O contrato do Paulo Oliveira, salvo erro, não terminava em 2018. Terminava em 2019. Ou seja, o jogador sairia a custo 0 daqui a 2 anos. O Sporting CP teria 18 meses para negociar o contrato com o jogador.
Ao abrigo da lei, a 6 meses do final do contrato, o jogador pode negociar com quem bem entender, pelo que, na verdade, esses 18 meses dão, verdadeiramente 1 ano. E com o jogador no banco durante a época, duvido que quisesse renovar. Não é por acaso que as equipas se salvaguardam com contratos de 4 e 5 épocas. já sabem que a 2 épocas do final do contrato tem de se começar a pensar na renovação. Deixar para a última é deixar o jogador ter a faca e o queijo na mão.
Não, não dão! Que eu saiba um ano ainda tem 12 meses. 12 + 12 = 24! O contrato dos jogadores terminam a 30 de Junho. O que significa que a estes 24 tens de tirar 1 (mês), ou seja, 23 meses. A 6 meses do final do contrato o jogador pode negociar com quem quiser. O que significa que pode negociar com quem quiser a partir de 1 de Janeiro de 2019. Até 1 de Janeiro de 2019, que eu saiba são 17 meses! Mas posso estar a fazer mal as contas.
Tendo em conta o elenco de centrais que temos neste momento, tenho sérias dúvidas que o Paulo Oliveira fosse muitos jogos para o banco. Que saiba o Tobias Figueiredo é dos centrais que mais minutos tem. Entre o Paulo Oliveira e o André Pinto poucas dúvidas me restam sobre quem coloco a jogar. O Coates é titularíssimo. Resta o Mathieu. Como a condição física do Mathieu é uma incógnita… diria que faz todo o sentido ter um terceiro central que possa entrar no 11. Ademais, gosto de ter um central no banco que possa entrar a qualquer momento e dar-me segurança. Neste momento não temos.
Não obstante, faltaria saber a vontade do jogador e foi público que a renovação foi tentada várias vezes. Esses 18 meses reais acabam por ser relativos. Um braço de ferro com o jogador e o tempo vai passando sem que haja muito a fazer. Agora, se houve mesmo proposta, se o jogador não aceitou, fica entre a direcção e o jogador e nós nunca saberemos. Mas acredito que sim, que a direcção não se livraria de Paulo Oliveira simplesmente. Até com jogadores completamente encostados andamos a fazer negócios pouco longe do valor conseguido. Acredito que se fosse possível melhor negócio, ele teria sido feito.
Até agora a par de Matheus a pior aquisição, tenho esperanças que melhore, penso que ainda está tocado, mas para minha infelicidade penso que será um mau reforço. Deveria-mos ter trazido o Dória antes que o Mathieu, mas vou aguardar por uma surpresa.
[b]Sporting: Jorge Jesus trabalha com plantel todo disponível[/b]
Grupo prepara a estreia na Liga, agendada para domingo, na Vila das Aves
O Sporting continuou esta quarta-feira a preparar a estreia na Liga, no segundo dia de trabalho em Alcochete da semana: depois da estreia de Romain Salin na terça-feira, esta manhã o destaque foi a ausência de lesionados.
Mathieu e André Pinto estão lesionados dos problemas físicos e já trabalharam esta terça-feira sem limitações, segundo informação prestada pela Sporting TV. Nesse sentido, todos os jogadores estão disponíveis.
Recorde-se que o Sporting se estreia na Liga no próximo domingo, frente ao Desp. Aves, fora de casa, num jogo agendado para as 18 horas, que marca precisamente o arranque do campeonato.
Claro, mas lembro-me de com algum dos nossos jogadores indiscutíveis andar uma conversa pelo fórum que o contrato acabava em 2019 portanto era imperativo renovar para não dar azo à possibilidade de perdermos o jogador. E ninguém quer transformar 24 meses em 12. Eram 2 anos que faltavam. Mas aí, está mais do que escalpelizado, se o jogador começa a demonstrar restrições para renovar o contrato, com o passar do tempo levanta-se a possibilidade alta de o jogador acabar por sair a custo zero.
Um dos pontos que os encartilhados vão usar este ano para nos destabilizar são as possíveis lesões de Mathieu e Coentrão (aposto que vão ficar caladinhos sobre o Jonas e Julio Cesar). Ao mínimo toque vão logo começar a inventar e a dizer que fica de fora 6 meses.
Portanto, pensem muito bem antes de começar a difundir comentários negativos só para aumentar o ego e dizer “eu tinha razão” mais tarde… não façam o jogo deles. O Mathieu está cá, é dos nossos, há que apoiar. E estar com uma pedra atrás das costas à espera do mínimo deslize não é apoiar nem ser exigente. É ser manipulado dos encornados.