Na realidade, do que depreendo do regulamento o convite às claques é algo mais ou menos institucional, sendo que nem direito a voto terão (se o quiserem terão que se inscrever como delegados e dar disso conta à organização). O mesmo aos presidentes e aos presidentes de MAG dos nucleos.
Sobre o ir a votação, tendo já sido apresentado e publicado (e não sendo obrigatório do que me parece) não creio que vá a aprovação em AG até porque a próxima será obrigatoriamente em Junho (orçamento…ui!) e duvido que se faça uma apenas para o congresso entretanto.
Há as AG ordinárias que se realizam estatutariamente e de forma obrigatória em Junho para aprovação de orçamento (existe a ressalva de poder ser em Julho na base condicionante de ser um CD recem eleito) e até 30 de Setembro para aprovação do relatório de gestão e contas.
Há as extraordinárias que poderão ser convocadas pelo CD, CDeF e MAG ou por sócios cumpridos os preceitos estatutários para cada uma das hipóteses
E as eleitorais que decorrem normalmente de 4 em 4 anos ou quando sejam provocadas antecipadamente.
Perante o convite institucional enviado aos representantes das quatro claques e do vários núcleos, parece-me que um convite á AAS e á COM faria todo o sentido
Em primeira instancia a Comissão Organizadora, nomeadamente o seu Presidente, Luís Roque. Em segunda o Conselho Directivo, por ter designado esta CO e aprovado este regulamento
A ida a AG deste Regulamento, como aconteceu em 2008, penso que só beneficiaria o Congresso e por consequencia o Sporting
A mim dá-me jeito, pois dá-me tempo para ponderar e preparar a inscrição caso assim o decida, algo que dentro do anterior prazo, por questões pessoais, não consegui fazer.
Por outro lado, pode ser um sinal da fraca adesão, o que em termos de “militância” e envolvimento com o clube não deixa de ser preocupante.
Descontando o fraco interesse pelo clube por parte dos Sportinguistas (as anteriores direcções deixaram marcas muito profundas), creio que falta alguma definição por parte da Direcção em relação aos temas.
Neste momento temos:
• Sócios e Adeptos - Direitos e Deveres;
• O Papel dos Núcleos e Delegações no Universo Sporting;
• Sustentabilidade Financeira das Modalidades;
• Plataformas de Comunicação do Sporting.
Obviamente que não se pede aos dirigentes que controlem minuciosamente os assuntos do debate, mas seria interessante da parte do Sporting lançar um conjunto de perguntas mais específicas para cada tema para que as pessoas percebam em que é que podem contribuir.
P.ex.: qual é a ideia do próprio Sporting em relação ao “papel dos núcleos e delegações”? Estamos a falar de participação na vida do clube, estamos a falar de apoio organizado para deslocações/transmissões de eventos do clube, estamos a falar de políticas expansivas de número de núcleos e delegações ou estamos a falar de viabilidade financeira dos núcleos e delegações e inter-dependência com o clube? São demasiados sub-temas, demasiada conversa em potência, o Sporting deveria definir alguns assuntos que considera prioritários para tentar estimular o interesse dos Sportinguistas.
Tinha todo o gosto em participar no Congresso, mas não consigo arranjar 20 votos para ser delegado. É complicado para quem está distante conseguir reunir um número de sócios que permita somar 20 votos. Adeptos e simpatizantes conheço muito, agora sócios, conheço muito poucos, infelizmente.