Durante a fase final nunca quis aqui comentar o que pensava dele, porque não sou muito de comentar em desfavor (prefiro abster-me) e, não queria, também, ser desmancha-prazeres para muita gente que por aqui estava encantada com ele.
Quem não o viu jogar antes da fase final, se for possivel (se alguém tiver gravado) verem o jogo com os lampiões da fase final no Seixal , vão perceber porque foi dispensado. Passou o jogo, à semelhança do que lhe vi fazer durante as 2 épocas em que foi junior, a perder a posse de bola da equipa sempre que a bola lhe chegava e a cortar as jogadas de ataque da equipa, porque achava que deveria ter a bola consigo algum tempo antes de a passar.
Um dos principios do futebol da academia, na boca do sr.Aurélio Pereira, é o de que (cito): “o passe no futebol de formação, ATÉ AOS JUVENIS, é um recurso e não uma obrigação”.
Deduz-se daqui, que nos juniores (última fase da formação na academia) os jogadores devam ter outra postura, devam JÁ conhecer as suas capacidades de desiquilibrio, o seu potencial e, os seus LIMITES, e jogar de acordo com esse conhecimento em prol da equipa. É um desafio às suas inteligências, de jogadores.
Ora, o Renato, ou não conhece os seus limites, ou preza (ou prezou) o individualismo em desfavor da equipa.
Eu concordo que Renato Santos é muito fraco em termos colectivos, notei-o logo da primeira vez que o vi, comentei-o recentemente aqui, mas, bolas, não estamos a falar dum cepo qualquer. Nem nada que se pareça!
Não viram o último jogo no Seixal?
www.academia-de-talentos.com/artigo/2010/5/16/juniores-sl-benfica-3-3-sporting-cp[/url]] (...) o Sporting chegava ao golo, estava a decorrer o minuto 68, por intermédio de Renato Santos, que numa jogada individual de qualidade ultrapassou vários defensores benfiquistas, rematando sem hipóteses para Douglas.
[font=tahoma]Se fosse um jogador doutra equipa todos diriam que foi um lance ao nível dum Messi...
Se um jogador com a habilidade deste não serve, então prevejo um futuro muito negro para a nossa formação...
[/font]
Se o jogador é individualista mas tem talento, não achas que se deve pelo menos emprestá-lo para uma equipa onde ele deva poder aprender a jogar mais colectivamente? É que se formos por aí, pelo excesso de individualismo, então jogadores como o Quaresma ou Nani nunca poderiam ter calçado na equipa sénior nos primeiros tempos…
Pensei que estávamos a falar de jogadores da formação que saíram sem passar pela equipa sénior e depois viu-se que se calhar até tinham lugar. E aí Assis entra.
Há uma ligeira diferença (Assis ficou ligado ao clube após a formação), mas percebe-se a intenção; ao fim ao cabo temos desperdiçado investimentos feitos na Academia.
Tudo bem, até acredito que ele seja «um aluno difícil», mas vejam lá se o Messi passa a bola a alguém, desde que o Mundial começou?
Custa-me imenso a crer que se trate duma causa perdida. Custa-me mesmo.
Segundo alguns foristas, Ronaldo e Quaresma (Nani já não tanto) deveriam ter sido despachados antes de chegarem a seniores.
Bem me lembro de ver o Ronaldo por mais do que uma vez a receber a bola ainda antes do meio campo, fintar meia equipa e rematar à baliza.
Ronaldo e Messi desiquilibram jogos…é isso que faz deles os melhores do mundo. De um momento para o outro fazem uma jogada que muda o rumo dos acontecimentos.
Acho que o grande desafio dos juniores se dá no final do 2º ano quando jogam a fase final…Ai se vê quem tem futuro (ou pelos menos, quem tem potencial para isso). Ai se vê quem está acima dos colegas. Quem são os que se destacam dentro dos melhores juniores do país…
Cedric, R.Santos, kikas, Zezinho (1ºano, não é?) e Nuno Reis foram para mim, os melhores do SCP nesta fase final. Mereciam o contrato. Todos eles se destacaram.
E já agora, só quem não viu os jogos é que pode afirmar que ele é fraco em termos de colectivo…é que acima dele só mesmo o Zezinho. Joga muito com o Cedric e não forma poucas as vezes que procurou triangulações.
Balde deu 6pontos, mas andou muito apagado. O próprio Renato Neto, para mim, nem o golo que fez contra os corruptos o salva. COm aquele corpo, fazer as exibições paupérrimas que fez…miserável…o Kikas que é metade dele, jogou o dobro.
JB,
Diz-me lá o que vist do Renato no seu 1º ano de Junior…estou curioso por saber…Eu não vi todos os jogos do SCP, mas vi ainda uns quantos. Estou curioso para saber o que viste :think:
Se o jogador é individualista mas tem talento, não achas que se deve pelo menos emprestá-lo para uma equipa onde ele deva poder aprender a jogar mais colectivamente? É que se formos por aí, pelo excesso de individualismo, então jogadores como o Quaresma ou Nani nunca poderiam ter calçado na equipa sénior nos primeiros tempos…
[/quote]
A “pequena” diferença para o Quaresma, Nani, Ronaldo, é que estes mostravam eficácia com o seu individualismo (passavam por eles), e nesse caso deve até ser incentivado. No caso do Renato o resultado era quase invariavelmente a perda da bola ou a paragem do jogo da equipa.
Eu não vi a fase regular, mas vi os jogos da fase final que deram na tv, e aí, R. Santos foi dos melhores.
Aliás, pouco me interessa a fase regular, porque é bater em mortos (que me desculpem as equipas que por lá andam). Na fase final é que se separa o trigo do joio, em ques os jogos são a doer, e aí R. Santos mostrou ser dos melhores da equipa.
A “pequena” diferença para o Quaresma, Nani, Ronaldo, é que estes mostravam eficácia com o seu individualismo (passavam por eles), e nesse caso deve até ser incentivado. No caso do Renato o resultado era quase invariavelmente a perda da bola ou a paragem do jogo da equipa.
[/quote]
Epá, eu cheguei a ver vídeos do Quaresma ainda novo e ele também perdia “n” bolas em jogadas individuais. Não vamos por aí. Um jogador quando chega à transição para o futebol sénior raramente tem ideia do que é o verdadeiro trabalho colectivo e portanto interessa é que chegado a essa altura tenha talento. Se tem talento, há que saber esperar pelo seu amadurecimento. Agora se estamos à espera de jogadores que sejam talentosos e com noção do trabalho colectivo, então iremos ter um ou dois jogadores a cada 20 anos aproveitados…
Epá, eu cheguei a ver vídeos do Quaresma ainda novo e ele também perdia “n” bolas em jogadas individuais. Não vamos por aí. Um jogador quando chega à transição para o futebol sénior raramente tem ideia do que é o verdadeiro trabalho colectivo e portanto interessa é que chegado a essa altura tenha talento. Se tem talento, há que saber esperar pelo seu amadurecimento. Agora se estamos à espera de jogadores que sejam talentosos e com noção do trabalho colectivo, então iremos ter um ou dois jogadores a cada 20 anos aproveitados…
[/quote]
Eu só dei a minha humilde opinião, não a quer sobrepor a ninguém, mas, por mero acaso parece que coincide com a dos responsáveis da formação.
Pede-lhe a eles que te dêm uma razão…
Sugiro-te alguma calma e ponderação na utilização de generalizações e lugares comuns.
Eu vi jogos ao vivo, mais que um, além dos streams e dos transmitidos pela TV.
(Encontrei membros do fórum no estádio)
Opino tendo em conta o que vi. Aliás, seria difícil afirmar o que afirmei (aqui, na altura) sem ter visto os jogos.
Eu achei, e continuo a achar, que Renatos Santos é fraco, para não dizer mau, em termos colectivos. Rara é a tabelinha dele que sai bem. Tentar não chega.
Mas também continuo a achar a sua dispensa um verdadeiro absurdo.
Eu só dei a minha humilde opinião, não a quer sobrepor a ninguém, mas, por mero acaso parece que coincide com a dos responsáveis da formação.
Pede-lhe a eles que te dêm uma razão…
[/quote]
Tu só deste a tua opinião e eu só dei a minha. Isto aqui é o fórum e a ideia é precisamente essa: debater ideias. :great:
Quanto ao jogador, já referi que não conheço. Apenas não concordo que se dispense um jogador em que se reconhece potencial só porque ele ainda é muito egoísta.
Não. Estávamos a falar de jogadores que terminaram a sua formação e foram dispensados sem nunca ter tido qualquer ligação contratual com o Sporting enquanto Seniores. Situações semelhantes à de Assis, infelizmente, temos várias mas isso é outra conversa.
Não faz sentido comparar o Renato com o Ronaldo e Quaresma ou outro qualquer.Como se costuma dizer cada caso é um caso.
Tb nao concordo que se faça uma analise só pela fase final do Campeonato. E epoca é seguramente muito mais que isso.
Gostava isso sim de saber o destino de TODOS os Juniores que sobem de escalao.
Os que se desligam do Clube e os que assinam contrato de Profissional(além dos já conheçidos).
Não querendo retirar qualidades ao Renato Santos, não é um jogador sequer comparável a Quaresma ou Ronaldo.
Estes dois jogadores sempre foram fora-de-série. Ronaldo e Quaresma sempre foram figuras de proa das selecções dos seus escalões, Renato Santos só recentemente teve a sua primeira internacionalização.
Não podemos ficar com todos. Se quem decide acha que Renato Santos deve ir embora, eles lá saberão.
Não tenho opinião formada. Não me surpreenderia nem que ficasse nem que saísse.
Se tivéssemos a falar da dispensa de Nuno Reis ou Cédric acharia muito estranho.
Sendo a dispensa de Renato Santos, diria que aceito.
Na transição para o futebol profissional alguns jovens ficam sempre surpreendidos…é normalissimo. O Renato Santos nunca foi um jogador de grande destaque mas cresceu bastante ao longo dos anos em comparacao com os seus companheiros. Teve uma ponta final de epoca boa mas a um nivel bem abaixo daquilo que muitos outros jogadores fizeram no Sporting e que nao foram capazes de se assumir no futebol senior. Semelhanças com quaresmas e ronaldos é pura coincidência.
O que eu continuo a achar é que o clube devia tentar arranjar uma forma de valorizar (financeiramente) estes jogadores com o qual o clube não se quer comprometer com vínculos a longo prazo mas no qual reconhece algum potencial.
Ninguém aqui comparou o valia do Renato Santos com quem quer que seja (Ronaldo, Quaresma), até porque já tive a oportunidade de dizer que não conheço o jogador em questão. : Apenas se falou em perfil de jogadores individualistas, nada mais…
Acho estranho o Renato Santos sair.
Foi o jogador que mais me ficou na retina nos jogos que vi do SCP em juniores este ano.
Fez coisas que me pareceram muito acima de um jogador mediano.
Se este nem uma oportunidade merece, vou ali e já venho…
Não percebo que raio de aposta na formação é esta agora em que um jogador interessante como este e que mostra gostar do clube, com 10 anos de casa, não tem lugar nem para ser emprestado? Alguma coisa me deve estar a escapar…