Janeiro: Apostar, segurar ou vender?

Apesar de estarmos a mais de um mês da abertura do mercado - com jogos importantes, que terão influência nas opiniões neste tópico -, que tipo de abordagem pensam que o Sporting deverá ter ao mercado?
Uma aposta forte, para lutarmos pelo titulo; segurar e continuar a apostar nestes jogadores, para “ver no que dá”; ou acham que, devido a uma situação financeira mais frágil, deveríamos considerar propostas que chegassem?

Na minha opinião, penso que será importante contratar um jogador que faça a diferença (ala ou 10), emprestar jogadores que estão encostados ou precisam de ritmo (principalmente os da B), lançar mais dois ou três jogadores da B (como Esgaio, Iuri, João Mário ou Chaby), e, por fim, se uma proposta boa por jogadores como Capel, Rinaudo ou Rojo, aproveitá-la.

Gostava de cá ver um médio com o estilo do Hamsik. Um jogador com poder de fogo, bom físico e técnica. Penso que o Adrien e o William duplicavam a sua produção com um médio assim, conferindo ainda algum poder de choque ao onze, algo que foi notório que faltou nos jogos com os rivais directos.

Sou da opinião de manter o plantel como está, a não ser que surjam boas oportunidades de negócio a custo 0. Ou a custos muitíssimo reduzidos, dado que mesmo os jogadores a custo 0 apresentam encargos com premios de assinatura e comissões a agentes.
Mesmo sabendo das lacunas do plantel, nomeadamente um 10, um extremo e um central… julgo que temos plantel para o objectivo proposto no início da época. 0 3º lugar.
SE os objectivos forem revistos em alta, isto é, chegar ao 2º lugar, então aí talvez faça sentido investir o que se possa em reforços para as lacunas que o plantel apresenta. Mantendo os objectivos iniciais, julgo que estamos apetrechados o suficiente para chegar ao 3º lugar no fim do campeonato.

Independentemente de tudo o resto, aquilo que mais quero é ver a continuação da política assertiva de consolidação financeira. Que terá que continuar a ser a nossa principal prioridade enquanto clube.
Ou seja, há muito pouco dinheiro para contratações. Se é que há algum.

Depende da nossa classificação na última jornada de Dezembro. Se houver possibilidades reais de lutar pelo título, gostava de ter a ajuda de 1 ou 2 reforços cirurgicamente recrutados.

• Em primeiro lugar, tentar arranjar colocação para o Jeffren e Labyad que representam encargos brutais para o clube no fim do mês.

• De seguida, despachar o Magrão e o Welder, que a meu ver não acrescentam nada ao plantel, quer da equipa A, quer da B.

• Resolver a situação do Golas e do Guedes que acabam o contrato em Junho, isto é, se houver interesse de ambas as partes em renovar, tentar chegar a acordo, caso isso não aconteça, libertar os jogadores já em Janeiro ficando com uma % do passe como se fez com o Pereirinha. Sempre é melhor do que saírem a custo zero em Junho.

• Quanto a reforços, confesso que sou um pouco céptico em relação a contratar jogadores no mercado de Inverno. No entanto, se aparecessem boas oportunidades de negócio obviamente que seriam de aproveitar. As posições a reforçar todos nós sabemos quais são: central, médio ofensivo centro e possivelmente um extremo.

• Caso essas oportunidades de negócio não surgissem, promovia dois jogadores da equipa B pertencentes ao seguinte grupo: Esgaio, Chaby, Iuri e J.Mário.

• Só não tentava vender o Rojo porque é praticamente certo que estará no Mundial (apesar de não ter sido titular ontem no particular da Argentina). Não fosse isso e tentava despachá-lo. Simplesmente recebe muito para o que produz dentro de campo.

A vender só no final da época. Exceto se for o magrão ou o Welder
A contratar que venha um extremo ou um dez, mas que faça a diferença.
O Evandro do Estoril podia acrescentar alguma coisa.
SL

Vender não.

Comprar só se encontrarmos um grande jogador.

Vender/despachar: Magrão e Welder

Ponderar propostas: Marcelo(emp), Rinaudo(venda), Salomão, Nuno Reis

Dar atenção a jogadores da B: Ruben Semedo, Tobias, João Mário, Fokobo, Chaby, Betinho, Cissê e principalmente Esgio e Iuri

Solucionar casos Labyad, Jeffren e Golas

Ter em atenção jogadores da B que não têm tido muitos minutos como Wilson Manafa, Ponde, Tiziu, Edi Iê, Luka, Wallysan Mallman, Yan Ziaho. Se não houver prespectiva de lhes dar mais minutos, e caso considerem importante, poderia emprestar-se alguns deles.

Compras: Possivelmente não faremos contratações em Janeiro.

Tirando os suplentes, Rinaudo, Salomão, Magrão, Carrillo, não temos ninguém que valha a pena vender.

Do que vi desta equipa só uma catástrofe nos ia deixar abaixo do 3º lugar, por isso apostava em um ou 2 jogadores de qualidade indisctutível já a pensar nos € do playoff da champions.

Não temos necessidade de vender, mas penso que com Píris a assegurar ambas as alas defensivas, não temos qualquer necessidade de manter Welder e Magrão, logo, tratam-se de 2 jogadores possivelmente descartáveis. Mais do que comprar, olhar para a B e perceber que jogadores demonstraram uma boa evolução, que jogadores subiram de patamar (o que me parece o caso claro de Esgaio e provavelmente Iuri), jogadores esses que poderão ser muito úteis em situações de castigo/lesão dos habituais titulares.
Duvido que se possa fazer um grande encaixe já em Janeiro por isso, acho claramente que não haverá atractivo suficiente para pensar sequer em vender qualquer activo do Sporting.

Temos, depois de tudo isso, alguns jogadores que são excedentários: Jeffren, Labyad são os casos mais flagrantes. No entanto, não acredito que aconteça algo diferente de um qualquer empréstimo com boas contrapartidas para o clube.

Isto e simples. Se ha vontade de sonhar…sao necessários 3 jogadores: central, extremo e médio. Todos eles bastante acima da média. Ora como nao estamos a falar de tarefa fácil…

Mesmo se não perdermos pontos para o primeiro classificado e conseguindo despachar o entulho (Labyad, Jeffren, etc) acho muito difícil encontrar liquidez suficiente para comprar 2 ou 3 reais mais valias, porque para comprar tapa buracos dispensáveis no final da época não vale a pena.

Este ano com o braga no estado em que está e apenas com o Estoril e Gil a fazer bons resultado acho que conseguimos assegurar o 3º lugar sem grandes dificuldades. E depois, com o argumento e dinheiro da CL já é mais fácil fazer bons negócios.

Excelente era conseguir esses 2 ou 3 gajos através do empréstimo de uns tubarões que não tenham espaço no plantel e queiram fazer rodar os jogadores até ao final da época. Sempre não se gastava (tanto) dinheiro e aumentava-se a qualidade da equipa em posições chave.

Acho que contratar 3 mais valias é muito irreal. Mas acho que com a venda do Elias e despachando o entulho (Labyad, Jeffrén) poderíamos apostar em contratar um extremo que seja realmente uma mais valia. E acho que isso já faria toda a diferença.

Agora, contratar um central, um 10 e um extremo já acho irreal.

SL

Em primeiro lugar, parece-me que é necessário, e prioritário, encontrar soluções para o futuro de Jeffren, Labyad, Welder e Elias. Cada caso é um caso, mas todos eles serão para sair da melhor forma possível para o Sporting.

O caso de Golas é outro que deve ser analisado e resolvido até Janeiro. Ou se acorda uma renovação do contrato ou é necessário promover a saída do jogador em condições que nos sejam favoráveis.

Quanto ao plantel principal… Não sei em que posição estaremos na altura do Natal. Até prova em contrário, mantenho que não há condições realistas de pensar em muito mais do que o terceiro lugar com o actual plantel. E esse cenário só muda se chegarmos a essa paragem muito próximos do 1º lugar e com condições reais de fechar bons negócios que permitam trazer mais valias desportivas para a equipa. E esta parte parece-me bem mais complicada de surgir…

O Sporting está em recuperação. É importante manter a lucidez e não dar um tiro no pé ao tentar apressar essa recuperação. O tempo é um factor fundamental e, se esta questão está a surgir agora, é porque o trabalho tem sido bem feito e está a superar aquelas que eram as nossas expectativas.

Eu mantenho que, tirando um grupo de meia dúzia de jogadores que têm que ser intransferíveis nesta fase, todos os outros terão que estar no mercado. Com a nossa situação financeira e com a necessidade de somar receitas, caso surjam propostas muito boas por alguns jogadores, mesmo que sejam habituais titulares, compreenderia e até defenderia a saída de um ou dois que não fizessem parte do tal grupo de intransferíveis que referi.

Quanto a comprar jogadores, só mesmo com uma grande oportunidade de negócio à frente é que eu avançaria para isso. E seria preciso fazer dinheiro antes de alguma forma.

Central que seja uma real mais-valia, de qualidade indiscutível.
Médio centro ofensivo, o típico 10.
Extremo desiquilibrador acima da média.

São estas as maiores lacunas do nosso plantel, atualmente. Infelizmente, os nossos recursos financeiros não abundam e por isso mesmo duvido que se consiga trazer algum reforço na reabertura do mercado. Veremos.

Mesmo que as nossas condições financeiras fossem boas, não é no mercado de Janeiro que se conseguem esse jogadores. Em Janeiro de 2000 saiu-nos o Euromilhões e Carlos Freitas conseguiu nessa altura os créditos para muitos e muitos anos.

Se bem me recordo houve uma outra boa investida na janela de tranferências de inverno, julgo que foi Janeiro de 2006 (Abel, Caneira e Pipi Romagnolli).

Neste momento vamos ver como chegamos a Janeiro de 2014 para ver se dá para redefinir objectivos, a contratar seria por empréstimo, é o que dá melhores garantias, depois no final da época com mais calma haverá disponibilidade financeira para trazer 2 ou 3 jogadores que sejam de facto mais valias para o plantel. :great:

Permitam-me reutilizar um texto que postei noutro tópico mas que se adequa para este:

Para mim é simples. Gerson Magrão é o único dispensável do plantel, a par do Welder. Como médios centro temos como opção William Carvalho, Rinaudo, Adrien, André Martins e Vitor. Aqui só via o Evandro como opção possível neste momento. Extremos, que é um dos lugares que vejo com mais carências, não há nenhum que me encha as medidas no imediato. Pontas de lança, só com um negócio de ocasião traria o Hassan. O que eu quero dizer é que temos que ter cuidado com o plano delineado pela nossa estrutura de futebol. Se a ideia é termos um plantel curto e darmos tempo aos nossos jovens crescerem, não podemos andar a contratar jogadores atrás de jogadores que só vão adiar o tempo de afirmação dos nossos jogadores. Para central continuamos a ter um Dier que jogou muito o ano passado e que certamente não desaprendeu. Para as alas, temos um Mané que tem mostrado alguma capacidade e um jogador na B de que sou fã. Falo, claro está, do Ricardo Esgaio, jogador que tem capacidades para se impor no imediato na equipa A. Para 10 temos um Iuri a ganhar tempo e rodagem na equipa B e que será importante no futuro. Ainda no meio campo, temos um João Mário que tem andado arredado da equipa nos últimos jogos, mas esperemos que se resolvam os problemas que levaram à sua não utilização, visto que temos ali um projecto de grande jogador. O mesmo se aplica ao Chaby. Betinho e Cissé são jogadores que podem oferecer alguma qualidade à equipa A a curto prazo. Mesmo o Tobias e o Semedo oferecem alternativas válidas para o futuro no eixo da defesa. Ou seja, o que é que eu quero para a equipa A? A continuidade de um projecto começado recentemente para aproveitar cada vez mais jogadores da Academia ou a alteração desse mesmo projecto face à possibilidade de ombrearmos com os nossos principais rivais na conquista do titulo? Será que essa alteração nos conduziria a bom porto? Eu penso que não. O percurso que se escolheu é que nos trouxe até a este surpreendente começo de época e da minha parte, não estou interessado em desvirtuar o projecto inicial. Reforços para a equipa A? Sim, mas eles já lá estão. Na equipa B. Eu acredito neste Sporting, nestes jogadores, nesta equipa técnica e na estrutura do futebol. Por isso, quem é que eu contrataria? Ninguém!

PS - Com isto, não quero dizer que não se devem monitorizar jovens valores que vão aparecendo noutras equipas e que não se deve aproveitar algum negócio de ocasião. Mas estas aquisições serão sempre a excepção e nunca a regra, a bem da estabilidade do trabalho feito até agora.

Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=45856.1100#ixzz2kxKO2lmp

Claro que se deve apostar porque o SCP está em viragem e mesmo que fiquemos em 3º lugar temos que ter uma boa base para aacar a champions e desde já preparar a proxima época…e até porque acho que vêm momentos duros para o futebol portugues com a crise do benfica e do porto. mas esses, até podem perder em torneios do pião , ao berlinde que eu fico satisfeito:)

Mas voltando ao SCP. Temos um bom 11 base, com lacunas em 3 lugares: defesa central, nº 10 e extremo.

Para entrar 3 para essas posições tem que sair 3: Rojo, Magrão, Jéfren.

Temos ainda na calha para sair: Welder, Rinaudo, Labyad e Elias.

Como eu sei que o meu presidente sabe fazer contas de subtrair e de somar, se saem 6/7 jogadores , que por exemplo simbolizam 4 milhões em 6 meses de ordenados, é preferível ter 4 milhões em custos com alguém que realmente seja util e que se valorize numa equipa onde a grande qualidade que é claramente visível, é a união.

Visto isto: arranjar bons negócios para os jogadores que citei e ir buscar 3 brutais valias para termos uma ainda melhor equipa.

para aposta na proxima época: LUIS LEAL do estoril

A meu ver e numa conjectura ideal, mas que duvido que venha a acontecer, pelo menos no seu todo, o que deveria ser feito era, despachar definitivamente Labyad e Jeffren, nem que fosse por um saco de tremoços. A venda é o ideal, se sairem por empréstimo “menos mal” - livramo-nos de 2 fardos, pelo menos temporariamente.
Welder e Magrão seriam, devolvidos se fosse possível, se não, é para sairem no final da época.

Depois, se fosse possível resgatava o Viola, se não, fica para o final da época (desconheço a conjectura do acordo entre o Racing e o Sporting).

Decidir o que fazer com Rinaudo, pesar bem se vale a pena ter um gajo no plantel, apenas e só porque é mais velho e pode ser um bom “pai” para alguns miudos, uma vez que dentro do campo não me parece que calçará e nem para suplente do William dá garantias.

Não acho que precisemos de centrais, dada a situação financeira do Sporting. Temos Mauricio, que a meu ver está de pedra e cal no eixo da defesa e depois a acompanhá-lo temos: Rojo, Dier, Semedo, Tobias, Nuno Reis, Fokobo (poderá fazer a posição), Hugo Sousa (poderá fazer a posição). A meu ver é muito mais importante a contratação de um trinco que, no meu entender, para além do William não existe nenhuma alternativa que dê garantias: Rinaudo é “horrível” e nenhum miudo da b está pronto para dar o salto nesta posição especifica. Procura contratar também um 10, uma vez que continuamos ser ter nenhum na equipa principal: Vitor e A. Martins para mim são 8, precisamos de um génio criativo. Também precisamos de um extremo, uma vez que Carrillo adormece em campo, Capel tem dias e Wilson apesar de muito certinho, não é aquele extremo de alto nível: joga bem contra um Olhanense, mas mal se vê num jogo com um grande. Mané ainda tem muito para aprender, apesar de todo o potencial que demonstra.

Resumindo: vender/emprestar lixo (vender de preferência) e contratar um trinco, um 10 e um extremo.

• Vender/despachar/emprestar o Labyad, o Jeffrén, o Welder e o Magrão.

• Trazer um central e um extremo/médio-ofensivo.

• Usar o Rinaudo como moeda de troca em algum negócio na Argentina.

• Integrar mais um ou dois jogadores da equipa B para cobrir as saídas.

Concordo a 100%.