Internet a 20 MB por segundo

Fonte: Diário Digital (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=231146)

Sonaecom aumenta velocidade de acesso para 20 Mbps

A Sonaecom anunciou hoje que vai passar a oferecer ligações à Internet com velocidades de 20 megabits por segundo (Mbps) para clientes empresariais e residenciais, a partir da próxima semana.

Esta nova oferta da Novis (serviço de rede fixa para clientes empresariais) e Clix (serviço de rede fixa para clientes residenciais) substitui a actual oferta de 16 Mbps.

O administrador da Sonaecom responsável pela Novis e pelo Clix, Pedro Carlos, disse, num encontro com a imprensa, que a oferta de 16 Mbps era já a mais rápida em Portugal e a nova oferta está ao nível das mais rápidas na Europa.

Carlos explicou que todas as centrais telefónicas desagregadas pela Sonaeom estão equipadas com a tecnologia ADSL II+ (acesso à Internet em alta velocidade por fio de cobre), o que permitirá que todos os seus clientes de acesso directo deverão ter acesso à nova oferta.

Actualmente, a Sonaecom tem 153.790 clientes, que representam 53 por cento do total de clientes, tendo aumentado 14 vezes desde do primeiro trimestre de 2005 para os primeiros três meses deste ano.

O número de centrais ligadas à Novis passou de 34 para 130, no mesmo período.

O administrador da empresa do grupo Sonae afirmou que a Novis e o Clix conquistaram 41 por cento dos novos clientes de banda larga no primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2005 contra 40% do grupo PT e 19% dos restantes operadores.

Isto significa que, pela primeira vez, a Sonaecom «ultrapassou o grupo PT na conquista de novos clientes», disse.

Pedro Carlos acrescentou, ainda, que, nos primeiros três meses do ano, 79% dos clientes que abandonaram a PT escolheram Novis ou Clix.

No primeiro trimestre deste ano, face a igual período de 2005, as receitas de acesso directo cresceram 137%, para 12,5 milhões de euros.

Uma excelente razão para desejar que a OPA falhe é que a concorrência não diminua (por mais que a Sonaecom fale de alienar a rede de cabo, a concorrência iria sempre baixar). Espero é que não se lembrem tão cedo de aumentar as mensalidades para os clientes mais antigos, ou que se o fizerem o façam a troco de serviços úteis.

Eu queria mais consumos por mês, não mais velocidade…

PS: Sapo ADSL 4M 10GB/40GB.

A linha de cobre deve ser do Estado e não de uma única empresa como acontece hoje. Com isto aposto que os preços (e não só) vão melhorar.