Seja feita a vossa vontade
Vim agora de lá!
Grande ambiente em Alvalade, com a bancada central cheia e as claques a chegarem ao intervalo(do futsal,presumo eu) e a proporcionarem um bom clima para se jogar futebol. O Sporting,mesmo não jogando bem, ia construindo mais oportunidades de golo, mas a dada altura opta por defender o 1-1. Mais que previsível,chega o 2-1 portista que dava o campeonato aos Porcos.
Entram Rosado e Rabiu, depois Paez, e o Sporting começa a jogar futebol. Wellington a Ponta de lança, e Sporting a dominar mas o Porto defendia-se bem e não permitia grandes oportunidades.
Minuto 93: Diogo Rosado pega na bola no flanco esquerdo,passa o pé por cima da bola, flecte para o meio e CÁ VAI DISTO…Festa e euforia total em Alvalade, todos os jogadores a tirarem a camisola(Rosado expulso por isso) e os tripeiros a mostrarem azia total. No fim, tudo à mocada com os sportinguistas a tentarem ir lá para dentro ajudar os seus miudos face aos “juniores” portistas que aparentavam(pelo menos 1) ter já idade sénior, mas os polícias em vez de serenarem os animos dentro de campo, resolveram bater em quem queria ir ajudar os nossos miudos, inclusive num senhor que estava no meio da confusão apenas porque estava ali a ver o jogo. Enfim,nada a que não estejamos habituados.
Presumo que o Diogo Viana vá ser mal recebido no Olival…foi dos que encheu mais naqueles atrasados mentais com mau perder. Gostei muito da atitude dele a defender os colegas actuais contra os futuros colegas, e fiquei com imensa pena que ele se vá embora. Espero sinceramente que volte um dia…
Apreciações Individuais:
Vítor Golas: Uma boa defesa a um remate de longe, segurança a apanhar os cruzamentos e com poucas hipóteses nos golos. Parece ter algumas paragens cerebrais a repor a bola em jogo.
Defesa Direito(Rui Figueiredo,presumo):Nem bom nem mau. Razoável a defender, pouco acutilante a atacar, pareceu-me atleta para aspirar,no máximo a um Paços ou Aves.
David Santos: Corpulento, é bom no jogo aéreo e ajudou mais o ataque, mas tem bastantes limitações. De longe, o pior lateral esquerdo da equipa de juniores nos ultimos anos. Para quem se habituou a Tiago Pinto e André Marques, este está muito longe desse nível.
Wellington: Mais uma vez,gostei muito. Muito corpulento, ganhou quase todos os despiques individuais,sejam rasteiros ou aéreos. Tem ainda boa técnica e bom passe longo. Parece-me ter muito futuro.
Vinícius: Era o jogador que gostava menos desta equipa,mas surpreendeu-me. Apesar de achar que não tem nível para o Sporting e que é pior que o Pedro Mendes, já esteve melhor e mais seguro. Garantiu a segurança defensiva quando Wellington avançou para a frente de ataque.
André Santos: Longe do que já lhe vi fazer. Muito rematador, mas sem a eficácia habitual. No entanto, muito certinho a cortar bolas e nos passes para as alas. É jogador com futuro, mas esta fase final do campeonato mostrou que precisa primento de rodar.
André Martins: Mais uma vez esteve muito bem. Exímio recuperador de bolas, excelente impulsão, pecou por vezes por algum individualismo normal na sua idade. Não o vi perder um despique físico que seja, o que mostra que, apesar de baixinho, é seco e tem bastante força. Tenho muita curiosidade em ver para o ano um meio campo com ele, o Diogo Amado, o Rabiu e o Diogo Rosado.
Vivaldo Arrais: Um dos MVP´s na minha opinião. Muitas bolas recuperadas, rapidíssimo, e óptimo a lançar jogo para os avançados, parece-me que se ganhar corpo também terá bom futuro. Tenho mesmo muita pena que seja junior de segundo ano porque com mais um ano nos juniores ficava no ponto para atingir voos mais altos.
Bruno Matias: Um golo de penalti, mostrou excelentes pés, mas tal como no ultimo jogo as coisas não lhe corriam bem. Apesar disso,foi sempre esforçado e merece a renovação contratual. De realçar que,após ter saido, foi quem procurou incentivar mais os colegas e pareceu-me ser dos mais efusivos nos festejos.
Wilson Eduardo: Aquele nó cego que dá no central do Porto antes de rematar para a defesa do GK ficou-me na retina. Só um jogador de nível elevado é que tem pormenores como aquele. Precisa de ganhar corpo e resistência,mas acho que é capaz de ser o avançado que não produzimos há muito.
Marco Matias: Técnica e velocidade tem ele. Objectividade muito pouca, parece em baixo de forma. Vamos como se adapta no Varzim,mas tem que evoluir muito para chegar ao patamar que pode.
Diogo Rosado: É praticamente impossível tirar-lhe a bola. Parece que tem cola nos pés, e sendo um falso lento lembra-me muito o Pedro Barbosa a jogar,mas de pé esquerdo. Uma grande abertura para o Marco Matias e a jogada fantástica do golo culminada com um pontapé fantástico tornam-no,para mim, no MVP. Acho bem ir para a pré-temporada. É um abre latas, daqueles que no tópico “Reforços a caminho” tanta gente insiste que se invistam grandes somas. Temos aqui um grande talento, é começar a rentabilizá-lo.
Rabiu Ibrahim: Do seu metro e meio, transpira classe por todos os poros. Nos passes e fintas que fez, mostrou que é realmente um pré destinado. Não me admira o valor que tivemos que pagar por ele pois, não duvidem, temos em mãos uma pérola que tem tudo para ser das maiores estrelas do futebol mundial no futuro. Não falhou um passe, e deixou pelo menos dois jogadores do Porto sem rins. Estou muito curioso por vê-lo jogar para o ano.
Luis Paez: Não me impressiona muito. Boa estampa física, bom controlo de bola,mas ainda não mostrou muito mais. Parece-me um jogador bom para jogar com dois extremos a servi-lo, o que sabemos ser difícil com o Paulo Bento a treinador. Precisa de rodar, espero que um Fátima ou Olivais e Moscavide estejam prontos a recolhê-lo, porque não acho que tenha já nível de primeira divisão.