Iniciados 05/06 - Fase Final

Já que não acompanhámos os iniciados durante a presente época na mesma medida em que temos vindo a seguir as carreiras dos juvenis e dos juniores, decidi criar este tópico para acompanharmos a sua fase final. O FC Porto é o actual detentor do título. Nós tentamos recuperar aquilo que foi nosso em 2002/03 e 2003/04. Vitória de Guimarães e Benfica são os restantes adversários desta fase.

Para começar, empatámos a zero com o FCP no centro de treinos do Olival. Apesar de tudo, um resultado que se pode considerar como positivo.

Do site oficial:

06-05-2006 Iniciados: FC Porto, 0 – Sporting, 0

Começou razoavelmente a presença da equipa sportinguista na fase final do Nacional de Iniciados. O técnico Luís Gonçalves formou a sua equipa no esquema habitual, um 4X3X3 convertível em 4X5X1 quando a equipa defendia, com Tiago Bastos e Mário Rui nas faixas laterais da defesa, Filipe Paiva e Nuno Reis no eixo defensivo, um triângulo no meio-campo com Luís Almeida e Luís Carlos nos vértices defensivos e Cedric na zona de criação, Renato Santos e Bruno Silva como médios-ala e Diogo Ribeiro no centro do ataque.

Desde cedo se percebeu que os leões formavam um equipa mais compacta, o que se traduziu em maior posse de bola. Apesar disso as ocasiões de golo escassearam em toda a partida. Faltou maior poder de decisão e talento ao ataque leonino.

Na primeira parte o golo esteve muito perto de acontecer em apenas duas ocasiões. A primeira aos 31m na sequência dum canto a favor dos locais, tendo a bola sido rechaçada sobre a linha de baliza, e a segunda logo no minuto seguinte, quando Bruno Ribeiro falhou escandalosamente após cabecear sem oposição, ligeiramente ao lado.

O Sporting mudou de alas para o segundo tempo, com Sérgio Simões e Jorge Bernardo a ocuparem-nas, mas o seu jogo não sofreu grandes nuances.

Aos 48m, num pontapé de ressaca após um pontapé de canto, Sérgio Simões atirou, em boa posição, por cima do travessão.

A partida continuou muito disputada, muito táctica, logo, com poucos espaços. Aos 56m, após belo trabalho individual, Diogo Ribeiro rematou de forma portentosa, mas Rafael Sousa respondeu com uma defesa que não lhe ficou atrás. Cinco minutos depois foi Ruben Luís a brilhar com uma parada “milagrosa”.

Numa partida com algumas interrupções devido a lesões, foi no sétimo minuto de descontos que Ruben Luís voltou a mostrar credenciais, ao defender bem um livre-directo.

Em suma, resultado certíssimo numa partida interessante a que faltou os golos.

Ficha de jogo:
Local: Centro de Treino e Formação Desportiva de Vila Nova de Gaia
Árbitro: Arnaldo Araújo (Vila Real)
Árbitros assistentes: José Vicente e Hugo Araújo

SPORTING – 0
1 – Ruben Luís
2 – Tiago Bastos
3 – Filipe Paiva
4 – Nuno Reis
5 – Mário Rui
6 – Luís Almeida
7 – Renato Santos
8 – Luís Carlos
9 – Diogo Ribeiro
10 – Cedric
11 – Bruno Silva
Treinador: Luís Gonçalves
Substituições:
35m – Saiu Renato Santos, entrou Sérgio Simões
35m – Saiu Bruno Silva, entrou Jorge Bernardo
54m – Saiu Jorge Bernardo, entrou Ricardo Real
68m – Saiu Luís Almeida, entrou Antony Vieira
Suplentes não utilizados:
12 – Bruno Pedro
17 – Fábio Cunha
18 – Tiago Fernandes
Acção disciplinar: Nada a assinalar.

No outro jogo, Guimarães e Benfica empataram a zero. Logo, as quatro equipas estão todas com um ponto. Na próxima jornada, recebemos o Guimarães na Academia.

Está na hora de fazer um plano de jogos de iniciados, juvenis e juniores na academia, apesar de ainda não ter saido o calendário de juniores.

Queria tentar estar na academina num dia que desse para conjugar os 3, era bom.

Crazy, deve ser difícil apanhares as três a jogar na Academia no mesmo dia. Geralmente, os juniores jogam sempre aos sábados, os iniciados podem jogar ao sábado ou ao domingo, o mesmo acontecendo com os juvenis. De modo que conciliar tudo no mesmo dia é mesmo muito difícil.

Ora bem, então vamos lá a isto 8)
Iniciados:
2ª jornada: Sporting x guimarães - 14.05
3ª jornada: Sporting x benfica - 21.05
4ª jornada: Sporting x porto - 28.05
5ª jornada: guimarães x Sporting - 11.06
6ª jornada: benfica x Sporting - 15.06

Juvenis:
2ª jornada: benfica x Sporting 14.05
3ª jornada: Sporting x porto - 21.05
4ª jornada: Boavista x Sporting - 28.05
5ª jornada: Sporting x benfica - 11.06
6ª jornada: porto x Sporting - 15.06

Dos Juniores ainda não sairam os calendários …
Pelo que está no site do Sporting em 21 deste mês temos um Sporting x benfica em iniciados e um Sporting x porto em Juvenis[talvez o adversário mais complicado para os juvenis].

Agora tenho outra questão, nestas fases, independentemente dos escalões, é campeão quem ficar em 1º nesta última fase, certo? 3 pontos a vitória, 1 ponto o empate …

Agora tenho outra questão, nestas fases, independentemente dos escalões, é campeão quem ficar em 1º nesta última fase, certo? 3 pontos a vitória, 1 ponto o empate ....

Correcto! Em relação aos calendários, não te fies a 100% neles. O Benfica- Sporting em juvenis está anunciado para amanhã, 14/05, mas vai ser jogado hoje às 15 horas. É a informação que está na agenda do site e do jornal.

Agora tenho outra questão, nestas fases, independentemente dos escalões, é campeão quem ficar em 1º nesta última fase, certo? 3 pontos a vitória, 1 ponto o empate ....

Correcto! Em relação aos calendários, não te fies a 100% neles. O Benfica- Sporting em juvenis está anunciado para amanhã, 14/05, mas vai ser jogado hoje às 15 horas. É a informação que está na agenda do site e do jornal.


Exacto, e é em Odivelas … presumo que vás lá dar um saltinho.
Se pudesses tirar umas notas eu agradecia :wink:

Passa por este Fórum mais logo à noite… :wink:

Bem perante estes calendários o dia 21.05 é 1 dia mt interessante p/pessoal do forum apoiar !!!

Iniciados:
3ª jornada: Sporting x benfica - 21.05

Juvenis:
3ª jornada: Sporting x porto - 21.05

Vou ver se vou :!: :wink: :arrow:

Vitória tranquila dos iniciados. Neste escalão, estamos a começar bem! :slight_smile:

Do site oficial:

14-05-2006 Iniciados: Sporting, 4 - V. Guimarães, 0

O Sporting goleou o Guimarães na 2.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional. Em dois minutos os “leões” construíram uma vantagem importante graças a duas falhas incríveis da defensiva vimaranense, aproveitadas por Luís Carlos e Diogo Ribeiro.

O Guimarães, que actuou sempre com excesso de agressividade (com a complacência do árbitro), desorientou-se por completo, e não mais conseguiu encetar uma reacção.

No segundo tempo, Luís Carlos bisou, na cobrança de um livre directo e a um minuto do fim Ricardo Real fechou a contagem com um golo de belo efeito.

Na terceira jornada o Sporting recebe o Benfica na Academia Sporting.

Texto: Sandro Baguinho
Fotos: Pedro Cruz

FICHA DE JOGO
Local: Academia Sporting
Árbitro: André Gralha (Santarém)
Árbitros assistentes: Tiago Nunes e Adelino Dias

SPORTING: Ruben Luís, Tiago Bastos, Filipe Paiva, Nuno Reis, Bruno Silva, Luís Almeida, Antony Vieira (Renato Santos, 60m), Luís Carlos, Diogo Ribeiro, Cedric Soares (Ricardo Real, 35m) e Sérgio Simões (Tiago Fernandes, 65m)
Treinador: Luís Gonçalves
Suplentes não utilizados: Bruno Pedro, João Santos e João Couras
Disciplina: Cartão amarelo a Luís Carlos (38m) e Bruno Silva (70m)
Golos: Luís Carlos (15 e 47m), Diogo Ribeiro (17m) e Ricardo Real (69m)

Já agora deixem-me dizer-vos que os iniciados sub 14 B (3ª equipa de iniciados do Sporting) sagrou-se este fim de semana campeã (acho que distrital da 2ª divisão) a jogar contra equipas de 15 anos!

Foi a única equipa de futebol de 11 do Sporting sem derrotas esta época!

Parabéns então a todos eles!! =D>

No outro jogo da jornada, o SLB empatou 2-2 com o FCP.

A classificação está assim ordenada:

Pos Equipa Pts JG V E D GM GS
1 Sporting 4 2 1 1 0 4 0
2 FC Porto 2 2 0 2 0 2 2
3 Benfica 2 2 0 2 0 2 2
4 V. Guimarães 1 2 0 1 1 0 4

Estamos onde merecemos 8)

E lá continuamos bem lançados! :smiley:

Do site oficial:

20-05-2006 Iniciados: Sporting, 1 – SL Benfica, 0

O Sporting venceu o SL Benfica na terceira jornada na fase final do Nacional, ficando mais perto da conquista do tão ambicionado troféu. A primeira parte do encontro teve poucos motivos de interesse, com os jogadores “leoninos” a caírem na teia adversária, que se apresentou na Academia Sporting com o único intuito de fazer correr o tempo sem sofrer golos.

Face à atitude essencialmente defensiva “encarnada”, os jovens “verde e brancos” sentiram dificuldades em entrar na área contrária, factor que levou a que os primeiros 35 minutos passassem sem grandes situações de golo.

O regresso do descanso foi totalmente diferente e as perto de 1000 pessoas presentes no campo principal da Academia Sporting tiveram a oportunidade de assistir ao futebol de qualidade habitualmente produzido pelas equipas de iniciados treinadas por Luís Gonçalves.

Logo no primeiro minuto, Renato Santos chegou tarde a um cruzamento da direita e, na sequência do lance, o extremo direito rematou forte, de fora da área, à barra com a bola a bater sobre a linha de golo. Aumentando a velocidade da circulação da bola e utilizando os laterais como “abre latas” nas alas, o Sporting não tirou “o pé do acelerador” e Cedric Soares, “imitou” Renato Santos e rematou forte à barra da baliza defendida pelo guarda-redes do Benfica. O avançado Diogo Ribeiro “entrou” na partida com um cabeceamento ao segundo poste, após novo cruzamento de Tiago Bastos, mas a bola passou a centímetros da do poste direito.

O SL Benfica não conseguia dar três toques seguidos na bola e permanecia encostado à sua área, daí que Nuno Reis tentasse o golo, aos 53 minutos, num remate do meio campo que passou muito perto do golo. O defesa central tornou-se no “homem do jogo” dois minutos depois, ao marcar o único golo da partida, com um remate à meia volta, a uma bola perdida na sequência de um pontapé livre marcado por Luís Carlos.

Em vantagem no marcador, o Sporting continuou a atacar, de forma a decidir a partida, mas, apesar de controlar a partida a meio campo, não mais foram conseguidas situações de real perigo. O Benfica tentou timidamente responder, subindo um pouco no relvado, mas regressaram a casa sem realizar um remate à baliza defendida por um descansado Ruben Luís.

Em suma, foi uma vitória justa e que peca por escassa pelo rendimento produzido na segunda parte, num encontro que reforça a liderança “leonina” no campeonato, na semana antes à recepção ao FC Porto.

Ficha de Jogo:
Local: Academia Sporting
Árbitro: Luís Reforço (Setúbal)
Árbitros auxiliares: Nuno Roque e João Jacob

SPORTING: Ruben Luís, Tiago Bastos, Filipe Paiva, Nuno Reis, Mário Rui, Luís Almeida, Renato Santos (Fábio Cunha, 69m), Luís Carlos, Diogo Ribeiro (Ricardo Real, 65m), Cedric Soares e Bruno Silva (Sérgio Simões, 35m)
Treinador: Luís Gonçalves
Suplentes não utilizados: Bruno Pedro, Carlos André, Tiago Fernandes e Antonhy Vieira
Disciplina: Cartão amarelo a Tiago Bastos (67m)
Golo: Nuno Reis (55m)

:mrgreen:

Yeahhhh 8)
Excelente!

Fantástico :wink: Levam sempre na pá os outros :lol:

:slight_smile: :smiley:
Somam e seguem! Espero que consigam ganhar o título que nos fugiu a época passada. :arrow:

Domingo lá estarei. Sporting x FC Porto. Espero não falhar nenhum dos jogos da fase final (dos que se realizem na Academia ou na grande Lisboa).

No outro jogo da jornada, Porto e Guimarães empataram a zero. A classificação actual, após metade da fase final, é:

1º - Sporting, 7 pontos
2º - FC Porto, 3 pontos
3º - Benfica, 2 pontos
4º - Guimarães, 2 pontos.

Estamos bem lançados. 8)