iPad - a nova maravilha da Apple

Visto ser um fã dos produtos Apple, aqui vai um que saiu muito recentemente: o iPad. E o que é o iPad perguntam vocês? Basta verem os vídeos da apresentacão que o Steve Jobs, CEO da Apple, fez no final de Janeiro deste ano para perceberem.

Se estiverem a pensar arranjar um Netbook (para ver vídeos, fotos, aceder à Net e que seja portátil), considerem verdadeiramente um iPad e coloquem de lado essas geringonças amanhadas do milénio passado. Quem vos aconselha é um utilizador regular de um iPhone, iMac e MacBook Pro. :wink:

Apple Announces iPad - Part 1 of 4

Apple Announces iPad - Part 2 of 4

Apple Announces iPad - Part 3 of 4

Apple Announces iPad - Part 4 of 4

O iPad

Especificações:

Ecrã
* Ecrã panorâmico brilhante Multi-Touch de 9,7 polegadas (diagonal) com retroiluminação LED e tecnologia IPS
* Resolução de 1024 por 768 pixels a 132 pixels por polegada (ppp)
* Revestimento oleofóbico resistente a impressões digitais
* Suporte para apresentação de vários idiomas e caracteres em simultâneo

Wi-fi e rede móvel
Modelo Wi-Fi
* Wi-Fi (802.11 a/b/g/n)
* Tecnologia Bluetooth 2.1 + EDR

Modelo Wi-Fi + 3G
* UMTS/HSDPA (850, 1900, 2100 MHz)
* GSM/EDGE (850, 900,1800, 1900 MHz)
* Apenas dados2
* Wi-Fi (802.11 a/b/g/n)
* Tecnologia Bluetooth 2.1 + EDR

* Bússola digital
* GPS assistido (modelo Wi-Fi + 3G)
* Rede móvel (modelo Wi-Fi + 3G)

Conteúdo da caixa
* iPad
* Cabo de conector de base de ligação para USB
* Adaptador de corrente de 10 W
* Documentação

Capacidade
* Memória flash de 16, 32 ou 64 GB

Processador
* Chip A4 Apple de 1 GHZ personalizado, de alto desempenho e baixo consumo

Sensores
* Acelerómetro
* Sensor de luz ambiente

Reprodução de áudio
* Resposta de frequência: 20 Hz a 20.000 Hz
* Formatos áudio compatíveis: AAC (16 a 320 Kbps), AAC protegido (da iTunes Store), MP3 (16 a 320 Kbps), MP3 VBR, Audible (formatos 2, 3 e 4), Apple Lossless, AIFF e WAV
* Limite de volume máximo configurável pelo utilizador

TV e vídeo
* Compatível com adaptador de conector de base de ligação 1024 x 768 para VGA; 576p e 480p com cabo A/V componente Apple, 576i e 480i com cabo composto Apple
* Vídeo H.264 até 720p, 30 fotogramas por segundo, perfil principal de nível 3.1 com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48 kHz, áudio estéreo nos formatos de ficheiro .m4v, .mp4 e .mov; vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 fotogramas por segundo, perfil simples com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48 kHz, áudio estéreo nos formatos de ficheiro .m4v, .mp4 e .mov

Anexos de email compatíveis
* Tipos de documentos visualizáveis: .jpg, .tiff, .gif (imagens); .doc e .docx (Microsoft Word), .htm e .html (páginas da internet), .key (Keynote), .numbers (Numbers), .pages (Pages), .pdf (Preview e Adobe Acrobat), .ppt e .pptx (Microsoft PowerPoint), .txt (texto), .rft (rich text format); .vcf (dados de contacto), .xls e .xlsx (Microsoft Excel)

Idiomas
* Suporte de idioma para inglês, francês, alemão, japonês, holandês, italiano, espanhol, chinês simplificado, russo
* Teclado compatível com inglês (EUA), inglês (RU), francês (França, Canadá), alemão, japonês (QWERTY), holandês, flamengo, espanhol, italiano, chinês simplificado (escrita e pinyin), russo
* Dicionário compatível com inglês (EUA), inglês (RU), francês, francês (Canadá), francês (Suíça), alemão, japonês, holandês, flamengo, espanhol, italiano, chinês simplificado (escrita e pinyin), russo

Acessibilidade
* Reprodução de conteúdo com legendas
* Leitor de ecrãs VoiceOver
* Ampliação de zoom de ecrã inteiro
* Branco sobre preto
* Áudio mono

Bateria e alimentação
* Bateria integrada de polímeros de lítio recarregável de 25 Whr
* Até 10 horas de navegação na internet em Wi-Fi, visualização de vídeos ou audição de música
* Carregamento através de adaptador de corrente ou USB para sistema de computador

Entrada e saída
* Conector para base de ligação
* Ficha de auscultadores estéreo de 3,5 mm
* Altifalantes integrados
* Microfone
* Tabuleiro para cartão SIM (só no modelo Wi-Fi + 3G)

Botões e comandos externos
* Ligar/Desligar, Suspender/Activar
* Silêncio
* Aumento/redução de volume
* Página principal

Requisitos de sistema Mac
* Computador Mac com porta USB 2.0
* Mac OS X v10.5.8 ou posterior
* iTunes 9.0 ou posterior (download gratuito em www.itunes.com/pt/download)
* Conta na iTunes Store
* Acesso à internet

Requisitos de sistema Windows
* PC com porta USB 2.0
* Windows 7 ou Windows Vista; Windows XP Home ou Professional com Service Pack 3 ou posterior
* iTunes 9.0 ou posterior (download gratuito em www.itunes.com/pt/download)
* Conta na iTunes Store
* Acesso à internet

Requisitos ambientais
* Temperatura de funcionamento: 0 ° a 35 ° C
* Temp. de armazenamento: -20 ° a 45° C
* Humidade relativa: 5% a 95% não condensável
* Altitude máxima de funcionamento: 3.000 m

Fan Boy! :twisted:

http://mobile.venturebeat.com/2010/02/15/android-tablet-adobe-nvidia/

Já tinha visto, mas não me fascina. Continuo a preferir um netbook, que dá muito mais jeito para saídas. Numa esplanada, por exemplo, dá mais jeito o netbook, que dá para pousar na mesa e ter as mãos ocupadas, enquanto o iPad não deixa ter essa liberdade de movimentos. :slight_smile:

Também podes pousar o iPad. (é como pousar um iPhone gigante :P) Vê o vídeo e percebes quão fácil é manejar a coisa.

Pois, mas se for como o dos telemóveis e por aí fora então não vai chegar aos calcanhares do iPad. Já vi imensas variantes de smartphones por tudo quanto é canto e a única coisa que digo sempre no final é: “Meu rico iPhone!”.

Pode ser que mude de ideias mas tou um tanto ou quanto ceptico quando ao IPad, e precisamente porque tenho um IPhone 3GS…Nao tem funcoes nenhumas que o telefone nao tenha. E pra usar em casa comprei ha pouco tempo um laptop da Toshiba com um ecran de 17 polgadas.
O IPad parece ser um IPhone que tomou muito esteroides :mrgreen:

preços?

Aqui na Europa deve ser os preços em USD mas com o simbolo do euro. O IPad mais barato acho que custa nos EUA $599

uiii muito caro!!! comprei o meu hp 16.4 polgadas por 699€!!! lol

Sim, eu também não o quereria, porque o meu iPhone faz tudo e mais alguma coisa, mas se tivesse de andar a escrever a toda a hora, a ter de passar muito tempo ao ecrã e que essas funções tivessem de ser fora de casa num sítio qualquer então seria ideal… já te imaginaste a escreveres um documento com muitas linhas ou a ver um vídeo ou outra coisa multimédia de 2 horas num iPhone? Seria um pesadelo e nesse sentido e também para quem não precisa de programas que exijam um laptop como um MacBook e se fique pelas coisas básicas, o iPad é perfeito.

http://www.apple.com/pt/ipad/pricing/

O preço mais baixo é de 500$.

Até admito que sim, mas para mim (além do óbvio apuro estético e a duvidosa sensação de status) é mais hype que outra coisa.

Além que todos os sistemas da Apple são demasiado restritivo em relação ao que se pode fazer (admito que nem sempre completamente legal).

Mas atenção, a adjectivação de Fan Boy, foi mais uma “picardia” sem qualquer outra intenção. Cada um usa o que quer e acima de tudo o que pode.

Estou longe de ser um anti-Apple.

Mas já agora! :twisted:
http://terramel.org/ipad-fanboys-da-apple-continuam-sorvendo-a-diarreia-de-steve-jobs/

Paracelsus, vais comprar um?

Eu também achava que era hype até passar a ter um. :mrgreen: Agora não quero outra coisa. E sinceramente, para quem trabalha e tem outras ocupações, os produtos desenvolvidos pela Apple encixam quase na perfeição, ao contrário dos outros que só dão chatices e perdas de tempo. Os PCs são bons para quem tem tempo e gosto em mexer e experimentar, quem quer aprender como é que a coisa funciona, mas não para quem quer “usar”.

Não. Tenho um MacBook Pro, um iMac e um iPhone e como não tenho necessidade andar a trabalhar em cafés ou em centros comerciais a toda a hora, a portabilidade do MacBook Pro é mais que suficiente. E quando não tenho o MacBookPro e quero espreitar a Net, ou um vídeo ou um mail ou um jogo então é só usar o iPhone.

Tenho Portatil e tenho IPhone e estuo maravilhado com o Ultimo. Agora o que me questiono é se o proximo será um Macbook, só que a unica coisa que me deixa com um pé atrás é saber se uma pessoa se adapta depressa ao Mac tendo sempre trabalhado com Windousch.

Experimenta “arranjar” (com ênfase nas aspas) aplicações para arquitectura que verdadeiramente funcionem em Mac e tenham boa comunicação com o standard AutoCad (sem soluções de dual boot com win).

Quanto à 2ª parte, não sabendo muito, acabo por marginalmente me incluir na tua catalogação sobre o “mexer” nas coisas.

Mas sempre te digo que, com dinheiro, não me importava mesmo nada de experimentar “a vida num Mac”! :great:

@ psilva,

A minha irmã é Arquitecta de Interiores e usa um iMac todo os dias no trabalho. Ela queixa-se que há um ou outro programa que de facto não funcionam no Mac, mas vê só que neste Natal meteu o seu Acer na gaveta e comprou um MacBook Pro igual ao meu. ;D

@ Patrick

A adaptacão é facílima e só terás dificuldades caso a tua área de trabalho seja em coisas muito específicas que não existam em Mac… de resto, tens já o Photoshop, Aperture, Fireworks e programas do género para o Mac. :wink:

Sem desprimor para os arquitectos de interiores, as solicitações são tendencialmente diferentes.

As comunicações entre especialidades (engenharias e afins) é feita nos formatos AutoCad e eu bem sei o que paço quando recebo ficheiros convertidos de Mac para os tornar utilizáveis (ultimamente está melhor). Para não falar nos recursos extra que existem.

Mas com a perspectiva de adquirir um Mac é irrealista por razões mais primárias (a nefasta ausência de euros) nem sequer me preocupo!

Estava a ler o tópico com algum interesse e aproveito para dizer que adquiri o meu macbook pro 13" na passada terça-feira…

Estou super contente, se tivesse de descrever o computador numa só palavra: Harmonia.

Não há anda tão inteligentemente concebido… A adaptação é super fácil, a única coisa que requer habituação (cerca de 30m) é a ausência de segundo clique do rato. Mas depois é tudo uma questão de configurações do touchpad que é fantástico e permite fazer uma enorme variedade de coisas…

Aconselho vivamente Patrick…

Abraço

Os problemas dos PC’s é que o Windows tem que ser compatível com quase todo o hardware existente, ao contrário dos Mac’s onde existe uma simbiose entre hardware e software, isto é, a máquina é feita para o sistema operativo que corre. Por isso mesmo, é natural que o Windows dê mais problemas. Claro que não são estas as únicas razões, porque a Microsoft ainda assenta o seu sistema operativo em conceitos como o registry que só dão chatices e o Windows é mais vulnerável do que os sistemas Unix (o Mac OS X é Unix) a ataques externos. No entanto, acho sempre que é uma comparação injusta pela multiplicidade de hardware que o Windows tem de suportar.

E a verdade é que eu usei Windows durante muito tempo, bem como a minha família, sem qualquer problema. A maior parte dos erros dá-se devido ao utilizador que abre mails com ficheiro .exe ou sacam coisas da net sem correr o antivírus. Um PC bem cuidado (e não é preciso ter muito trabalho) corre tão bem ou melhor do que um Mac. Para além disso, há coisas que são frustrantes como o Microsoft Office para Windows ser bastante melhor que o iWork ou que o MS Office para Mac (Excel?). E eu sou um utilizador regular dos dois sistemas.

Em relação ao iPad, parece-me um conceito muito interessante mas que, nesta fornada (porque nunca se deve comprar a first generation dos produtos Apple) não me suscita o desejo de comprar por uma razão simples: falta de multi-tasking. O iPad não será um notebook killer para já devido à impossibilidade de correr duas aplicações em simultâneo, algo que acho estranho não ser incluído. Percebo que o multi-tasking pode comprometer a estabilidade do sistema, mas acho que um aparelho destes se torna um bocado inútil sem esta possibilidade. Apesar disto tudo, não tenho dúvidas que esta questão será corrigida nos lançamentos futuros e o produto será um sucesso.

Estou certo que o iPad não será para teres um Excel a correr ao mesmo tempo que um Word e ainda uma aplicação de edição gráfica básica. Será antes para coisas muito mais básicas, porque se queres o que referi então andas com o MacBook debaixo do braço e não precisas de um iPad pra nada. Aliás, a primeira parte do vídeo mostra o Steve Jobs a dizer exactamente os pontos em que o iPad é bom e nenhum deles está relacionado com Excéis, edições multimédia e por aí fora.

O Excel é talvez a parte mais frustrante de um Mac, se alguém trabalha muito com Excel que pense 2 vezes antes de comprar um Mac… por outro lado, basta instalar o Bootcamp (que vem de origem) e podemos ter o Windows (e deste modo o Office) e o Leopard a correr de modo nativo num Mac com desempenho total.

Mas o ponto, penso, não era exactamente esse. Era a impossibilidade de por exemplo estar a ouvir música e navegar na net.

Os exemplos do office são mais generalizados à plataforma Mac no seu todo parece-me.