Não quero dizer mal do iPhone X, o produto parece-me extremamente bem concebido e o sistema de desbloqueio pode vir a dar cartas no futuro, mas não acho que se possa considerar isto um produto “groundbreaking” quando todas as funcionalidades já existiam em telefones mais antigos:
Design - Vai buscar um bocadinho a todo o lado. A barra preta em cima é uma ideia já idealizada pelo essential phone, o Edge to Edge display é algo que saiu para o mercado com o Xiaomi Mi Mix.
Fotografia - A nível técnico as câmaras são inferiores às que encontramos no Galaxy Note 8 e no OnePlus 5. O algoritmo pode ser melhor, mas isso só testes mais aprofundados revelarão.
Vidro - Apresentado como o “melhor vidro de ecrã colocado num smartphone”, não passa de um simples Corning Gorilla Glass 5 mas sem a marca, uma vez que a Apple paga à Corning para não utilizar o nome.
Display - O “melhor OLED do mercado” é o mesmo que equipa o Galaxy S8 e o Note 8. Aliás, o ecrã do Note 8 foi considerado o melhor ecrã do mercado em quase todos os níveis.
Onde a Apple se encontra “head and shoulders” acima da concorrência é na sua tecnologia proprietária de processamento, vulgo chipset. Ainda assim, o telefone encontra-se capado na raiz por só trazer 3GB de RAM o que, para VR, é francamente pouco.
Acrescento, ainda, que o departamento de Software da Apple tem sido uma desgraça, o iOS tem caído de qualidade desde o 6 e isto tem sido uma constante. Sim, traz mais “emojis” e features engraçadas, mas no fim do dia o que tenho notado é que o Android continua a evoluir de forma bem constante ao passo que o iOS tem perdido estabilidade e adicionado porcarias que não ajudam ninguém. Destaque para a mudança de paradigma da Apple no que concerne à utilização do equipamento. Se antes era tudo super intuitivo, agora temos duplos cliques para uma coisa, long press para outra, drag para fechar mas drag até ao meio para o multitasking, force touch para isto e light touch para aquilo.
Uma empresa que conseguiu sempre proporcionar a melhor user experience do mercado está a perder isso. Aliás, não é por acaso que muitos developers não iOS estão a voltar para a plataforma Windows.