Iniciados - 2021/2022

Para discutir tudo relacionado com a época Iniciados 2021/22, onde se procura revalidar o título (bicampeonato), visto que em 2020/21, tal como em 2019/20, não houve título atribuído.

PEDRO PONTES E NUNO LAIRES RENOVAM LIGAÇÃO AO CLUBE

Por Sporting CP
30 Jun, 2021

INICIADOS

Treinadores principais dos sub-14 A e B

Pedro Pontes, de 34 anos, e Nuno Laires, de 31 anos, renovaram os seus contratos com o Sporting Clube de Portugal e vão continuar a orientar, respectivamente, as equipas de sub-14 A e B dos Leões.

Desde 2010 no Clube, Pedro Pontes passou por vários escalões de formação Leoninos e no momento da assinatura mostrou-se orgulhoso por continuar a trabalhar no Sporting CP. “Já lá vão muitos anos, mas é sempre um motivo de orgulho participar neste processo de formação com o Sporting CP. Quando renovamos o contrato sentimos que a instituição acredita em nós e nós também acreditamos na formação”, começou por dizer o técnico dos sub-14 A à Sporting TV .

Perfeitamente identificado com a visão do Clube, Pedro Pontes enalteceu a importância de “desenvolver um trabalho integral” com os jovens: “Acreditamos que se forem bons cidadãos e bons alunos, provavelmente serão bons jogadores, porque talento todos têm. No entanto, o caminho a percorrer é longo e a nossa expectativa com eles terá sempre de ser dia-a-dia, jogo a jogo e treino a treino, porque só assim faz sentido estar na formação”.

Já Nuno Laires, que chegou ao Clube em 2016, também destacou o “orgulho” de “ver o reconhecimento da instituição, ainda para mais depois de duas épocas atípicas para todos”, realçou o técnico dos sub-14 B. Contudo, o “balanço é positivo”, atendendo às condicionantes da pandemia, considerou: “Fizemos um excelente trabalho, mas claro que a evolução não foi a normal, houve alguns obstáculos ao processo”.

Agora, de vínculo renovado, o treinador aponta com esperança à temporada que se avizinha. “Esperemos que a próxima época nos traga uma situação pandémica mais resolvida e que possamos fazer uma época do início ao fim sem paragens, tendo um período contínuo de aprendizagem com competição e por isso um processo continuado de crescimento sustentado”, sublinhou, por fim.

MIGUEL ALMEIDA E FILIPE SILVA CONTINUAM DE LEÃO AO PEITO

Por Sporting CP
30 Jun, 2021

INICIADOS

Adjuntos das equipas sub-14 renovam vínculos

Miguel Almeida e Filipe Silva, treinadores-adjuntos das equipas de futebol sub-14 do Sporting Clube de Portugal, renovaram os contratos que os ligam ao emblema de Alvalade.

No momento da assinatura dos novos vínculos, que contou com a presença do director do futebol de formação Tomaz Morais, ambos os técnicos não esconderam a felicidade por continuarem no Sporting CP.

“É um motivo de grande orgulho ter a confiança desta grande instituição e apresentar o nosso trabalho num ano muito difícil. Devido à pandemia, estivemos vários meses a trabalhar a partir de casa e a manter uma grande ligação com os atletas por videochamada. Esperamos que o novo ano nos traga coisas diferentes deste último ano e parecidas ao passado. Desejamos ter os miúdos no campo. (…) Sinto responsabilidade e motivação. É uma motivação acrescida saber que o trabalho que estamos a desenvolver vai trazer frutos para todo o Clube”, disse Miguel Almeida à Sporting TV , com Filipe Silva a concordar.

“É um prazer e um orgulho enorme continuar a fazer parte desta grande instituição. Foram quatro anos em que vi, com esta renovação, o meu trabalho reconhecido e toda a minha competência e a da equipa técnica em que estou inserido. É um prazer continuar a fazer parte desta casa. A responsabilidade e a exigências são sempre máximas neste Clube e o nosso objectivo a cada treino e jogo é continuar a potenciar o jogador Sporting para que eles fiquem, ano após ano, cada vez mais perto do objectivo final de, um dia, integrarem a equipa principal do Sporting CP”, contou Filipe Silva.

PEDRO CORREIA ASSINA CONTRATO DE FORMAÇÃO

Por Sporting CP
09 Jul, 2021

INICIADOS

​Avançado de 14 anos tem Tiago Tomás como referência

Pedro Correia é mais uma aposta de futuro. O avançado, de 14 anos, assinou esta sexta-feira o primeiro contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal, que representa desde 2019.

“Estou muito feliz, esta era uma das minhas metas desde que cheguei ao Sporting CP. No entanto, isto ainda não é nada, é preciso trabalhar muito para atingir o maior objectivo, que é chegar à equipa principal”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Natural da Madeira, o jovem talento admitiu que os primeiros tempos na Academia, em Alcochete, foram “difíceis” pois não pôde contar com a presença dos pais no continente.

“Não ter a ajuda deles dificultou um pouco as coisas, mas com o passar do tempo foi melhorando e agora está a correr tudo bem”, assegurou, revelando que foi “muito bom” poder voltar a trabalhar com os colegas após 14 meses de paragem devido à pandemia. “Os treinos eram online e não havia interacção com a bola, não é a mesma coisa. Fiquei muito feliz quando soube que ia poder voltar a fazer o que mais gosto, que é jogar futebol”, sublinhou.

Apesar da tenra idade, Pedro Correia descreve-se como um jogador que trabalha “para o colectivo” e que gosta de “ajudar os colegas e marcar golos”, apontando Tiago Tomás como uma referência. “Gosto muito dele porque sempre conseguiu conciliar o futebol com os estudos. Além disso, é bom jogador: remata bem, é rápido e ajuda o Sporting CP”, disse.

Por fim, o avançado que começou a carreia no CD Nacional, emblema que representou durante cinco épocas, deixou uma mensagem aos adeptos e Sócios do Sporting CP. “Agradeço a confiança, vou honrar sempre esta camisola”, finalizou.

Foto Isabel Silva

SUB-15 E SUB-16 DE REGRESSO

Por Sporting CP
28 Jul, 2021

INICIADOS

Equipas reuniram-se em Alvalade

As equipas sub-15 e sub-16 de futebol do Sporting Clube de Portugal apresentaram-se ao trabalho, esta quarta-feira, dando o pontapé de saída para 2021/2022 numa reunião simbólica.

Numa sessão decorrida no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, onde jogadores e equipas técnicas se reuniram na apresentação que contou também com a presença e os discursos de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, Tomaz Morais, director do futebol de formação, Paulo Gomes, director geral da Academia Sporting e, ainda, de João Couto, director técnico do futebol de formação.

No final da sessão, João Santos, treinador dos sub-16, falou aos meios de comunicação do Clube, enaltecendo, primeiro, as “sensações boas e positivas” neste regresso.

“A nível formativo, com o modelo centrado no jogador, as expectativas são as mesmas, ajudando cada atleta nas várias vertentes para que possam crescer e evoluir”, revelou o técnico, antes de projectar os primeiros dias da nova temporada: “Desde cedo, vamos relembrar as normas, os valores e a cultura do Clube, porque essas premissas são fundamentais para depois olharmos para as dimensões tácticas, técnicas, entre outras”.

Depois Francisco Machado, defesa 15 anos da equipa sub-16, também lançou a nova época: “Queremos arrancar da melhor maneira possível. Vamos dar sempre tudo, com garra e máxima responsabilidade sempre. O objectivo é sempre melhorar”.

Por sua vez, Bernardo Bruschy, treinador dos sub-15, também considerou a apresentação um momento “bom para regressar e estar juntos”, acrescentando: “Vamos iniciar um trajecto que vai ser longo, queremos fazê-los sentir Sporting CP novamente e dar o pontapé de saída”.

Depois de uma época atípica, interrompida por uma longa paragem devido à pandemia, o técnico Leonino quer agora “dar o passo em frente e ter perspectivas positivas de que o campeonato se desenrolará da forma natural e os treinos também”, disse, sublinhando de seguida os grande objectivos para 2021/2022. “O nosso propósito, independentemente do escalão, é só um: formar jogadores para um dia chegarem à equipa A. A nossa principal meta é desafiar estes miúdos para que se possam superar e atingir os seus sonhos”, apontou.

Também Rodrigo Cabrito, defesa de 14 anos dos sub-15, mostrou a sua felicidade por voltar a reunir-se com a sua equipa.

“Estamos muito felizes, já tínhamos saudades uns dos outros e estamos preparados para esta nova época. Estamos com muita vontade, vamos com todo o compromisso e atitude e o mais importante é que no fim da época consigamos sentir a evolução”, concluiu o jovem Leão.

Não sei em que dia é, mas penso que recebemos o Benfica na primeira jornada do campeonato sub-15.

BERNARDO BRUSCHY: “VAI SER UM BOM DESAFIO PARA AMBAS AS EQUIPAS”

Por Sporting CP
24 Ago, 2021

FUTEBOL FORMAÇÃO

Sporting CP estreia-se no campeonato sub-15 diante do SL Benfica esta quarta-feira

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal estreia-se, nesta quarta-feira, no Campeonato Nacional da categoria, recebendo o SL Benfica na Academia Sporting, às 10h30.

Bernardo Bruschy lidera uma equipa jovem com duas caras novas, referindo que a pré-época foi um “período positivo” e elogiou os novos jogadores que tem à disposição. “Vieram ainda mais preparados do que aquilo que esperávamos. Portanto a adaptação foi fácil. São miúdos trabalhadores e com muita qualidade. Vamos ter vários atletas para cada posição e isso é bom porque vai fazer com que haja maior competitividade interna. Isso vai ajudar a que todos cresçam, que é aquilo que queremos”, começou por dizer o treinador Leonino, atirando: “Estamos prontos para começar o campeonato”.

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, há logo um dérbi a abrir e, no entender de Bernardo Bruschy, isso até é positivo. “Não mudámos a nossa forma de trabalhar, trabalhamos sempre da mesma maneira, seja qual for o adversário e por isso estamos preparados para jogar contra quem for. Foi aquilo que o sorteiro ditou e ainda bem que vai ser um dérbi contra o SL Benfica. Vai ser, certamente, um jogo bastante interessante, competitivo e um bom desafio para ambas as equipas”, referiu o técnico, admitindo que não estou o adversário: “Só nos centrados em nós. Os nossos jogadores já fizeram muitos dérbis e já conhecem alguns movimentos e características dos jogadores adversários. A nós cabe-nos apenas fazer crescer a equipa e prepará-la para a época que aí vem”.

O treinador verde e branco falou ainda do regresso do público às bancadas, referindo que “é muito bom para todos”. “Vai ser bom ter os adeptos de volta. Espero que a equipa retribua com um jogo de qualidade”, afirmou.

O médio João Simões também fez a antevisão a esta partida, dando conta da confiança Leonina: “Estamos preparados, treinámos muito e, finalmente, vamos estar juntos depois da grande paragem que houve por causa do COVID. Estamos ansiosos para voltar a competir e a jogar com público”.

“O SL Benfica é um adversário forte com jogadores que têm uma grande qualidade técnica e que, como equipa, joga muito bem. Nós vamos tentar anulá-los e ganhar o jogo”, disse, mostrando-se satisfeito com o regresso dos adeptos aos jogos: “Estamos todos muito felizes por voltarmos a ter os nossos familiares, amigos e adeptos nas bancadas”.

No ZZ diz que o jogo está adiado-

Está adiado, porque era para se ter realizado no último fim de semana.

1 Curtiu

Não sei como está agora, mas este puto era muito bom quando jogava cá na Madeira.

Mesmo a jogar com mais 1 desde os 6 minutos contínua o empate. Mesmo com mais um jogador parecemos claramente superiores e já no 11x11, ainda que sem tanta evidência, isso se notava.
O João Simões e o Rafael Camacho estão a fazer um belo jogo.
O lateral Rafael Cabrito é muito interessante. Curioso para ver o Gaby quando entrar.

Grande jogo do Sporting mesmo antes da expulsão merecida do jogador do Benfica.

Muita atenção a esta geração com Rodrigo Cabrito, Eduardo Felicíssimo, Rafael Camacho, João Simões e Geovany Quenda.

Afonso Moço sofre muito no jogo pelo seu físico mas é o maior talento que temos nesta equipa. Se não der o salto vai perder o comboio mas é bom ver que valorizam o talento em Alcochete.

Não estamos a dar 3 ou 4 pela baixa capacidade de decisão/definição do Rafael e falhanços do Quenda.

Pedro Correia está lesionado? Um amigo meu que faz scouting de talento já “pintou” o miúdo como um dos maiores talentos da nossa Academia.

1 Curtiu

O Rafael Melo foi dos que menos gostei, muita corrida mas com a bola no pé esteve quase sempre mal.
Esta geração é muito boa, mesmo jogadores como o Pedro Correia ou o Gonçalo Correia não estão nos convocados. O Gaby que é um dos maiores talentos da academia está no banco.

Não conheço a geração.

É o primeiro jogo que vejo após conversa recente com o amigo que referi no post anterior.

Rodrigo Cabrito, João Simões e Quenda são os jogadores mais evoluídos nesta fase mas o talento do Moço é notório e só assim um jogador tão abaixo dos restantes fisicamente consegue aparecer no jogo.

Que lance delicioso do Moço.

Que consiga evoluir fisicamente porque o talento dele são 100x o peso.

Classe!

P.S. Penálti claro sobre o Quenda não assinalado após lance anterior que também deixa muitas dúvidas.

1 Curtiu

Golo da lampionagem…

Inacreditável este lance e o nosso central só não borrou mais a pintura porque não calhou.

O Rafael Mota que no ano passado já andava pelos Iniciados só fez bosta.