João Alves by LFLobo há menos de 2 anos...

O que dizia o “guru”:

Uma das maiores descobertas da época chama-se JOÃO ALVES (nome de craque, claro) e foi “pescado” pelo Braga em Chaves onde fazia dupla á frente da defesa com outra bela revelação da temporada, Ricardo Chaves, volante de contenção do Setúbal. João Alves possui, no entanto, maior amplitude de movimentos. Passa bem, sobe no terreno, vira o jogo com uma facilidade impressionante, organiza, luta e enche o meio campo nas tais transições defesa-ataque-defesa, manobra no qual é a chave do sucesso da forma equulibrada e eficaz como o onze de Jesualdo fecha bem a defender e, depois, parte, com veneno, para o contra-ataque. JOÃO ALVES é o segredo. Craque “táctico” puro. Uma pérola para o dito futebol moderno!

A.A.

Queria ver se ele nao se lesionava naquele joelho que se retorceu todo.
Só queria ver.

Nunca o achei mau jogador e concordo com tudo o que o LFL escreveu nesse artigo (há dois anos era assim, depois no Sporting faltou-lhe mais confiança).

Não vai ser por causa de ter tido jogos menos conseguidos no Sporting (a camisola pesou) que vou passar a pensar de forma diferente. Como refere o Majestade, o João Alves também passou por momentos dificeís (lesões e problemas de adaptação ao esquema táctico). Para mim é um jogador útil e a manter no plantel. Pena ter custado os olhos da cara. Mas aí a culpa não é dele…

Estamos a falar de um João Alves que em forma foi chamado á selecção nacional. Entrou e na primeira vez que tocou na bola fez uma assistencia para golo.

O joão alves do Sporitng é uma nulidade.

O joao alves antigo era bom, e tinha qualidade para o Sporting.

Espero que o emprestem para ganhar ritmo de novo.

como digo…falta alguem que dê uma grande injecção de confiança…mas quem sou eu treinador de bancada para colocar em duvida a afirmação de que João alves é fraco…

Não me estranha essa opinião de Lobo sobre João Alves.

João Alves é um tipo de jogador calmo, mais táctico mas com bom toque de bola. De certeza que não desaprendeu de jogar futebol mas falta-lhe sobretudo oportunidades e ritmo de jogo.

Sou daqueles que acredita que João Alves bem experimentado, nos seria bastante útil sobretudo quando apanhamos pelo meio crises de Nani ou de Martins.

Se calhar o problema mesmo do atleta tem a ver com a sua personalidade. Parece-me um rapaz calmo, muito tranquilo, nunca deu problemas a ninguém mas se calhar sente demasiado a pressão de actuar num grande clube e essa insegurança provavelmente impede-o, de realmente mostrar aquilo que vale.

Penso eu, até posso estar enganado mas é uma opinião muito própria.

O João Alves no Braga era um grande jogador enquanto no Sporting tem sido uma nulidade. Não vou afirmar que J.Alves é um jogador mediano e que é muito bom para clubes como o Braga pq penso que ele tem qualidade.
Mas às vezes é assim mesmo, não se adaptou, não mostrou atríbutos, não justificou o investimento e por isso tem de sair. No entanto tenho que ser justo e devo dizer que a sua entrada no Sporting não foi a mais feliz, pois Alves veio rotulado de substituto de Rochemback e isso pesou muito. O Alves é o tipo de jogador que precisa de ser motidado pelo treinador regularmente até atingir auto-confiança e sobretudo de jogar regularmente pq qt mais ele joga mais cria automatismos e se torna fundamental. Penso que com Paulo Bento isso é impensável, pois ainda alguém dizia aqui no forum que o Paredes não estava a jogar nada e que até estava pior que o Custódio, mas como é que um jogador pode render se depois de 1 jogo não é opção no jogo seguinte. O Paulo Bento nos últimos 2 jogos manteve o mesmo 11 e o Paredes já melhorou muito no 2º jogo. Penso que o Paulo Bento em vez de dar mais atenção ao seu Custódiozinho e à Primadona do Nani tavez devesse dispensar mais atenção em jogadores como o Alves e torná-los úteis no plantel. Isto é a diferença entre um treinador como o Paulo Bento e o José Mourinho, é que com Mourinho o João Alves seria outro jogador e disso não tenho a mínima dúvida.

O João Alves no Braga era um grande jogador enquanto no Sporting tem sido uma nulidade. Não vou afirmar que J.Alves é um jogador mediano e que é muito bom para clubes como o Braga pq penso que ele tem qualidade. Mas às vezes é assim mesmo, não se adaptou, não mostrou atríbutos, não justificou o investimento e por isso tem de sair. No entanto tenho que ser justo e devo dizer que a sua entrada no Sporting não foi a mais feliz, pois Alves veio rotulado de substituto de Rochemback e isso pesou muito. O Alves é o tipo de jogador que precisa de ser motidado pelo treinador regularmente até atingir auto-confiança e sobretudo de jogar regularmente pq qt mais ele joga mais cria automatismos e se torna fundamental. Penso que com Paulo Bento isso é impensável, pois ainda alguém dizia aqui no forum que o Paredes não estava a jogar nada e que até estava pior que o Custódio, mas como é que um jogador pode render se depois de 1 jogo não é opção no jogo seguinte. O Paulo Bento nos últimos 2 jogos manteve o mesmo 11 e o Paredes já melhorou muito no 2º jogo. Penso que o Paulo Bento em vez de dar mais atenção ao seu Custódiozinho e à Primadona do Nani tavez devesse dispensar mais atenção em jogadores como o Alves e torná-los úteis no plantel. Isto é a diferença entre um treinador como o Paulo Bento e o José Mourinho, é que com Mourinho o João Alves seria outro jogador e disso não tenho a mínima dúvida.

O Mourinho não aceitava um João Alves e Paulo Bento também não o aceitou porque foi uma contratação dos tempos de Peseiro e já se apresentava como um desejo do campónio.

Essa noção de que Mourinho põe jogadores medianos a jogar bem e mais nenhum o faz é ridiculo, o Mourinho não faz milagres nos jogadores, é preciso qualidade para vingar em boas equipas e João Alves ainda não demonstrou nada. Mostrar qualidade no Braga pode ser um indicio mas não é um destino e o que se têm visto, é um João Alves fraco, quer fisicamente, quer psicologicamente, quer futebolisticamente e não digo mais.

O Mourinho sabe bem tirar o máximo rendimento dos jogadores que tem ao seu dispôr e na vertente psicológica ele é um expert, penso que o Alves precisava de ser trabalhado nesse campo, poderia tornar-se útil coisa que até agora não tem acontecido. Se o Paulo Bento aposta num jogador medio cre como Farnerud tb podia dar mais tempo ao Alves.

O Mourinho sabe bem tirar o máximo rendimento dos jogadores que tem ao seu dispôr e na vertente psicológica ele é um expert, penso que o Alves precisava de ser trabalhado nesse campo, poderia tornar-se útil coisa que até agora não tem acontecido. Se o Paulo Bento aposta num jogador medio cre como Farnerud tb podia dar mais tempo ao Alves.
atençao k farnerud e mt melhor no pass k o alves

Mais do que qualidade futebolistica, o que falta ao Alves é estaleca para jogar num grande. À imagem do Luis Filipe, é um bom jogador para Bragas e Boavistas, para para jogar no SCP é preciso mais “qq coisa”.

O Mourinho sabe bem tirar o máximo rendimento dos jogadores que tem ao seu dispôr e na vertente psicológica ele é um expert, penso que o Alves precisava de ser trabalhado nesse campo, poderia tornar-se útil coisa que até agora não tem acontecido. Se o Paulo Bento aposta num jogador medio cre como Farnerud tb podia dar mais tempo ao Alves.

O Mourinho sabe tirar o máximo de proveito de cada um dos seus jogadores, estamos plenamente de acordo mas isso depende da qualidade do jogador, se o João Alves não tem qualidade provavelmente o seu máximo não irá ser grande coisa, enquanto que na vertente psicológica, se consideras um “expert” num treinador que motiva os jogadores não sei o que são os outros treinadores porque raros são aqueles que não os incentivam mas provavelmente irão dizer que o Mourinho tem outras palavras e incentiva ainda mais, enfim…

O Farnerud apesar de tudo já é melhor que o João Alves, basta vermos o historial que em ambos é pobre mas comparando rigorosamente vemos que o de Farnerud é bem melhor, em termos de qualidade, por acaso gosto mais do Farnerud e penso que tem muito mais talento nos pés do que o João Alves, mas pronto são opiniões. Mais uma coisa, o Farnerud já mostrou mais talento e qualidade nas poucas vezes que jogou do que João Alves há um ano e meio, são factos que não podes negar

O Mourinho é sem dúvida um expert na componente psicológica e sobretudo tem um conhecimento abrangente das ciências humanas onde por detrás do atleta de alta competição está o homem. Mourinho não foi aprendiz de uma pessoa qualquer mas sim de um grande senhor e especialista na matéria, refiro-me ao mestre e professor Manuel Sergio.

Sem dúvida que os outros treinadores tb incentivam os jogadores, mas Mourinho vai muito mais além pois faz uma identificação plena do “individuo”, seus comportamentos e depois sabe tirar melhor do que ninquem do maior rendimento dele como atleta. Por isso o cerne da questão não é o incentivar e motivar, mas sim como fazê-lo e fazê-lo bem. Parece-me que há poucos treinadores assim, talvez o Capello esteja próximo.

O Mourinho qd passou pelo Porto ao longo de 2 épocas desgantantes com vitórias europeias tb fez rotatividade na equipa e na altura tb havia alguns jogadores menos bons no plantel. A verdade é que Mourinho soube tirar rendimento deles e torná-los úteis(Ricardo Fernandes, César Peixoto, etc…). Penso que se Mourinho fez de um Ricardo Fernandes um jogador útil penso que dizê-lo em relação a João Alves não é descabido. Não vou negar factos nem estatísticas pq contra esses não há argumentos. Só considero que Paulo Bento poderia trabalhar mais o rapaz e dar-lhe mais oportunidades, até pq foi um investimento considerável(2,5 milhões de euros). Continuo a dizer que o João Alves podia ser um jogador útil neste plantel. Penso que o Paulo Bento tem tido uma gestão que tem deixado muito a desejar.

O Mourinho é sem dúvida um expert na componente psicológica e sobretudo tem um conhecimento abrangente das ciências humanas onde por detrás do atleta de alta competição está o homem. Mourinho não foi aprendiz de uma pessoa qualquer mas sim de um grande senhor e especialista na matéria, refiro-me ao mestre e professor Manuel Sergio.

Sem dúvida que os outros treinadores tb incentivam os jogadores, mas Mourinho vai muito mais além pois faz uma identificação plena do “individuo”, seus comportamentos e depois sabe tirar melhor do que ninquem do maior rendimento dele como atleta. Por isso o cerne da questão não é o incentivar e motivar, mas sim como fazê-lo e fazê-lo bem. Parece-me que há poucos treinadores assim, talvez o Capello esteja próximo.

O Mourinho qd passou pelo Porto ao longo de 2 épocas desgantantes com vitórias europeias tb fez rotatividade na equipa e na altura tb havia alguns jogadores menos bons no plantel. A verdade é que Mourinho soube tirar rendimento deles e torná-los úteis(Ricardo Fernandes, César Peixoto, etc…). Penso que se Mourinho fez de um Ricardo Fernandes um jogador útil penso que dizê-lo em relação a João Alves não é descabido. Não vou negar factos nem estatísticas pq contra esses não há argumentos. Só considero que Paulo Bento poderia trabalhar mais o rapaz e dar-lhe mais oportunidades, até pq foi um investimento considerável(2,5 milhões de euros). Continuo a dizer que o João Alves podia ser um jogador útil neste plantel. Penso que o Paulo Bento tem tido uma gestão que tem deixado muito a desejar.

Tu lá sabes o que o Mourinho faz e diz aos jogadores, afirmar com unhas e dentes que o Mourinho incentiva os jogadores mas incentiva-os de maneira diferente é a mesma coisa que estar a dizer que gostas do Mourinho e como tal vais defendê-lo. Ele não é nenhum ser especial, se incentiva os jogadores é porque sabe, aliás até eu sei incentivar pessoas quando necessito que estas fazam um pouco mais por mim ou por algo.

Uma coisa é incentivar os jogadores e outra é torá-los uteis, penso que estas a confundir um bocado as duas definições, o Mourinho tornava uteis jogadores medianos mas a base da equipa era um onze e não 4 ou 5 como tem Paulo Bento. Em jogos que permitissem “descansar” ele fazia-o mas havia uma equipa base no porto da altura.

Caro, tornar um jogador util não é tornar um jogador bom ou indispensavel para a equipa, podemos ter um João Alves util no sentido de que daqueles que estão no banco é o que melhor desempenha a sua função mas isso não evita que a faza mal, simplesmente não há melhor no banco e podes ter um jogador util que quando é chamado reage bem e joga bem, o que não é em nenhum deles o caso do João Alves. É capaz de ser um jogador util no Braga mas no Sporting não é, porque existem melhores soluções inclusive no banco.

Ah e estudar com um grande professor não significa que se torne um grande aluno. O Mourinho tem tido bons resultados com o Chelsea, tambem devido á sua equipa e teve bons resultados no porto porque soube tirar excelente proveito de toda a equipa que tinha

Isto é a diferença entre um treinador como o Paulo Bento e o José Mourinho, é que com Mourinho o João Alves seria outro jogador e disso não tenho a mínima dúvida.

lol mas pq tens tanta certeza?! Mourinho
é 1 excelente treinador disso n há duvidas, tem uma capacidade de por os jogadores a render o que normalmente n renderiam tb é verdade mas mourinho tanto no porto como no chelsea ja teve bons jogadores que n conseguiu tirar rendimento deles. no porto os jogadores que me lembro foram o tiago e o maciel, no chelsea tem mtos + kezmam, wright philips, del horno, jarosik e ate sheva abraços

Não conseguiu tirar o rendimento do Tiago? Lembro-me que o Tiago foi essencial numa eliminatória contra a Lázio para a Taça UEFA… E o Maciel também teve bons momentos.

Mourinho ganhou a LC com jogadores como Ricardo Fernandes, Marco Ferreira, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Carlos Alberto, Derlei… jogadores que muitos não dariam um centavo até os verem em acção no FCP. Isso diz tudo.

Ignorarem a capacidade do Mourinho em termos de gestão psicológica é ridículo. Não há nenhum treinador do mundo melhor que ele nesse aspecto.

O Alves é o tipo de jogador que precisa de ser motidado pelo treinador regularmente até atingir auto-confiança e sobretudo de jogar regularmente pq qt mais ele joga mais cria automatismos e se torna fundamental.

Ou seja é um jogador fraco que só em condições excepcionais tipo cair nas boas graças do melhor treinador do mundo e arredores, pode render alguma coisa.

Se bem que essa história do pequeno mouro ter transformado o Ricardo Fernandes num jogador util, não é bem assim, ele deu-lhe meia dúzia de oportunidades, mas como o rapaz não dava mais do que aquilo, mandou-o para o Chipre, que é onde vai acabar o Alves, que também já teve as suas oportunidades no Sporting e só ainda não foi na volta, porque custou uma pipa de massa :cry:

O Alves é o tipo de jogador que precisa de ser motidado pelo treinador regularmente até atingir auto-confiança e sobretudo de jogar regularmente pq qt mais ele joga mais cria automatismos e se torna fundamental.

Se bem que essa história do pequeno mouro ter transformado o Ricardo Fernandes num jogador util, não é bem assim, ele deu-lhe meia dúzia de oportunidades, mas como o rapaz não dava mais do que aquilo, mandou-o para o Chipre, que é onde vai acabar o Alves, que também já teve as suas oportunidades no Sporting e só ainda não foi na volta, porque custou uma pipa de massa :cry:

O Mourinho não mandou ninguém para o Chipre. O Ricardo Fernandes acabou a época 2003/04. Depois o treinador foi para o Chelsea e o jogador foi emprestado à Académica. E recordo-me que o Ricardo chegou a ser utilizado num jogo importantissímo, a segunda mão de Old Trafford. Ele ia marcar aquele livre que deu o golo do Costinha, mas o Benny roubou-lhe a bola.

Olha que sorte :stuck_out_tongue:

O JA teve o problema que muitos jogadores têm, não foi contratado pelo treinador actual.
O JA tal como o CM nunca, mas nunca será um jogador para jogar num 442 losango encostado a uma das linhas.
Neste 442 losango, tal como o CM só pode jogar na posição 10, o JA só pode jogar na posição 6 e o resto é conversa.
Só os grandes jogadores (Moutinho) é que podem jogar fora da sua posição e manter a mesma bitola.