Júniores: Sporting 2 FcPorcos 2

Seja feita a vossa vontade

Vim agora de lá!

Grande ambiente em Alvalade, com a bancada central cheia e as claques a chegarem ao intervalo(do futsal,presumo eu) e a proporcionarem um bom clima para se jogar futebol. O Sporting,mesmo não jogando bem, ia construindo mais oportunidades de golo, mas a dada altura opta por defender o 1-1. Mais que previsível,chega o 2-1 portista que dava o campeonato aos Porcos.

Entram Rosado e Rabiu, depois Paez, e o Sporting começa a jogar futebol. Wellington a Ponta de lança, e Sporting a dominar mas o Porto defendia-se bem e não permitia grandes oportunidades.

Minuto 93: Diogo Rosado pega na bola no flanco esquerdo,passa o pé por cima da bola, flecte para o meio e CÁ VAI DISTO…Festa e euforia total em Alvalade, todos os jogadores a tirarem a camisola(Rosado expulso por isso) e os tripeiros a mostrarem azia total. No fim, tudo à mocada com os sportinguistas a tentarem ir lá para dentro ajudar os seus miudos face aos “juniores” portistas que aparentavam(pelo menos 1) ter já idade sénior, mas os polícias em vez de serenarem os animos dentro de campo, resolveram bater em quem queria ir ajudar os nossos miudos, inclusive num senhor que estava no meio da confusão apenas porque estava ali a ver o jogo. Enfim,nada a que não estejamos habituados.

Presumo que o Diogo Viana vá ser mal recebido no Olival…foi dos que encheu mais naqueles atrasados mentais com mau perder. Gostei muito da atitude dele a defender os colegas actuais contra os futuros colegas, e fiquei com imensa pena que ele se vá embora. Espero sinceramente que volte um dia…

Apreciações Individuais:

Vítor Golas: Uma boa defesa a um remate de longe, segurança a apanhar os cruzamentos e com poucas hipóteses nos golos. Parece ter algumas paragens cerebrais a repor a bola em jogo.

Defesa Direito(Rui Figueiredo,presumo):Nem bom nem mau. Razoável a defender, pouco acutilante a atacar, pareceu-me atleta para aspirar,no máximo a um Paços ou Aves.

David Santos: Corpulento, é bom no jogo aéreo e ajudou mais o ataque, mas tem bastantes limitações. De longe, o pior lateral esquerdo da equipa de juniores nos ultimos anos. Para quem se habituou a Tiago Pinto e André Marques, este está muito longe desse nível.

Wellington: Mais uma vez,gostei muito. Muito corpulento, ganhou quase todos os despiques individuais,sejam rasteiros ou aéreos. Tem ainda boa técnica e bom passe longo. Parece-me ter muito futuro.

Vinícius: Era o jogador que gostava menos desta equipa,mas surpreendeu-me. Apesar de achar que não tem nível para o Sporting e que é pior que o Pedro Mendes, já esteve melhor e mais seguro. Garantiu a segurança defensiva quando Wellington avançou para a frente de ataque.

André Santos: Longe do que já lhe vi fazer. Muito rematador, mas sem a eficácia habitual. No entanto, muito certinho a cortar bolas e nos passes para as alas. É jogador com futuro, mas esta fase final do campeonato mostrou que precisa primento de rodar.

André Martins: Mais uma vez esteve muito bem. Exímio recuperador de bolas, excelente impulsão, pecou por vezes por algum individualismo normal na sua idade. Não o vi perder um despique físico que seja, o que mostra que, apesar de baixinho, é seco e tem bastante força. Tenho muita curiosidade em ver para o ano um meio campo com ele, o Diogo Amado, o Rabiu e o Diogo Rosado.

Vivaldo Arrais: Um dos MVP´s na minha opinião. Muitas bolas recuperadas, rapidíssimo, e óptimo a lançar jogo para os avançados, parece-me que se ganhar corpo também terá bom futuro. Tenho mesmo muita pena que seja junior de segundo ano porque com mais um ano nos juniores ficava no ponto para atingir voos mais altos.

Bruno Matias: Um golo de penalti, mostrou excelentes pés, mas tal como no ultimo jogo as coisas não lhe corriam bem. Apesar disso,foi sempre esforçado e merece a renovação contratual. De realçar que,após ter saido, foi quem procurou incentivar mais os colegas e pareceu-me ser dos mais efusivos nos festejos.

Wilson Eduardo: Aquele nó cego que dá no central do Porto antes de rematar para a defesa do GK ficou-me na retina. Só um jogador de nível elevado é que tem pormenores como aquele. Precisa de ganhar corpo e resistência,mas acho que é capaz de ser o avançado que não produzimos há muito.

Marco Matias: Técnica e velocidade tem ele. Objectividade muito pouca, parece em baixo de forma. Vamos como se adapta no Varzim,mas tem que evoluir muito para chegar ao patamar que pode.

Diogo Rosado: É praticamente impossível tirar-lhe a bola. Parece que tem cola nos pés, e sendo um falso lento lembra-me muito o Pedro Barbosa a jogar,mas de pé esquerdo. Uma grande abertura para o Marco Matias e a jogada fantástica do golo culminada com um pontapé fantástico tornam-no,para mim, no MVP. Acho bem ir para a pré-temporada. É um abre latas, daqueles que no tópico “Reforços a caminho” tanta gente insiste que se invistam grandes somas. Temos aqui um grande talento, é começar a rentabilizá-lo.

Rabiu Ibrahim: Do seu metro e meio, transpira classe por todos os poros. Nos passes e fintas que fez, mostrou que é realmente um pré destinado. Não me admira o valor que tivemos que pagar por ele pois, não duvidem, temos em mãos uma pérola que tem tudo para ser das maiores estrelas do futebol mundial no futuro. Não falhou um passe, e deixou pelo menos dois jogadores do Porto sem rins. Estou muito curioso por vê-lo jogar para o ano.

Luis Paez: Não me impressiona muito. Boa estampa física, bom controlo de bola,mas ainda não mostrou muito mais. Parece-me um jogador bom para jogar com dois extremos a servi-lo, o que sabemos ser difícil com o Paulo Bento a treinador. Precisa de rodar, espero que um Fátima ou Olivais e Moscavide estejam prontos a recolhê-lo, porque não acho que tenha já nível de primeira divisão.

Empate arrancado a ferros aos 93 minutos.

Muito fraquinho de parte a parte.

Do nosso lado, preocupante a pouca qualidade demonstrada. Será do adiantado da época ? ^-^

Duas certezas : Diogo Rosado e sobretudo Rabiu Ibrahim :clap:

De qualquer forma, parabéns pelo título. :victory:

vim agora de alvalade, só tenho a dizer uma coisa quem não viu o golo do D.Rosado não sabe o que perdeu o labrego do redes dos tripeiros nem se fez à bola, ainda por cima no penúltimo minuto é de mandar qualquer estádio abaixo! quanto à porrada tudo começou quando os tripeiros marcaram o 2º golo os suplentes invadiram o campo começaram a provocar os nossos jogadores e os nossos adeptos, depois quando os suplentes dos tripeiros foram aquecer para junto do pessoal do DUXXI e dos sócios e simpatizantes do SCP começaram a fazer coisas menos bonitas com os dedos etc… depois quando foi o final do jogo levaram o troco e depois descambou para a violência, só não houve invasão de campo por parte de adeptos Leoninos por muita sorte, só para referir que os elementos da equipa tecnica dos tripeiros ainda são piores que os jogadores no que toca a insultar o que prova a escola que eles têm nessa matéria para finalizar o meu destaque vai claramente para 2 jogadores Diogo Rosado e Ibrahim Rabiu que mexeram com a equipa! mas vamos esperar pela crónica do dmalmeida :great:

PARABÉNS SPORTING!

Fui hoje pela primeira vez assistir a um jogo dos miudos! Deixo aqui a impressao com que fiquei de cada jogador.

Apreciações Individuais:

Vítor Golas: (2,5) Sinceramente nao gostei. No lance do primeiro golo com a altura que tem nao pode ficar entre os postes. A rematar esteve muito fraco, so saiam roscas para fora e por vezes uns pontapes a meia altura para o adversario. Efectuou uma boa defesa num livre directo de longe.

Rui Figueiredo: (3) Gostei do que vi até. Rapido, razoavel a atacar e a defender. A defender ganhou bastantes vezes a posiçao sobre o adversario e foi fintado poucas vezes.

David Santos: (2,5) Do que vi parece ser o jogador mais limitado. Tem força mas mais nada. Parece inseguro a defender, so chuta para a frente e raramente sobe no terreno. É semelhante ao André Marques mas para pior.

Wellington: (3) Estava a espera de melhor. É grande e forte bom no jogo aereo (ganhou praticamente todos os lance pelo ar) mas teve algumas falhas de marcaçao. Acabou a jogar a ponta de lança onde nao fez praticamente nada…

Vinícius: (3) Gostei do que vi. Certinho a defender, esteve melhor que o seu companheiro da defesa. Pareceu-me um jogador com classe e com calma a jogar, nao tem pressa de chutar para a frente. Ainda tem de aprender umas coisas mas parece ser um bom central. Em alguns lances fez-me lembrar o Geromel…

André Santos: (2,5) Pessimo. Sempre li coisas boas sobre ele mas hoje nao devia tar nos seus dias. Efectuou meia duzia de remates todos para a bancada. A defender reparei que estava muitas vezes a cobrir do lado errado ( ^-^ ). Que eu tenha visto nao recuperou muitas bolas; a maior parte foram recuperadas pelo seu parceiro do meio campo Andre MArtins.

André Martins: (4) Um dos MVP’s. O baixinho do meio campo surpreendeu-me desde inicio. Muito rapido, dominou o meio campo. Recuperou inumeras bolas e saia sempre bem a jogar ou entao entregava a bola aos companheiros da frente. Surpreendeu-me muito e é pena é ter aquela estatura por que senao afirmava ja sem nenhum problema que tem qualidades para dominar o meio campo do Sporting no futuro!

Vivaldo Arrais: (3 - 3,5) Esteve bem. TInha a impressao de ele ser medio ala mas jogou a nº10. Defendeu bastante e lutou no meio campo do Sporting. Efectuou bons passes para os colegas da frente e lançou ataques perigosos. Apesar da boa exibiçao penso que nao devia ser titular desta equipa pois acho que o Rabiu tem muito mais talento que o Vivaldo.

Bruno Matias: (3) Marcou o primeiro golo do Sporting de penalti. Efectuou alguns dribles e pareceu ter bons pes. Saiu aos 60 para tristeza dos adeptos que estavam na central, que reclamavam dizendo que é sempre o mesmo sair! Acho que o SPorting devia renovar com ele pois parece ser um jogador interessante. De realçar que apesar de ter saido chateado esteve sempre no banco a apoiar os colegas.

Wilson Eduardo: (3,5) Surpreendeu-me pela positiva. Estava a espera de um jogador rapido mas tosco, pelo contrario Wilson mostrou ter bastante tecnica. PArece tambem ter remate facil o que e sempre importante num avançado. Acho que tem bastante futuro e concordo com o Joao Faria quando diz que pode ser o avançado que o SPorting precisa.

Marco Matias: (3) Genial no lance do penalti ( se e que foi ele, nao vi bem). Finta simplesmente espectacular. Muito rapido na ala direita do ataque do Sporting. Nao percebo porque é que a maior parte dos adeptos so mandavam vir com ele…(começam cedo)

Diogo Rosado: (4,5) Genial…Palavras para que. Os grandes jogadores aparecem nos momento decisivos e foi o que aconteceu. Aquele golo é excepcional um remate à Pedro Barbosa do lado contrario e de pe esquerdo. De resto parece ser muito parecido com o Barbosa (jogador que admiro muito) excelente protecçao de bola e mudanças de velocidade. Está aqui um diamante em bruto e quero ve-lo a fazer a pre epoca este ano. Devia ser titularissimo desta equipa de Juniores.

Rabiu Ibrahim: (4) Nao percebo como e que este tambem nao é titular. Quando entrou dinamizou o meio campo por completo. Efectuou 100% de passes certos (e nao tipo Custodio para o lado) e a assistencia para o golo é dele. Grande toque de bola e uns pezinhos muito bons. Ninguem lhe tirou a bola uma unica vez. Para mim o jogador com mais futuro daquela equipa e com certeza vai ser uma estrela do futebol mundial. O investimento feito por ele valeu a pena e o Rabiu vai o provar ja neste pre epoca (espero eu).

Luis Paez: (2) Fraco. Nunca gostei dele na equipa principal e mais uma vez voltei a nao gostar. Jogou pouco tempo é certo mas no tempo que esteve em campo nao fez rigorosamente nada. Parece ser um jogador mediocre mas vamos ver o que o futuro nos reserva. Para o ano devia rodar num clube qualquer cá em Portugal porque no Sporting neste momento nao tem hipotese de jogar.

Parabens a todos os jogadores que mereceram ser campeoes… :victory: :victory:

:cartao: aos tripeiros que desde cedo ja começam com as m*rdas deles. A cena final foi vergunhosa e pior ainda foi os suplentes que enquanto aqueciam provocavam os adeptos do Sporting.

Esteve bastante tempo lesionado danis, este foi o seu jogo de regresso.

Ah okay entao…

Já digo um pouco mais sobre o jogo, mas para já é só para dizer que estou muito feliz, pois esta equipa merecia. É uma equipa muito consistente e só nestes últimos dois jogos, fruto da pressão, é que não esteve ao nível habitual.
É preciso não esquecer que esta equipa é imbatível em casa e só teve mesmo estes dois últimos empates com Leixões e Porto. Fez uma fase final sem nenhuma derrota com 3 vitórias e 3 empates.
São justos campeões e o André Martins só não é o meu MVP porque apareceu em campo um craque chamado Diogo Rosado. Ele resolve!

Por acaso já tinha regressado no jogo passado esteve a segunda parte quase toda a aquecer para não entrar…

Escapou-me :great:

Para além de que ele ainda é juvenil de 2º ano. É 1 ou 2 anos (conforme o ano de nascimento) mais novo que toda a equipa.
Não vamos queimar etapas. Já está um ano adiantado, mas é o 1º ano que está em Portugal e tem de ser enquadrado a pouco e pouco no futebol europeu.
Mas não existe qualquer dúvida acerca do Rabiu. É um jogador com um potencial incrível e parece tudo encaminhar-se par que dentro de 5 ou 6 anos seja um dos melhores centro-campistas do mundo.

Campeões Nacionais de Juniores
2º ou 3º no Campeonato Nacional de Juvenis “A” (termina amanhã)
Campeões Distritais de Juvenis “B”
Campeões Nacionais de Iniciados “A”
2º Lugar nos Distritais de Iniciados “B” (ficámos a 1 ponto do Benfica)
Campeões Distritais de Iniciados “C”
2º Lugar nos Distritais de Iniciados “D” (equipa maioritariamente composta por Infantis)
Campeões Distritais de Infantis “A”
Campeões da sua Série em Infantis “B” (14 jogos, 14 vitórias, 107 golos marcados, 1 golo sofrido :o)
4º lugar nos Distritais de Infantis “C” (sem ser em relação ao Benfica, os nossos jogadores são mais novos que os das outras equipas)
Campeões Distritais de Infantis “D”
2º lugar nos Distritais de Escolas “A”
Campeões Distritais de Escolas “B”
Campeões Distritais de Escolas “C”

É esta a performance conseguida pelas equipas das nossas camadas jovens. 9 títulos em 14 campeonatos disputados. Querem melhor? Talvez perto do Colombo consigam melhor. :twisted:
Esta é uma realidade diferente dos seniores. Os objectivos aqui não são os títulos mas sim a formação humana, técnica e táctica de centenas de jovens que todos os dias são “trabalhados” por dezenas de técnicos em Alcochete e em Lisboa (os mais novos).
Mas se o objectivo não são os títulos, isso não significa que não sejam um precioso complemento à formação dos miúdos.
E 9 títulos em 14 possíveis parecem-me claramente um belo complemento.

Diz-me o André Figueiredo da Academia de Talentos que eu devo dar boa sorte às equipas jovens do Sporting, já que em todas as partidas decisivas que assisti este ano, o Sporting foi campeão em todas elas. Aliás da lista de campeões que escrevi em cima, só não estive presente nos jogos decisivos dos campeões de Infantis “B” (desculpem miúdos). Prometo desde já estar presente em todos os jogos decisivos no próximo ano (a não ser que existam coincidências de horários).

Esta introdução serve para enquadrar a vitória de hoje no campeonato nacional de Juniores.

A bancada central de Alvalade esteve cheia. Tal como no jogo contra o Leixões, o nosso treinador Paulo Bento assistia nos camarotes à exibição de alguns dos seus futuros jogadores.
Entrámos a perder numa distracção da nossa defesa (defesas e gr) que acaba por deixar o Tiago Cintra sozinho para poder marcar o golo. Naquele momento ninguém merecia estar a ganhar ou perder, o que causou algum sentimento de injustiça nos jogadores e no público. Felizmente, o Marco Martias faz uma grande jogada e acaba por ser derrubado dentro da área.
O outro Matias, o Bruno, não tremeu e marcou o golo do empate.
O jogo foi muito dividido pois do outro lado também estava uma equipa forte. A melhor oportunidade foi para o Marco Matias que ficou isolado perante Ruca e quando levantou os olhos para ver se tinha algum companheiro mais bem colocado, perdeu o tempo de remate e permitiu que o guarda-redes do Porto pudesse fazer a mancha.
Depois do intervalo, o Porto veio um pouco mais para a frente e o Sporting acabou por também recuar um pouco. Esse recuo não significou porém que o Porto dispusesse de oportunidades de golo. Infelizmente, a única vez que o Porto podia fazer golo, ele aconteceu mesmo. Foi um balde de água fria para os jogadores e público. Infelizmente, alguns (poucos) sectores do público virou-se contra o treinador e jogadores em vez de os apoiar para eles conseguirem dar a volta.
O Lima ao sentir o campeonato a fugir, faz entrar o Rabiu, o Paez e o Rosado e faz o Weliton subir para o ataque, ficando nós a jogar com apenas 3 defesas. Foi a chave para o empate e para o campeonato. As bolas que saiem dos pés de Rabiu parecem mais redondas que as dos outros. Ele fez o jogo assentar e a equipa começou a jogar mais em apoio, só se servindo do jogo aéreo para tentar aproveitar a altura do Welinton lá na frente. O Paez já me pareceu melhor hoje que frente ao Leixões. Afinal não me parece tão tosco como parecia na 3ª feira. E o Rosado… bem, o Rosado é a estrela da companhia. Não me esquecendo que o futebol é um jogo colectivo, bem podemos agradecer o título ao Diogo Rosado. Dois golos fabulosos (livre contra o Leixões e uma bomba contra o Porto), em que é dificil escolher o melhor: talvez o de hoje. Mas se fossem apenas os golos… A qualidade do futebol do Sporting quando o Diogo está em campo aumenta exponencialmente. Ele deve ter um íman no pé onde a bola se cola e só quando ele quer é que a bola se solta.
Aquele momento aos 90’+4’ (o árbitro deu 5 minutos de descontos) em que ele, recebendo um passe do Rabiu e estando no bico direito da área, tira o primeiro defesa do caminho, finge que remata, tira o segundo defesa, olha para a baliza e faz um remate fortíssimo e colocadíssimo para o poste mais longe… gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooloooooo
Foi uma explosão naquela bancada central. A minha cadeira parecia que tinha molas (bem, de facto até tem :slight_smile: ). Foi um golo fabuloso que valeu um campeonato.

O jogo acabou logo de seguida e a festa começou. Mas infelizmente, o guarda-redes do Porto quis acabar com a festa. Ele que se fartou de fazer fita durante o jogo, perdeu vários minutos com a complacência do árbitro, e que por vezes provocou os jogadores do Sporting, levou a sua paga, quando aparentemente o nosso André Martins lhe mandou umas bocas quando o Rosado marcou o golo. Elas passaram despercebidas nesse momento, mas depois do apito final, o Ruca (assim se chama o artista) veio que nem um foguete direito ao André e agrediu-o. O André respondeu e de repente estavam vários jogadores do Porto à volta do pequeno André. O sub-capitão Bruno Matias foi lá defender o colega e também levou alguns apertos. Ao contrário do que alguém disse por aí, eu vi a equipa técnica do Porto, nomeadamente o seu treinador a tentar separá-los e a colocar calma na situação. O Ruca estava completamente fora de si e foram precisos 3 elementos da equipa técnica do Porto para o segurar e levar para os balneários. Como a confusão alastrou para outros jogadores, a polícia foi obrigada a intervir para separar os intervenientes. No meio da confusão, há um jogador do Porto (julgo que um suplente) que aparentemente agrediu um dos polícias, o que provocou que no final tenha havido uma conversa demorada entre os polícias e o Delegado do Porto.
Já agora alguém disse que a polícia impediu que o nosso público pudesse entrar em campo para defender os jogadores. Isso é uma das maiores parvoíces que se poderia fazer. Nem os nossos jogadores são meninas que não se pudessem defender, nem é da responsabilidade do público estabelecer a ordem pública. É para isso que lá está a polícia e os stewards. E mais não digo sobre este assunto.

Voltando ao jogo e à análise dos nossos meninos:
Victor Golas - Alguma desconcentração no 1º golo do Porto, mas mostrou segurança nas bolas aéreas e no comando da defesa.
Rui Figueiredo - É um jogador que aprecio bastante. Teve algumas dificuldades perante o extremo do Porto, pois este era bom jogador e rápido. Mas o Rui nunca se intimidou e foram várias as vezes que se viu ele a subir na sua faixa.
Weliton Matos - Esquecendo o 1º golo do Porto em que já disse que as culpas foram repartidas por toda a defesa, só lhe notei um lance mais complicado em que deixou a bola bater no chão e esta passou-lhe por cima. Mas o Weliton foi à luta e recuperou a bola. De resto esteve sempre concentrado e cumpriu o seu papel quando foi para o ataque, ganhamdo alguns lances de cabeça.
Vinícius Golas - Apesar de hoje não ter estado mal, parece-me claramente o elo mais fraco da equipa. Denota pouca confiança quando pressionado e nesses momentos não é capaz de meter a bola jogável num companheiro.
David Santos - Muito melhor do que contra o Leixões. Foi controlando o seu flanco e ajudou algumas vezes o Marco no ataque.
André Santos - Talvez um dos piores jogos que o vi fazer, sobretudo na 1ª parte. O treinador Lima, naquilo que pareceu ser um erro de casting, deu-lhe a organização do jogo ofensivo e colocou o André Martins a fazer marcação homem-a-homem ao nº10 portista, Joni. Quando voltou ao seu posto, subiu imediatamente de produtividade.
Marco Matias - Tem técnica, tem muita velocidade e por vezes agarra-se muito à bola. O Marco é bom jogador, pode ser muito bom, mas tem de aprender a soltar mais rapidamente a bola. Foi sobre ele o penalty, podia ter feito o 2-1 se desta vez fosse egoísta e tivesse rematado logo em vez de procurar um companheiro mais bem colocado.
André Martins - É um jogador impressionante. Mais um grande jogo deste pequeno grande jogador. Ele marca homem-a-homem, ele organiza o jogo, ele remata à baliza, ele recupera bola no centro da grande área, ele, ele, ele… Cansa só de o ver jogar. É um Moutinho em potência, não só por ser baixinho como o capitão dos seniores, mas pela disponibilidade física e qualidade técnica. Só não é para mim o MVP, porque apareceu o Diogo Rosado em campo.
Wilson Eduardo - Houve poucas oportunidades para as duas equipas e o jogo foi maioritariamente no meio-campo. Por isso, o Wilson não esteve muito em jogo. O único lance em que se destacou foi numa boa rotação para a direita e remate pronto e forte à figura do guarda-redes. Nota-se qualidade, é veloz e tem capacidade física e técnica. Mas hoje não foi um jogo para ele.
Bruno Matias - O sub-capitão esteve novamente ao seu nível. Muito bem no controlo de bola, no timing para a soltar, na ajuda à defesa, na pressão aos defesas contrários e na marcação do penalty. Muito bem.
Vivaldo Arrais - É um jogador que gosta de ter bola, de a transportar e de fazer a ligação entre o meio campo e o ataque. Teve um ou outro passe errado, mas isso não chega para qualificar a sua actuação como negativa.
Luís Paez - Hoje já gostei bem mais dele do que contra o Leixões. Não é fácil para um avançado quando entra a meio da 2ª parte, logo de seguida, a equipa sofre o golo que lhe tira o campeonato, e as bolas começam-lhe a ser bombeadas. O Luís tentou receber as bolas de costas para a baliza, naquilo que é a antítese do seu estilo como futebolista. Mas era assim que elas lhe estavam a ser passadas. Não é claramente um controlador de bola, mas acabou por não estar mal nesses curtos períodos em que teve a bola no seu poder.
Rabiu Ibrahim - De facto, é um prazer ver este jovem a jogar à bola. Tendo em conta que na próxima temporada ainda será junior de 1º ano, ele deixa claramente água na boca. O toque de bola do Rabiu é impressionantemente perfeito. Ele teve 15 ou 20 minutos em campo: não o vi falhar um passe, não o vi perder uma bola, não o vi ter uma decisão errada. É dele o passe para o Diogo Rosado no nosso segundo golo. Este não engana. Achei exagerados os comentários do presidente da confederação africana de futebol quando disse que em 50 anos nunca tinha visto um jogador assim. Ainda os acho, mas que realmente o rapaz tem todas as condições para ser uma figura do futebol mundial, lá isso tem.
Diogo Rosado - Deixei-o de propósito para último. Desde o primeiro jogo em que o vi jogar que venho dizendo que temos ali uma pérola de alto nível. Foi no jogo contra o Barreirense e na altura referi que era um falso lento, com técnica prodigiosa e visão de jogo impressionante, um pouco à imagem do Pedro Barbosa. Pois bem, o Diogo é tudo isso e ainda mais. É um jogador para grandes momentos, que não se esconde quando as coisas não estão a correr bem. Ele mete velocidade quando é preciso, mas se achar que a jogada deve ser mais lenta, ele também pára o jogo. É um dos jogadores mais rápidos do plantel: pode não parecer mas é. Tem mudanças de velocidade onde deixa os defesas fora do caminho. É capaz de fazer passes milimétricos a 40, 50 ou 60 metros. No jogo contra o Leixões, marcou um golo na transformação de um livre cobrado de forma irrepreensível. E hoje…, bem hoje fez um golo maravilhoso num remate potente e colocado onde deixou o GR do Porto completamente pregado ao chão. Ele ainda é junior de 1º ano e provavelmente ainda irá fazer o 2º ano dos juniores. Mas este não pode sair. A direcção tem de fazer já tudo para o manter. Jogadores desta qualidade não aparecem muitas vezes.

Treinador José Lima - São injustíssimas as críticas feitas ao Lima por parte da assistência. Esta equipa sofreu diversas lesões ao longo da temporada e sobretudo nesta parte final da época (Owuso, Rabiu, etc). Terminou a primeira fase com 25 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 112 golos marcados e 19 sofridos. Terminou com mais 5 pontos que o Benfica, marcou mais e sofreu menos golos que os encarnados. Em casa teve 15 vitórias em 15 jogos. Na fase final, não perdeu um único jogo. Ganhou no Seixal e em Matosinhos, empatou no Olival depois de estar duas vezes em vantagem. Em Alvalade (erro de casting), ganhou ao Benfica e empatou com o Leixões (autocarro em frente da baliza) e com o Porto (jogo do título que poderia pender para qualquer uma das equipas pois ambas eram candidatas). Esta equipa técnica, depois do azar que tiveram o ano passado, levou esta equipa ao título e hoje foi Lima a acertar, quando faz entrar Rosado (não se esqueçam que é junior de primeiro ano e apesar de toda a sua qualidade ainda está a crescer como jogador) e Rabiu e promove a mudança táctica a fazer avançar o Welinton para avançado. Parabéns Lima e obrigado pelo título.

Por último, o Bruno Matias disse algo que me deixa muito orgulhoso na conferência de imprensa, mas vou esperar que a Academia de Talentos o revele, pois aquilo que ouvi do Bruno, foi como colaborador da Academia de Talentos e por isso devo esperar que seja no seu site que apareça em primeiro lugar.

Excelente cronica do jogo dmalmeida!

Quanto ao Bruno Matias espero que essa excelente noticia seja a sua renovação, assim o espero pois desde a primeira vez que o vi jogar que gostei do seu estilo. Tem muita categoria!

Rabiu tem um toque de bola ui! Excelente mesmo, ja o tinha visto jogar 2 ou 3 vezes e está ali uma certeza.

Em relação a Rosado…bem não ha muito mais a acrescentar. Acredito que faça a pre epoca com os seniores mas depois va fazer a temporada nos juniores. É jogador para daqui a 2 anos estar nos seniores se continuar assim. Mas tambem uma coisa tenho a certeza, muitos o irão assobiar quando chegar a idade de senior, tal como se passou com Nani. É daqueles jogadores que gera uma relação de amor-ódio. Quanto a mim não o irei fazer. É mesmo um diamante!

Eu não disse que era uma excelente notícia, disse que ele disse uma coisa que me deixou muito orgulhoso. 8)

Mas aguardem pela crónica do Ricardo Nascimento na Academia de Talentos. Não deverá demorar muito tempo.

Entusiasmei-me :lol:

Irei esperar com alguma curiosidade, admito.

Deixo aqui umas fotos do Jogo de hoje, considerem estas fotos uma cortesia da Academia de Talentos, esperamos que estas fotos sejam do agrado de todos vós.

http://www.academia-de-talentos.com/

Parabéns aos Juniores! Simplesmente fantástico! :clap:

As declarações do Bruno Matias devem ser as seguintes :

Bruno Matias (Jogador do Sporting):

"Foi um jogo complicado e bastante disputado, o Porto é muito forte tacticamente, mas a equipa acreditou e depois o talento acabou por decidir a partida. O essencial foi acreditarmos no valor da equipa, acreditar no nosso colega do lado e conseguimos superar as dificuldades. Penso que provámos ao longo da época através do nosso futebol sermos a melhor equipa e merecemos este título.

Sabíamos que o Porto tinha de ganhar e no segundo tempo tentámos jogar mais em contra-ataque e tivemos de arranjar outra maneira para chegar à baliza adversária. O golo do porto acabou por ser um balde de água fria mas a equipa soube reagir e o grupo está de parabéns, foi o melhor grupo que já apanhei.

Estava um pouco nervoso mas naquela altura só se pode pensar em marcar e cheguei ao penalty e foi isso que fiz. Relativamente ao que se passou no final, acho que os jogadores do Porto com os nervos à flor da pele exaltaram-se um bocado e eu como capitão não gosto que faltem ao respeito aos meus colegas e por isso tive de intervir, mas tudo acabou bem e as pessoas já falaram.

Ainda ninguém do Sporting falou comigo sobre o futuro, mas penso que isso acontecerá nos próximos dias, é claro que como sportinguista prefiro o Sporting a qualquer outro clube do mundo e gostaria de continuar mas se tiver de rodar durante uma época noutro clube para ganhar maior maturidade, não haverá problema."

http://www.academia-de-talentos.com

:clap: :clap: :clap:

São essas mesmas :wink:

Esteve muito bem o Bruno com essas declarações, tendo em atenção que alguns dos jornalistas pressionaram-no perguntando sobre hipóteses de outros clubes.
Eu já era admirador do Bruno enquanto futebolista, porque o acho consistente e trabalhador. Agora também sou admirador dele enquanto sportinguista. Ele está há 8 anos no Sporting.

:o Será isto uma promessa de amor ao Sporting? Ou pelo menos uma cabecinha pensadora que sabe que deve manter os pés assentes no chão e manter-se num clube que apostará tudo na sua formação…
Mesmo que não seja uma promessa, hoje o Bruno subiu muitos pontos na minha já grande consideração por ele :clap:

dmalmeida

em 1º lugar o agradecimento público, não só por esta crónica mas, sobretudo, pela quantidade e qualidade da informação que tens disponibilizado neste fórum ao longo desta época.
Lembro-me bem quando, há uma dúzia de anos, apanhava o metro aos sábados e domingos de manhã e ia ver os nossos miúdos jogar, fosse em Alvalade, fosse na Luz. Posso dizer hoje que, na minha “carreira” de espectador vi (ao vivo) mais jogos dos miúdos do que dos seniores. Hoje, a 500 kms de Lisboa e com 2 sportinguistas de 4 e 5 anos em casa, já não há metropolitano que me leve a matar o vício nas manhãs de Domingo.
Por isso dou tanto valor aos foristas que nos contam neste fórum aquilo que nós, os mais distantes, não conseguimos descobrir nem nos jornais, nem nas televisões. Continuem!

Aproveito ainda para colocar 2 dúvidas:

E os Infantis D?

Sabes qual é o contrato que o liga ao Sporting? Ou seja, está em risco de ser perdido?

[b]Juniores: Portistas identificados TROCAS DE AGRESSÕES OBRIGARAM A INTERVENÇÃO POLICIAL[/b]

O final do jogo de juniores entre Sporting e FC Porto transformou-se numa autêntica batalha campal, com muitas trocas de agressões entre os variados intérpretes da partida. As lamentáveis cenas motivaram a intervenção da PSP e dos spotters presentes (um dos seguranças privados sentiu-se mal e teve de ser levado ao hospital), que fizeram algumas identificações no meio da confusão instalada.

Já no decorrer do encontro os ânimos aqueceram, com Miguel Galeão a provocar os adeptos leoninos enquanto fazia os exercícios de aquecimento. Depois, após o golo do Sporting no penúltimo minuto de descontos – com todos os suplentes a invadirem o relvado para festejarem o tento que daria o título –, os jogadores portistas perderam autenticamente a cabeça.

Rula, guarda-redes dos dragões, envolveu-se na primeira confusão com André Martins, guardião suplente dos lisboetas. O acto serviu de rastilho para as cenas seguintes, com muitos murros, pontapés e provocações à mistura que apenas pararam quando os atletas azuis e brancos recolheram aos balneários (com mais gestos de provocação aos adeptos…).

No final, ninguém quis comentar o ocorrido mas Luís Castro, director da formação do FC Porto que esteve algum tempo à conversa com os spotters, salientou que a situação já estava resolvida. Os próximos dias trarão novidades sobre as consequências do caso.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=791311&idCanal=4

[b]Nacional de juniores: Sporting é o novo campeão Polícia identifica jogador do Porto[/b] Um golo no quinto minuto dos descontos fez explodir a festa do Sporting e a confusão em Alvalade, num jogo em que os leões garantiram o título de campeão nacional júnior com um empate (2-2) frente ao FC Porto na derradeira jornada da fase final da prova.

Após o apito final, deu-se a festa leonina e o guarda-redes portista terá agredido alguns dos jogadores leoninos, que responderam. A confusão ficou instalada e quando já todos se dirigiam para os balneários, um ‘spotter’ (segurança do estádio) com um colecto identificado como ‘polícia’ foi agredido pelas costas por um jogador portista. A polícia procedeu à identificação do jogador e só não o deteve por terem existido dúvidas quanto ao agressor.

Quanto ao jogo, o FC Porto inaugurou o marcador por Tiago Cintra (4’), mas os leões empataram por Bruno Matias dois minutos depois, através de penálti.

Na segunda parte, os dragões voltaram a colocar-se em vantagem, desta feita por Elísio (72’). Os leões acreditaram sempre e chegaram ao golo do empate que valia o título por Diogo Rosado (90’+5’).

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=2B947BE1-7574-45F5-B762-4B76BEAE4726&channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214

A formação como ela é para aqueles lados :whistle: