IRS 2026

Nao mudou o estado ainda, submeti a 21 ou 22 de Abril.

Se eu só consegui comprar naquela altura é porque não tinha dinheiro antes, quer tenha sido por estar a receber menos ou porque ainda não tinha um conseguido juntar um montante interessante para dar como entrada.
A isenção não devia ter limite em termos de idade. Devia ser tão simples como: 1ª habitação própria? Isenção

2 Curtiram

Repara,

Se a casa A custava 100k há 7 anos e hoje custa 250k, também é expectável que o montante que tens de dar de entrada seja bastante superior.

Daí eu dizer que ou subiste muito os rendimentos nos últimos anos, ou o esforço financeiro vai ser maior ao que terias por fazer um crédito há 7 anos.

Além disso estás mais velho e por isso terás um limite inferior de anos para pagar.
Além disso a taxa de juro é muito maior agora.

Para a mesma casa que há 7 ou 8 anos atrás tinhas de dar 20k de entrada e pagar uns 300 euros de prestação, hoje tens de dar 50k e pagar mais de mil euros de prestação.

Por isso desculpa mas a menos que a tua situação tenha mudado para bastante melhor nos últimos anos, tu já podias ter comprado a casa há 7 anos.

Mas eu até concordo que a isenção poderia ser com base na primeira aquisição. Estou só a dizer que há muita gente que atira postas para o ar mas não percebe que secalhar está numa situação mais por culpa própria que outra coisa.

Eu conheço alguns gajos que se queixam que não conseguem comprar uma casa para sair de casa dos pais, mas andam de Mercedes na estrada.
Eu tenho uma casa, mas ando no Renault de 2007 que até é do meu pai..
Prioridades..

E volto a reforçar que eu não conheço a tua situação particular, estou a generalizar

Em relação ao IRS jovem, os critérios de alargamento que efetuaram este ano não são extensíveis aos últimos anos.

Ou seja quem não tinha direito em 2023 e 2024 ao IRS jovem por exemplo, permanece na mesma situação se tentar efetuar a alteração às declarações desses anos, mesmo que já esteja abrangido este ano.

Sei disso porque liguei para lá, achando que eventualmente pudesse resultar no meu caso.

Infelizmente ainda não é desta que sou abrangido, se nos últimos anos o motivo da recusa era o fator de já ter concluído ensino superior há mais de 3 anos (este ano já não há esse critério), agora é porque tenho 11 anos de descontos - sendo o máximo 10.

2 Curtiram

Se calhar o pessoal jovem com ensino superior deve equacionar a devolução das propinas em vez do IRS jovem.

Como diz o sábio povinho “vale mais um pássaro na mão que dois a voar” estabilidade fiscal é coisa que não abunda por cá.

Eu próprio aconselhei a minha mais velha a optar pelo IRS jovem.

Provavelmente já fiz merda.

por acaso também sou um bocado contra isso :grimacing:

O governo português não tem que reverter. Aquilo é um conselho do FMI mas ainda somos um país soberano que se saiba. A decisão é do governo.

Contra haver ou contra o que o FMI diz?

1 Curtiu

contra haver :face_with_peeking_eye:

1 Curtiu

O governo dá tantas benesses a quem não precisa (mais do que aquilo que pensamos) que prefiro que parte dos impostos que eu pago , beneficie pessoas normais, jovens como a filha do @coelho_scp, ou o @PJM etc.

na minha optica é como as antigas " scuts " que deixaram de o ser e algumas voltaram a ser estilo o utilizador pagador se uma pessoa usa convém pagar .

ou até o deixar de pagar na compra de casa nova os impostos .

pois o objetivo do irs jovem era os jovens não irem para fora como até diz no artigo , se um jovem quiser ir para fora não será pelo irs que não irá mas se calhar o problema são os ordenados e não o irs .

Mas cada um com a sua visão , claro que é sempre bom para quem não paga .

Isso de certeza.
O IRS é uma esmola.
Mas já que foi introduzido, o governo português nâo tem que dar ouvidos ao FMI, muito menos pelo argumento da despesa.
Mas o mais certo é o governo seguir o FMI.

Por mim pagam como os outros. Eu vivo numa casa arrendada tenho 2 filhos e a mim o estado não me ajuda em nada.

1 Curtiu

vá lá estamos de acordo em algo :tada: :rofl:

2 Curtiram

Algum dia tinha de ser :joy:

1 Curtiu

Porque nâo tens direito?

Estou por fora da legislação, não sei a quem se aplica e porquê.

Já tenho mais de 40 anos :sweat_smile:… nem médico de família tenho … o pior não é o IRS jovem. O pior é a classe média por conta de outrem, que é o meu caso que financia tudo. Vê lá se os profissionais liberais pagam um décimo dos impostos de um profissional por conta de outrem.

Outro assunto absurdo é a falta de médicos.. então anda o estado - eu, tu e todos a pagar os cursos anos a fio e depois vão para o privado? Na boa.. desde que paguem ao estado o curso ou então terão de ficar 10/15 anos no público. Há coisas que não entendo…

1 Curtiu

Ok, sim compreendo.
É o meu caso também. Igual a ti, com poucas diferenças. Pagas tudo, não há por onde fugir, poucas benesses.

Mas mesmo assim, há outros a receber benesses que merecem ainda menos que os jovens (se bem que 35 seja esticar a corda nisso do jovem).

ora ai está se fosse até aos 26 \ 27 uns aninhos depois de sairem da fac , agora até aos 35 ? mesma coisa na compra da primeira casa não pagarem os imposto de selo até aos 35 .

se é para icentivar era pouco tempo depois de sairem da fac e nao até aos 35 .

1 Curtiu

Só compras uma casa depois de saíres da faculdade se já tiveres um saldo jeitoso na conta. Ou seja, eras capaz de só estar a ajudar quem não precisa assim tanto

Tudo bem que tens o financiamento a 100%, mas isso é mais uma armadilha do que outra coisa