Já houve treinador "certo" para o Sporting?

Aqui pergunta-se: Paulo Bento é o treinador certo para o Sporting?

Acho que também se deve perguntar: já houve treinador “certo” para o Sporting?

Peseiro foi à final da UEFA, mas acabou por nada ganhar; Fernando Santos perdeu tudo, também, até o 2º lugar quando tinha bom avanço; Boloni ganhou tudo, mas a segunda época foi sofrível (como teria sido a primeira, de resto, sem Jardel); Inácio foi campeão, mas também falhou largamente na segunda época; Manuel Fernandes e Materazzi nem aqueceram o lugar; Jozic durou uma época, em que ficou em quarto (embora fosse a equipa, uma equipa de putos, que mais prazer me deu ver jogar nos últimos tempos; incrivelmente roubada nessa época, a do “luto”); Octávio, Waseigge, Cantatore, Carlos Manuel parecem-me longe de ideais, de treinadores “certos”, para o Sporting; Carlos Queirós e Bobby Robson também não serviram (gostei muito de ver o futebol das equipas de Queirós; com estabilidade e direcções menos populistas, acho que teria resultados; Robson foi campeão e campeão no Porto, enfim, onde só não é campeão quem não souber distinguir o futebol do râguebi); etc, etc, Manuel José era “melancia”, verde por fora, vermelho por dentro, mesmo quando espetava sete a um ao Benfica, etc, etc, até, por exemplo, Malcolm Allison, dobradinha e despedimento, na mesma época, etc, etc…

[Gostava de introduzir aqui, se for útil, uma votação com os treinadores dos últimos vinte anos (incluindo o Paulo Bento). Mas não consigo. Estou num Mac e, no Safari ou no Firefox, não encontrei o botão “Nova votação”…]

não houve nem nunca havera…

Jozic!! maldita hernia q ele teve, senao tinha continuado e ainda ca andava a ganhar titulos e a mostrar como e q se poe uma equipa a jogar verdadeiramente a bola!!

q grande jogos q vi nesse ano!! a equipa apesar de ser composta por desconhecidos (na altura) era de grande qualidade!! barbosa, simao, duscher, delfim, heinze, rui jorge, iordanov, edmilson, leandro, … haviam de n ter existido as vergonhosas arbitragens desse ano e eramos campeoes!! e ate tinhamos o tiago a titular!!

PS: e ainda (se jozic continuasse) tinhamos ganho um grande central!! o santamaria em quem o jozic depositava grandes esperanças… so n se tornou numa certeza prq quem veio n apostou nele

Também acho. Para mim, foi o melhor treinador que vi no Sporting. Aquele meio-campo abafava os adversários…

Mais um voto para Mirko Jozik.

Mais um voto para Mirko Jozic…
Forma de estar fenomenal no futebol, dava gosto ver uma equipa de putos como Beto, Delfim, Vidigal, Duscher, Quiroga (por pouco tempo), Simão, Tiago junto com Barbosa, Iordanov (que o queria dispensar e foi o melhor marcador), Leandro Machado ou Bino e Rui Jorge que jogavam um futebol excelente.
Nesse ano foi o ano em que mais fomos expoliados pela arbitragem!
Por mim esse sim…assinava contracto até acabar a carreira.
Ainda havia no plantel jogadores como Patacas, Caneira, Santamaria, Viveros (este não tenho a certeza) que iniciavam a sua carreira profissional.

PS: Josefino parece que o meu post é quase uma replica do teu. Quando o escrevi nem reparei no teu… mas isto para dizer que tens precisamente a mesma ideia do que eu: Jozic melhor treinador dos ultimos 15 anos…

Jozic, sobretudo.

Teve problemas a lidar com o balneário a determinado ponto da temporada, mas sabia exactamente o que estava a fazer. Ainda me lembro de o ver a fazer treinos em que separava os jogadores defensivos para um lado e os ofensivos para o outro para treino específico… de insistir “Vai bárbousaaa, vai bárbousaaa…” vezes sem conta quando treinava as jogadas de ataque pelas alas.

Trouxe Acosta porque entendia que era preciso um ponta-de-lança de qualidade inquestionável e trouxe também Duscher e meteu Simão a jogar no seu melhor… falhou com Kmet e explicou que de facto não tinha avaliado bem a capacidade mental do jogador de se desenvencilhar longe da sua casa.

Meteu o Sporting a jogar um futebol de luxo, com uma força no meio-campo absolutamente impressionante. Era persistente, mas soube sempre emendar a mão - deixou Simão no banco numa das vezes em que concedemos um empate em casa e depois disso mais não o fez (mas disse-lhe que só o punha a jogar se ele usasse o seu um contra um); Meteu Delfim como substituto de outro por lesão num jogo com o Porto na pré-época e o homem jogou tão bem que, ao lhe perguntarem por que é que não tinha jogado de início, disse “O Delfim surpreendeu-me: mostrou-me hoje em campo algo que ainda não mostrou nos treinos”; quando Vidigal fez uma péssima exibição e chegou a ser assobiado pelos adeptos, disse apenas: “Quando um jogador cai, a seguir levanta-se”.

Autorizei a votacão e coloquei os treinadores do Sporting dos últimos 20 anos…

Para os que têm dificuldades em associar os nomes às épocas, aqui fica um pouco do historial:

1986/87 - Manuel José, Marinho e Burkinshaw - Super Taça e Vitória 7-1 ao Benfica ;D
1987/88 - Burkinshaw e António Morais
1988/89 - Pedro Rocha, Vítor Damas e Manuel José
1989/90 - Manuel José, Vítor Damas e Raúl Águas
1990/91 - Marinho Peres
1991/92 - Marinho Peres e António Dominguez
1992/93 - Bobby Robson
1993/94 - Bobby Robson e Carlos Queiroz
1994/95 - Carlos Queiroz - Taça e SuperTaça ;D
1995/96 - Carlos Queiroz, Fernando Mendes e Octávio Machado
1996/97 - Robert Waseige e Octávio Machado
1997/98 - Octávio Machado, Francisco Vital, Vicente Cantatore e Carlos Manuel
1998/99 - Mirko Jozic
1999/00 - Giuzeppe Materazzi e Augusto Inácio - Campeonato ;D
2000/01 - Augusto Inácio, Fernando Mendes e Manuel Fernandes - Super Taça ;D
2001/02 - Laszlo Bölöni - Campeonato e Taça ;D
2002/03 - Laszlo Bölöni - Super Taça ;D
2003/04 - Fernando Santos
2004/2005 - José Peseiro - Final da Taça UEFA
2005/2006 - José Peseiro e Paulo Bento
2006/2007 - Paulo Bento - Taca de Portugal ;D

FAlta aqui PB taça e supertaça.

Supertaca é desta época, por isso não vou colocar… mas a Taca já actualizei

Paulo Bento è o melhor de todos!!!-E nâo hà argumentos que me demovam!!!

Ena! ::slight_smile:

Votei Jozic.

Devo dizer que a história da hérnia foi um pretexto para a não continuação do treinador, tanto que passados poucos meses já estava a trabalhar noutro clube (ou selecção?).

Atenção que era o treinador ideal naquela altura, e seria o treinador ideal hoje em dia, tendo em conta os seus conhecimentos e experiência em futebol de formação, se tivesse a mesma idade e o mesmo nível de actualização que tinha na altura. Quase 10 anos depois, não o iria buscar para ser o treinador hoje, até porque, depois de sair da selecção da Croácia, pelos (poucos) ecos que chegaram, pouco ou nada fez.

Não há treinador ideal, a vida do clube é feita de ciclos.

Começam os bons resultados e dizem que é o treinador ideal, começam os maus resultados é melhor vir outro. Tem sido sempre assim em todos os clubes. Há excepções claro, mas são pouco (ex: fergunson no MU)

Adicionei o R Waseige que me tinha esquecido… como ninguém reclamou, suponho que ninguém tenha votado noutro por falta de opcão no Waseige… portanto, a votacão continua sem “reset” da contagem

melhor treinador…

1-Jozic
2-Marinho Peres
3-Zézinho

melhor futebol para a visão…

1-Jozic
2-Zézinho
3-Peseiro…lol e Robson

treinador com carisma…

1-Zézinho
2-Marinho Peres
3-Robson

Acho que Paulo Bento dificilmente se agunta com estas gafes…ou abéculas…
É um bom treinador ainda com alguns graves erros de casting…

Eu olho para essa lista e só me dá vontade de rir… ou de chorar nem sei bem… ???

Peseiro, Peseiro :lol:
Estou a brincar não resisti, mas levou-nos a uma final europeia e isso ninguém lhe tira.
Mas, meus Deus…Raúl Águas, Francisco Vital, Vicente Cantatore, Carlos Manuel, Robert Waseige, como foi possível.É factual, ninguém dá tantos tiros nos pés como nós!

on-topic
:mais: Pelo futebol apresentado Jozic, e uma grande pena de Robson não ter continuado no Sporting.

Mas ja estão a por em questão o p.bento? Nao se esqueçam que o homem tem feito um excelente trabalho com os ovos que lhe dão…Além disso nunca o sporting investiu tão pouco como nos anos de p.bento e em 3 anos de liga so teve 6 derrotas…Eu pergunto, tivesse p.bento a equipa que peseiro tinha no da final da uefa? A sad e que tem de dar melhores jogadores e deixar de comprar por catalogo…

Essa história do Jozic para mim é um mito que eu ainda não consegui entender muito bem. É verdade que o Sporting com ele fez alguns bons jogos mas nesse aspecto vi muito melhor com Manuel José, Marinho Peres, José Peseiro e principalmente Carlos Queirós. Também é verdade que nesse ano o Sporting foi roubado vergonhosamente, mas disso todos os treinadores do Sporting se podem queixar e mais uma vez saliento épocas como as do Queirós, Marinho ou Peseiro como igualmente escandalosas. O que é certo é que no fim o Jozic acabou no 4º lugar do campeonato, foi eliminado da Taça por uma equipa da 2ª divisão e na Taça UEFA saiu à primeira com duas derrotas portanto em termos de resultados ele está entre os piores treinadores que passaram pelo Sporting nos últimos anos.

Quanto ao melhor é difícil escolher mas tendo em conta os resultados, o futebol apresentado e algumas atenuantes eu destaco um grupo de quatro:

Manuel José-Com um grupo de jogadores muito limitado, rodeado dos piores dirigentes que já passaram em Alvalade e lutando contra um “sistema” na sua máxima força conseguiu verdadeiros milagres como por a equipa a discutir taco a taco com o Barcelona e o Nápoles do Maradona, sem esquecer os 7-1.

Marinho Peres-Onze vitórias consecutivas são o melhor arranque de temporada que eu me lembre, foram precisos muitos apitos e bandeirinhas encomendadas para travar uma equipa que chegou às meias-finais da Taça UEFA numa altura em que esta competição era mais complicada do que a TCE.

Carlos Queirós-Costumo dizer que nunca mais vou ver o Sporting a jogar daquela maneira, embora também seja verdade que dificilmente voltaremos a ter uma equipa tão boa. Só uma roubalheira vergonhosa o impediu de ganhar mais do que uma Taça de Portugal, mas o seu mau relacionamento com os Presidentes também não ajudou muito.

Paulo Bento-O balanço final está por fazer mas por enquanto merece estar entre os melhores. O futebol não é espectacular, mas é competitivo e regra geral eficaz.

Depois Boloni e Inácio pelos títulos conquistados e José Peseiro com uma equipa muito irregular, mas foi ela que me levou a cumprir o sonho de estar presente numa Final duma competição europeia, mas a forma como terminou aquela temporada foi muito dolorosa. Mesmo assim tenho de reconhecer que fizeram grandes jogos e que já há muito tempo que não se via roubar tanto como no final daquela época.

Abaixo destes considero razoáveis Bobby Robson, Mirko Jozic e Manuel Fernandes o resto divide-se entre bombeiros e maus muito maus