Interessante !

[quote]FIFA impõe 18 clubes nos campeonatos profissionais
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou esta quinta-feira que os campeonatos profissionais de cada país deverão contar apenas com 18 clubes a partir da época 2007/08.
A decisão foi tomada no 56.º Congresso do organismo que rege o futebol mundial, a decorrer presentemente em Munique.

«Claro que esta medida não poderá ser aplicada de imediato, pois precisamos ainda de pensar nos calendários. Por isso, penso que a partir da época 2007/08 poderá entrar em vigor», explicou Blatter.

[b]Recorde-se que em Portugal o campeonato será a partir da próxima época disputado por 16 clubes. Inglaterra, Itália, Espanha e França são disputados por 20 clubes, enquanto na Alemanha há 18 equipas no escalão principal. [/b]

O futebol portugues prima e encontrar soluçoes ao contrario dos outros paises e da entidade maxima do futebol…muito curioso.
Iremos ter um campeonato a 16 so uma epoca…voltando depois aos 18 que durante muitos muito tempo foi o numero de clubes que actuaram na 1ª divisao.

Não será bem assim …
Os outros principais campeonatos europeus é que têm muitas equipas. De 20 passarão a menos 2.

No meu entender penso que a redução para 16 se enquadra mais para a competitividade do nosso País, e mesmo assim acho que os campeonatos secundários têm de ser repensados, caso contrário vão acontecer cada vez mais casos como os do Marco, Oliveirense, Estoril, Setúbal … na época que findou.

Também me parece que esse é o numero limite, quem quiser poderá ter menos

[i]A nossa liga foi um belo exemplo do porquê de se jogar com menos clubes, basta para isso ver quantos clubes andaram na zona de despromoção durante a época que findou. Salvo o erro eram para ai uns 5 - 6 que podiam descer…é muito para ser competitivo.

Quanto a decisão da fifa, penso eu, que é só para impôr um limite máximo.[/i]

interessante mesmo é a futbolada que se está a tentar marcar na area de membros registados 8) :smiley: -

“this is only free publicitates para haver enough participates on tha game” 8) - sorry the off-topic"

Isso não se justifica… Há países que pela sua dimensão não faz sentido que tenho 18 clubes. Veja-se a suíça que tem apenas 10. E connosco faz todo o sentido que sejam 16, uma vez que assim foi durante muitos anos e tendo em conta a dimensão do nosso país e o facto de (quando são 18 clubes) alguns dos clubes passarem o ano sem dinheiro para pagar a jogadores, com campos de futebol miseráveis e que não são dignos de uma I Divisão, e com médias de 700 pessoas na assistência…

Não é uma obrigatoriedade, é sim um limite máximo.
Já há dezenas e dezenas de anos que campeonatos europeus têm poucos clubes.