting @PedroP ?

Ya contrato até 2024. O Felgueiras tem boa equipa, por isso ele nem é titular. Mas vai jogando

1 Curtiu